Banho?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 29, 2011 10:02 pm

Pois eu não concordo e acho que isso é tudo balelas, especialmente essa do pêlo "não estar formado etc".

Se o animal for bem seco e resguardado do frio não faz mal algum.

P.S.: E o que menos sentido faz é dizerem "só depois do plano de vacinas estar completo"... como se as vacinas da esgana, parvovirose e outras protegessem o cachorro de resfriados e pneumonias. Quer dizer, por esse ponto de vista com 4 meses já pode, e com 3 não. Faz algum sentido? Para mim não.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

rsccoutinho
Membro
Registado: quarta set 15, 2010 10:23 pm

sábado jan 29, 2011 10:12 pm

Credo! Eu não sei como é que os meus cães sobrevivem a tomar tantos banhos, e no verão a tomar banhos de mangueirada no quintal quase de 3 em 3 semanas! Sinceramente sou da opinião da dinodane e nunca entendi porque é que os cães não podem tomar muitos banhos?! Quando o meu cãozito tinha cerca de 4 meses, sujava-se imenso no quintal, dava-lhe bastantes banhocas!

O importante é ter em consideração a secagem completa do pêlo e resguardá-lo do frio enquanto está molhado...

Ainda ontem fui passear com os cães, de repente veio tanta chuva que o único sitio para me abrigar foi um alpendre... ora a chuva estava de lado, foi a mesma coisa que não me abrigar! Eu e os cães, todos encharcados! Quando chegámos a casa fomos todos para a banheira :-P apesar de eles serem quase impermeáveis, achei por bem tomarem banho para não ficarem com aquele cheiro de cão molhado pela chuva :-P
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado jan 29, 2011 10:39 pm

Porque é que um cão de 3 meses precisa de tomar banho? Sujou-se?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Zukky
Membro Júnior
Registado: sábado jan 22, 2011 12:28 am

.............BORDEUSDOMIRA.............

sábado jan 29, 2011 11:02 pm

nao se sujou mas como ainda nunca lhe dei banho daí a pergunta.
mas ok creio que me vou ficar com o primeiro banho lá para a primavera quando os dias começam a estar melores e o sol a aparecer!!!

Mas desde já agradeço todos os comentários

Amo o meu ressonas sim pk resona e mais que muito 3 meses e meio xiiii parece um porco hehheh
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

sábado jan 29, 2011 11:54 pm

rsccoutinho Escreveu:Credo! Eu não sei como é que os meus cães sobrevivem a tomar tantos banhos, e no verão a tomar banhos de mangueirada no quintal quase de 3 em 3 semanas! Sinceramente sou da opinião da dinodane e nunca entendi porque é que os cães não podem tomar muitos banhos?! Quando o meu cãozito tinha cerca de 4 meses, sujava-se imenso no quintal, dava-lhe bastantes banhocas!
Bem, de 8 para 80 :|

Os cães não podem tomar muitos banhos com champos e outros produtos porque estes secam a pele, eliminam a camada protectora.
Zelele
Membro Júnior
Registado: sábado jan 29, 2011 8:50 pm

sábado jan 29, 2011 11:59 pm

rsccoutinho Escreveu:Credo! Eu não sei como é que os meus cães sobrevivem a tomar tantos banhos, e no verão a tomar banhos de mangueirada no quintal quase de 3 em 3 semanas! Sinceramente sou da opinião da dinodane e nunca entendi porque é que os cães não podem tomar muitos banhos?! Quando o meu cãozito tinha cerca de 4 meses, sujava-se imenso no quintal, dava-lhe bastantes banhocas!

O importante é ter em consideração a secagem completa do pêlo e resguardá-lo do frio enquanto está molhado...

Ainda ontem fui passear com os cães, de repente veio tanta chuva que o único sitio para me abrigar foi um alpendre... ora a chuva estava de lado, foi a mesma coisa que não me abrigar! Eu e os cães, todos encharcados! Quando chegámos a casa fomos todos para a banheira :-P apesar de eles serem quase impermeáveis, achei por bem tomarem banho para não ficarem com aquele cheiro de cão molhado pela chuva :-P
Que barbarie! Compra-lhes uma capinha daquelas as cores! Ficam bonitos e não se molham! E para arrematar mete uns laçarotes a condizer com a capa.
rsccoutinho
Membro
Registado: quarta set 15, 2010 10:23 pm

domingo jan 30, 2011 12:13 am

sobaka Escreveu: Os cães não podem tomar muitos banhos com champos e outros produtos porque estes secam a pele, eliminam a camada protectora.
Sim Sobaka, claro. Eu não costumo usar esses produtos, a maioria das vezes dou banho aos cães com um sabão neutro. Esse género de produtos só utilizo quando é mesmo necessário, uma ou duas vezes por ano...
nuno954
Membro
Registado: sábado jun 26, 2010 5:09 pm
podengo(LEAO)

domingo jan 30, 2011 1:01 am

Tambem sou da opiniao da dinodane :) :)
o meu tem pouco mais de 8 meses,e ainda no tempo quente ia passear com ele perto de uma zona chamada "Olhos de Agua" e todos os dias ele ia banho por ele proprio,e mesmo agora no inverno,ele se tiver que se mandar para dentro de agua nem pensa 3 vezes,quando dou por isso ja vem todo a pingar :P :P :P
<p>H&aacute; tr&ecirc;s m&eacute;todos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflex&atilde;o, que &eacute; o mais nobre; segundo, por imita&ccedil;&atilde;o, que &eacute; o mais f&aacute;cil; e terceiro, por experi&ecirc;ncia, que &eacute; o mais amargo.
(Conf&uacute;cio)</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo jan 30, 2011 1:03 am

Vamos lá a ver se nos entendemos: a pergunta inicial foi feita para um cachorro de três meses e meio.

Em nenhuma das respostas dadas se diz que é proibido dar banho a cachorros nem a cães adultos, apenas se sugere/aconselha a esperar por um tempo mais ameno.

É claro que tais conselhos, e a explicação que dei a quem pôs em dúvida os ditos cujos, não nasceram espontaneamente por algum preconceito existente só nas cabeças de quem os deu, tal como a explicaçãoes que dei também não foram ditadas pelo horror a banhos e a água, mal de que não sofro, de todo.

Uns e outras partem ou partiram dos veterinários que consultamos para os nossos animais. E também não serve de nada dizer que devem ser veterinários velhos e ultrapassados, pois, e pela minha experiência falo, têm sido pessoas de todas as idades e formações.

É claro que estamos a tomar por certo que se trata de um cachorro saudável e tão limpo quanto deve estar na sua idade. Se se tratasse de um cachorro de má proveniência, malcheiroso e cheio de sarna ou de fungos, as respostas teriam sido bem outras.

Quanto a cães adultos, as opiniões variam tanto quanto as cabeças. Cada um dá os banhos que quer e entende ao cão que tem. No entanto, há raças e raças. Há aquelas que foram feitas e desenvolvidas para passarem a vida na água, há outras para quem é indiferente tomar muitos ou poucos banhos e há ainda outras cuja pelagem aconselha que se evitem os banhos frequentes, pois a espessura do subpêlo torna extremamente difícil a sua secagem. Nestes, se a humidade ficar retida junto das raízes, poderão surgir grandes problemas de pele.

Entendido, ou nem por isso?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
nuno954
Membro
Registado: sábado jun 26, 2010 5:09 pm
podengo(LEAO)

domingo jan 30, 2011 1:19 am

:wink: :wink: :wink: :wink: :wink:
<p>H&aacute; tr&ecirc;s m&eacute;todos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflex&atilde;o, que &eacute; o mais nobre; segundo, por imita&ccedil;&atilde;o, que &eacute; o mais f&aacute;cil; e terceiro, por experi&ecirc;ncia, que &eacute; o mais amargo.
(Conf&uacute;cio)</p>
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

domingo jan 30, 2011 1:38 am

dinodane Escreveu:
unha Escreveu:
Zukky Escreveu:ja dei as vacinas todas excepto a da raiva ....

posso já dar banho ou espero pela primavera ????

Se fosse a si esperava mais uns mesitos ai até o Verão !!!!
Ai sim? E então porquê? Se o user secar bem o animal qual é o malefício que o banho pode trazer, faça lá o favor de me explicar.
Vou-lhe explicar porque aconselhei o user a dar banho... só quando acabar as vacinas, e depois de vacinar esperar 15 dias, porque quem não está habituado a ter animais, não sei se é esse o caso. Pode ir vacinar o cachorro e passado 6 ou 7 dias mete o cachorro na água por desconhecimento que o cachorro está soubre o efeito da vacina e pode ser prejudicial para a saúde do cachorro, é mais seguro dar banho depois do plano da vacinação terminar, e está também muito frio é mais aconselhável quando o tempo estiver um pouco mais quente. E também por conselho dos vets que tenho tido ao longo de anos, todos me têem dado o mesmo conselho ,lógico se o animal está percisando de banho dou desde que o clima esteja propício. E não esteja soubre efeito da vacina isto aplica-se também para a vacina do ano.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 30, 2011 2:05 am

unha Escreveu:
dinodane Escreveu:
unha Escreveu:

Ai sim? E então porquê? Se o user secar bem o animal qual é o malefício que o banho pode trazer, faça lá o favor de me explicar.
Vou-lhe explicar porque aconselhei o user a dar banho... só quando acabar as vacinas, e depois de vacinar esperar 15 dias, porque quem não está habituado a ter animais, não sei se é esse o caso. Pode ir vacinar o cachorro e passado 6 ou 7 dias mete o cachorro na água por desconhecimento que o cachorro está soubre o efeito da vacina e pode ser prejudicial para a saúde do cachorro, é mais seguro dar banho depois do plano da vacinação terminar, e está também muito frio é mais aconselhável quando o tempo estiver um pouco mais quente. E também por conselho dos vets que tenho tido ao longo de anos, todos me têem dado o mesmo conselho ,lógico se o animal está percisando de banho dou desde que o clima esteja propício. E não esteja soubre efeito da vacina isto aplica-se também para a vacina do ano.

Mas porquê?

Pode explicar-me, mas com uma EXPLICAÇÃO RACIONAL E COERENTE o que afirma acima a bold???? Pode ser prejudicial porquê?

O que é que tem a ver o efeito da vacina com o banho? Explica por favor?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

citrex
Membro
Registado: domingo dez 19, 2010 3:45 pm

domingo jan 30, 2011 3:45 am

caro/a dinodane

a unica razão logica é que enquanto se esta no plano de vacinação o sistema imunitário dos caes está a "trabalhar" nas vacinas, a criar anticorpos para aquelas doenças. Assim se por acaso aparecer alguma doença devido ao animal ser mal seco, mudanças bruscas de temperatura, etc o sistema imunitário do animal não vai estar a 100% para a batalha pois estava já noutra frente.

Penso ser a unica razão logica para invocar os periodos de vacinação. Mas posso estar errado.
dinodane Escreveu:
unha Escreveu:
dinodane Escreveu:
unha Escreveu:

Mas porquê?

Pode explicar-me, mas com uma EXPLICAÇÃO RACIONAL E COERENTE o que afirma acima a bold???? Pode ser prejudicial porquê?

O que é que tem a ver o efeito da vacina com o banho? Explica por favor?
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo jan 30, 2011 3:59 am

citrex Escreveu:caro/a dinodane

a unica razão logica é que enquanto se esta no plano de vacinação o sistema imunitário dos caes está a "trabalhar" nas vacinas, a criar anticorpos para aquelas doenças. Assim se por acaso aparecer alguma doença devido ao animal ser mal seco, mudanças bruscas de temperatura, etc o sistema imunitário do animal não vai estar a 100% para a batalha pois estava já noutra frente.

Penso ser a unica razão logica para invocar os periodos de vacinação. Mas posso estar errado.
Não está nada errado, é essa mesma a explicação dada por qualquer veterinário.

A Dinodane é que hoje resolveu embirrar com a Unha (e não só), que realmente tem dificuldade em se exprimir com clareza por escrito. Mais valia que procurasse outro alvo, gente a dizer disparates e coisas bem piores é o que aqui não falta, mas enfim... :roll:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

domingo jan 30, 2011 2:32 pm

LuluB Escreveu:
citrex Escreveu:caro/a dinodane

Não está nada errado, é essa mesma a explicação dada por qualquer veterinário.

A Dinodane é que hoje resolveu embirrar com a Unha (e não só), que realmente tem dificuldade em se exprimir com clareza por escrito. Mais valia que procurasse outro alvo, gente a dizer disparates e coisas bem piores é o que aqui não falta, mas enfim... :roll:

x2
Responder

Voltar para “Cães”