Questões sobre o banho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Peterpa
Registado: terça fev 08, 2011 3:12 pm

terça fev 08, 2011 5:39 pm

IsabelNobre_ Escreveu:
Peterpa Escreveu:Os cães têm um cheiro muito próprio - o cheiro a cão. Basicamente esse cheiro existe porque a camada de gordura que reveste a pele do animal traspira para o exterior esse odor.

Se você der banho ao cão, porque está cheio de terra ou até mesmo areia, esse odor vai desaparecer. Por um lado pode ser bom, se você não gostar do odor dos animais - o que é um contrasenso. Por outro lado é prejudicial ao animal que fica com as suas defesas reduzidas e suscept6ível a doenças contagiosas como sejam a sarna - provocada por uns artacnídeos chamados ácaros.
Essa conversa parece-lhe fazer muito sentido, mas diga-me então uma coisa, por onde transpiram os cães? E depois continuamos essa conversa.

Segunda pergunta, porque é que são os cães abandonados, de canís que têm mais sarna, não deveria ser o oposto segundo a sua teoria?
Ós cães não transpiram isso foi um abuso de linguagem.. os cães libertam odores. Isso é que faz muito sentido. Os cães bebem muita água e essa água por uns processos químicos que eu desconheço participa indirectamente na libertação de um odor chamado o cheiro a cão que eu adoro hehehehehhe
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
terça fev 08, 2011 5:47 pm

duartefx Escreveu:Isabel, o que é o Peterpa está a dizer é que nós damos banhos aos cães porque não queremos cães sujos dentro de casa. E isso é verdade. Tem mais a ver connosco do que com eles, porque em momento algum da sua evolução eles pegaram num frasco de champô e entraram na banheira.
Falta-lhes o polegar. :lol:
Agora, falando a sério.
Não me oponho a que um cão que vive na rua tome banho anual, bi-anual, ou até mesmo de 4 em 4 meses, se for nas condições abaixo descritas (escovagem frequente).
Mas não concordo que um cão que anda na lama, não chegue a casa e não tome pelo menos uma mangueirada para tirar a lama e a terra. Não sou purista a esse ponto!

duartefx Escreveu: É preciso ter alguns cuidados, naturalmente, como por exemplo uma escovagem regular para evitar nós (nos cães de pêlo longo).

Mas afirmar que, se tivessem discernimento tratariam eles mesmo do assunto, está simplesmente a humanizá-los. Está a atribuir-lhes um conceito de higiene que eles simplesmente não possuem nem nunca irão possuir.

Sim, o conceito de higiene, é um conceito nosso que faz parte da nossa cultura e evolução. O que disse no meu post anterior tratou-se simplesmente de uma dramatização da questão, para responder à forma como o forista que citei respondeu.

Acho benéfico que os cães tomem banho, aliás recomendo-o. Não concordo em absoluto que cães que co-habitem connosco tomem banho uma vez por ano, e nunca pelas razões que o forista Peterpan indicou. Porque hoje em dia, e com a qualidade dos produtos existentes, o banho não prejudica a pele, nem o pêlo, muito pelo contrário.
Também já não concordo consigo no aspecto dos cães de pêlo comprido, esses precisam mesmo de cuidados de higiene rigorosos, ou andaram toda a vida de pêlo cortado, de outra forma, não é possivel manter o pêlo.
Não considero que seja humanizar um cão dar-lhe banho, não mais que colocar um cão a dormir sobre o nosso tecto.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
IsabelNobre_
Membro Veterano
terça fev 08, 2011 5:53 pm

Peterpa Escreveu: Ós cães não transpiram isso foi um abuso de linguagem.. os cães libertam odores. Isso é que faz muito sentido. Os cães bebem muita água e essa água por uns processos químicos que eu desconheço participa indirectamente na libertação de um odor chamado o cheiro a cão que eu adoro hehehehehhe
Os cães transpiram sim, mas não como nós. :wink:
Há uma razão para molharem as patas qdo está calor. ;)

Ok, há pessoas que adoram o cheiro Eter, gasolina,tinta fresca, como é o meu caso, outras do cheiro a almíscar, como é pelos vistos o seu, o que quer que lhe diga, gostos não se discutem :?
Workshops para donos
Isabel
duartefx
Membro
Registado: quinta jan 01, 2009 8:20 pm

terça fev 08, 2011 6:18 pm

Isabel, estou a partir do princípio que viu as fotos que coloquei na primeira página deste tópico. Em nenhum desses dias peguei num champô para lhe dar banho.

Ela nunca teve um único nó e posso garantir que o seu último banho foi em Abril! Em dois anos e dois meses de vida levei-a ao banho em três ocasiões apenas, intervaladas por períodos não inferiores a 6 meses, e em todas elas o espanto da pessoa que me atendeu foi total. "Banho??? Mas ela está tão limpa!!!".

A minha cadela tem uma espessa camada de pêlo que lhe serve de protecção. Eu não a tenho, daí ter de tomar banhos com um regularidade diária. Se lhe afastar o pêlo após um banho de mar, verá que a sua pele permanece seca. O pêlo, esse sim, está encharcado, mas a pele não. Está lá no fundo, devidamente protegida.

Em tempos conheci uma senhora que possuía um Golden Retriever. Ela ficou extasiada com a qualidade do pêlo da minha cadela e contou-me os problemas que havia tendo com o seu animal. Padecia de imensas mazelas dermatológicas, estando na altura confinado a uma ração hipoalergénica.

Ela havia já experimentado todas as marcas de champô do mercado e gastava fortunas em veterinários, sem que ninguém conseguisse mitigar aquele problema. Informou-me ainda que o seu cão ia a banhos bissemanais e sugeri que os suspendesse por um tempo.

Com muito custo seguiu o meu conselho. Achava horrível ter o cão dentro de casa sem tomar banho, mas havia já tentado tudo e o pêlo da minha cadela constituía uma prova irrefutável.

Em três semanas veio agradecer-me de braços abertos, enlevada em êxtase como se lhe tivesse salvado a vida. Em apenas três semanas os problemas de pele do animal melhoraram drasticamente.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

terça fev 08, 2011 6:33 pm

A ignorância predomina neste tópico, está visto e revisto :roll:

Respondendo ao tópico:
SaraMendes15 Escreveu:Olá, gostaria que me ajudassem a esclarecer umas dúvidas sobre o banho dos cães.
- De quanto em quanto tempo se deve dar banho? Quantas vezes for necessário!

A veterinária disse-me que se devia dar banho de longe a longe, porque o pêlo deles enfraquece... - Isso não corresponde à verdade
Mas a verdade é que o Marley fica com um odor forte e desagradável... - Normalmente isso acontece poucos dias após o banho, e esse cheiro corresponde à produção repentina da gordura natural da pele por parte das glândulas sebáceas. Para reduzir essa tendência utilize um bom hidratante/amaciador após o banho para ajudar a pele a restituir a gordura natural.

- Devo passar toalhetes mais frequentemente? - Depende, se não quiser dar banho ao cão, essa é uma alternativa. Não é bem "deve", mas sim "pode".
Existem toalhetes próprios? - Sim

- Outra questão... o Marley tem medo do secador... eu queria secar-lhe o pelinho, porque muitas vezes mesmo a secá-lo bem com a toalha ele fica com o pêlo muito molhado. – Tem de se habituar, não é ele que manda, aliás, por alguma razão os cuidados com a higiene são uma forma de marcar a liderança na matilha. Um vínculo positivo para a relação cão-dono. Aliás, se não secar bem o cão, não deve dar banhos frequentes.

- É natural depois do banho ele ficar todo eufórico? – Sim

Desculpem se algumas perguntas são parvas... apesar de já ter o Marley há dois anos, sendo ele o meu primeiro cãozinho, só as vim esclarecer aqui, porque me contentava com as respostas da veterinária. Mas não custa nada pedir segundas opiniões! Além disso, só fui aquela veterinária com ele.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça fev 08, 2011 6:37 pm

Porque é que o cão fica eufórico depois do banho?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
duartefx
Membro

terça fev 08, 2011 6:39 pm

IsabelNobre_ Escreveu: Não sou purista a esse ponto!
Exacto Isabel, é precisamente isso que estou a dizer. Tem a ver consigo e não com o cão. E atenção, em momento algum me insurgi contra o banho. O que eu não concordo é com excesso de banhos. Não sou fundamentalista!

Deixo-lhe a minha rotina de higiene: Todos os domingos, ao final do dia quando o pêlo está já seco após um passeio de serra, examino-a. Procuro parasitas externos, escovo-lhe o pêlo, limpo-lhe os ouvidos e partes íntimas. É a minha rotina habitual.

Isto parecer-lhe-á muito pouco. Um crime, talvez. Mas tem sido assim desde que a tenho e o pêlo mantém-se macio e lustroso.
IsabelNobre_
Membro Veterano
terça fev 08, 2011 6:41 pm

duartefx Escreveu:Isabel, estou a partir do princípio que viu as fotos que coloquei na primeira página deste tópico. Em nenhum desses dias peguei num champô para lhe dar banho.
Um Golden Retriever não precisa de tomar banho bissemanal ponto, e nunca o recomendaria.

Um banho mensal, aí sim, mas para um cão que viva em casa. E esse é o ponto fulcral da minha teima, o sitio onde dorme o cão, casa ou quintal.

Agora a seguir a um banho de mar, ou de lama deveria de lhe dar pelo menos uma mangueirada, para tirar ou o sal que queima o pêlo ou a terra.
A sujidade não trás benefícios nenhuns, e tem sorte de ter um cão com uma boa qualidade de pelo.

Quando me refiro a pêlo comprido , não é decerto o pêlo do seu cão, que é um pêlo médio, é de manutenção mediana, apenas precisa de insistir com escova e pente na zona das franjas e flancos, para manter um pêlo porreiro e sem nós, o que não é difícil.
Cães de pêlo comprido são: Cão de Água, Galgo Afegão, Caniches, Bichons, Yorks, por aí. Isto são cães que sem banho frequente (mínimo banho mensal), não há escova que os salve.

Espero que tenha esclarecido. :wink:
Workshops para donos
Isabel
duartefx
Membro

terça fev 08, 2011 6:45 pm

IsabelNobre_ Escreveu:
duartefx Escreveu:Isabel, estou a partir do princípio que viu as fotos que coloquei na primeira página deste tópico. Em nenhum desses dias peguei num champô para lhe dar banho.
Um Golden Retriever não precisa de tomar banho bissemanal ponto, e nunca o recomendaria.

Um banho mensal, aí sim, mas para um cão que viva em casa. E esse é o ponto fulcral da minha teima, o sitio onde dorme o cão, casa ou quintal.

Agora a seguir a um banho de mar, ou de lama deveria de lhe dar pelo menos uma mangueirada, para tirar ou o sal que queima o pêlo ou a terra.
A sujidade não trás benefícios nenhuns, e tem sorte de ter um cão com uma boa qualidade de pelo.

Quando me refiro a pêlo comprido , não é decerto o pêlo do seu cão, que é um pêlo médio, é de manutenção mediana, apenas precisa de insistir com escova e pente na zona das franjas e flancos, para manter um pêlo porreiro e sem nós, o que não é difícil.
Cães de pêlo comprido são: Cão de Água, Galgo Afegão, Caniches, Bichons, Yorks, por aí. Isto são cães que sem banho frequente (mínimo banho mensal), não há escova que os salve.

Espero que tenha esclarecido. :wink:
Esclareceu Isabel. Só não concordo com a parte do "tem sorte de ter um cão com uma boa qualidade de pelo". Não acho de todo que seja uma questão de sorte.
peterpap
Registado: terça fev 08, 2011 6:31 pm

terça fev 08, 2011 6:52 pm

__dani__ Escreveu:A ignorância predomina neste tópico, está visto e revisto :roll:

Respondendo ao tópico:
SaraMendes15 Escreveu:Olá, gostaria que me ajudassem a esclarecer umas dúvidas sobre o banho dos cães.

A veterinária disse-me que se devia dar banho de longe a longe, porque o pêlo deles enfraquece... - Isso não corresponde à verdade
Mas a verdade é que o Marley fica com um odor forte e desagradável... - Normalmente isso acontece poucos dias após o banho, e esse cheiro corresponde à produção repentina da gordura natural da pele por parte das glândulas sebáceas. Para reduzir essa tendência utilize um bom hidratante/amaciador após o banho para ajudar a pele a restituir a gordura natural.

- Devo passar toalhetes mais frequentemente? - Depende, se não quiser dar banho ao cão, essa é uma alternativa. Não é bem "deve", mas sim "pode".

- Outra questão... o Marley tem medo do secador... eu queria secar-lhe o pelinho, porque muitas vezes mesmo a secá-lo bem com a toalha ele fica com o pêlo muito molhado. – Tem de se habituar, não é ele que manda, aliás, por alguma razão os cuidados com a higiene são uma forma de marcar a liderança na matilha. Um vínculo positivo para a relação cão-dono. Aliás, se não secar bem o cão, não deve dar banhos frequentes.

Desculpem se algumas perguntas são parvas... apesar de já ter o Marley há dois anos, sendo ele o meu primeiro cãozinho, só as vim esclarecer aqui, porque me contentava com as respostas da veterinária. Mas não custa nada pedir segundas opiniões! Além disso, só fui aquela veterinária com ele.
Pois eu tenhoi vários amigos que têm cães e todos são de opinião 1que banhos ao cão, o mínimo possível - agora você e o seu vet é que sabem..

Se quiser tamb´+em lhe posso dizer que vários vet nos EUA têm opinião diferente da sua.
IsabelNobre_
Membro Veterano
terça fev 08, 2011 6:55 pm

duartefx Escreveu:

Deixo-lhe a minha rotina de higiene: Todos os domingos, ao final do dia quando o pêlo está já seco após um passeio de serra, examino-a. Procuro parasitas externos, escovo-lhe o pêlo, limpo-lhe os ouvidos e partes íntimas. É a minha rotina habitual.

Isto parecer-lhe-á muito pouco. Um crime, talvez. Mas tem sido assim desde que a tenho e o pêlo mantém-se macio e lustroso.
De todo me parece um crime, acho até muito bem! É o seu momento com o seu cão. Ele é feliz porque foi cão e andou na lama e depois é limpo (mais ou menos :P ), pelo menos tira-lhe o excesso de terra, mas fica sempre alguma que a escova n tira, porque não chega lá. Daí a minha insistência na mangueirada.
Se o seu cão vive no quintal/casa, pode suportar perfeitamente um banho de 4 em 4 meses, até de 6 em 6. É o que recomendo para um cão nas condições que a sua está.
Por isso digo que não sou purista, dependendo das circunstâncias, o cão deverá ou poderá tomar mais ou menos banhos.

Onde insisto é na questão do banho fazer mal, dependendo do tipo de cão (raça), existem recomendações de higiene. Cães que tomam banhos frequentes têm de tomar banho com champôs de mto boa qualidade, para não prejudicar a gordura natural da pele. Tal como nós se lavarmos o cabelo com champôs rascos, com o passar do tempo vamos ficar com o cabelo seco e couro cabeludo seco, provavelmente irritado, com comichões e possivelmente queda. Mas se lavarmos o nosso cabelo com um champô adequado ao nosso tipo de cabelo, um champô de boa qualidade, isso não irá acontecer.
Workshops para donos
Isabel
nadia87
Registado: terça fev 08, 2011 6:20 pm

terça fev 08, 2011 6:59 pm

O meu ainda nao tomou banho ainda tem só 5 meses e a veterinaria aconselhou a nao dar banho já ainda é novo, mas ela disse para quando começar a dar banho só suas vezes ao ano uma quando começa o tempo frio e outra kando começa o tempo de calor porque quanto mais banho se da ele começam a perder uma camada de gordura que tem na pele e quanto mais se perde essa camada mais xeiram mal. O que faço ao meu é limpa lo com toalhetes daqueles dos bebes e da marca mais barata e a veterinaria aconselhou tambem o potalco mas como o meu é muito peludo o potalco nao funciona muito bem porque o pelo cria nòs. :?
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

terça fev 08, 2011 7:06 pm

peterpap Escreveu:
__dani__ Escreveu:A ignorância predomina neste tópico, está visto e revisto :roll:

Respondendo ao tópico:

Pois eu tenhoi vários amigos que têm cães e todos são de opinião 1que banhos ao cão, o mínimo possível - agora você e o seu vet é que sabem..

Se quiser tamb´+em lhe posso dizer que vários vet nos EUA têm opinião diferente da sua.
Se todas as pessoas tivessem a mesma opinião em tudo o mundo era uma grande seca não acha?
Cada um tira a conclusão que acha correcta apartir dos conhecimentos e experiencia ao longo do seu percurso de vida. No meu caso, vida e trabalho. E sim, os vets com que eu trabalho também partilham da mesma opinião que eu.

LuMaria, também já pensei sobre isso, e a única resposta que retiro a partir da observação do cão, e que me parece obvia, é que o cão está feliz, ou pelo menos demonstra isso. De qualquer forma, nunca soube responder a isso com certeza, sou groomer e não psicóloga canina. Mas é uma pergunta interessante
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça fev 08, 2011 7:31 pm

Acena Escreveu: O secador não faz mal?
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça fev 08, 2011 9:46 pm

Exercicio e esfregarem-se todos no chão, na terra, etc!
Penso que o o correr feitos doidos tem a ver com exercicio para secar a pelagem ou aquecer, não devem gostar de se sentirem molhados.
E também porque tudo aquilo os excita, ficam feitos parvos!
O esfregar no chão segundo me explicaram, é para tirar o novo cheiro (o cheiro a limpo) que lhes pusemos e que não é o deles.
Os vet's sempre me aconselharam evitar o secador e usar toalha. O secador seca demais a pele. Não sou grande apologista dos banhos nos cães, acho a escovagem mellhor, mas pronto, por vezes estão mesmo a precisar.
Shampoos de supermercado nunca. Os meus tomavam 2 por ano, andavam em rua e casa. mas eram escovados dia sim dia não.
Responder

Voltar para “Cães”