Cães com (ou sem) trela.
Moderador: mcerqueira
Não sei se esta assunto já aqui foi "forado" ou não. (Já agora, como pesquisar se um tema já esteve em discussão?)
É sabido que moro num local urbano onde vivem outras pessoas e outros cães. E estes tanto são do tipo sabonete como de grande porte: Rotew. Bulldog, etc.
Porque os vejo quase sempre (e quase todos) sem trela, independentemente do respectivo tamanho, não me parece correcto mesmo que os donos afirmem entre outras justificações que: não faz mal porque está bem ensinado, etc.!
Talvez porque eu sempre tenho passeado com os meus cães "atrelados", já que apesar de os educar para sem "pacíficos", não tenho a certeza que eles sabem mesmo que não devem atacar/morder crianças, adultos, ou outros cães, (os gatos não me preocupam tanto porque são bem mais espertos e rápidos), não me parece bem que andem cães soltos só porque os donos gostam de pensar que têm a coisa controlada.
E são tantas as vezes em que a coisa se descontrolou...
Consideram que é um tema a considerar?
1 abraço!
§-Neste item não posso deixar de mencionar os cães de rua que nunca tiveram dono ou tiveram e teria sido melhor nunca os terem tido. Porque estes casos são para outro tipo de "foragem".
É sabido que moro num local urbano onde vivem outras pessoas e outros cães. E estes tanto são do tipo sabonete como de grande porte: Rotew. Bulldog, etc.
Porque os vejo quase sempre (e quase todos) sem trela, independentemente do respectivo tamanho, não me parece correcto mesmo que os donos afirmem entre outras justificações que: não faz mal porque está bem ensinado, etc.!
Talvez porque eu sempre tenho passeado com os meus cães "atrelados", já que apesar de os educar para sem "pacíficos", não tenho a certeza que eles sabem mesmo que não devem atacar/morder crianças, adultos, ou outros cães, (os gatos não me preocupam tanto porque são bem mais espertos e rápidos), não me parece bem que andem cães soltos só porque os donos gostam de pensar que têm a coisa controlada.
E são tantas as vezes em que a coisa se descontrolou...
Consideram que é um tema a considerar?
1 abraço!
§-Neste item não posso deixar de mencionar os cães de rua que nunca tiveram dono ou tiveram e teria sido melhor nunca os terem tido. Porque estes casos são para outro tipo de "foragem".
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Kabidela, por debaixo do rectângulo verde que há no topo da página está um botanito com uma lupa que diz «Pesquisar». Depois, no campo próprio, escreve qualquer coisa como cãesANDtrela, e aparecem os tópicos que incluem esses termos. Depois, é ir abrindo e lendo...
Eu também tenho um cão e passeio-o sempre à trela. É como diz. O meu Juca é um bem-disposto, mas também tem os seus dias em que parece acordar com as patas de fora, e algumas embirrações, como motociclistas, homens com colete reflector, etc. Por isso, é sempre melhor prevenir do que remediar.
Aqui na rua há um cão que por vezes passeia sozinho e é agressivo. Já teve um encontro menos agradável com o Juca, mas a dona diz que não tem tempo para o passear e que vai pô-lo no canil se a isso for obrigada -- razã pela qual não fiz queixa na polícia, como devia. O que tento é mudar de passeio logo que avisto o cão. Sei que não é a melhor solução nem a mais segura, mas...
Eu também tenho um cão e passeio-o sempre à trela. É como diz. O meu Juca é um bem-disposto, mas também tem os seus dias em que parece acordar com as patas de fora, e algumas embirrações, como motociclistas, homens com colete reflector, etc. Por isso, é sempre melhor prevenir do que remediar.
Aqui na rua há um cão que por vezes passeia sozinho e é agressivo. Já teve um encontro menos agradável com o Juca, mas a dona diz que não tem tempo para o passear e que vai pô-lo no canil se a isso for obrigada -- razã pela qual não fiz queixa na polícia, como devia. O que tento é mudar de passeio logo que avisto o cão. Sei que não é a melhor solução nem a mais segura, mas...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Enquanto os donos não perceberem que a trela é para proteger os SEUS animais a coisa não muda de figura, mas eu não sou ninguém para falar
a Vicky anda muitas vezes solta
porque lá está a menina é obediente... e depois vêm os sustos, pessoalmente o meu grande problema é o meu pai (que nem sequer leva a trela
) e o facto de adorar ver a felicidade dos meus cães quando andam a correr
mas quando os solto para correrem tento que não esteja ninguém presente (cães e pessoas).
PS: não me batam!
Edito só para dizer que o local onde passeio não tem carros (nem estradas perto)

PS: não me batam!

Edito só para dizer que o local onde passeio não tem carros (nem estradas perto)
Última edição por MaguiC em domingo jan 30, 2011 8:16 pm, editado 1 vez no total.
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
É verdade que há donos que andam sem os seus cães atrelados sim, mas também é verdade que há uma lei que o proíbe.
No meio de uma cidade pessoalmente considero uma irresponsabilidade andar sem os cães atrelados por variados motivos.
No meio de uma cidade pessoalmente considero uma irresponsabilidade andar sem os cães atrelados por variados motivos.
<p>"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Eu, sempre que posso, passeio a Zorra sem trela.
Ponho-lhe a trela nos locais frequentados ou onde passam carros.
Para protecção dela.
A Zorra já tem 8 anos (a caminho dos 9) e sempre foi muito submissa, muito pacífica - nunca teve um único problema de agressividade.
Foi habituada a bebés, crianças e velhotes desde pequenina.
E eu estou sempre a 2m (máximo) dela...mais uma vez para sua proteção (os outros cães nem sempre são pacifícos, há quem tenha medo, não posso confiar nas criancinhas, etc. - um monte de razões para me manter atenta e vigilante).
Mas, lamento.
Os problemas que tenho tido com outros cães, foram sempre cães à trela.
Não sei porquê mas os cães soltos são mais sociáveis.
Agora, os donos devem usar de bom senso.
Há locais onde o hábito é passear sem trela (Belém-docas, na praia, na expo zona da ponte, etc) e outros onde é extremamemte perigoso.
Nada como ter bom senso.
Ponho-lhe a trela nos locais frequentados ou onde passam carros.
Para protecção dela.
A Zorra já tem 8 anos (a caminho dos 9) e sempre foi muito submissa, muito pacífica - nunca teve um único problema de agressividade.
Foi habituada a bebés, crianças e velhotes desde pequenina.
E eu estou sempre a 2m (máximo) dela...mais uma vez para sua proteção (os outros cães nem sempre são pacifícos, há quem tenha medo, não posso confiar nas criancinhas, etc. - um monte de razões para me manter atenta e vigilante).
Mas, lamento.
Os problemas que tenho tido com outros cães, foram sempre cães à trela.
Não sei porquê mas os cães soltos são mais sociáveis.
Agora, os donos devem usar de bom senso.
Há locais onde o hábito é passear sem trela (Belém-docas, na praia, na expo zona da ponte, etc) e outros onde é extremamemte perigoso.
Nada como ter bom senso.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Penso que não é por andarem soltos ou atrelados que são mais ou menos sociáveis. Tinha a minha cadela 4 meses quando uma outra cadela já adulta que passeava sem trela, mas próxima do dono, tentou atacar a minha. São experiências pessoais que não fazem regras.
Kabidela, o que não falta é gente atrasada mental com cães e sem qualquer responsabilidade.
Cão na rua é com trela ponto final. Seja velho seja novo, seja treinado ou não... (geralmente o dono do lulu acha sempre que o luluzinho é um doce....)
Cão na rua é com trela ponto final. Seja velho seja novo, seja treinado ou não... (geralmente o dono do lulu acha sempre que o luluzinho é um doce....)
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Na rua, digo eu.Cão na rua é com trela ponto final
Lá fora existem parques para cães sem trela (não sei se existem na Europa -na Inglaterra devem existir -, mas nos EUA existem).
Aqui existem zonas mais ou menos determinadas pelo costume.
Os cães devem ter locais onde podem correr e chericar.
Acena, como disse, não sei.
O que eu sei é que a trela não impede lutas.
Aqui há tempos assisti a dois cães que se envolveram, ambos de trela.
Um deles rodeou o dono com a trela de tal maneira que o dono deu uma queda aparatosa e partiu um joelho...
A Zorra quando era cachorra também teve uma cena semelhante à sua.
Só que, no meu caso, a cadela agressora saltou do quintal para a rua e ia-se atirar à minha, só que parou quando eu peguei na Zorra ao colo.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
As trelas não impedem lutas, é verdade. Existe até um, chamado "sindroma de trela": certos cães são muito mais agressivos quando "atrelados". Mas - e é um grande mas, - impedir luta não é função da trela. Quem tem que controlar o cão é o dono. A trela é só um acessório.
A lei é clara, na cidade um cão tem que andar a trela para a protecção dele e dos que o rodeiam. Irrita, quando os donos soltam cães nos jardins públicos, porque são "lugares de costume". O meu cão não gosta de outros cães-machos, é uma das características da raça dele. Ele foi educado nunca atacar primeiro mas detesta ser provocado e pode fazer grandes estragos, embora pareça pequeno e inofensivo. E já estou sem voz de pedir os donos segurarem nos seus cães quando estes estão a correr a toda a velocidade na nossa direcção.
A lei é clara, na cidade um cão tem que andar a trela para a protecção dele e dos que o rodeiam. Irrita, quando os donos soltam cães nos jardins públicos, porque são "lugares de costume". O meu cão não gosta de outros cães-machos, é uma das características da raça dele. Ele foi educado nunca atacar primeiro mas detesta ser provocado e pode fazer grandes estragos, embora pareça pequeno e inofensivo. E já estou sem voz de pedir os donos segurarem nos seus cães quando estes estão a correr a toda a velocidade na nossa direcção.
Já tive alguns problemas devido aos cães dos outros sem a trela... 2 episodios à bem pouco tempo.
1. 2 Yorkies que o dono fica todos os dias de manhã à porta do prédio e os bichos lá vão sozinhos fazer o que entendem, à bem pouco tempo acharam que se deviam armar em territoriais com a Mª. Rita um de cada lado começaram-lhe a mordiscar carinhosamente as patas, ela com a maldade dos seus 3 meses e pouco lá achou que um dele podia servir perfeitamente de Kong. Discussão com o dono em que ele dizia que como os canitos pesam 2 kg n tem nada que andar de trela e a infantiloide da MªRita vai ser perigosa e ela é que devia ficar em casa...
2. Um Golden adulta com notórios problemas de sociabilização, personalidade, donos e sei lá mais o que, a passear pelo jardim que rodeia a minha urbanização sem sequer coleira, pois bem, 30kgs de pelo amarelo na minha direcção a ladrar furiosamente e eu com a trela da minha cadela enrolada ás pernas, ela aterrorizada e a rosnar para a outra e o dono a 20 metros a rir-se e a dizer para não me preocupar que os cães entendem-se...
O chá que lhe dei não serviu de nada, o anormal não só não pediu desculpa como ainda disse que a cadela era uma Golden com LOP e não era uma rafeira nem uma raça das lutas e podia andar solta sempre que lhe parecesse...
Eu já tive cães de 60kg's e cães de 2 kg's e comigo é quase sempre trela (digo quase porque quando vou dar umas voltas pelas serras junto a minha casa ou quando me dá na telha ir passear a cadela ás 04 da matina admito que a deixo correr um bocado.)
1. 2 Yorkies que o dono fica todos os dias de manhã à porta do prédio e os bichos lá vão sozinhos fazer o que entendem, à bem pouco tempo acharam que se deviam armar em territoriais com a Mª. Rita um de cada lado começaram-lhe a mordiscar carinhosamente as patas, ela com a maldade dos seus 3 meses e pouco lá achou que um dele podia servir perfeitamente de Kong. Discussão com o dono em que ele dizia que como os canitos pesam 2 kg n tem nada que andar de trela e a infantiloide da MªRita vai ser perigosa e ela é que devia ficar em casa...
2. Um Golden adulta com notórios problemas de sociabilização, personalidade, donos e sei lá mais o que, a passear pelo jardim que rodeia a minha urbanização sem sequer coleira, pois bem, 30kgs de pelo amarelo na minha direcção a ladrar furiosamente e eu com a trela da minha cadela enrolada ás pernas, ela aterrorizada e a rosnar para a outra e o dono a 20 metros a rir-se e a dizer para não me preocupar que os cães entendem-se...
O chá que lhe dei não serviu de nada, o anormal não só não pediu desculpa como ainda disse que a cadela era uma Golden com LOP e não era uma rafeira nem uma raça das lutas e podia andar solta sempre que lhe parecesse...
Eu já tive cães de 60kg's e cães de 2 kg's e comigo é quase sempre trela (digo quase porque quando vou dar umas voltas pelas serras junto a minha casa ou quando me dá na telha ir passear a cadela ás 04 da matina admito que a deixo correr um bocado.)
muito bem ditosobaka Escreveu:As trelas não impedem lutas, é verdade. Existe até um, chamado "sindroma de trela": certos cães são muito mais agressivos quando "atrelados". Mas - e é um grande mas, - impedir luta não é função da trela. Quem tem que controlar o cão é o dono. A trela é só um acessório.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
É assim eu normalmente tambem ando com os meus caes sem a trela porque estou num bairro nao muito movimentado mas sempre que vou a algum sitio mais longe levo sempre eles com trela. Tambem ha outro assunto que é o açaime, normamente os caes de grande porte deviam de andar tambem açaimados na rua e sao raros os que andam, mas tambem ha outro ponto de vista, se tivermos o nosso cao com a trela e açaimado e vier outro cao agressivo direito a nos, o nosso cao nao poderá fazer nada como. Tive um caso assim na minha rua, levava o meu cao de porte grande na trela e vieram 2 pit's meterem-se com nosco, se o meu cao tivesse açaimado ja nada podia fazer contra eles, como nao estava protegeu-me e tambem os afujentou daqui. Sorte a minha que os pit's nao eram treinados, apenas eram agressivos porque estao sempre presos e naquele dia conseguiram fugir.
Mas sim normalmente se se tem confiança no nosso cao acho que podemos dar alguma liberdade em questao á trela...agora se agente nao tem total confiança entao ai sim concordo que se deve de usar sempre a trela.
Mas sim normalmente se se tem confiança no nosso cao acho que podemos dar alguma liberdade em questao á trela...agora se agente nao tem total confiança entao ai sim concordo que se deve de usar sempre a trela.
julgo que o porte do cao nao tem nada a ver com o assunto, so tem que estar açaimados e de trela os caes de raça considerada "potencialmente perigosa".
Em relaçao ao porte, ate pode ter um S.Bernardo que nao tem que ter açaime.
Em relaçao ao porte, ate pode ter um S.Bernardo que nao tem que ter açaime.
na rua ( entenda-se assim que colocarem o focinho fora da porta de casa )
todos os cães , de todas as raças e portes e cores e feitios .... têm de estar devidamente atrelados.
todos os cães , de todas as raças e portes e cores e feitios .... têm de estar devidamente atrelados.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
formax Escreveu: Tive um caso assim na minha rua, levava o meu cao de porte grande na trela e vieram 2 pit's meterem-se com nosco, se o meu cao tivesse açaimado ja nada podia fazer contra eles, como nao estava protegeu-me e tambem os afujentou daqui. Sorte a minha que os pit's nao eram treinados, apenas eram agressivos porque estao sempre presos e naquele dia conseguiram fugir.
Belo susto.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )