terça jan 25, 2011 4:42 pm
Essa conversa de que a vacinação anti-rábica não faz nada aos cães é mais outro paleio de quem está de todo desinformado, emprenha pelos ouvidos (ou melhor, neste caso, pelos olhos) teorias da treta muito em moda em certos sectores e pensa que o seu caso é tão normal e tão corriqueiro que justifica uma extrapolação para todos os outros e para uma campanha antivacinação.
Em primeiro lugar: oficialmente não há raiva em Portugal desde os anos quarenta do século passado. E porquê?
Porque se tomou a sério a erradicação de uma doença que dá uma morte terrível a animais e pessoas e se tornou obrigatória e gratuita a vacinação dos animais domésticos, único meio ainda hoje disponível para a evitar. Hoje já não é gratuita, paga-se uma taxa reduzida, mas continua a ser obrtigatória.
Em segundo lugar: as vacinas são o único meio de que se dispõe para evitar doenças, sobretudo as virais. São um meio de dotar os organismos de defesas suficientes para combater as infecções ocasionais.
E os vírus são os agentes contaminantes mais difíceis de eliminar, na sua quase totalidade apenas se pode contar com o sistema imunitário do indivíduo para os combater até que atinjam o seu fim natural e a infecção desapareça.
Em terceiro lugar: o caso da sua cadela foi um caso extremo de reacção à vacina, que é fabricada com vírus mortos. Agora imagine o que seria se o animal fosse contaminado com vírus vivos!
Um azar com uma vacinação que correu mal não é suficiente para generalizar os malefícios de uma medida profiláctica que desde que foi descoberta tem salvo milhões, biliões, de seres humanos e animais e que permitiu erradicar não só a raiva, como dezenas de outras doenças.
Sim, falem com os vossos veterinários, exponham-lhes as vossas dúvidas e hesitações, mesmo que geradas pelos receios dos pouco esclarecidos, mas não deixem de poupar os vossos animais de estimação, os vossos filhos e vocês próprios a contraírem uma doença que pode desembocar na morte ao cabo de um sofrimento atroz.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.

</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

</p>