Ter um chihuhua ou um pincher miniatura??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
smacky
Registado: terça nov 04, 2003 2:27 pm

quarta fev 09, 2011 12:48 am

Boa noite!

Tal como todos vocês sou uma apaixonada por animais. Tenho 2 gatos mas desde sempre que gostava de ter um cão.

Como moro num apartamento pensei em adquirir um pinsher miniatura ou um chihuahua uma vez que são duas raças que gosto muito e são de pequena dimensão.

Apesar de trabalhar 8h fora de casa durante a semana..como tenho os 2 gatos penso que o cão não iria sofrer muito com a minha ausência uma vez que teria companhia animal. O que acham??

No entanto..não sei se a nível de características de comportamento qual será o mais indicado para o meu estilo de vida.

Alguém que conhece ambas as raças me possa ajudar a esclarecer?

Muito Obrigada!
:D
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
quarta fev 09, 2011 3:07 am

bem, sobre as raças nao lhe posso dizer nada que nao venha em mil e um sites que falam sobre isso, leia, leia muito e decida qual a raça que melhor se adecua a sao estilo de vida e personalidade.

Mas uma coisa tenho que salientar, se vai comprar um cao de raça, por favor informe-se bem e invista num criador de qualidade, que conheça bem a raça e o seu estalao, e que nao tenha como objectivo criar caezinhos minusculos so porque sim.

Sao infelizmente duas raças que sofrem muito do fenomeno "ratinhos enfezados com mau feitio e problemas de saude" porque as pessoas nao fazem ideia do aspecto que o cao deve ter (eu pelo menos vejo muito poucos exemplares sequer parecidos com o estalao por ai), e preocupam-se mais com ter uma "miniatura" do que em ter um cao saudavel e equilibrado.
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quarta fev 09, 2011 12:57 pm

Quanto aos chiuahuas não sei bem mas um Pinscher miniatura precisa de exercício!
:arrow: Um Pinscher apesar de ser pequeno requer de facto exercício, eles são cães muito activos, energéticos e nervosos que gostam de correr ou de acompanhar o dono numa caminhada, ao terem esta oportunidade de se exercitar acabam por ficar um pouco mais calmos.

:arrow: Os Pinschers apesar de pequenos têm uma personalidade muito forte e são MUITO (mas mesmo muito) teimosos, os donos têm de ser mais teimosos do que eles, tornam-se por norma cães refilões e isso por vezes dá origem a problemas com os vizinhos.

:arrow: Algumas pessoas gostam muito de vestir os cãezinhos, os Pinschers normalmente são friorentos mas não gostam de capas (não conheço nenhum cão que goste, grandes ou pequenos eles toleram as capas mas não gostam) por isso a sua utilização deve ser moderada.

:arrow: Estes cães (isto é válido para Pinschers, Chihuahuas e outros) não são bibelots, se os donos caírem no erro de os tratar como tal vão criar mini pestinhas e problemas gigantescos!!!

:arrow: Em relação a outros animais são cães que se acham grandes e não se inibem de provocar os cães realmente grandes! em relação a outras pessoas (estranhos) são cães que necessitam de uma BOA sociabilização.

:arrow: Um ponto muito importante: Os Pinschers não são cães muito dados a crianças, podem até dar-se bem com elas mas não toleram abusos (mesmo que sejam mínimos!)! Nunca (por mais educada que seja a criança e por mais tolerante que seja o cão) devemos deixar crianças sozinhas com Pinschers!

:arrow: Os Pinscher são cães dedicados ao dono e ciumentos (mais uma vez o factor sociabilização é muito importante!)

Os Pinschers na minha opinião (sou suspeita :lol: ) são cães muito especiais e têm um temperamento muito próprio antes de comprar faça longas pesquisas e procure falar com criadores da raça, com donos, e procure conhecer alguns exemplares da raça.

Eu tenho 2 "apinschalhados" mãe e filho que têm uma energia sem limites e o passatempo favorito deles é correr, parecem 2 lebres, os meus pequenos (excepto quando está muito frio ou a chover) normalmente à hora do almoço andam 1h a correr (sim são 2 mas quando tinha só a Vicky mesmo sozinha ela adorava andar a correr)
Em relação às capas o Simba não precisa, mas a Vicky às vezes tem de ser embora ela deteste (treme mais com capa do que sem ela) e tive de encontrar um meio termo capas só para a chuva ou quando tremem mais sem elas ;)
Quanto às crianças (amigos da casa) a Vicky tolera-as bem e o Simba está agora (com 8 meses) a perder o medo porque teve um trauma quanto tinha 3 meses!

Boa Sorte na sua escolha e não se assuste com a minha lista de avisos! ;) porque apesar de tudo o que disse os Pinschers são cães meigos, inteligentes, dedicados ao dono, alegres e são uma excelente companhia!
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta fev 09, 2011 1:35 pm

MaguiC Escreveu: :arrow: Algumas pessoas gostam muito de vestir os cãezinhos, os Pinschers normalmente são friorentos mas não gostam de capas (não conheço nenhum cão que goste, grandes ou pequenos eles toleram as capas mas não gostam) por isso a sua utilização deve ser moderada.
Os meus adoram! Tanto a pequenita (mal vê a roupinha vem logo a correr, e como é muito friorenta, se eu deixar ela é capaz de andar uma semana com a roupa, mesmo conseguindo tira-la, porisso deduzo que se sinta confortavel), como o labrador :o , não sei se é por pensar que vai sair (embora eu raramente saio com ele vestido) mas ele fica completamente euforico, dá pulos, começa a brincar... :lol:

Acho que o tema "roupa para cães" varia muito de animal para animal! E o conselho "não deve usar" é demasiado radical para ser dado de animo leve. O cão até pode mesmo gostar! Já nem falo dos vestidinhos cheios de apetrechos, que muitas vezes são apenas utilizados por uma questão de "moda"... mas sim das roupas quentes, que protegem os animais do frio, principalmente cães de pêlo raso.
MaguiC
Membro Veterano

quarta fev 09, 2011 8:34 pm

__dani__ Escreveu:
MaguiC Escreveu: :arrow: Algumas pessoas gostam muito de vestir os cãezinhos, os Pinschers normalmente são friorentos mas não gostam de capas (não conheço nenhum cão que goste, grandes ou pequenos eles toleram as capas mas não gostam) por isso a sua utilização deve ser moderada.
Os meus adoram! Tanto a pequenita (mal vê a roupinha vem logo a correr, e como é muito friorenta, se eu deixar ela é capaz de andar uma semana com a roupa, mesmo conseguindo tira-la, porisso deduzo que se sinta confortavel), como o labrador :o , não sei se é por pensar que vai sair (embora eu raramente saio com ele vestido) mas ele fica completamente euforico, dá pulos, começa a brincar... :lol:

Acho que o tema "roupa para cães" varia muito de animal para animal! E o conselho "não deve usar" é demasiado radical para ser dado de animo leve. O cão até pode mesmo gostar! Já nem falo dos vestidinhos cheios de apetrechos, que muitas vezes são apenas utilizados por uma questão de "moda"... mas sim das roupas quentes, que protegem os animais do frio, principalmente cães de pêlo raso.
Eu não disse "não usar" disse "usar com moderação!" (isto é depende de cão para cão e da escolha do dono);)
Talvez seja trauma pessoal porque para a Vicky usar capa eu tenho de andar a correr atrás dela e acabo por ter de me meter debaixo da mesa para a apanhar, ela detesta mesmo as capas :roll: por isso é que só lhe ponho se estiver mesmo muito frio ou chuva.
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

quarta fev 09, 2011 8:42 pm

a minha todos os dias de manha quando acorda a 2ª coisa que ela faz é deitar se de barriga para cima e esperar que alguem lhe vista o fato de macaco
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
MaguiC
Membro Veterano

quarta fev 09, 2011 9:00 pm

Quem me dera! :( :o
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado fev 12, 2011 6:53 pm

MaguiC Escreveu:
__dani__ Escreveu:

Eu não disse "não usar" disse "usar com moderação!" (isto é depende de cão para cão e da escolha do dono);)
Talvez seja trauma pessoal porque para a Vicky usar capa eu tenho de andar a correr atrás dela e acabo por ter de me meter debaixo da mesa para a apanhar, ela detesta mesmo as capas :roll: por isso é que só lhe ponho se estiver mesmo muito frio ou chuva.
Peço desculpa, interpretei mal. :oops:

De qualquer forma é como a Magic disse: "depende de cão para cão"
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado fev 12, 2011 7:26 pm

Tekilla Escreveu:a minha todos os dias de manha quando acorda a 2ª coisa que ela faz é deitar se de barriga para cima e esperar que alguem lhe vista o fato de macaco
Até tou com medo de perguntar qual é a primeira 8)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”