PRECISO DE AJUDA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ana_Teresa
Registado: segunda jul 29, 2002 2:15 am

segunda jul 29, 2002 2:48 am

Boa noite, amigos.
Tenho dois cães machos e sem raça definida com cerca de 4 anos. Cresceram juntos mas, até hoje, não se definem hierarquicamente entre eles. De vez em quando, lutam entre si. O mais novo é também o mais pequeno (12 kg) e tem um cruzamente com Epagneul Breton (já me disseram que pode ser uma raça muito difícil). é super nervoso, super carente, super desconfiado e hiper ciumento. Normalmente, as confusões começam sempre com ele pois tenta impor-se ao mais velho, maior (20kg) e muito mais calmo «mano» que é um doce canídeo mas cuja paciência também tem limites. Já falei com diversos veterinários que até já receitaram calmantes ao arruaceiro. Sem resultado. Alguém pode dar sugestões?
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

segunda jul 29, 2002 10:31 am

Cara Ana Teresa,

Os seus cães estão a disputar hierarquias e está visto que o mais pequeno, quer dominar.
Nesta parte, não devemos interferir.

No entanto, não deve permitir que tal comportamento, se torne um hábito e com isso, se vá agravando a intensidade das lutas.
Sempre que se peguem à pancada, à sua frente, deve repreender os dois e depois, deitá-los no chão, lado a lado, durante alguns segundos. Continuando a rosnarem um ao outro, volte a repreender, diga NÃO e mantenha-nos deitados, lado a lado. Seja firme!

Logo após esta "operação", brinque com os dois em simultâneo.

Boa sorte,
Paula
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda jul 29, 2002 3:38 pm

Ola Ana Teresa
O relacionamento dos cães em matilha passa , normalmente , pela definição da hierarquia dessa mesma matilha. Nem sempre o cão mais velho será o chefe da matilha mas sim aquele que melhor apetência e temperamento tiver para isso . No caso dos seus , como disse a Madona , existe uma luta pela liderança da hierarquia. Também não nos compete a nós tentar minar essa definição de hierarquia pois , geralmente , quando o fazemos só vamos piorar as situações. Conheço casos em que os donos entendem que um cão por ser o mais velho terá que ser o chefe da matilha apesar de o ou os restantes não o reconhecerem como tal o que irá implicar em necessarias disputas entre eles.
O que devemos fazer nestas situações é evitar disputas demasiado acesas evitando , contudo interferir na definição da hierarquia.Nesse aspecto os conselhos da Madona são acertados.
Em ultimo caso pode-se recorrer á castracção de um ou mais deles o que lhes vai reduzir a agressividade.Não que resolva por si a questão da hierarquia mas pode reduzir a intensidade da disputa pela mesma.

Saudações
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jul 29, 2002 4:16 pm

Olá Teresa
Acho que já foi tudo dito nas mensagens anteriores.
Há aí uma disputa. E, falando pela minha experiência, como tenho bretons e fez referência a que o cachorro mais novo tem um cruzamento de breton, é verdade que são um pouco nervosos, próprio de serem de caça.
O meu breton mais novo com quase 2 anos ainda hoje se tenta impor ao breton mais velho, 4 anos. O mais velho geralmente não lhe liga nenhuma, até lhe faltar a paciência e aí o abocanhar, até o outro se submeter e tudo normaliza. Práticamente não preciso de interferir(embora os controle sempre á distância), talvez daí tambem eles acabarem sempre por se entenderem.
Se tiver que interferir entre eles, tem que agir para os dois, porque senão o outro começa a "sentir" que lhe estão dando força e cada vez fará pior.
A Madonna deu a maneira correcta para agir perante os 2, quando se pegarem. Não deixe é esse tipo de situação se agravar. Aja no momento certo e com o tempo tudo se deve normalizar.
carlalex
Membro Júnior
Registado: quarta fev 27, 2002 4:37 pm

segunda jul 29, 2002 5:09 pm

Eu também estou a atravessar um problema idêntico, pois tenho um São Bernardo com 15 meses e uma rafeirinha arraçada de husky com quase 2 anos ( Já operada) , e ultimamente ele não deixa a cadela chegar-se a nos e tem tendência a ficar agressivo para ela, há cerca de 6 meses tinha uma caniche junta com eles e ele mordeu-a toda inclusive teve que recorrer a uma cirurgia e fazerem-lhe reconstituição de órgãos, felizmente sobreviveum mas está separada deles. Ele é muito dócil para as pessoas bruto, por causa do peso( 70Kg).
Ana_Teresa
Registado: segunda jul 29, 2002 2:15 am

segunda jul 29, 2002 7:40 pm

Obrigada pela vossa colaboração. O problema é mesmo bastante grave porque, quando as lutas acontecem, nenhum dos cães quer ceder. Já tentei não interferir mas os ferimentos podem ser bastante graves. O mais velho já teve de ter o ficinho cosido porque foi perfurado. O mais novo partiu um canino. A tendencia é que o mais velho tente agarrar a cabeça (garganta, pescoço, etc) e o mais novo ataca as patas dianteiras. Não respondem a qualquer tipo de comando e a única maneira que tenho de os separar é agarrando pelas coleiras (são semi estranguladoras) e puxando. Não consigo mantê-los juntos, deitados (submetidos a mim, portanto) pois continuam a tentar abocanhar-se. Tenho de separa-los imediatamente. Já pensei na castração. Acham que pode mesmo resolver o problema?
Obrigada uma vez mais pelo apoio. Não conhecia este Forum mas é fantástico.
Responder

Voltar para “Cães”