A importância do LOP na compra de um cão de raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça fev 15, 2011 10:09 pm

Tommy88 Escreveu:tive a ver no CPC que a admissão do cão numa competição depende um certo estalão (peso, altura, ex: olhos claros, cranio convexo, cauda encurtada, etc. ) e que depois somos avaliados de muito bom a sufeciente.(é suficiente e não é até muito bom é até excelente)

Desde que tenhamos "sufeciente" ele é admitido e pronto ou temos que sofrer descontos na pontuação, ficamos com acessos limitados a uma dada competição ou algo do género??

É que eu queria saber se existe um respeito a um estalão básico ou se tenho que ter pelo menos metade daquelas exigências todas... Deve ser muito ardúo encontrar um cão com medidas a 100%....
Além de que em certa forma concordo com o mississipi88, isso não deve ser tão linear se é sensasionalista ou não, pois acho que a médio prazo cada caso é um caso... (se esperarmos opiniões alguém trará uma explicação melhor espero...)
Qualquer explicação é melhor que a sua. Nenhum cão tem que estar dentro do EStalão para ser admitido numa exposição. Qualquer cão que tenha LOP pode entrar em exposição, se não estiver dentro do EStalão é penalizado, se forem faltas muito graves pode ser desqualificado.

Ah! e cada raça tem o seu EStalão definido, por motivos mais que óbvios!!!!
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Tommy88
Membro Júnior
Registado: domingo fev 13, 2011 10:49 pm

terça fev 15, 2011 10:10 pm

jpmf Escreveu:
Tommy88 Escreveu:tive a ver no CPC que a admissão do cão numa competição pende um certo talão (peso, altura, ex: olhos claros, cranio convexo, cauda encurtada, etc) e que depois somos avaliados de muito bom a sufeciente.

Desde que tenhamos "sufeciente" ele é admitido e pronto ou temos que sofrer descontos na pontuação, ficamos com acessos limitados a uma dada competição ou algo do género??

É que eu queria saber se existe um respeito a um talão básico ou se tenho que ter pelo menos metade daquelas exigências todas... Deve ser muito ardúo encontrar um cão com medidas a 100%....
Além de que em certa forma concordo com o mississipi88, isso não deve ser tão linear se é sensasionalista ou não, pois acho que a médio prazo cada caso é um caso... (se esperarmos opiniões alguém trará uma explicação melhor espero...)
Se fores ao Pingo Doce, nem de talão precisas...
Que foi? A avaliação dos juízes não é de acordo com o talão dele? Se tem orelhas de tamanho e forma X, olhos ambos castanhos claros, etc Não é isto o talão? Pelo menos tinha ideia que era por aí que ía admissão dele, mas se não for corrijam-me... :roll:
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça fev 15, 2011 10:13 pm

Vou escrever em letras grandes ara ver se vês bem, ok?

ESTALÃO
kitten
Membro Veterano

terça fev 15, 2011 10:14 pm

Tommy88 Escreveu:
jpmf Escreveu:
Tommy88 Escreveu:tive a ver no CPC que a admissão do cão numa competição pende um certo talão (peso, altura, ex: olhos claros, cranio convexo, cauda encurtada, etc) e que depois somos avaliados de muito bom a sufeciente.

É que eu queria saber se existe um respeito a um talão básico ou se tenho que ter pelo menos metade daquelas exigências todas... Deve ser muito ardúo encontrar um cão com medidas a 100%....
Se fores ao Pingo Doce, nem de talão precisas...
Que foi? A avaliação dos juízes não é de acordo com o talão dele? Se tem orelhas de tamanho e forma X, olhos ambos castanhos claros, etc Não é isto o talão? Pelo menos tinha ideia que era por aí que ía admissão dele, mas se não for corrijam-me... :roll:
Leia o que eu escrevi acima da sua resposta
Madalena Marques
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
terça fev 15, 2011 10:17 pm

Errado.
E pare com os talões sr...não consegue ler ? ESTALÃO

<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

terça fev 15, 2011 10:17 pm

:o
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Tommy88
Membro Júnior

terça fev 15, 2011 10:18 pm

jpmf Escreveu:Vou escrever em letras grandes ara ver se vês bem, ok?

ESTALÃO

Ahh, desculpem (fiz cirugia aos olhos e estou na faze de regressão da miopia...) my bad... :oops:
VascoV2
Membro Veterano
terça fev 15, 2011 10:20 pm

Tommy88 Escreveu:

ESTALÃO

Ahh, desculpem (fiz cirugia aos olhos e estou na faze de regressão da miopia...) my bad... :oops:
Desculpe a pergunta, mas s Sr é estrangeiro ?
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Tommy88
Membro Júnior

terça fev 15, 2011 10:29 pm

VascoV2 Escreveu:
Tommy88 Escreveu:

ESTALÃO

Desculpe a pergunta, mas s Sr é estrangeiro ?
nop, fiz uma cirugia à uma semana e não deveria estar tanto tempo no PC,
acho que já não estou a ler e escrever muito bem, passo cá amanhã...

Só uma coisa: então é só para exposição que ele sofre faltas é isso?
Para obidience e agility não me interessa o estalão para nada certo?
VascoV2
Membro Veterano
terça fev 15, 2011 10:33 pm

Pois...é que a forma como escreve não é de laser para miópicos..é problema de escrita mesmo :)

Se realmente fez isso..nem devia estar na net..brinque com isso, brinque.
kitten
Membro Veterano

terça fev 15, 2011 10:47 pm

De escrita e de leitura porque não interpretou correctamente o que leu!!!
Veja se se põe melhor e leia correctamente o regulamento das exposições.
Madalena Marques
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 16, 2011 1:37 am

Tommy, vamos simplificar, ok?

Os concursos são concursos de beleza, de morfologia canina, ok?

O que define a beleza de um cão, e logo a sua classificação numa exposição, é a sua conformação ao estalão da sua raça.

Para participar numa expo o animal só tem de estar de saúde perfeita, ter as vacinas em dia, não estar esterilizado ou grávida no caso das cadelas e possuir LOP. A partir daí, o juíz é que decide se o seu cão é um excelente, bom, médio ou mau exemplar da raça, e é só.

As qualificações em concursos de beleza são as seguintes:
ARTIGO 44.º
As qualificações deverão ser atribuídas segundo os seguintes critérios:
a) Excelente - a atribuir ao exemplar que se aproxime muito do Estalão da Raça, em perfeitas condições físicas e apresentando conjunto harmonioso e equilibrado e um porte brilhante. A superioridade das qualidades dentro da Raça fará esquecer pequenas imperfeições, devendo possuir as características do seu sexo.

b) Muito Bom - a atribuir ao exemplar perfeitamente típico, equilibrado nas suas proporções e em boas condições físicas. Ser-lhe-ão tolerados alguns defeitos ligeiros, desde que não sejam morfológicos. Esta qualificação apenas pode recompensar um cão de qualidade, constituindo a qualificação máxima a atribuir na Classe de Cachorros e Bebés.

c) Bom - a atribuir a um exemplar possuidor das características da Raça mas
evidenciando defeitos que não sejam eliminatórios.

d) Suficiente - a atribuir ao exemplar suficientemente típico sem qualidades notórias ou em deficiente condição física.

§ 1.º - Os exemplares que não satisfaçam estas condições poderão ser avaliados da seguinte forma:
a) Não qualificado – a atribuir ao exemplar que se apresente momentaneamente diminuído, que não permita a completa apreciação pelo Juiz ou que apresente sinais evidentes de intervenção cirúrgica ou tratamentos praticados que visem corrigir a condição original do exemplar bem como as suas características, a razão deste qualificativo deve constar no relatório do juiz.
b) Desqualificado – a atribuir ao exemplar que não corresponda ao Estalão da Raça, que tenha qualquer defeito eliminatório, ou que demonstre temperamento impróprio da sua Raça, sinais evidentes de agressividade excessiva patenteada em ringue e que ponha em risco a integridade do Juiz ou dos restantes participantes presentes.
Como se pode ler no regulamento das expos aqui: http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/exposicoes.pdf

Claro que para agility e provas desportivas o estalão não é importante, o que interessa é a performance do animal.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Coach
Membro
Registado: segunda fev 14, 2011 11:58 pm

quarta fev 16, 2011 11:48 am

dinodane Escreveu: Claro que para agility e provas desportivas o estalão não é importante, o que interessa é a performance do animal.
Aliás, se quer mesmo investir num bom cão para agility ou obedience, procure mesmo linhagens de cães "concebidas" para o efeito, que sejam descentes de outros com provas dadas nessas modalidades.

Se vai para os criadores de beleza, por norma, arranjará um bom cão de companhia, ou de exposição.
Torres90
Membro Júnior
Registado: quarta mai 25, 2011 12:01 am

quarta mai 25, 2011 4:51 pm

boa tarde,

como posso tratar do um RI para a minha pincher?

obrigado
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta mai 25, 2011 5:09 pm

Ligue para o CPC que eles informam tudinho... ;)

www.cpc.pt
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Responder

Voltar para “Cães”