Quanto aos chiuahuas não sei bem mas um Pinscher miniatura precisa de exercício!

Um Pinscher apesar de ser pequeno requer de facto exercício, eles são cães muito activos, energéticos e nervosos que gostam de correr ou de acompanhar o dono numa caminhada, ao terem esta oportunidade de se exercitar acabam por ficar um pouco mais calmos.

Os Pinschers apesar de pequenos têm uma personalidade muito forte e são MUITO (mas mesmo muito) teimosos, os donos têm de ser mais teimosos do que eles, tornam-se por norma cães refilões e isso por vezes dá origem a problemas com os vizinhos.

Algumas pessoas gostam muito de vestir os cãezinhos, os Pinschers normalmente são friorentos mas não gostam de capas (não conheço nenhum cão que goste, grandes ou pequenos eles toleram as capas mas não gostam) por isso a sua utilização deve ser moderada.

Estes cães (isto é válido para Pinschers, Chihuahuas e outros) não são bibelots, se os donos caírem no erro de os tratar como tal vão criar mini pestinhas e problemas gigantescos!!!

Em relação a outros animais são cães que se acham grandes e não se inibem de provocar os cães realmente grandes! em relação a outras pessoas (estranhos) são cães que necessitam de uma BOA sociabilização.

Um ponto muito importante: Os Pinschers não são cães muito dados a crianças, podem até dar-se bem com elas mas não toleram abusos (mesmo que sejam mínimos!)! Nunca (por mais educada que seja a criança e por mais tolerante que seja o cão) devemos deixar crianças sozinhas com Pinschers!

Os Pinscher são cães dedicados ao dono e ciumentos (mais uma vez o factor sociabilização é muito importante!)
Os Pinschers na minha opinião (sou suspeita

) são cães muito especiais e têm um temperamento muito próprio antes de comprar faça longas pesquisas e procure falar com criadores da raça, com donos, e procure conhecer alguns exemplares da raça.
Eu tenho 2 "apinschalhados" mãe e filho que têm uma energia sem limites e o passatempo favorito deles é correr, parecem 2 lebres, os meus pequenos (excepto quando está muito frio ou a chover) normalmente à hora do almoço andam 1h a correr (sim são 2 mas quando tinha só a Vicky mesmo sozinha ela adorava andar a correr)
Em relação às capas o Simba não precisa, mas a Vicky às vezes tem de ser embora ela deteste (treme mais com capa do que sem ela) e tive de encontrar um meio termo capas só para a chuva ou quando tremem mais sem elas
Quanto às crianças (amigos da casa) a Vicky tolera-as bem e o Simba está agora (com 8 meses) a perder o medo porque teve um trauma quanto tinha 3 meses!
Boa Sorte na sua escolha e não se assuste com a minha lista de avisos!

porque apesar de tudo o que disse os Pinschers são cães meigos, inteligentes, dedicados ao dono, alegres e são uma excelente companhia!
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>