Cães com (ou sem) trela.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Kabidela
Membro Júnior
Registado: terça dez 07, 2010 12:05 am

domingo jan 30, 2011 4:55 pm

Não sei se esta assunto já aqui foi "forado" ou não. (Já agora, como pesquisar se um tema já esteve em discussão?)
É sabido que moro num local urbano onde vivem outras pessoas e outros cães. E estes tanto são do tipo sabonete como de grande porte: Rotew. Bulldog, etc.
Porque os vejo quase sempre (e quase todos) sem trela, independentemente do respectivo tamanho, não me parece correcto mesmo que os donos afirmem entre outras justificações que: não faz mal porque está bem ensinado, etc.!
Talvez porque eu sempre tenho passeado com os meus cães "atrelados", já que apesar de os educar para sem "pacíficos", não tenho a certeza que eles sabem mesmo que não devem atacar/morder crianças, adultos, ou outros cães, (os gatos não me preocupam tanto porque são bem mais espertos e rápidos), não me parece bem que andem cães soltos só porque os donos gostam de pensar que têm a coisa controlada.
E são tantas as vezes em que a coisa se descontrolou...
Consideram que é um tema a considerar?
1 abraço!

§-Neste item não posso deixar de mencionar os cães de rua que nunca tiveram dono ou tiveram e teria sido melhor nunca os terem tido. Porque estes casos são para outro tipo de "foragem".
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jan 30, 2011 5:04 pm

Kabidela, por debaixo do rectângulo verde que há no topo da página está um botanito com uma lupa que diz «Pesquisar». Depois, no campo próprio, escreve qualquer coisa como cãesANDtrela, e aparecem os tópicos que incluem esses termos. Depois, é ir abrindo e lendo...

Eu também tenho um cão e passeio-o sempre à trela. É como diz. O meu Juca é um bem-disposto, mas também tem os seus dias em que parece acordar com as patas de fora, e algumas embirrações, como motociclistas, homens com colete reflector, etc. Por isso, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Aqui na rua há um cão que por vezes passeia sozinho e é agressivo. Já teve um encontro menos agradável com o Juca, mas a dona diz que não tem tempo para o passear e que vai pô-lo no canil se a isso for obrigada -- razã pela qual não fiz queixa na polícia, como devia. O que tento é mudar de passeio logo que avisto o cão. Sei que não é a melhor solução nem a mais segura, mas...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

domingo jan 30, 2011 6:13 pm

Enquanto os donos não perceberem que a trela é para proteger os SEUS animais a coisa não muda de figura, mas eu não sou ninguém para falar :oops: a Vicky anda muitas vezes solta :oops: :oops: :oops: porque lá está a menina é obediente... e depois vêm os sustos, pessoalmente o meu grande problema é o meu pai (que nem sequer leva a trela :x :( ) e o facto de adorar ver a felicidade dos meus cães quando andam a correr :oops: mas quando os solto para correrem tento que não esteja ninguém presente (cães e pessoas).

PS: não me batam! :roll:

Edito só para dizer que o local onde passeio não tem carros (nem estradas perto)
Última edição por MaguiC em domingo jan 30, 2011 8:16 pm, editado 1 vez no total.
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo jan 30, 2011 7:00 pm

É verdade que há donos que andam sem os seus cães atrelados sim, mas também é verdade que há uma lei que o proíbe.
No meio de uma cidade pessoalmente considero uma irresponsabilidade andar sem os cães atrelados por variados motivos.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 30, 2011 8:05 pm

Eu, sempre que posso, passeio a Zorra sem trela.
Ponho-lhe a trela nos locais frequentados ou onde passam carros.
Para protecção dela.
A Zorra já tem 8 anos (a caminho dos 9) e sempre foi muito submissa, muito pacífica - nunca teve um único problema de agressividade.

Foi habituada a bebés, crianças e velhotes desde pequenina.
E eu estou sempre a 2m (máximo) dela...mais uma vez para sua proteção (os outros cães nem sempre são pacifícos, há quem tenha medo, não posso confiar nas criancinhas, etc. - um monte de razões para me manter atenta e vigilante).

Mas, lamento.
Os problemas que tenho tido com outros cães, foram sempre cães à trela.
Não sei porquê mas os cães soltos são mais sociáveis.

Agora, os donos devem usar de bom senso.
Há locais onde o hábito é passear sem trela (Belém-docas, na praia, na expo zona da ponte, etc) e outros onde é extremamemte perigoso.
Nada como ter bom senso.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo jan 30, 2011 9:37 pm

Penso que não é por andarem soltos ou atrelados que são mais ou menos sociáveis. Tinha a minha cadela 4 meses quando uma outra cadela já adulta que passeava sem trela, mas próxima do dono, tentou atacar a minha. São experiências pessoais que não fazem regras.
Zelele
Membro Júnior
Registado: sábado jan 29, 2011 8:50 pm

domingo jan 30, 2011 9:45 pm

Kabidela, o que não falta é gente atrasada mental com cães e sem qualquer responsabilidade.

Cão na rua é com trela ponto final. Seja velho seja novo, seja treinado ou não... (geralmente o dono do lulu acha sempre que o luluzinho é um doce....)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 30, 2011 10:13 pm

Cão na rua é com trela ponto final
Na rua, digo eu.
Lá fora existem parques para cães sem trela (não sei se existem na Europa -na Inglaterra devem existir -, mas nos EUA existem).
Aqui existem zonas mais ou menos determinadas pelo costume.
Os cães devem ter locais onde podem correr e chericar.

Acena, como disse, não sei.
O que eu sei é que a trela não impede lutas.
Aqui há tempos assisti a dois cães que se envolveram, ambos de trela.
Um deles rodeou o dono com a trela de tal maneira que o dono deu uma queda aparatosa e partiu um joelho...
A Zorra quando era cachorra também teve uma cena semelhante à sua.
Só que, no meu caso, a cadela agressora saltou do quintal para a rua e ia-se atirar à minha, só que parou quando eu peguei na Zorra ao colo.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

segunda jan 31, 2011 4:52 pm

As trelas não impedem lutas, é verdade. Existe até um, chamado "sindroma de trela": certos cães são muito mais agressivos quando "atrelados". Mas - e é um grande mas, - impedir luta não é função da trela. Quem tem que controlar o cão é o dono. A trela é só um acessório.
A lei é clara, na cidade um cão tem que andar a trela para a protecção dele e dos que o rodeiam. Irrita, quando os donos soltam cães nos jardins públicos, porque são "lugares de costume". O meu cão não gosta de outros cães-machos, é uma das características da raça dele. Ele foi educado nunca atacar primeiro mas detesta ser provocado e pode fazer grandes estragos, embora pareça pequeno e inofensivo. E já estou sem voz de pedir os donos segurarem nos seus cães quando estes estão a correr a toda a velocidade na nossa direcção.
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

segunda jan 31, 2011 5:17 pm

Já tive alguns problemas devido aos cães dos outros sem a trela... 2 episodios à bem pouco tempo.

1. 2 Yorkies que o dono fica todos os dias de manhã à porta do prédio e os bichos lá vão sozinhos fazer o que entendem, à bem pouco tempo acharam que se deviam armar em territoriais com a Mª. Rita um de cada lado começaram-lhe a mordiscar carinhosamente as patas, ela com a maldade dos seus 3 meses e pouco lá achou que um dele podia servir perfeitamente de Kong. Discussão com o dono em que ele dizia que como os canitos pesam 2 kg n tem nada que andar de trela e a infantiloide da MªRita vai ser perigosa e ela é que devia ficar em casa...

2. Um Golden adulta com notórios problemas de sociabilização, personalidade, donos e sei lá mais o que, a passear pelo jardim que rodeia a minha urbanização sem sequer coleira, pois bem, 30kgs de pelo amarelo na minha direcção a ladrar furiosamente e eu com a trela da minha cadela enrolada ás pernas, ela aterrorizada e a rosnar para a outra e o dono a 20 metros a rir-se e a dizer para não me preocupar que os cães entendem-se...
O chá que lhe dei não serviu de nada, o anormal não só não pediu desculpa como ainda disse que a cadela era uma Golden com LOP e não era uma rafeira nem uma raça das lutas e podia andar solta sempre que lhe parecesse...

Eu já tive cães de 60kg's e cães de 2 kg's e comigo é quase sempre trela (digo quase porque quando vou dar umas voltas pelas serras junto a minha casa ou quando me dá na telha ir passear a cadela ás 04 da matina admito que a deixo correr um bocado.)
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jan 31, 2011 6:34 pm

sobaka Escreveu:As trelas não impedem lutas, é verdade. Existe até um, chamado "sindroma de trela": certos cães são muito mais agressivos quando "atrelados". Mas - e é um grande mas, - impedir luta não é função da trela. Quem tem que controlar o cão é o dono. A trela é só um acessório.
muito bem dito
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
formax
Membro
Registado: segunda mai 03, 2010 7:10 pm

segunda jan 31, 2011 7:04 pm

É assim eu normalmente tambem ando com os meus caes sem a trela porque estou num bairro nao muito movimentado mas sempre que vou a algum sitio mais longe levo sempre eles com trela. Tambem ha outro assunto que é o açaime, normamente os caes de grande porte deviam de andar tambem açaimados na rua e sao raros os que andam, mas tambem ha outro ponto de vista, se tivermos o nosso cao com a trela e açaimado e vier outro cao agressivo direito a nos, o nosso cao nao poderá fazer nada como. Tive um caso assim na minha rua, levava o meu cao de porte grande na trela e vieram 2 pit's meterem-se com nosco, se o meu cao tivesse açaimado ja nada podia fazer contra eles, como nao estava protegeu-me e tambem os afujentou daqui. Sorte a minha que os pit's nao eram treinados, apenas eram agressivos porque estao sempre presos e naquele dia conseguiram fugir.

Mas sim normalmente se se tem confiança no nosso cao acho que podemos dar alguma liberdade em questao á trela...agora se agente nao tem total confiança entao ai sim concordo que se deve de usar sempre a trela.
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
segunda jan 31, 2011 7:08 pm

julgo que o porte do cao nao tem nada a ver com o assunto, so tem que estar açaimados e de trela os caes de raça considerada "potencialmente perigosa".
Em relaçao ao porte, ate pode ter um S.Bernardo que nao tem que ter açaime.
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

segunda jan 31, 2011 7:15 pm

na rua ( entenda-se assim que colocarem o focinho fora da porta de casa )
todos os cães , de todas as raças e portes e cores e feitios .... têm de estar devidamente atrelados.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

segunda jan 31, 2011 7:16 pm

formax Escreveu: Tive um caso assim na minha rua, levava o meu cao de porte grande na trela e vieram 2 pit's meterem-se com nosco, se o meu cao tivesse açaimado ja nada podia fazer contra eles, como nao estava protegeu-me e tambem os afujentou daqui. Sorte a minha que os pit's nao eram treinados, apenas eram agressivos porque estao sempre presos e naquele dia conseguiram fugir.

Belo susto.
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Responder

Voltar para “Cães”