Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça dez 09, 2003 5:36 pm

Nenhum criador [até os com 'c' pequeno] deixa sair os seus cachorros com menos de 7-8 semanas. Ao despachar [literalmente] um cachorro ás 5 semanas está simplesmente a poupar [e bem] nas despesas. Mas se as pessoas gostam de ser enganadas ... Já estou como o Jo Soares - 'Eu quero aplaudir'.

Que tristeza ... :roll:
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

terça dez 09, 2003 5:44 pm

SarahKay Escreveu: P.S.: este tópico foi para compartilhar a minha história e poder ouvir as vossas, não para decidir se o cãozinho é mt pequeno ou n, e mt menos se o criador é bom ou não! Aliás, se ele é assim tão mau ainda bem que lá fui buscar o pequerrucho agora, sabe-se lá o que é que ele lhe ia fazer!....
Não fique melindrada... estão-lhe a dar bons conselhos e que poderão ser importantes para o futuro do seu cachorro.
Claro que a decisão é sua, mas houve boa intenção de quem lhe disse que 5 semanas era bastante cedo.

De qualquer forma, parabéns e boa sorte
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

terça dez 09, 2003 5:49 pm

:o
Última edição por SarahKay em quarta dez 10, 2003 9:03 am, editado 1 vez no total.
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça dez 09, 2003 6:02 pm

Olá SarahKay,

Entendo perfeitamente esse seu estado de euforia e felicidade pelo seu cachorrinho.
Quem gosta realmente de cães, a possibilidade de ver um “bebé” crescer é sempre muito gratificante.
No entanto separar um cachorrinho da mãe e dos irmãos com apenas 5 semanas é um pouco violento para o bichinho do ponto de vista psicológico e também perigoso , do ponto de vista físico, porque neste momento é ainda muito cedo para iniciar a primovacinaçao e ele necessita dos anticorpos protectores que recebia do leite materno.
No que diz respeito ao “Criador” , penso que denota alguma falta de profissionalismo e pouca preocupação pelas crias, no entanto, a culpa é dele e de modo algum sua.
Embora um pouco diferente, passei e estou passando por uma experiência semelhante.
Quando levei a minha Rita para casa, ela tinha apenas 4 semanas. Nem os dentes se viam. Era mesmo pequenita.
Levei-a com essa idade porque a senhora que os tinha, queria se desfazer deles rapidamente porque lhe enchiam a casa de xixi, e então não tive outro remédio, se queria ficar com ela, do que traze-la assim mesmo.
Procurei de imediato a VET da minha confiança, que sugeriu dar-lhe a ração da Royal Canin, para cachorrinhos pequeninos, (start Puppy ) moída , junto com o leite da royal canin também. Como a pequerrucha mal conseguia comer sozinha comecei a dar-lhe leite de 2 em 2 horas com uma seringa e dava-lha a ração moída no leite com uma colher pequenina 4 vezes ao dia.
Durante a noite também lhe dava o leitinho, e ainda continuo a dar-lho ás 04:00 h da manha embora ela já tenha feito os 2 meses, pois nasceu a 4 de Novembro.
Comecei a pesá-la 2 vezes por semana , na balança da cozinha, para ver se aumentava de peso. E ficava uma “mãe” babada quando constatava que ia aumentando.
De momento ela está lindíssima e todo o trabalho que tem dado, vale bem a pena, pois cada dia que passa gosto mais dela. Como tenho um outro cão ela vai brincando e convivendo com ele, porque é um pai bem grande que ela tem com uma paciência de Jó.
Tenha muito cuidado , nestes primeiros tempos com correntes de ar, e evite a todo o custo contacto com outros cães, e quando a SarahKay vem da rua, lave sempre as mãos antes de lhe fazer festas, bem como os membros da sua familia.
Fale com o Vet s/ o programa de desparazitaçao e vacinas, e quando a levar lá na data combinada evite horas de grande afluência de gente e não ponha o cachorrinho no chão, mantenha-o no colo, para não ser contaminado com algum virus.
E do fundo do coração que lhe desejo TODA A SORTE do mundo para o seu cachorrinho, e que ele lhe traga tantas alegrias como a minha Rita me está a dar.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça dez 09, 2003 6:02 pm

SarahKay Escreveu: Obrigada amg, eu acredito que sim, mas será que ninguém concorda comigo que cada caso é um caso?!.......
Neste caso não, lamento... ninguem entrega um cachorro com menos de 8 semanas havendo mesmo quem os entregue apenas apartir das 12 semanas.

É uma regra de ouro, percebe?

Cumprimentos

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

terça dez 09, 2003 6:10 pm

infelizmente é dificil de concordar consigo embora eu perceba que estivesse bastante ansiosa em ter o seu pequerrucho , é uma percepitação que lhe pode vir a sair cara ( esperemos que ñ ). a culpa ñ é sua , é sim de um criador sem escrupulos que quis poupar uns tostões em alimentação . mas cada um com a sua você é que sabe mas se quer um conselho leve o cão de volta e deixe-o estar mais três semanas com a mãe .
abraço e boa sorte para os dois

Nelson
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça dez 09, 2003 6:11 pm

Não querida, não é possível concordar consigo.
Sei que está muito entusiasmada com o seu cachorro e quem não estaria?
Eles são uns amores !

Mas veja - o canito não está vacinado.
Despesa sua. Risco seu se ele apanhar alguma doença.
Tem de ter todo o cuidado até ao fim da vacinação - lembre-se que há coisas que nós podemos levar para casa nos sapatos.

Vai ensiná-lo a ser cão ?
Um cão tão novo é susceptível de ter problemas de sociabilização com outros cães (falta-lhe o convívio com os irmãos e os pais).
Vai ensiná-lo a levantar a perninha para fazer chichi ?
Pois vai.Que remédio...

Repare eu desejo-lhe toda a felicidade com o seu cãozinho mas tenho de dizer - sobram chatices para si que não devia ter !

Querida, eram só mais três semaninhas.

Tinha o seu cão no Natal, com menos trabalho para si, com mais garantias de ir correr tudo bem.

Agora tenha muito cuidado.
Consulte um bom vet o mais depressa possível - ele pode dar-lhe bons conselhos.

E muitas felicidades para ambos.
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

terça dez 09, 2003 6:59 pm

Porque não tenta falar com o criador e achar uma solução de compromisso? Compreendo que uma vez que já tem o cão ele dificilmente o aceite de volta especialmente se tiver que arcar com as despesas de alimentação e vacinação. Se se propuser a assegurar essas mesmas despesas talvez o consiga convencer.

Claro que continurá a correr riscos, mas pelo menos sempre assegura um crescimento mais equilibrado do cachorro.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta dez 10, 2003 12:47 am

Sarahkay,
Qual é a sua? Esta com a mania da perseguição? Alguém aqui lhe apontou o dedo a si? Não. Mas esse senhor 5 estrelas que conheceu com uma quinta e etc... ao despachar-lhe um cachorro com 5 semanas para as mãos, de 5 estrelas não tem nada, a não ser de esperteza saloia.
NINGUÉM com dois dedos de testa despacha cachorros com essa idade.
Como ninguém ainda lhe apontou o dedo, antes pelo contrário, até lhe deram bons conselhos, mesmo assim está amuada e a fazer papel de vitima, nesse caso eu vou-lhe dar razão para a amuar.
Ora bem, o homem fez mal em despachar o cachorro tão novo, a Sarahkay, fez mal em aceitar, e ao que parece não fez os trabalhinhos de casa. Anda aqui no fórum a aprender o quê?
Por mim a culpa também é sua.
Felicidades para o cachorro, que no meio disto é o único que não tem culpa.
Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta dez 10, 2003 1:05 am

SarahKay Escreveu: Obrigada amg, eu acredito que sim, mas será que ninguém concorda comigo que cada caso é um caso?!.......
Não se trata de forma alguma de cada caso ser um caso, é a idade minima para um animal sair de forma responsável de um criador.

Tome em atenção que ninguém a está a acusar de nada,apenas é inexperiente e deveria ter-se informado com mais gente. TRata-se de troca de ideias, o que sugiro é que fale com outros criadores de labradores ( peça uma lista em www.cpc.pt e pergunte a eles a que idade o cão sai de casa)

Fique bem.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta dez 10, 2003 8:42 am

CasadeAnaval Escreveu:
Tome em atenção que ninguém a está a acusar de nada,apenas é inexperiente e deveria ter-se informado com mais gente. Fique bem.
Olá

Ora nem mais. Aqui nem condena ninguém. Aquilo que aqui foi feito até à altura, foi aconselhá-la, coisa que parece não querer aceitar. Sabe como se costuma dize na gíria: azar o seu! Pois é, mas o pior é que se houver problemas, quem sofre é o pobre cachorro.

Por outro lado, acho que se devia ter informado primeiro, já que de certeza andou a fazer pesquisa primeiro, de que idade os cachorros devem sair de junto da mãe e irmãos. Foi precipitação e falta de conhecimento seu, porque se soubesse, não o tinha adquirido agora mas sim 3 ou 4 semanas depois.

Mas se o mal está feito, vamos esperar que tudo lhe corra pelo melhor.

E, não se esqueça que, aqui ninguém lhe quer mal, apenas olhamos àquilo que é normal e devido, coisa que o dito criador também não deve ter conhecimento.

Felicidades para ambos!
Responder

Voltar para “Cães”