aisd Escreveu:Li, mas já não sei onde, que os cães se rebolam noutros cheiros bem activos para disfarçar o próprio cheiro.
Seria um processo relacionado com a caça ou a sobrevivência, tipo disfarçarem-se...
Eu acho que eles pura e simplesmente não gostam do que nós gostamos.
O que achamos um belo perfume, eles acham um pivete.
Há realmente autores que justificam dessa maneira esse costume atávico dos cães.
Também é verdade que, sendo de uma espécie diferente,os seus gostos olfactivos não são necessariamente idênticos aos nossos...
Sobre o tema em questão, dou banho aos meus cães o mínimo dos mínimos possível, isto é, dou-lhes banho apenas quando cheiram mal. Tenho cães que há 3 anos não tomam banho, e um que nos últimos meses já tomou duas vezes... O que dita calendário de banhos é a necessidade, não há prazos pré-estabelecidos.
Todos os meus cães nadam frequentemente e são escovados diàriamente, de modo que, na minha óptica, se encontram razoavelmente limpos e com o pelo em boas condições. Mas este tema permite várias respostas diferentes, como muitos outros. Cabe a cada um decidir a resposta que julga mais apropriada, sem tentar impô-la aos outros.
Só não perebo o argumento do "cheiro a cão", que vem sempre à baila... Mas afinal queriam que os cães cheirassem a quê?