Curiosidades de um dono satisfeito!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ricardogomes
Membro Júnior
Registado: segunda fev 04, 2002 6:00 pm

terça fev 05, 2002 3:02 pm

Olá a todos os amigos dos bichinhos, eu sou apenas um "caloiro" nestas andanças pois é a primeira vez que vos escrevo, mas a verdade é que não resisti a colocar-vos as minhas dúvidas e a dar-vos a minha opinião, particularmente em relação aos cães que são e sempre foram a minha paixão.
A verdade é que toda a minha vida tive cães em casa ( entre outros animais ) mas os meus favoritos ( os husky siberianos ) só pude adquirir á cerca de 2 anos atrás e posso-lhes dizer que foi a decisão mais acertada.
Mas na altura acho que como toda a gente, procurei me informar através de uma veterinária, onde poderia encontrar um criador na minha zona e ela lá me indicou um. Eu depois de falar com o senhor, encomendei um cachorro que ainda demoraria algum tempo para me ser entregue, devido á sua tenra idade, foi-me garantido que tinha lop e tudo mais.
Mas o tempo foi passando e eu por mero acaso, tive conhecimento de um casal que tinha cachorrinhos também husky para vender e eu assim que lá cheguei e vi a Sasha ( a linda femea que eu tenho e que se tornou numa grande amiga ) não resisti e comprei-a na hora, anulando assim a encomenda que tinha feito anteriormente.
Só que a Sasha não tem lop, não sei por quê, pois tanto ela como os pais são em tudo puros e a minha dúvida :?: ( desculpem a minha ignorância )
é se existe, agora passados 2 anos alguma possibilidade de a registar no livro de origens, já que na camara munic. da minha zona ela já está registada.
Agradeço ;) que me esclareçam e continuem a tratar bem dos nossos amiguinhos pois eles merecem tudo de nós!
Um abraço para todos, deste vosso novo amigo :D .....
Ricardo Gomes
geminae
Registado: quarta jan 30, 2002 10:31 pm
Localização: 4 Caes (1 rafeiro, 2 arraçados a perdigueiro e a pastor alemão e 1 Schnauzer gigante)

terça fev 05, 2002 3:45 pm

eu gostava de saber o k e o lop, expliquem-m
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça fev 05, 2002 3:53 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 5:15 pm, editado 1 vez no total.
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça fev 05, 2002 5:02 pm

Caro Amigo. Infelizmente nunca poderá ter "papéis" para a sua cadelinha. Os prazos de registo no LOP (Livro de Origens Português)determinavam na altura do nascimento da sua cadela, que as ninhadas deveriam de ser registadas até aos dois meses de idade, e a partir daí seriam aceites os registos com multa. Uma opção que existia na altura, era a de efectuar um Registo Inicial (RI), após as caracteristicas de pureza do animal terem sido avaliadas por um juiz da raça. Mas, até esta opção já não está disponivel, a não ser para animais de Raças Portuguesas.
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

terça fev 05, 2002 5:11 pm

O LOP é o Livro de Origens Português, ou seja, o número pelo qual o cachorro ficou registado neste Livro... é como se fosse o bilhete de identidade do cão, onde ficam registados quem são os seus ascendentes até aos bisavós, o nome do criador, data de nascimento, o dono actual, etc. Um cão só pode ter LOP se, entre outras condições, forem conhecidos os tais ascendentes até aos bisavós (senão só pode ter RI (Registo Inicial)), se a mãe dos cachorros tiver chip ou tatuagem e mais uma série de limitações de idade e tempo, entre elas o intervalo de seis meses entre ninhadas.

As razões da Sasha não ter LOP podem ser várias, como a mãe não ter microchip nem tatuagem (o que não é provável, já que a obrigatoriedade de identificação por microship é relativamente recente), os pais não terem LOP, um intervalo muito curto entre ninhadas ou até mesmo a falta de vontade dos donos dos pais em registar os cachorros. Isso não quer dizer que a sua cadela seja menos pura que os outros cães com LOP, apenas não existe nada para comprovar a sua ascendência. Na altura em que a comprou, se ela tivesse LOP era mais uma segurança de que ela iria ser de facto o cão que estava a comprar. Mas com dois anos e se ela corresponde ao que esperou de um cão da raça dela, penso que não se deve preocupar com isso do LOP, o que importa é que está satisfeito com ela. A única desvantagem que existe é que se por acaso ela alguma vez tiver uma ninhada, não vai conseguir registar os cachorros já que a mãe não tem LOP... mas como imagino que não tem a cadela para criação, esse problema também não se põe.
Responder

Voltar para “Cães”