Idosos com cães de companhia
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm
Boa tarde
Muito se fala que para os idosos é bom um animal de companhia. E se eles, donos partem antes dos animais?
Na minha rua existe um gato cuja dona morreu e que faz dó. A casa está fechada mas o bicho lá está todos os dias à porta.
Não sou propriamente idosa, mas embora com problemas de saúde e ninguém a quem confiar o meu cão, é uma coisa que me preocupa bastante.
E faço a mim mesma a pergunta: Se eu partir antes dele quem o cuidará? quem lhe comprará a medicação de necessita mensalmente para ter uma vida prolongada? Quem lhe comprará a ração especial que tem que tomar para que seus intestinos funcionem sem problemas?
Quando o comprei pensei, somos dois e se um falhar o outro cuidará. Só que a vida prega-nos rasteiras e sou eu para os dois.
Devem ou não os idosos ter animais de companhia? Sinceramente creio que não.
Obrigada
patanisca
Muito se fala que para os idosos é bom um animal de companhia. E se eles, donos partem antes dos animais?
Na minha rua existe um gato cuja dona morreu e que faz dó. A casa está fechada mas o bicho lá está todos os dias à porta.
Não sou propriamente idosa, mas embora com problemas de saúde e ninguém a quem confiar o meu cão, é uma coisa que me preocupa bastante.
E faço a mim mesma a pergunta: Se eu partir antes dele quem o cuidará? quem lhe comprará a medicação de necessita mensalmente para ter uma vida prolongada? Quem lhe comprará a ração especial que tem que tomar para que seus intestinos funcionem sem problemas?
Quando o comprei pensei, somos dois e se um falhar o outro cuidará. Só que a vida prega-nos rasteiras e sou eu para os dois.
Devem ou não os idosos ter animais de companhia? Sinceramente creio que não.
Obrigada
patanisca
É um assunto pertinente, e divide muitas opiniões...
Se é verdade que um cão ou um gato podem ser uma boa, e muitas vezes a única companhia de um idoso, também é verdade que quando estes falecem, por norma os animais sofrem bastante, pois são deixados ao abandono, ninguém os quer, despacham-nos para um qualquer canil, ou mesmo para a rua...
É complicado, é uma decisão muito complicada de tomar, a de dar ou não um animal de companhia a um idoso...
Honestamente a minha opinião não está formada a este respeito, talvez porque venho de uma família que nunca desprezou os animais dos mais velhos, ainda que os mais velhos faleçam, os animais passam para a geração seguinte, e continuam a ser estimados e cuidados como merecem...
Se é verdade que um cão ou um gato podem ser uma boa, e muitas vezes a única companhia de um idoso, também é verdade que quando estes falecem, por norma os animais sofrem bastante, pois são deixados ao abandono, ninguém os quer, despacham-nos para um qualquer canil, ou mesmo para a rua...
É complicado, é uma decisão muito complicada de tomar, a de dar ou não um animal de companhia a um idoso...
Honestamente a minha opinião não está formada a este respeito, talvez porque venho de uma família que nunca desprezou os animais dos mais velhos, ainda que os mais velhos faleçam, os animais passam para a geração seguinte, e continuam a ser estimados e cuidados como merecem...

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm
O problema é quando não existe geração seguinte, como é o caso de muita gente, inclusive o meu.TheOne Escreveu:É um assunto pertinente, e divide muitas opiniões...
patanisca
Por isso mesmo é que não consigo formar uma opinião geral, porque acho que cada caso é um caso.patanisca123 Escreveu:O problema é quando não existe geração seguinte, como é o caso de muita gente, inclusive o meu.TheOne Escreveu:É um assunto pertinente, e divide muitas opiniões...
patanisca

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
Assunto bem pertinente este! Penso que a idade não deve ser impeditivo de se ter animais de companhia salvaguardando, também, a idade do animal (um idoso não deveria ter animais muito jovens, por todos os motivos e mais alguns). Não sou velha e também me questiono e preocupo, com o futuro dos meus cães, no caso de eu partir primeiro. Claro que tomei já, as minhas providências relativamente a isso tendo, quase (nunca se tem a 100%), a certeza, de que jamais eles seriam abandonados ou negligenciados. Acho que uma pessoa de 70 anos, por exemplo, não deveria ter animais juvenis.
A escolher, preferiria que os meus cães morressem primeiro que eu. E digo isto, não como forma de egoísmo. Digo mais: se tivesse a certeza que morreria amanhã, pegaria nos meus cães e mandá-los-ía abater, hoje.
A escolher, preferiria que os meus cães morressem primeiro que eu. E digo isto, não como forma de egoísmo. Digo mais: se tivesse a certeza que morreria amanhã, pegaria nos meus cães e mandá-los-ía abater, hoje.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
eu sou a favor dos idosos terem animais de companhia, se começamos a pensar que a pessoa por ter certa idade não devia de ter um animal ninguem os podia ter, porque a morte não tem prazo para ninguem.
a vida é mesmo assim, e acredito plenamente que é melhor para um animal viver a vida com o seu dono ate a sua morte e depois posteriormente ser adoptado por alguem ou por alguma associação, do que passar a vida toda num gatil ou mesmo ser abatido logoem tenra idade.
(agora ja se sabe, digo que sou a favor mas não é de idosos que mal se podem mexer quanto mais cuidar de um animal, mas sim de idosos que apesar de ja terem alguma idade conseguem tr uma razoavel qualidade de vida para si e para os seus animais)
a vida é mesmo assim, e acredito plenamente que é melhor para um animal viver a vida com o seu dono ate a sua morte e depois posteriormente ser adoptado por alguem ou por alguma associação, do que passar a vida toda num gatil ou mesmo ser abatido logoem tenra idade.
(agora ja se sabe, digo que sou a favor mas não é de idosos que mal se podem mexer quanto mais cuidar de um animal, mas sim de idosos que apesar de ja terem alguma idade conseguem tr uma razoavel qualidade de vida para si e para os seus animais)
Nem é preciso que o idoso morra, basta que tenha um acidente qualquer que o torne incapaz, quer cerebral, quer físico. Se ficar acamado, ou numa cadeira de rodas, enfim, incapaz de se bastar a si próprio, como poderá tomar conta de um animal?
Eu faço parte dessa legião de idosos sem família, pelo menos por perto - o meu filho vive e trabalha na Alemanha, que não fica precisamente ao pé do Porto, como se sabe. Dos meus quatro cães, que envelheceram a meu lado, só resta uma cadela, com 15 anos e os problemas de saúde de um cão desta idade. Espero que parta antes de mim, que por enquanto tenho uma excelente saúde, mas estou tão sujeita a um acidente ou uma doença súbita como qualquer outra pessoa da minha idade.
No dia em que ela se for e eu fique só, não adoptarei mais nenhum animal, nem novo, nem velho. Sei que me vai custar horrores viver sem uma companhia destas, mas a gente habitua-se a tudo. E pelo menos posso colmatar um pouco essa falta de outra maneira, ao mesmo tempo ajudando animais que precisam.
A decisão tem de partir do próprio idoso, que deve ter a lucidez suficiente para medir as suas forças e perspectivas de vida e decidir. E se não tiver, que ninguém se aproveite da sua fraqueza para lhe impingir animais que estão acima das suas forças e possibilidades.
Eu faço parte dessa legião de idosos sem família, pelo menos por perto - o meu filho vive e trabalha na Alemanha, que não fica precisamente ao pé do Porto, como se sabe. Dos meus quatro cães, que envelheceram a meu lado, só resta uma cadela, com 15 anos e os problemas de saúde de um cão desta idade. Espero que parta antes de mim, que por enquanto tenho uma excelente saúde, mas estou tão sujeita a um acidente ou uma doença súbita como qualquer outra pessoa da minha idade.
No dia em que ela se for e eu fique só, não adoptarei mais nenhum animal, nem novo, nem velho. Sei que me vai custar horrores viver sem uma companhia destas, mas a gente habitua-se a tudo. E pelo menos posso colmatar um pouco essa falta de outra maneira, ao mesmo tempo ajudando animais que precisam.
A decisão tem de partir do próprio idoso, que deve ter a lucidez suficiente para medir as suas forças e perspectivas de vida e decidir. E se não tiver, que ninguém se aproveite da sua fraqueza para lhe impingir animais que estão acima das suas forças e possibilidades.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Qualquer pessoa pode morrer ou adoecer gravemente, mesmo nova e aparentemente cheia de saude. De vez em quando as famílias inteiras partem num acidente por exemplo. Ninguém tem declaração assinada pelos seres divinos a garantir que a pessoa X vai viver mais Y anos. Conheço pessoas que não têm filhos porque não sabem se viverão o suficiente para cria-los, mas se todos pensassem assim a humanidade já desaparecia.
Acho que é questão da escolha pessoal. Os idosos têm limitações, isso é certo, uma pessoa de 80 anos é capaz de ter dificuldades de criar e educar um cachorro de raça enérgica mas pode fazer feliz um animal adulto e calmo. E o sentido de responsabilidade, a sensação que alguem precisa de nós, fazem maravilhas. Uma tia minha que faz 90 em março só se mantem em pé porque tem a cadelinha para passear.
Acho que é questão da escolha pessoal. Os idosos têm limitações, isso é certo, uma pessoa de 80 anos é capaz de ter dificuldades de criar e educar um cachorro de raça enérgica mas pode fazer feliz um animal adulto e calmo. E o sentido de responsabilidade, a sensação que alguem precisa de nós, fazem maravilhas. Uma tia minha que faz 90 em março só se mantem em pé porque tem a cadelinha para passear.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Subscrevo integralmente. Era bem bom que as pessoas pensassem bem antes de se responsabilizarem por um ser que dependerá delas; quem diz um animal, diz uma outra pessoa, ou mesmo um vegetal (creio que muita gente que cultiva bonsais tem exactamente a mesma preocupação - eu, que adoro estas "mini-árvores", não tenho nenhuma por não saber dar-lhe cuidados). Temos de ter consciência da nossa mortalidade, da nossa falência física e mental. Não há garantias de nada. O melhor que há a fazer, em vez de "nem pensar nisso", é mesmo assegurar de que haverá outra(s) pessoa(s) a cuidar deles, se algo nos acontecer. E, mais ainda, socializar bem os animais e evitar a estimulação de dependências, para que o sofrimento da perda seja minimizado.sobaka Escreveu:Qualquer pessoa pode morrer ou adoecer gravemente, mesmo nova e aparentemente cheia de saude. De vez em quando as famílias inteiras partem num acidente por exemplo. Ninguém tem declaração assinada pelos seres divinos a garantir que a pessoa X vai viver mais Y anos. Conheço pessoas que não têm filhos porque não sabem se viverão o suficiente para cria-los, mas se todos pensassem assim a humanidade já desaparecia.
Somos mesmo gémeas, Sobaka!

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 06, 2007 6:40 am
Em Setembro, numa das minhas voltas de bicicleta ouvi um miado e parei. Era um gatinho preto abandonado, não havia casas num raio de quilómetros e a estrada onde ele andava, é boa para acelerar.
Arranjei maneira de o trazer para casa e a minha principal prioridade era arranjar-lhe um dono. Não confio minimamente nos meus vizinhos, por isso virei-ma para a família e foi a minha avó que se ofereceu para ficar com ele.
Ela tem quase 90 anos e vive sozinha numa cidade a 80km. Preocupa-me que lhe aconteça alguma coisa, não só por ela, como pelo bichano. Claro que já decidi que se for preciso fico com ele, é mais um, mas até lá vai-lhe fazendo companhia e acredito que lhe faça muito bem.
Eles adoram-se.
Aqui está ele, qd o trouxe para casa (desculpem a protecção das fotos):

E agora, está um homem. Digam lá se a minha avó não sabe tratar bem do bicho.

Arranjei maneira de o trazer para casa e a minha principal prioridade era arranjar-lhe um dono. Não confio minimamente nos meus vizinhos, por isso virei-ma para a família e foi a minha avó que se ofereceu para ficar com ele.
Ela tem quase 90 anos e vive sozinha numa cidade a 80km. Preocupa-me que lhe aconteça alguma coisa, não só por ela, como pelo bichano. Claro que já decidi que se for preciso fico com ele, é mais um, mas até lá vai-lhe fazendo companhia e acredito que lhe faça muito bem.
Eles adoram-se.
Aqui está ele, qd o trouxe para casa (desculpem a protecção das fotos):

E agora, está um homem. Digam lá se a minha avó não sabe tratar bem do bicho.

Devem haver pontapés de cães velhotes nos "lares da 3ªcaniliadade"perapado Escreveu:Assunto bem pertinente este! Penso que a idade não deve ser impeditivo de se ter animais de companhia salvaguardando, também, a idade do animal (um idoso não deveria ter animais muito jovens, por todos os motivos e mais alguns). Não sou velha e também me questiono e preocupo, com o futuro dos meus cães, no caso de eu partir primeiro. Claro que tomei já, as minhas providências relativamente a isso tendo, quase (nunca se tem a 100%), a certeza, de que jamais eles seriam abandonados ou negligenciados. Acho que uma pessoa de 70 anos, por exemplo, não deveria ter animais juvenis.

Se forem adoptando um que esteja mesmo certeiro de ir para o outro lado daqui a um ano e pouco, já seriam menores a probabilidades de este vir a ficar sósinho e era uma maneira de se esvaziar o canil aos poucos (com mais espaços vagos sempre iriam surgindo mais vagas para a malta nova!).

Tommy88 Escreveu:Devem haver pontapés de cães velhotes nos "lares da 3ªcaniliadade"perapado Escreveu:Assunto bem pertinente este! Penso que a idade não deve ser impeditivo de se ter animais de companhia salvaguardando, também, a idade do animal (um idoso não deveria ter animais muito jovens, por todos os motivos e mais alguns). Não sou velha e também me questiono e preocupo, com o futuro dos meus cães, no caso de eu partir primeiro. Claro que tomei já, as minhas providências relativamente a isso tendo, quase (nunca se tem a 100%), a certeza, de que jamais eles seriam abandonados ou negligenciados. Acho que uma pessoa de 70 anos, por exemplo, não deveria ter animais juvenis.
A escolher, preferiria que os meus cães morressem primeiro que eu. E digo isto, não como forma de egoísmo. Digo mais: se tivesse a certeza que morreria amanhã, pegaria nos meus cães e mandá-los-ía abater, hoje.![]()
![]()
Se forem adoptando um que esteja mesmo certeiro de ir para o outro lado daqui a um ano e pouco, já seriam menores a probabilidades de este vir a ficar sósinho e era uma maneira de se esvaziar o canil aos poucos (com mais espaços vagos sempre iriam surgindo mais vagas para a malta nova!).![]()

<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm
Também não percebi a ligação LuluB....