O silêncio dos inocentes fechados em carros

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo jan 30, 2011 4:57 pm

Imagem

"Imagine que acorda e se descobre trancado num carro. A janela traseira pouco mostra. Os bancos da frente estão vazios. O rádio, em silêncio. Só mordiscar um velho brinquedo meio desfeito pode aliviar a sensação de abandono total. Pousa-se a cabeça tristemente no estofo bafiento, levantando-a apenas para olhar esperançadamente para lá da janela.(...)"

http://www.independent.co.uk/arts-enter ... on=Gallery

Cães fechados em carros. Algo que se faz com alguma frequência. O fotógrafo americano Martin Usborne fotografou-os à noite, em parques de estacionamento de grandes armazéns.

Mas nós deixamo-los fechados durante o dia, enquanto "vamos só ali, num instantinho". E quantas vezes esses "instantinhos" se prolongam, e quantas vezes eles nos morrem com insolações sofridas por as fugidias sombras em que deixámos os carros terem cedido o lugar a um sol inclemente e abrasador...

É este o tema que vos proponho a debate e alerta.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

domingo jan 30, 2011 5:33 pm

Infelizmente ainda é uma realidade :(

Felizmente para os meus cães prefiro deixa-los sozinhos em casa do que ir com eles a algum sítio para depois terem de ficar (possivelmente) só 5min e à sombra dentro do carro (e acreditem já tive Discussões a sério com os meus pais por causa disso :oops: :roll: ), eles esquecem-se que os imprevistos acontecem :evil: ) e como os meus cães são pequenos acham que os podem levar para todo o lado (incluindo restaurantes) porque como são pequenos e estão dentro do transporte não faz mal! :evil: :x :o mas estou cá eu (a dona) para dizer "Eh pah não sejam cruéis os cães ficam todos "amassados" se é para isso eu fico cá e não vou!" e pronto arranja-se logo solução e eles ficam em casa sozinhos mas tranquilos e seguros!
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

domingo jan 30, 2011 6:17 pm

cães meus, jamais ficam no carro sozinhos! AH! e o meu filho idem - já que isto tb acontece infelizmente com crianças!! :evil:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo jan 30, 2011 6:28 pm

Muito honestamente, eu tambem o fazia ... até há 14 anos atrás um camião das obras, descontrolado, me ter desfeito o carro que eu tinha acabado de estacionar á porta da EDP.
Só consegui pensar " e se tivesse trazido o cão? " :oops: :oops:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo jan 30, 2011 6:56 pm

sofiaabreulopes Escreveu:cães meus, jamais ficam no carro sozinhos! AH! e o meu filho idem - já que isto tb acontece infelizmente com crianças!! :evil:
Sim é verdade, já vi uma criança dentro de um carro. :wink:
Sempre me meteu imensa impressão, e nunca o fiz. Se precisar de fazer compras vou primeiro deixar o meu cão a casa.
Já agora, alguém sabe se há alguma lei que proíba esta situação?
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 30, 2011 7:15 pm

Ás vezes faço isso.
Deixo a minha cadela no carro quando, pex., venho do vet e dá-me jeito passar no super antes de ir para casa.
O super fica a meio caminho entre a minha casa e o vet.
Mas tenho imenso cuidado em não me destrair.
É mesmo entra, compra e sai.
Criei este medo quando a cadela era cachorra e só me ocorria que alguém a podia roubar.
E, agora,é mais forte que eu.
É sempre a andar.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuluB
Membro Veterano

domingo jan 30, 2011 7:43 pm

marijonscp Escreveu:
sofiaabreulopes Escreveu:cães meus, jamais ficam no carro sozinhos! AH! e o meu filho idem - já que isto tb acontece infelizmente com crianças!! :evil:
Sim é verdade, já vi uma criança dentro de um carro. :wink:
Sempre me meteu imensa impressão, e nunca o fiz. Se precisar de fazer compras vou primeiro deixar o meu cão a casa.
Já agora, alguém sabe se há alguma lei que proíba esta situação?
Penso que não.

E se não há, devia haver. Sobretudo depois do caso ocorrido aqui há tempos, o daquele pai que foi trabalhar e se esqueceu do bebé dentro do carro, lembram-se? O bebé morreu de insolação. Já nem falo dos animais, que para o legislador não passam de coisas, mas ao menos tendo por intenção evitar novos casos destes.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo jan 30, 2011 8:01 pm

Lembro-me perfeitamente do caso desse bébé, e já na altura não me lembro de ouvir falar que houvesse legislação para este tipo de casos.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

domingo jan 30, 2011 8:09 pm

As fotos despertam sentimentos de solidão e tristeza...
:(

Os meus cães estão habituados a andar com os donos de um lado para o outro de carro inclusive, posso dizer que durante o Inverno deixo-os por vezes enquanto faço umas compras rápidas, nunca no verão, umas vezes ficam com o dono enquanto faço as compras, outras deixo-os mesmo sozinhos por uns minutos, mas penso que é um mau hábito, a sensação que tenho quando saio é que não se importam de ficar no carro todos enroscados na suas mantinhas e dormem uma soneca porque foram habituados a passear com os donos desde bebés, entram ambos no carro cheios de alegria e descontracção!
MaguiC
Membro Veterano

domingo jan 30, 2011 8:29 pm

Voltando a intervir lembro-me de uma vez logo no principio em que os meus pais queriam deixar a Vicky no carro e eu disse que ficava lá com ela e fiquei durante 1min como eles a queriam deixar: de portas fechadas com as frestas das janelas abertas passado esse tempo (acho que nem foi tanto) EU não aguentava mais tanto calor! Abri as portas do carro e saímos para arejar se tivesse caído no erro de a deixar lá os tais "5min que já voltamos" durante esses 5min ela tinha morrido de calor e o que é certo é que os 5 passaram a quase 50min! :o :x :roll: :evil:

Eu percebi "na pele" o que se passa quando deixamos um animal sozinho dentro de um carro ao sol do entardecer do final do Verão e isso serviu-me de lição, façam assim da próxima vez em que pensarem deixar os cães dentro do carro estejam pelo menos 10 min lá dentro com tudo fechado e perceberão o que ele vai sentir.

Moral da história cães/crianças dentro do carro sozinhos NUNCA nem que seja só para ir comprar o jornal!
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

domingo jan 30, 2011 8:45 pm

Acho muito justa esta última intervenção.

Em minha defesa, devo dizer que o meu super só tem estacionamento à sombra.
Nunca deixei e nunca deixarei a minha cadela no carro, ao Sol.
Ainda hoje me custa a crer aquela história do pai que se esqueceu do filho bébé.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo jan 30, 2011 8:55 pm

Mas mesmo á sombra nos ultimos Verões em certos dias as temperaturas atingem quase os 40º logo dentro do carro serão superiores a isso...eu nem á praia levo os cães no Verão antes do fim do dia quando as temperaturas começam a descer....
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

domingo jan 30, 2011 9:38 pm

Tem razão.
O meu marido (chato!) bate-se por isso há anos.
Vou rever a minha actuação (pena! dava tanto jeito...) e passo a pôr a Zorra em casa primeiro (também, assim, vou mais descontraída).
LuluB
Membro Veterano

domingo jan 30, 2011 11:22 pm

Voltando ao tema do tópico, as temperaturas dentro dos carros sobem sempre muito no tempo quente e ultrapassam em bastantes graus as do exterior.

Mas não é so nos carros, outras estruturas há em que acontece o mesmo. Ainda há poucos anos morreram cães e outros estiveram muito aflitos, durante uma exposição canina em Lisboa, porque foram mantidos dentro de uma tenda e em carros dos donos expositores, ainda que com a mala aberta.

Telhados de chapa e canis de metal são outras coisas a evitar.
<p>&nbsp;</p>
MaguiC
Membro Veterano

segunda jan 31, 2011 12:26 am

aisd Escreveu:Acho muito justa esta última intervenção.

Em minha defesa, devo dizer que o meu super só tem estacionamento à sombra.
Nunca deixei e nunca deixarei a minha cadela no carro, ao Sol.
Ainda hoje me custa a crer aquela história do pai que se esqueceu do filho bébé.
Não é injusta é que de facto às vezes não temos a percepção de como as coisas podem ser, experimente fazer o que eu disse ficar lá 10min vai perceber que apesar da sombra se torna (muito) desagradável não quero julgar ninguém mas eu só tive a verdadeira percepção do quão rápido aquecia o carro quando lá fiquei! :o

Em relação a quem dúvida dos 40º à sombra nunca foram ao Alentejo em Agosto pois não? :roll:
Responder

Voltar para “Cães”