Questões sobre o banho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta fev 10, 2011 6:20 pm

alterego Escreveu:Não faz qualquer sentido ter um cão "sujo" a conviver dáriamente comigo dentro de casa e a dormir no meu quarto.
Porque se parte do principio redutor que só os cães que tomam banho com frequência estão limpos?... não é preciso responder. É vira o disco e toca o mesmo :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

sexta fev 11, 2011 10:25 am

alterego escreveu:
Não faz qualquer sentido ter um cão "sujo" a conviver dáriamente comigo dentro de casa e a dormir no meu quarto.

Porque se parte do principio redutor que só os cães que tomam banho com frequência estão limpos?... não é preciso responder. É vira o disco e toca o mesmo
LuMaria eu não parto de principio nenhum :wink:
É apenas a minha convicção baseada na informação que fui recolhendo sobre o assunto ao longo dos anos e sei que no meu caso com os dogues alemães que tive e tenho resultou.
Não sei se tivesse um cão com outro tipo de pêlo faria o mesmo :wink:
Como em tudo na vida a higiene canina não se divide apenas entre dar banho e não dar banho...cada cão é um caso específico e o dono deve escolher a rotina de higiene que mais lhe convêm tendo em conta o tipo de pêlo, o tipo de vida e o local onde vive o cão.
Agora do meu ponto de vista, e podendo fazê-lo, prefiro decididamente dar um bom banho em vez de apenas escovar.

Cumprimentos
Margarida
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado fev 12, 2011 11:30 am

LuMaria Escreveu::? Hum... não me parece que a resposta seja essa. O rebolar é para tirar o cheiro fétido do banho, mas a euforia...
E aqueles que não tendo sequer tomado banho há pouco tempo e resolvem rebolar nos excrementos de galinha, cavalo, etc... ?
É para tirar o cheiro fétido de quê?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado fev 12, 2011 11:50 am

Li, mas já não sei onde, que os cães se rebolam noutros cheiros bem activos para disfarçar o próprio cheiro.
Seria um processo relacionado com a caça ou a sobrevivência, tipo disfarçarem-se...

Eu acho que eles pura e simplesmente não gostam do que nós gostamos.
O que achamos um belo perfume, eles acham um pivete.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sábado fev 12, 2011 12:35 pm

aisd Escreveu:Li, mas já não sei onde, que os cães se rebolam noutros cheiros bem activos para disfarçar o próprio cheiro.
Seria um processo relacionado com a caça ou a sobrevivência, tipo disfarçarem-se...

Eu acho que eles pura e simplesmente não gostam do que nós gostamos.
O que achamos um belo perfume, eles acham um pivete.
Há realmente autores que justificam dessa maneira esse costume atávico dos cães.
Também é verdade que, sendo de uma espécie diferente,os seus gostos olfactivos não são necessariamente idênticos aos nossos...

Sobre o tema em questão, dou banho aos meus cães o mínimo dos mínimos possível, isto é, dou-lhes banho apenas quando cheiram mal. Tenho cães que há 3 anos não tomam banho, e um que nos últimos meses já tomou duas vezes... O que dita calendário de banhos é a necessidade, não há prazos pré-estabelecidos.

Todos os meus cães nadam frequentemente e são escovados diàriamente, de modo que, na minha óptica, se encontram razoavelmente limpos e com o pelo em boas condições. Mas este tema permite várias respostas diferentes, como muitos outros. Cabe a cada um decidir a resposta que julga mais apropriada, sem tentar impô-la aos outros.

Só não perebo o argumento do "cheiro a cão", que vem sempre à baila... Mas afinal queriam que os cães cheirassem a quê?
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado fev 12, 2011 1:14 pm

zeca2 Escreveu:...
Só não perebo o argumento do "cheiro a cão", que vem sempre à baila... Mas afinal queriam que os cães cheirassem a quê?
A rosas, se calhar. Também não entendo tanta repugnância pelo cheiro natural de um animal saudável. Se estiver doente, aí, sim, o cheiro exalado pode ser desagradável. Mas saudável? Não dá para perceber, mesmo.

Tal como não percebo (ou melhor, até percebo, mas...) o afã na imposição dos próprios preceitos de higiene, de uma penada chamando-se porco a todos os que assim não fazem.

E só me apetece, agora, perguntar a que cheiraremos nós aos cães e se eles gostarão do nosso cheiro.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano

sábado fev 12, 2011 1:25 pm

Pedra Escreveu:
LuMaria Escreveu::? Hum... não me parece que a resposta seja essa. O rebolar é para tirar o cheiro fétido do banho, mas a euforia...
E aqueles que não tendo sequer tomado banho há pouco tempo e resolvem rebolar nos excrementos de galinha, cavalo, etc... ?
É para tirar o cheiro fétido de quê?
A minha é para ir caçar pássaros. Ou simplesmente por prazer. Felizmente bosta de cavalo não encontro. Se não, lá teria de recorrer ao xanax antes de as ir passear. Para mim claro, para manter os niveis de stress controlados.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado fev 12, 2011 6:03 pm

zeca2 Escreveu: ....
Falando por mim, só quero que as minhas rafeirosas lindas tenham o cheiro dos meus pa. Tantos anos tive 2 ou 3 pa a dormirem na cozinha e nunca me incomodou o cheiro deles. Mas estas 2 amostras de cão, conseguem-me enjoar logo pela manhã. Então em dias de chuva ......
No meu caso, acho que a IsabelNobre tocou no ponto. Realmente elas quase sempre têm o pêlo húmido porque ou se molham na chuva ou andam a brincar nos charcos que abundam no meu terreno (tenho 3 minas de água). Mas o mesmo acontecia com os pastor alemão e como têm a pele saudável concluo que provavelmente certos tipos de pelagem deixam passar mais cheiro que outras ...
Maria Jo&atilde;o
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

sábado fev 12, 2011 6:59 pm

Enquanto que o meu Yorkie vai de mês a mês ao grooming para tratar da tosquia higiénica, e lá toma banho - às vezes estico até ao mês e meio :oops: , a Micas Maria, a minha SRD pura, pouco precisa de banho - furminator no pelo, e parece veludo!!
Diga-se que ambos não deitam qq cheiro, e o Tobias só vai mesmo ao grooming pois a tal tosquia higiénica - pelos das orelhas, olhos e rabito tem mesmo de ser aparado - senão de York passa a esfregão todo porquito!!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo fev 13, 2011 11:21 am

LuMaria Escreveu:
alterego Escreveu:Não faz qualquer sentido ter um cão "sujo" a conviver dáriamente comigo dentro de casa e a dormir no meu quarto.
Porque se parte do principio redutor que só os cães que tomam banho com frequência estão limpos?... não é preciso responder. É vira o disco e toca o mesmo :roll:
Eu parto desse principio pois a maioria que vejo por aqui (e alguns até nem aparentam estar assim tão sujos) quando entram na banheira a água sai preta, escura, cheia de porcaria! Alguns precisam de 3 banhos até a água sair limpa!
E a maioria destes cães até dormem na cama com o dono, mas estão limpinhos pois são janados (usando um termo seu) com dodots.
LuMaria
Membro Veterano

domingo fev 13, 2011 11:34 am

Isso é porque não são devidamente escovados e mantidos. Perco horas com o asseio das minhas. Se calhar era mais fácil e rápido enfiá-las na banheira.
jcmsalves
Membro Júnior
Registado: sábado jan 22, 2011 1:13 pm

terça fev 15, 2011 6:35 pm

eu fui hoje com a minha Lexie (pastor belga com 2 meses) ao Vet e pus a questão dos banhos por causa do cheiro que ela emana

o que o Vet me disse foi que não devia dar agora com ela tão pequena e ainda para mais com o tempo frio como está (Mafra)

para além disso avisou-me que os banhos aos cães não melhoram em nada o cheiro dos mesmos e se for preciso uns dias depois do banho parece que cheira ainda pior que antes do banho

o que ele me aconselhou foi a lavar com toalhetes e a escovar o pelo. disse-me para pulverizar o cão com alguma loção (que ele vendia) ou com pó de talco e depois escovar para espalhar bem e que isso resulta muito bem

amanhã já vou experimentar para ver se resulta mesmo

estas soluções são para o problema do cheiro só. como a lexie ainda não vai a rua não fica toda suja e não precisa mesmo dum banho

espero ter ajudado

cumps
joão e lexie
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
terça fev 15, 2011 7:02 pm

LuMaria Escreveu:Isso é porque não são devidamente escovados e mantidos. Perco horas com o asseio das minhas. Se calhar era mais fácil e rápido enfiá-las na banheira.
Perdia mais tempo se lhes desse um banho como deve de ser, lavar depois escovar enquanto secava. Não é uma questão de ser mais fácil, porque não é. Aliás qdo me sinto preguiçosa limito-me pentear, por spray condicionador pentear com o pente mais fino debaixo das axilas e patas, limpar os ouvidos, cortar as unhas, etc etc etc. Ficam apresentáveis, mas não é a mesma coisa.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
LuMaria
Membro Veterano

terça fev 15, 2011 7:04 pm

IsabelNobre_ Escreveu:
LuMaria Escreveu:Isso é porque não são devidamente escovados e mantidos. Perco horas com o asseio das minhas. Se calhar era mais fácil e rápido enfiá-las na banheira.
Perdia mais tempo se lhes desse um banho como deve de ser, lavar depois escovar enquanto secava. Não é uma questão de ser mais fácil, porque não é. Aliás qdo me sinto preguiçosa limito-me pentear, por spray condicionador pentear com o pente mais fino debaixo das axilas e patas, limpar os ouvidos, cortar as unhas, etc etc etc. Ficam apresentáveis, mas não é a mesma coisa.
Como queira! Fico a saber que também são preguiçosos os donos que não banham exaustivamente os cães. Porcos, preguiçosos... mais algum adjectivo? Tinha piada se começasse por P, ficava o dono PPP.
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
terça fev 15, 2011 7:23 pm

LuMaria Escreveu: Como queira! Fico a saber que também são preguiçosos os donos que não banham exaustivamente os cães. Porcos, preguiçosos... mais algum adjectivo? Tinha piada se começasse por P, ficava o dono PPP.
Não foi isso que eu disse.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”