Tommy, vamos simplificar, ok?
Os concursos são concursos de beleza, de morfologia canina, ok?
O que define a beleza de um cão, e logo a sua classificação numa exposição, é a sua conformação ao estalão da sua raça.
Para participar numa expo o animal só tem de estar de saúde perfeita, ter as vacinas em dia, não estar esterilizado ou grávida no caso das cadelas e possuir LOP. A partir daí, o juíz é que decide se o seu cão é um excelente, bom, médio ou mau exemplar da raça, e é só.
As qualificações em concursos de beleza são as seguintes:
ARTIGO 44.º
As qualificações deverão ser atribuídas segundo os seguintes critérios:
a) Excelente - a atribuir ao exemplar que se aproxime muito do Estalão da Raça, em perfeitas condições físicas e apresentando conjunto harmonioso e equilibrado e um porte brilhante. A superioridade das qualidades dentro da Raça fará esquecer pequenas imperfeições, devendo possuir as características do seu sexo.
b) Muito Bom - a atribuir ao exemplar perfeitamente típico, equilibrado nas suas proporções e em boas condições físicas. Ser-lhe-ão tolerados alguns defeitos ligeiros, desde que não sejam morfológicos. Esta qualificação apenas pode recompensar um cão de qualidade, constituindo a qualificação máxima a atribuir na Classe de Cachorros e Bebés.
c) Bom - a atribuir a um exemplar possuidor das características da Raça mas
evidenciando defeitos que não sejam eliminatórios.
d) Suficiente - a atribuir ao exemplar suficientemente típico sem qualidades notórias ou em deficiente condição física.
§ 1.º - Os exemplares que não satisfaçam estas condições poderão ser avaliados da seguinte forma:
a) Não qualificado – a atribuir ao exemplar que se apresente momentaneamente diminuído, que não permita a completa apreciação pelo Juiz ou que apresente sinais evidentes de intervenção cirúrgica ou tratamentos praticados que visem corrigir a condição original do exemplar bem como as suas características, a razão deste qualificativo deve constar no relatório do juiz.
b) Desqualificado – a atribuir ao exemplar que não corresponda ao Estalão da Raça, que tenha qualquer defeito eliminatório, ou que demonstre temperamento impróprio da sua Raça, sinais evidentes de agressividade excessiva patenteada em ringue e que ponha em risco a integridade do Juiz ou dos restantes participantes presentes.
Como se pode ler no regulamento das expos aqui:
http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/exposicoes.pdf
Claro que para agility e provas desportivas o estalão não é importante, o que interessa é a performance do animal.