pq?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dogue
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 1:07 am

domingo dez 07, 2003 1:33 am

vou fazer uma pergunta em q a resposta pode ser bastante simples ou bastante complicada ou entao pode nem haver resposta...

Porquê que eu e muitas pessoas q estamos aqui temos este amor por animais e no meu caso, particularmente por caes. Pq? Não poderá ser da educação pq a unica q me deram neste sentido foi a de não maltratar os animais. mas conheço pessoas com educações iguais ou parecidas em relação aos animais mas não ligam nenhuma... A resposta pode ser simplesmente um "porque sim", não sei....

Ás vezes penso q não sou normal, e se calhar não sou... Passo a explicar, se eu passar na rua e vir uma pessoa com uma perna partida a pedir esmola penso: "coitado...." e pouco mais. Se vir um cão com uma pata partida sozinho, se for preciso vou comprar comida de proposito para ele e faço o q estiver ao meu alcance para o ajudar. (normal n sou de certeza pq indirectamente dou mais valor a vida de um cão estranho do q a uma pessoa estranha.) Se calhar sou maluco. também n sei... vcs sao assim?
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

domingo dez 07, 2003 1:58 am

dogue Escreveu:

Ás vezes penso q não sou normal, e se calhar não sou...

Se calhar sou maluco. também n sei...
Não seja modesto...
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo dez 07, 2003 3:06 am

dogue Escreveu: vou fazer uma pergunta em q a resposta pode ser bastante simples ou bastante complicada ou entao pode nem haver resposta...

Porquê que eu e muitas pessoas q estamos aqui temos este amor por animais e no meu caso, particularmente por caes. Pq? Não poderá ser da educação pq a unica q me deram neste sentido foi a de não maltratar os animais. mas conheço pessoas com educações iguais ou parecidas em relação aos animais mas não ligam nenhuma... A resposta pode ser simplesmente um "porque sim", não sei....

Ás vezes penso q não sou normal, e se calhar não sou... Passo a explicar, se eu passar na rua e vir uma pessoa com uma perna partida a pedir esmola penso "coitado...." e pouco mais. Se vir um cão com uma pata partida sozinho, se for preciso vou comprar comida de proposito para ele e faço o q estiver ao meu alcance para o ajudar. (normal n sou de certeza pq indirectamente dou mais valor a vida de um cão estranho do q a uma pessoa estranha.) Se calhar sou maluco. também n sei... vcs sao assim?
Sindroma do Rato Mickey :( :(

Cumprimentos

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo dez 07, 2003 5:24 am

Acho perfeitamente normal.

Quando começamos a conhecer as pessoas começamos também a perceber que 9 em cada 10 vezes o "coitadinho" é um grande sacana e que o "choradinho" faz provávelmente parte da técnica de sobrevivência de quem está na mó de baixo - é só esperar até estar normal para se ver o que realmente é.

Por isso é que as pessoas são tão sensíveis às crianças - é que estas ainda não tem a tal máscara, nem fazem teatro com a dor e a desgraça.
Portanto quem tem 2 dedos de testa, desconfia, e tem uma atitude de cuidado e avaliação.

Com os animais isso também não acontece.
Não fingem dor e infelicidade, nem fazem teatro para obter vantagens.
E estão desprotegidos.
Ninguém lhes liga.
A própria situação objectiva apela aos bons sentimentos (de quem os tem).
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

domingo dez 07, 2003 10:47 am

acho que já teve a sua resposta . aliás eu ainda sou mais radical o k choca um pouco as pessoas . mas como alguem disse " quanto mais conheço as pessoas mais gosto do meu cão "
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo dez 07, 2003 12:58 pm

Olá

A aisd disse o essencial, mas gostaria de acrescentar um pózinho ao que ela disse. O amor que se nutre pelos cães, especialmente pelos nossos próprios cães, resulta de uma interactividade dono/cão que só quem tem cães compreende de forma total.
É certo que muita gente tem cães e coloca-os à distância numa atitude de "cão é cão, ponto final". E, em contrapartida, também há quem lhes tenha uma paixão tão cega que os humanizam de forma doentia. Mas vamos pôr estas duas situações limite de parte, cujas fronteiras são muito difíceis de definir, e considerar apenas aquilo que segundo o senso comum é "o mais normal".
Depois destes rodeios, o que eu queria acrescentar é que o amor que temos pelos nossos cães deriva directamente da enorme, diria total dedicação que eles têm por nós. É uma dedicação, uma fidelidade, um amor que dificilmente conseguimos obter dos amigos humanos com quem lidamos. O amor que temos pelos nossos cães, no fundo, em parte, é o reconhecimento disso.
Numa situação mais abstracta, isto é, não referida aos nossos próprios cães, passamos a admirar ou a defender qualquer cão, porque partimos do princípio de que ele merece sempre a nossa atenção e o nosso amor, sejam quais forem as circunstâncias.
Ora este "mecanismo" afectivo só é compreendido na sua plenitude quem tenha lidado intimamente com um cão.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo dez 07, 2003 2:17 pm

eu acho que não se pode generalizar. há quem tenha cãs, ou outro animal, sabe-se lá bem porquê. neste caso, não me parece que dediquem nenhum tipo de sentimento afectivo pelo mesmo. portanto, largá-lo em qualquer lado, é absolutamente natural. não acredito que quem goste de animais, faça isso. mas também não acredito que quem não goste de pessoas, dê apreço aos animais. eu pessoalmente, compadeço-me mais dos animais, porquie sei que são mais indefesos e o sofrimento está mais à vista. além disso, é mais fácil socorrer um animal que uma pessoa. imaginem se eu trouxesse para casa dez criancinhas :evil: :evil: embora, já alguém me tivesse vaticinado tal destino :o :o
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

segunda dez 08, 2003 3:14 pm

Por norma também mais depressa me comovo com um animal mal tratdo do que com um pedinte. Passei por um enxovalho na Golegã quando vi um miudo a pedir esmola com o cão com o dito cesto pendurado nos dentes. Dirigi-me a ele e disse-lhe: - Se tirares essa m... dos dentes do cão dou-te 5€ mas não te quero ver mais a fezer isso. O miudo nem me respondeu mas logo ao meu lado um estupido respondeu-me deixe lá o cão já está habituado e não lhe faz mal.
:evil: :evil:
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda dez 08, 2003 5:58 pm

Quando estava a aprender a conduzir parava nas passadeiras apenas para deixar os cães atravessar as ruas (zona movimentada de Lisboa) para as pessoas não parava. O instrutor passava-se comigo e com razão mas era inconsciente, eu juro, claro que não queria atropelar ninguém mas aos cães via logo, aos humanos nem por isso. Enfim, também devo ter pancada de certeza. Tanquilizem-se, eu agora já vejo todos os seres vivos que estão na passadeira (os gritos do instrutor serviram para alguma coisa).
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

segunda dez 08, 2003 9:55 pm

Ois

Doque se ser assim me faz ser "anormal" então digo que prefiro e que adoro ser assim. Hj em dia tenho pena unica e exclusivamente pelos animais. Sou capaz de fazer kms por causa de um animal, sou capaz de comprar para um animal qq coisa que ele necessite nem que para isso fique sem dinheiro. As pessoas são intriguistas. cinicas hipocritas na sua generalidade e encontrei nos animais a fidelidade e pureza de sentimentos que hj em dia os humanos já não sabem dar. Podem chamar-me o que quiserem que eu não tou nem ai, gosto de mim assim , aliás adoro.me assim. Um animal tira-me o sono mas uma pessoa não faz a mais pequena mossa, portanto viva aos ANORMAIS como nós :p

Fiquem bem

Sandra Albuquerque
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça dez 09, 2003 10:47 am

Bom pessoal, podem-me chamar tambem de anormal, por pensar da mesma forma que voces que eu nao me importo.
Aliás, no meu local de trabalho os meus colegas acham que eu sou realmente Maluca, pela paixao que eu tenho por animais, especialmente por caes.
Pelos meus caes (e nao só) eu faço tudo o que estiver ao meu alcançe para os ver bem e felizes.Da parte deles eu tenho a certeza que vou receber sempre amor, carinho, dedicaçao e lealdade, quanto ás pessoas...salvo raras excepçoes.. .só nao nos espetam a faca nas costas se nao puderem.
Azda
Membro Júnior
Registado: quarta out 15, 2003 4:51 pm

quinta dez 11, 2003 6:12 pm

ois:

Comigo passa-se exactamente a mm coisa... os meus amigos costumam dizer que eu não devo ser humana....
Sofro mais ao ver um cão abandonado que um sem abrigo... um cão faminto que uma pessoa a pedir esmola... acabo por eu também achar que n sou normal... !!!

Tento não ver filmes que metam cães se não é uma choradeira pegada...

Se és maluquinho não és o único
beijod
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quinta dez 11, 2003 6:23 pm

Comigo já é diferente. Eu sempre senti muito mais pelos animais que pelos humanos, acho que seja por um instinto de proteção qualquer, visto que os humanos se podem defender sózinhos ou têm quem os defenda com mais facilidade do que com os animais. Noto também que me emociono muito mais qd vejo um filme com animais por exemplo. Mas o que me custa mesmo e me aflige muito a ponto de por vezes ficar sem reação é ver um animal gravemente ferido ou com muitas dores, isso já me deixou sem dormir.
Com humanos não me mete impressão absolutamente nenhuma se for preciso até injeções dou, já a um cão...só se não tiver mais quem dê. :roll:
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta dez 11, 2003 9:05 pm

Sempre senti mais pelos animais ( e agora também pelas plantas, vim a descobrir) do que pelos sere humanos. Também a mim me faz mais impressão ver um cão ferido e abandonado do que um mendigo a pedir esmola. Se calhar isso faz de mim um ser estranho, mas prefiro assim.
Tenho mais vezes pesadelos em que maltratam os meus cães/passarinho/plantas do que aqueles em que magoam pessoas que, de certa forma, são importantes para mim. São sonhos asolutamente aterrorizantes que me dão sempre o mote para ir contratar guardas armados para fortalecer a protecção da minha casinha.
Só é pena que quem não tenha animais não possa compartilhar isto. a maior parte das pessoas que conheço que não têm bichos dizem que gostam deles mas é só pelo aspecto. Provavelmente nunca saberão o que é esse sentimento de amor e de amizade que nós (os estranhos amantes de animais) temos pelas "criaturas".
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sábado dez 13, 2003 7:12 pm

Pois a mim enoja-me viver numa sociedade onde se põem os animais a dormir na cama e a comer à mesa e se abandonam os pais e os avós em hospitais e lares. Tantos animais abandonados nas férias? pois sim, vão fazer uma visita às enfermarias dos hospitais, e vejam quantas pessoas abandonadas lá há, porque os familiares foram de férias e despejaram os velhos à porta da urgência. Eu gosto muito de animais, mas pôr um cão ou um gato à frente de uma vida humana, isso já não me cabe na cabeça.
Responder

Voltar para “Cães”