Como parar as lutas quando é para comer ou brincar?
Moderador: mcerqueira
Ah, e ensinar ás meninas o comando senta. Isso ajuda a acalmar ânimos.
Sentar antes de colocar o prato á disposição.
Sentar antes de colocar o prato á disposição.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
E separar para quê se pode tentar resolver a situação? Para mais tarde ter 2 animais que não se dão como a anja?anja-azul Escreveu:não percebo porque não as pode separar. não podem entrar em casa pelo menos para comerem?
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am
Eu dou de comer a 5 ao mesmo tempo e todas elas sabem qual é o seu lugar, quando saio a porta da cozinha com as tigelas todas na mão todas elas se colocam no seu sitio à espera e nenhuma vai ao comer da outra, quando acabam de comer começam a circular mas sem interromperem a refeição da colega do lado.
Ao principio ficava perto delas para controlar, agora já não é necessário ficar, porque sei que ninguem vai ao comer de ninguem.
Ao principio ficava perto delas para controlar, agora já não é necessário ficar, porque sei que ninguem vai ao comer de ninguem.
<p>Moinho do Céu</p>
<p>Teresa</p>
<p>Teresa</p>
comportamento gera comportamento.
a dona não pode entrar em panico e começar a gritar para que elas parem.
assim, será só mais um elemento de agitação.
percebe-se pelos relatos que a dona tem medo de as separar fisicamente:
medo de ser mordida, medo de se calhar não ter força para as apartar.
isso é que não pode ser... os cães sentem quem vacila e quando vacila, se não tem sangue frio suficiente para as treinar, se não se sente capaz de enfrentar os rosnados e se acha que não vai ser capaz de segurá-las pelo cachaço na hora da verdade....
então pense bem se será de bom senso, ter dois animais que poderão ser incompativeis durante semanas, meses ou a vida toda.
ensinar o senta e o deita... o fica, ok isso é bom.... mas é paliativo.
a liderança cimenta-se sem margem para duvidas no dia a dia e estas cadelas precisam de liderança como pão prá boca.
pulso firme e sem medo, caso contrario vai haver danos colaterais daqui a nada.
quem tem medo de voar não pode ser piloto....
a dona não pode entrar em panico e começar a gritar para que elas parem.
assim, será só mais um elemento de agitação.
percebe-se pelos relatos que a dona tem medo de as separar fisicamente:
medo de ser mordida, medo de se calhar não ter força para as apartar.
isso é que não pode ser... os cães sentem quem vacila e quando vacila, se não tem sangue frio suficiente para as treinar, se não se sente capaz de enfrentar os rosnados e se acha que não vai ser capaz de segurá-las pelo cachaço na hora da verdade....
então pense bem se será de bom senso, ter dois animais que poderão ser incompativeis durante semanas, meses ou a vida toda.
ensinar o senta e o deita... o fica, ok isso é bom.... mas é paliativo.
a liderança cimenta-se sem margem para duvidas no dia a dia e estas cadelas precisam de liderança como pão prá boca.
pulso firme e sem medo, caso contrario vai haver danos colaterais daqui a nada.
quem tem medo de voar não pode ser piloto....
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
como a anja e como muitos que não foram aconselhados a tempo. porque a convivência entre cadelas nem sempre é fácil nem se resolve com mezinhas nem boas vontades. quando há 2 cadelas dominantes e nenhuma cede, as coisas não são fáceisLuMaria Escreveu:E separar para quê se pode tentar resolver a situação? Para mais tarde ter 2 animais que não se dão como a anja?anja-azul Escreveu:não percebo porque não as pode separar. não podem entrar em casa pelo menos para comerem?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
isso são os seus. nem todossão iguais. a estrela no hotel com n cães brigava quando comia junto deles. na escola briga quando lhe cheira a comida e os outros a desafiam. em casa, adora o cão, mas se comem juntos, há pancadaria.cada caso é um caso e há que saber disso.para quê fomentar o conflito?Moinhodoceu Escreveu:Eu dou de comer a 5 ao mesmo tempo e todas elas sabem qual é o seu lugar, quando saio a porta da cozinha com as tigelas todas na mão todas elas se colocam no seu sitio à espera e nenhuma vai ao comer da outra, quando acabam de comer começam a circular mas sem interromperem a refeição da colega do lado.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Bem, eu tenho 6 cadelas e 2 cães. Das cadelas, apenas uma com 6 meses ainda não foi esterilizada.
Comem todos juntos... ou comiam. Sexta feira passada houve briga feia entre as duas cadelas que se conhecem há mais tempo (2 anos) : uma velhota, com cerca de 11 anos, que viveu uma vida miserável, acorrentada e com muitos dias de fome, e uma jovem, agora com dois anos e meio, criada com gatos, desvairadinha mas doce, e que sempre acatou a liderança da outra.
Fui pôr a comida, em taças separadas, como sempre e, como sempre, a mais nova debicava das malgas todas, excepto da da Camila - a mais velha - que rosna e defende a comida como se ainda não a tivesse como segura, embora nunca tenha tentado morder, e a mim nem rosna sequer. Deixei-as sossegadas no pátio, enquanto eu própria começava a preparar o meu almoço, quando ouvi uma grande algazarra com urros e gritos. A Camila e a Flor (a doidinha meiga) estavam engalfinhadas e a morderem-se a sério! Não foi fácil manter a cabeça fria e a calma, mas rapidamente peguei na mangueira e liguei-a com um jacto forte, apontado ao focinho das duas. Ficaram ensopadas e quase as afoguei, a Camila já pedia clemência, deitada de costas, e a outra a morder... longe de mim ir lá pôr a mão, que as gajas estavam possuidas. Por fim, pararam e afastaram-se uma da outra, a sacudirem-se. Como a Camila é velhota e tem pêlo comprido, e estava a coxear de uma pata traseira, trouxe-a logo para dentro de casa, para ver a dimensão dos ferimentos e a enxugar; a Flor estava a lamber as patas, mas sinceramente não me preocupei, com o pêlo rasinho e branco (e encharcado) não havia marcas algumas, e desde então tem estado a ser ignorada.
A Camila não tinha ferimentos que justificassem uma ida ao vet imediata, e começou a comer afincadamente de uma taça dos gatos...
, de maneira que fui trabalhar, deixando-a aconchegada e isolada (nem cães nem gatos ao pé). Quando a levei ao vet, ao fim da tarde, verificamos que os ferimentos não eram graves, mas estavam distribuidos por todo o corpo (até uma sobrancelha foi rapadinha...) e havia, sobretudo, muitos hematomas.
Agora a Camila está cá dentro, a levar antibiótico de 12 em 12 horas durante 15 dias, anti-inflamatório durante 8 e... continua a rosnar quando ponho comida às outras: vai para o pé da sua taça (vazia) e rosna. Encho-a, olha para mim, abana o rabo, come. Se ouve as outras ou vislumbra um gato, rosna, e come com mais afinco....
Não houve problemas com os outros, que continuam a comer juntos. Acho que a Flor assumiu a liderança e esta é aceite. Mas não vai ser fácil juntar a Camila ao grupo, de novo... a próxima quinzena será tranquila, depois, a pouco e pouco, passará algum tempo com os outros, nas horas de tranquilidade e sob supervisão. Estarei atenta, e pronta a intervir mal veja uma cauda levantada e orelhas espetadas, mas duvido muito que a Camila "deponha a coroa" e voltem a poder ficar juntas a tempo inteiro. A ideia que me dá é que esta ocorrência foi a "gota d'água" numa medição de forças que, até aqui, tinha acontecido de forma pacífica.
Comem todos juntos... ou comiam. Sexta feira passada houve briga feia entre as duas cadelas que se conhecem há mais tempo (2 anos) : uma velhota, com cerca de 11 anos, que viveu uma vida miserável, acorrentada e com muitos dias de fome, e uma jovem, agora com dois anos e meio, criada com gatos, desvairadinha mas doce, e que sempre acatou a liderança da outra.
Fui pôr a comida, em taças separadas, como sempre e, como sempre, a mais nova debicava das malgas todas, excepto da da Camila - a mais velha - que rosna e defende a comida como se ainda não a tivesse como segura, embora nunca tenha tentado morder, e a mim nem rosna sequer. Deixei-as sossegadas no pátio, enquanto eu própria começava a preparar o meu almoço, quando ouvi uma grande algazarra com urros e gritos. A Camila e a Flor (a doidinha meiga) estavam engalfinhadas e a morderem-se a sério! Não foi fácil manter a cabeça fria e a calma, mas rapidamente peguei na mangueira e liguei-a com um jacto forte, apontado ao focinho das duas. Ficaram ensopadas e quase as afoguei, a Camila já pedia clemência, deitada de costas, e a outra a morder... longe de mim ir lá pôr a mão, que as gajas estavam possuidas. Por fim, pararam e afastaram-se uma da outra, a sacudirem-se. Como a Camila é velhota e tem pêlo comprido, e estava a coxear de uma pata traseira, trouxe-a logo para dentro de casa, para ver a dimensão dos ferimentos e a enxugar; a Flor estava a lamber as patas, mas sinceramente não me preocupei, com o pêlo rasinho e branco (e encharcado) não havia marcas algumas, e desde então tem estado a ser ignorada.
A Camila não tinha ferimentos que justificassem uma ida ao vet imediata, e começou a comer afincadamente de uma taça dos gatos...

Agora a Camila está cá dentro, a levar antibiótico de 12 em 12 horas durante 15 dias, anti-inflamatório durante 8 e... continua a rosnar quando ponho comida às outras: vai para o pé da sua taça (vazia) e rosna. Encho-a, olha para mim, abana o rabo, come. Se ouve as outras ou vislumbra um gato, rosna, e come com mais afinco....
Não houve problemas com os outros, que continuam a comer juntos. Acho que a Flor assumiu a liderança e esta é aceite. Mas não vai ser fácil juntar a Camila ao grupo, de novo... a próxima quinzena será tranquila, depois, a pouco e pouco, passará algum tempo com os outros, nas horas de tranquilidade e sob supervisão. Estarei atenta, e pronta a intervir mal veja uma cauda levantada e orelhas espetadas, mas duvido muito que a Camila "deponha a coroa" e voltem a poder ficar juntas a tempo inteiro. A ideia que me dá é que esta ocorrência foi a "gota d'água" numa medição de forças que, até aqui, tinha acontecido de forma pacífica.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Não, elas não entram em casa, nem os gatos. por mim entravam, mas não podem mesmo por causa dos pais.
E sim, é a serra da estrela que gosta de ir ver o que é que a outra está a comer, mas e a Luna (a preta) que fica com ciumes quando a serra se aproxima de mim.Mas só se pegaram uma vez comigo a beira, a brincar, que foi ontem a noite dentro da casota.
Uma vez estavam a comer, e eu estava a beira, e elas pegaram-se e tentei separa las, e a serra mordeu me em cheio na perna, mas não foi de propósito parece me, a Luna estava perto da minha perna, e ela deve ter confundido.
Mas ok, quanto ao elas comerem a ração conforme lhes apetece, eu tiro passado 5 min (acho que isso aconteceu porque elas sabem que há comidas bem melhores que a ração,e então fazem birra), e fico lá a beira com elas.
o meu namorado já tem mais coragem de pegar a serra pelo pescoço atrás e puxa la para longe da Luna, eu é que ainda não tenho essa coragem, devido à mordidela que me deu.
E sim, é a serra da estrela que gosta de ir ver o que é que a outra está a comer, mas e a Luna (a preta) que fica com ciumes quando a serra se aproxima de mim.Mas só se pegaram uma vez comigo a beira, a brincar, que foi ontem a noite dentro da casota.
Uma vez estavam a comer, e eu estava a beira, e elas pegaram-se e tentei separa las, e a serra mordeu me em cheio na perna, mas não foi de propósito parece me, a Luna estava perto da minha perna, e ela deve ter confundido.
Mas ok, quanto ao elas comerem a ração conforme lhes apetece, eu tiro passado 5 min (acho que isso aconteceu porque elas sabem que há comidas bem melhores que a ração,e então fazem birra), e fico lá a beira com elas.
o meu namorado já tem mais coragem de pegar a serra pelo pescoço atrás e puxa la para longe da Luna, eu é que ainda não tenho essa coragem, devido à mordidela que me deu.
-
- Membro
- Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm
Boa tarde
Eu que pensava que as brigas por causa da comida eram "casos isolados" e que só acontecia comigo ...
As minhas cadelas quando eram mais novas comiam juntas. Depois tinha que estar alguém ao pé delas, pois elas comiam e rosnavam ao mesmo tempo. Agora têm que comer separadas (uma na cozinha e outra na rua) e nem convivem pacificamente as duas juntas dentro de casa.
As brigas delas eram e são violentas e só as separo com a mangueira, ao ponto de uma ter ficado com um edema e ver-se claramente a marca do dente da outra, e isto tudo por causa da comida, com a agua já não acontece, felizmente...
Dei o exemplo da agua, porque parece-me que por terem agua sempre disponível não brigam, se tivessem ração sempre disponível (tinham que estar habituadas) provavelmente também não brigavam ou brigavam na mesma ??
Cumprimentos
Eu que pensava que as brigas por causa da comida eram "casos isolados" e que só acontecia comigo ...
As minhas cadelas quando eram mais novas comiam juntas. Depois tinha que estar alguém ao pé delas, pois elas comiam e rosnavam ao mesmo tempo. Agora têm que comer separadas (uma na cozinha e outra na rua) e nem convivem pacificamente as duas juntas dentro de casa.
As brigas delas eram e são violentas e só as separo com a mangueira, ao ponto de uma ter ficado com um edema e ver-se claramente a marca do dente da outra, e isto tudo por causa da comida, com a agua já não acontece, felizmente...
Dei o exemplo da agua, porque parece-me que por terem agua sempre disponível não brigam, se tivessem ração sempre disponível (tinham que estar habituadas) provavelmente também não brigavam ou brigavam na mesma ??
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am
Nunca brigaram por causa de comer, mas também estou sempre presente isto é agora que aproveito enquanto comem para limpar ou fazer outra coisa, mas até à uns bons meses atrás estava ao pé delas e cada uma que saia do seu sítio eu fazia-a voltar para lá, foi assim durante muito tempo todos os dias de manhã e à noite. Eu sei que há cães e cães e que nem todos se comportam da mesma maneira, mas se calhar o mais provável foi a dona deixar que isso acontecesse. Agora é dificil porque 2 cadelas que se pegam por comer se tiveres que ser separadas dificilmente se vão aceitar novamente. E o problema é pegarem-se a 1ª vez.anja-azul Escreveu:isso são os seus. nem todossão iguais. a estrela no hotel com n cães brigava quando comia junto deles. na escola briga quando lhe cheira a comida e os outros a desafiam. em casa, adora o cão, mas se comem juntos, há pancadaria.cada caso é um caso e há que saber disso.para quê fomentar o conflito?Moinhodoceu Escreveu:Eu dou de comer a 5 ao mesmo tempo e todas elas sabem qual é o seu lugar, quando saio a porta da cozinha com as tigelas todas na mão todas elas se colocam no seu sitio à espera e nenhuma vai ao comer da outra, quando acabam de comer começam a circular mas sem interromperem a refeição da colega do lado.
<p>Moinho do Céu</p>
<p>Teresa</p>
<p>Teresa</p>
As cadelas que brigam por causa do comer, deixaram-nas andar a comer do prato umas das outras?
sim. ao inicio quando ainda não se pegavam, elas trocavam automaticamente as pias sem se rosnar. quando a serra chegava, a luna ia pa outra pia, e assim sucessivamente.LuMaria Escreveu:As cadelas que brigam por causa do comer, deixaram-nas andar a comer do prato umas das outras?
Se eu castrar pelo menos uma, irá melhorar?
Devia castrar as duas. Quando o cio chegar vai ser um virote por aí. Mas a castração não vai terminar o conflito. Cá em casa quem manda é a fémea esterilizada e a outra nem levanta cabelo.Brininha Escreveu:sim. ao inicio quando ainda não se pegavam, elas trocavam automaticamente as pias sem se rosnar. quando a serra chegava, a luna ia pa outra pia, e assim sucessivamente.LuMaria Escreveu:As cadelas que brigam por causa do comer, deixaram-nas andar a comer do prato umas das outras?
Se eu castrar pelo menos uma, irá melhorar?
Mas o seu comportamento com elas é que tem de mudar. Se não é capaz, procure ajuda. Fémeas à luta é até à morte se as deixarem e não há necessidade.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
as minhas foram esterilizadas há dois anos, na altura em que se conheceram... a esterilização atenua as lutas "hormonais", mas não as territoriais. As minhas vieram sem educação alguma, uma com 6 meses e outra com 9 anos... a mais nova, apesar de amorosa, é das criaturas mais "burrinhas" que já conheci, a mais velha já não consigo mudar. Apesar de mais pequena e roliça, desde sempre mostrou quem mandava, quer tentando montar a mais nova, quer revelando hábitos "masculinos", como levantar a pata para fazer xixi...
Eu não tenho disponibilidade para escolas, mas tenho facilidade em mantê-las separadas e é isso que farei. Ao contrário dos machos, as cadelas não mostram piedade quando o adversário se deita e, é mesmo verdade, se as deixarem ou estiverem para aí viradas, lutam mesmo até à morte.
Uma forma de as controlar (preferencialmente com ajuda, porque é preciso segurar as duas) será agarrá-las pelas patas traseiras, de forma a não terem esse apoio. Mas se puder, arranje um treinador...

Uma forma de as controlar (preferencialmente com ajuda, porque é preciso segurar as duas) será agarrá-las pelas patas traseiras, de forma a não terem esse apoio. Mas se puder, arranje um treinador...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
O dono de um cão deve-se lembrar que faz parte de uma matilha. É a sua obrigação que o dono seja também o lider da matilha e quando esta posição não está bem definida é claro que vai haver lutas entre os cães para disputar essa posição.
É muito importante ter regras em casa e demonstrar aos cães que nada ali lhes pertence. A dona não deve permitir nunca que um cão lhe rosne e caso isto aconteça, nunca deve virar costas ao problema.
No momento que a dona demonstrar aos seus cães que ela é a lider da matilha, as lutas acabam.
PS: Aconselho vivamente passeios diários com ambos os cães em passo de corrida para lhes sugar o excesso de energia acumulada.
É muito importante ter regras em casa e demonstrar aos cães que nada ali lhes pertence. A dona não deve permitir nunca que um cão lhe rosne e caso isto aconteça, nunca deve virar costas ao problema.
No momento que a dona demonstrar aos seus cães que ela é a lider da matilha, as lutas acabam.
PS: Aconselho vivamente passeios diários com ambos os cães em passo de corrida para lhes sugar o excesso de energia acumulada.