Limpeza dos dentes: anestesia geral/sedação/sangue frio?
Moderador: mcerqueira
Levei o meu cão fazer o check-in anual e descobri que a mudança de clima, de água e da dieta provocou o aparecimento de tártaro em 3 dentes.
A veterinária ofereceu-se limpar os dentes ao bicho mas avisou que ele teria que ficar sob efeito da anestesia geral.
Para ser franca, fiquei chocada. Até hoje a limpeza dos dentes do meu cão sempre foi feita em "sangue frio". O barbudo franzia nariz e tentava virar a cabeça e mais nada. E a ideia fazer anestesia geral com entubação para limpar três dentinhos não me caiu bem.
Para não tomar decisões precipitadas, pedi segunda, terceira e quarta opiniões e só vim descobrir que todos os vet's tinham ideias diferentes e sabiam defende-las com lógica e convicção.
O resultado: estou completamente baralhada e continuo sem saber qual é a melhor maneira de tirar o tártaro dos dentes do meu cão.
A ideia lógica "escolher o vet em quem confio mais e deixa-lo convencer-me" neste caso não funciona porque não posso dizer que confio em algum vet em particular. Estou bastante satisfeita com a clínica que uso agora, mas a coisa mais complicada que nos fizeram ali era a injecção de anti-histamínico depois da picada da abelha. Também não posso basear a minha escolha no conselho do meu vet de Moscovo porque as clínicas ali e aqui têm as técnicas, os métodos e os medicamentos muito diferentes.
Entretanto, passou-me pela cabeça perguntar aqui como é que os foristas limpam dentes aos seus cães. Dão ossos? Usam truques caseiros como pasta de tomate? Manuseiam o gancho e tiram tártaro pessoalmente sem ajuda? Levam os cães à clínica? Não ligam?
Atenção: eu não tenciono adoptar cegamente a maneira que usa a maioria dos foristas. Tomarei a minha decisão pesando todos os pros e contras. Mas eu sei o que fazem na Rússia e tenho curiosidade em saber o que fazem aqui.
A veterinária ofereceu-se limpar os dentes ao bicho mas avisou que ele teria que ficar sob efeito da anestesia geral.
Para ser franca, fiquei chocada. Até hoje a limpeza dos dentes do meu cão sempre foi feita em "sangue frio". O barbudo franzia nariz e tentava virar a cabeça e mais nada. E a ideia fazer anestesia geral com entubação para limpar três dentinhos não me caiu bem.
Para não tomar decisões precipitadas, pedi segunda, terceira e quarta opiniões e só vim descobrir que todos os vet's tinham ideias diferentes e sabiam defende-las com lógica e convicção.
O resultado: estou completamente baralhada e continuo sem saber qual é a melhor maneira de tirar o tártaro dos dentes do meu cão.
A ideia lógica "escolher o vet em quem confio mais e deixa-lo convencer-me" neste caso não funciona porque não posso dizer que confio em algum vet em particular. Estou bastante satisfeita com a clínica que uso agora, mas a coisa mais complicada que nos fizeram ali era a injecção de anti-histamínico depois da picada da abelha. Também não posso basear a minha escolha no conselho do meu vet de Moscovo porque as clínicas ali e aqui têm as técnicas, os métodos e os medicamentos muito diferentes.
Entretanto, passou-me pela cabeça perguntar aqui como é que os foristas limpam dentes aos seus cães. Dão ossos? Usam truques caseiros como pasta de tomate? Manuseiam o gancho e tiram tártaro pessoalmente sem ajuda? Levam os cães à clínica? Não ligam?
Atenção: eu não tenciono adoptar cegamente a maneira que usa a maioria dos foristas. Tomarei a minha decisão pesando todos os pros e contras. Mas eu sei o que fazem na Rússia e tenho curiosidade em saber o que fazem aqui.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am
Aqui e também no Mexico, anestesia geral , a Tuga (maltes) sofre bastante de tartaro (nao roi os ossos de pele,so sabe lamber) ) todos os dias lhe dou um greenie e ela come aquilo e adora , tem ajudado a manter as dentuças melhores , também comprei uns lencinhos que se enrola no dedo pra limpar os dentes (nao gostei ).Uma vez por ano ela faz limpeza ,e sempre foi com anestesia geral nunca me deram outra escolha.
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
Olá Sobaka, não fique ansiosa por causa disto.sobaka Escreveu:Entretanto, passou-me pela cabeça perguntar aqui como é que os foristas limpam dentes aos seus cães. Dão ossos? Usam truques caseiros como pasta de tomate? Manuseiam o gancho e tiram tártaro pessoalmente sem ajuda? Levam os cães à clínica? Não ligam?
Os meus cães comem ração e, apesar de ocasionalmente lhes lavar os dentes com pasta enzimática e terem ossos de couro à disposição (que eles roem todos os dias), forma-se sempre tártaro. Sempre que vou ao Vet com eles (vacinas por exemplo), peço para ele retirar a pedra que se formou desde a consulta anterior. O processo é absolutamente simples: sem qualquer tipo de calmante o Vet levanta o lábio expondo os dentes e retira a pedra com uma "faca" (desconheço o nome do instrumento).
Um deles, na primeira vez que foi submetido a este tratamento, até permaneceu sentado. Agora já não fica quieto mas continua a ser fácil: deita-se e segura-se o cão de lado e num instante está com os dentes limpos.
Sempre pensei que a necessidade de sedar os cães dependesse apenas do stress ou incapacidade de os manter quietos por serem muito fortes.
O meu primeiro cocker não "deixava" que o vet lhe mexesse nos dentes como estes deixam mas nem por isso era sedado. O vet fazia tudo como descrevi atrás só que "açaimava" o cão com uma tira de gaze.
Boa sorte!
Vão sedar o seu cão por causa de 3 dentes com tártaro?
Mas o tártaro está assim tão mau nesses 3 dentes que não possa resolver-se com ele acordado?
Mas o tártaro está assim tão mau nesses 3 dentes que não possa resolver-se com ele acordado?
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Intubação para limpar os dentes? Para limpar os dentes não é necessário usar um anestésico iniba o reflexo respiratório e implique ventilação mêcanica. Os cães são sedados para fazerem radiografias à anca e não são intubados. Tem a certeza que não é um destes que o veterinário pleneia usar?sobaka Escreveu: A veterinária ofereceu-se limpar os dentes ao bicho mas avisou que ele teria que ficar sob efeito da anestesia geral.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
Um osso do fémur da vaca, ajuda a manter os dentes limpos.
O meu mais velho, como teve que ser submetido a uma cirurgia, aproveitaram a anestesia e limparam-lhe os dentes.
O meu mais velho, como teve que ser submetido a uma cirurgia, aproveitaram a anestesia e limparam-lhe os dentes.
<p> Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Pelo que sei, é um procedimento normal. Não sei em que dentes são, mas se são nos molares é a forma que os Vets têm de trabalhar mais à vontade.
Normalmente são instrumentos electricos, e causam algum desconforto ao cão, pelo que se ele não estiver quieto, pode magoar-se.
Leah, vou enviar-lhe uma pm a explicar uma alternativa, futura.
Normalmente são instrumentos electricos, e causam algum desconforto ao cão, pelo que se ele não estiver quieto, pode magoar-se.
Leah, vou enviar-lhe uma pm a explicar uma alternativa, futura.

Há uns produtos desinfectantes parecidos com os que você usa para limpar os seus próprios dentes que usados nas doses adequadas servem perfeitamente para o canino..
Os efeitos secundários de uma anestesia geral são muitissimo mais gravosos para o animal do que a existência de tártaro, por si só, em 3 pequenos dentes.
Os efeitos secundários de uma anestesia geral são muitissimo mais gravosos para o animal do que a existência de tártaro, por si só, em 3 pequenos dentes.
SAbe quais os efeitos a longo prazo de má higiene oral em cães, principalmente de pequena dimesão ?peterpap1 Escreveu:Há uns produtos desinfectantes parecidos com os que você usa para limpar os seus próprios dentes que usados nas doses adequadas servem perfeitamente para o canino..
Ah pois, não sabe.
<strong>As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância </strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei
não concordo que se use produtos próprios para seres humanos em animais.
e o tártaro não é algo que saia facilmente.
eu uso uma pasta enzimática própria nos meus cães, mas o tártaro quando instalado é de difícil remoção pelo que o vet aconselha sedação.
tenho um amigo cuja cadela tinha bastante tártaro e foi sedada para a limpeza ser mais eficaz e profunda.
mas não foi anestesia geral, foi apenas um sedativo para que ela estivesse quieta.
o meu cão levou o mesmo sedativo para tirar pontos e mudar um penso de uma perna. unicamente para que não se magoasse ao movimentar-se.
se conseguirem fazer sem sedação seria óptimos, mas nem sempre é possível.
e o tártaro não é algo que saia facilmente.
eu uso uma pasta enzimática própria nos meus cães, mas o tártaro quando instalado é de difícil remoção pelo que o vet aconselha sedação.
tenho um amigo cuja cadela tinha bastante tártaro e foi sedada para a limpeza ser mais eficaz e profunda.
mas não foi anestesia geral, foi apenas um sedativo para que ela estivesse quieta.
o meu cão levou o mesmo sedativo para tirar pontos e mudar um penso de uma perna. unicamente para que não se magoasse ao movimentar-se.
se conseguirem fazer sem sedação seria óptimos, mas nem sempre é possível.

sub-fórum Chow Chow http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=176
Ah pois não sei, não sei, não sei, não sei... mas você sabe! Sabe perfeitamente que uma má higiene oral nos cães tem uma dimensão imensurável - aliás o efito de uma deficiente higiene oral em qualquer animal seja caseiro ou selvagem pode causar danos futuros irreversíveis... Deve-se anestesiar os animais que sofrem de tártaro, assim como se deve dar assistência às pessoas que sofrem de tártaro, caries e outras doenças mais complexas...VascoV2 Escreveu:SAbe quais os efeitos a longo prazo de má higiene oral em cães, principalmente de pequena dimesão ?peterpap1 Escreveu:Há uns produtos desinfectantes parecidos com os que você usa para limpar os seus próprios dentes que usados nas doses adequadas servem perfeitamente para o canino..
Ah pois, não sabe.
Ignore chowista...é o desocupado do costume que se liga ao fim de semana para que lhe dêm atenção...
<strong>As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância </strong>
VascoV2 Escreveu:Ignore chowista...é o desocupado do costume que se liga ao fim de semana para que lhe dêm atenção...

Você tem toda a razão - tem de se dar anestesia canina pra tirar o tártaro-... que é feio e faz muito mal aos dentinhos dos nossos rafeirinhos....
VascoV você é mesmo um expert - eu acho que os leitores deste fórum têm mesmo de seguir os seus conselhos com muita, MAS mesmo muita atenção.
Não, não, nem levantou a gengiva. Mas entendi que era o procedimento habitual nesta clínica.LuMaria Escreveu:Vão sedar o seu cão por causa de 3 dentes com tártaro?