Cão abandonado e ferido :/
Moderador: mcerqueira
-
backie
- Membro
- Mensagens: 71
- Registado: quinta mar 08, 2007 12:37 pm
- Localização: Kurika, Molly e Lola
Bom dia!
Estes dias têm sido bastante complicados, a kurika foi operada ontem a um tumor nas maminhas e foi uma cirurgia bastante violenta, visto terem tirado uma das séries de maminhas na sua integridade. Está sempre a dormir mas lá se levanta toda gaiteira, como se nada fosse.
Mas focando-me no assunto to tópico, ontem à noite, esqueci-me do telemovel no carro, e ao sair do prédio estavam 3 cães (*), um deles pequeno (de tamanho, não de idade) e com um grande ferimento na pata dianteira, o pobrezinho até coxeava. Não foi difícil perceber que havia sido o cão maior que lá estava , pois sempre que os outros dois se aproximavam, ele atacava.
O cãozinho fugiu de mim muito assustado, chamei a minha amiga para tentarmos desinfectar a ferida e trazer uns biscoitinhos, mas sem exito, primeiro porque um dos cães (o maior), era um COLAS, E NÃO LARGAVA DALI. Até agarrei no jornal para o espantar (Antes de me atacarem, eu NEM SEQUER toquei com uma ponta do jornal que seja), ao contrário do meu vizinho que achou por bem, um dia destes, pontapear o cão no focinho. ENFIM....
Enquanto afastei o chato do cão, que por acaso é lindíssimo e muito muito meigo, a minha mãe agarrou no pequenote e trouxe para casa. Já tinha visto este cão por aqui, pois andava sempre atrás da kurika. Ele estava todo molhadito da chuva, tremia muito, e aquela ferida... MEU DEUS, está mesmo funda e com pus. Ele é um amor! Foi um risco agarrarmos assim num cão que não conhecíamos, mas a verdade é que ele é uma paz de alma, só abriu a boquinha para nos lamber a mão.
Desinfectamos a ferida, enrolamos com gaze, fita e uma ligadura e ele nem vai lá escarafunchar. Arranjamos uma caminha antiga da minha Kurika e tapá-mo-lo com um lençol também usado pela kurika, e assim ficou, naquela posição, A NOITE TODA. Não come, não bebe, não reage, só levanta a cabecinha e suspira de vez em quando. Agora tentei que se levantasse, mas não se levanta. Tem o nariz muito seco e está quentinho.
Vou ser COMPLETAMENTE sincera, eu não consegui deixar o cão na rua, ao frio, à chuva e ao pé do mauzão, mas gastámos 500 euros com a operação da kurika ontem e não era nada bom gastar mais dinheiro, só se for realmente estritamente necessário. Já tenho experiência com animais abandonados, mas nunca nenhum reagiu desta maneira.
Peço desde já a vossa ajuda, dicas e que compreendam o facto que o querer evitar levar ao veterinário. Mas é óbvio que se for realmente necessário, assim o farei.
(*) A kurika tem estado com o cio, daí os cães não largarem o nosso pé.
Cumprimentos,
Ana Nóbrega
Estes dias têm sido bastante complicados, a kurika foi operada ontem a um tumor nas maminhas e foi uma cirurgia bastante violenta, visto terem tirado uma das séries de maminhas na sua integridade. Está sempre a dormir mas lá se levanta toda gaiteira, como se nada fosse.
Mas focando-me no assunto to tópico, ontem à noite, esqueci-me do telemovel no carro, e ao sair do prédio estavam 3 cães (*), um deles pequeno (de tamanho, não de idade) e com um grande ferimento na pata dianteira, o pobrezinho até coxeava. Não foi difícil perceber que havia sido o cão maior que lá estava , pois sempre que os outros dois se aproximavam, ele atacava.
O cãozinho fugiu de mim muito assustado, chamei a minha amiga para tentarmos desinfectar a ferida e trazer uns biscoitinhos, mas sem exito, primeiro porque um dos cães (o maior), era um COLAS, E NÃO LARGAVA DALI. Até agarrei no jornal para o espantar (Antes de me atacarem, eu NEM SEQUER toquei com uma ponta do jornal que seja), ao contrário do meu vizinho que achou por bem, um dia destes, pontapear o cão no focinho. ENFIM....
Enquanto afastei o chato do cão, que por acaso é lindíssimo e muito muito meigo, a minha mãe agarrou no pequenote e trouxe para casa. Já tinha visto este cão por aqui, pois andava sempre atrás da kurika. Ele estava todo molhadito da chuva, tremia muito, e aquela ferida... MEU DEUS, está mesmo funda e com pus. Ele é um amor! Foi um risco agarrarmos assim num cão que não conhecíamos, mas a verdade é que ele é uma paz de alma, só abriu a boquinha para nos lamber a mão.
Desinfectamos a ferida, enrolamos com gaze, fita e uma ligadura e ele nem vai lá escarafunchar. Arranjamos uma caminha antiga da minha Kurika e tapá-mo-lo com um lençol também usado pela kurika, e assim ficou, naquela posição, A NOITE TODA. Não come, não bebe, não reage, só levanta a cabecinha e suspira de vez em quando. Agora tentei que se levantasse, mas não se levanta. Tem o nariz muito seco e está quentinho.
Vou ser COMPLETAMENTE sincera, eu não consegui deixar o cão na rua, ao frio, à chuva e ao pé do mauzão, mas gastámos 500 euros com a operação da kurika ontem e não era nada bom gastar mais dinheiro, só se for realmente estritamente necessário. Já tenho experiência com animais abandonados, mas nunca nenhum reagiu desta maneira.
Peço desde já a vossa ajuda, dicas e que compreendam o facto que o querer evitar levar ao veterinário. Mas é óbvio que se for realmente necessário, assim o farei.
(*) A kurika tem estado com o cio, daí os cães não largarem o nosso pé.
Cumprimentos,
Ana Nóbrega
<p><strong>''A indiferença de um olhar, pode ser a resposta de um sorriso (:''</strong></p>
-
BrownEye
- Membro Veterano
- Mensagens: 1152
- Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
- Localização: caes e tartarugas terrestres
Bom dia backie
Desde já a felicito pela sua atitude com o cãozinho ferido, imagino que seja uma situação complicada para si, mas se a ferida está muito infectada, o canito a apresentar sinais evidentes de febre (nariz seco) não vejo outra solução senão procurar ajuda veterinária e o mais breve possível.
Explique toda a situação ao seu vet, quem sabe não poderá fazer pagamentos faseados?
As melhoras do canito,que tudo corra pelo melhor, se puder dê noticias.
Desde já a felicito pela sua atitude com o cãozinho ferido, imagino que seja uma situação complicada para si, mas se a ferida está muito infectada, o canito a apresentar sinais evidentes de febre (nariz seco) não vejo outra solução senão procurar ajuda veterinária e o mais breve possível.
Explique toda a situação ao seu vet, quem sabe não poderá fazer pagamentos faseados?
As melhoras do canito,que tudo corra pelo melhor, se puder dê noticias.
-
backie
- Membro
- Mensagens: 71
- Registado: quinta mar 08, 2007 12:37 pm
- Localização: Kurika, Molly e Lola
BrownEye Escreveu:Bom dia backie
Desde já a felicito pela sua atitude com o cãozinho ferido, imagino que seja uma situação complicada para si, mas se a ferida está muito infectada, o canito a apresentar sinais evidentes de febre (nariz seco) não vejo outra solução senão procurar ajuda veterinária e o mais breve possível.
Explique toda a situação ao seu vet, quem sabe não poderá fazer pagamentos faseados?
As melhoras do canito,que tudo corra pelo melhor, se puder dê noticias.
Eu e a minha mãe decidimos mesmo levar o pequenino ao veterinário para ver se tem chip, desparasitar e eventualmente vacinar. Darei noticias!
<p><strong>''A indiferença de um olhar, pode ser a resposta de um sorriso (:''</strong></p>
-
Tassebem
- Membro Veterano
- Mensagens: 12907
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Parabéns pelas suas atitudes, Backie, a de ontem e a de hoje. É de enaltecer não ter virado a cara, apesar das consequências. Ficamos à espera de notícias desse cãozinho sortudo por ter ido parar à sua porta.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
backie
- Membro
- Mensagens: 71
- Registado: quinta mar 08, 2007 12:37 pm
- Localização: Kurika, Molly e Lola
Bom dia!
Como prometi vim dar noticias. Infelizmente, à saída de casa, o pequeno revezou-se e fugiu porta fora, mesmo coxo e tudo! Andei um monte de tempo atrás dele mas sem exito. Até a coleira da kurika levou
O que me preocupa é o facto de ter a patinha com gaze e ligadura e ele não a vai conseguir tirar! Estou na esperança que chova logo à noite e que ele volte e tiro a ligadura e se realmente ele prefere ficar na rua, deixo-o ir à vida dele. Mas é uma pena, porque tenho quase a certeza que aquele cão era de alguém, tinha o pelo muito bonito, unhas aparadas, etc.
Vamos ver, pode ser que quando passear a kurika o veja por aqui e o consiga apanhar
Como prometi vim dar noticias. Infelizmente, à saída de casa, o pequeno revezou-se e fugiu porta fora, mesmo coxo e tudo! Andei um monte de tempo atrás dele mas sem exito. Até a coleira da kurika levou
Vamos ver, pode ser que quando passear a kurika o veja por aqui e o consiga apanhar
<p><strong>''A indiferença de um olhar, pode ser a resposta de um sorriso (:''</strong></p>
-
BrownEye
- Membro Veterano
- Mensagens: 1152
- Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
- Localização: caes e tartarugas terrestres
Bem... vamos ver as coisas pelo lado melhor, para um canito que não reagia a nada, nem se levantava, coxo e com febre, foi extremamente eficaz na fuga.backie Escreveu:Bom dia!
Como prometi vim dar noticias. Infelizmente, à saída de casa, o pequeno revezou-se e fugiu porta fora, mesmo coxo e tudo! Andei um monte de tempo atrás dele mas sem exito. Até a coleira da kurika levouO que me preocupa é o facto de ter a patinha com gaze e ligadura e ele não a vai conseguir tirar! Estou na esperança que chova logo à noite e que ele volte e tiro a ligadura e se realmente ele prefere ficar na rua, deixo-o ir à vida dele. Mas é uma pena, porque tenho quase a certeza que aquele cão era de alguém, tinha o pelo muito bonito, unhas aparadas, etc.
Vamos ver, pode ser que quando passear a kurika o veja por aqui e o consiga apanhar
-
Chamarrita
- Membro Veterano
- Mensagens: 3988
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Para andar assim em matilha, deve andar atrás de fêmeas no cio... até podia estar paraplégico, que arranjaria maneira de fugir! Mas é importante apanhá-lo, não só por causa do penso, que acabará por infectar ainda mais a ferida, mas porque vai precisar DE CERTEZA de fazer antibiótico e anti-inflamatório. Dentadas de cão são muito perigosas, mesmo para outros cães: não só os músculos rasgados/moídos libertam creatinina e potássio, que são extremamente tóxicos para o organismo, como a boca do cão tem imensas bactérias nocivas que podem, inclusivamente, levar à gangrena. Faça um esforço para apanhar o cão, porque ele corre perigo de vida...
(antes que me batam, a perigosidade das dentadas foi-me explicada ontem por um vet, quando levei a minha Camila, velhota mordida por outra das minhas cadelas...
)
(antes que me batam, a perigosidade das dentadas foi-me explicada ontem por um vet, quando levei a minha Camila, velhota mordida por outra das minhas cadelas...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
backie
- Membro
- Mensagens: 71
- Registado: quinta mar 08, 2007 12:37 pm
- Localização: Kurika, Molly e Lola
Eu e a minha mãe ficamos estupefactas! Agora quando fui ao veterinário para a kurika levar a injecção perguntei à médica se ele estaria mesmo doente, e ela disse que provavelmente estava assustado e perdido e fugiu para tentar voltar a casa. Mas isso são só suposições. Só espero que ele esteja bem. Já tive 2 experiencias, além desta, com animaisBrownEye Escreveu:Bem... vamos ver as coisas pelo lado melhor, para um canito que não reagia a nada, nem se levantava, coxo e com febre, foi extremamente eficaz na fuga.backie Escreveu:Bom dia!
Como prometi vim dar noticias. Infelizmente, à saída de casa, o pequeno revezou-se e fugiu porta fora, mesmo coxo e tudo! Andei um monte de tempo atrás dele mas sem exito. Até a coleira da kurika levouO que me preocupa é o facto de ter a patinha com gaze e ligadura e ele não a vai conseguir tirar! Estou na esperança que chova logo à noite e que ele volte e tiro a ligadura e se realmente ele prefere ficar na rua, deixo-o ir à vida dele. Mas é uma pena, porque tenho quase a certeza que aquele cão era de alguém, tinha o pelo muito bonito, unhas aparadas, etc.
Vamos ver, pode ser que quando passear a kurika o veja por aqui e o consiga apanhar
abandonados/perdidos, e nunca me aconteceu tal coisa
<p><strong>''A indiferença de um olhar, pode ser a resposta de um sorriso (:''</strong></p>
-
backie
- Membro
- Mensagens: 71
- Registado: quinta mar 08, 2007 12:37 pm
- Localização: Kurika, Molly e Lola
Eu falei com a veterinária, não sei se alguém a conhece, é a Dr.Telma da clínica veterinária Os Nossos Bichos em Massamá-Norte, que é 5 estrelas. É ela que cuida dos meus porquinhos da índia, operou o Balu e costuma também cuidar da kurika. ( a operação foi realizada por outro médico) Disse-lhe que estava preocupada em relação à ferida ligada e ela disse que ele provavelmente iria arrancar o penso. Tenho estado atenta e a fazer o meu melhor para apanhar o cão, mas ele simplesmente se azulou. Nem vê-lo! Estava sempre aqui pela rua, mas desapareceu.Chamarrita Escreveu:Para andar assim em matilha, deve andar atrás de fêmeas no cio... até podia estar paraplégico, que arranjaria maneira de fugir! Mas é importante apanhá-lo, não só por causa do penso, que acabará por infectar ainda mais a ferida, mas porque vai precisar DE CERTEZA de fazer antibiótico e anti-inflamatório. Dentadas de cão são muito perigosas, mesmo para outros cães: não só os músculos rasgados/moídos libertam creatinina e potássio, que são extremamente tóxicos para o organismo, como a boca do cão tem imensas bactérias nocivas que podem, inclusivamente, levar à gangrena. Faça um esforço para apanhar o cão, porque ele corre perigo de vida...![]()
(antes que me batam, a perigosidade das dentadas foi-me explicada ontem por um vet, quando levei a minha Camila, velhota mordida por outra das minhas cadelas...)
Não sei se alguém conhece esta zona, mas no jardim da Quinta das Flores uma colega minha de turma, afirma ter visto um cão magríssimo e sem olho. Pensei contactar a LPDA ou a União Zoofila para ajudarem, mas nunca o encontrei. Confesso que até duvido da história, mas nunca se sabe. Já acredito em tudo!
<p><strong>''A indiferença de um olhar, pode ser a resposta de um sorriso (:''</strong></p>
-
backie
- Membro
- Mensagens: 71
- Registado: quinta mar 08, 2007 12:37 pm
- Localização: Kurika, Molly e Lola
CONSEGUIMOS APANHÁ-LO! Novamente
Vamos tratar dele, e depois provavelmente, levá-lo para a rua, visto ele estar muito habituado e não gostar de estar em casa 
<p><strong>''A indiferença de um olhar, pode ser a resposta de um sorriso (:''</strong></p>
Parabéns...ultimamente até tem aparecido boas pessoas que ajudam animais e não andam aqui a pedir dinheirobackie Escreveu:CONSEGUIMOS APANHÁ-LO! NovamenteVamos tratar dele, e depois provavelmente, levá-lo para a rua, visto ele estar muito habituado e não gostar de estar em casa
Bom trabalho.
<strong>As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância </strong>
-
backie
- Membro
- Mensagens: 71
- Registado: quinta mar 08, 2007 12:37 pm
- Localização: Kurika, Molly e Lola
Muito obrigada! Darei noticias em breve.VascoV2 Escreveu:Parabéns...ultimamente até tem aparecido boas pessoas que ajudam animais e não andam aqui a pedir dinheirobackie Escreveu:CONSEGUIMOS APANHÁ-LO! NovamenteVamos tratar dele, e depois provavelmente, levá-lo para a rua, visto ele estar muito habituado e não gostar de estar em casa
Bom trabalho.
<p><strong>''A indiferença de um olhar, pode ser a resposta de um sorriso (:''</strong></p>
-
backie
- Membro
- Mensagens: 71
- Registado: quinta mar 08, 2007 12:37 pm
- Localização: Kurika, Molly e Lola
Peço desculpa por não ter dado noticias antes. Ele ficou aqui mais outra noite, e como não saía à rua com trela posta, tive mesmo que o deixar sair livremente. Desde esse dia quase não o via por aqui.
Ontem com o temporal, vi-o na entrada do prédio, tentei que ele entrasse mas ele fugia, ainda andei atrás dele, mas deve ser um cão demasiado habituado à rua.
Mas o que me estava a preocupar era a ferida, mas parece que com o tratamento a ferida está a sarar optimamente, pelo que consegui ver, mesmo de longe. Já está em crosta, enquanto que quando o trouxe no primeiro dia estava em carne viva.
Hoje quando for passear a kurika, espero vê-lo na rua para ver como está a patinha, se assim acontecer, darei noticias.
Ontem com o temporal, vi-o na entrada do prédio, tentei que ele entrasse mas ele fugia, ainda andei atrás dele, mas deve ser um cão demasiado habituado à rua.
Mas o que me estava a preocupar era a ferida, mas parece que com o tratamento a ferida está a sarar optimamente, pelo que consegui ver, mesmo de longe. Já está em crosta, enquanto que quando o trouxe no primeiro dia estava em carne viva.
Hoje quando for passear a kurika, espero vê-lo na rua para ver como está a patinha, se assim acontecer, darei noticias.
<p><strong>''A indiferença de um olhar, pode ser a resposta de um sorriso (:''</strong></p>