Idosos com cães de companhia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo fev 20, 2011 11:47 pm

chinchilavis Escreveu:Também não percebi a ligação LuluB.... :roll:
Tem uma certa logica, se bem que não perfeita...

O que ele refere seria adopção dos animais idosos nos canis pois supostamente durariam menos e havia menos possibilidade de um idoso morrer e deixar o cão sozinho.

No entanto continua a não haver garantias de nada...eu sou a favor não só dos idosos terem direito a animais como, em certo casos de solidão absoluta de serem apoiados pelo estado.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo fev 20, 2011 11:53 pm

A LuluB não perde tempo nem feitio com ódios de estimação, embora seja alvo de alguns, que para ela tanto lhe fazem e não a afectam por serem demasiado mesquinhos.

Basta ler o post citado pelo Tommy e o que este escreveu em resposta para se ver que não "liga" com a citação a que supostamente se dirige.

E por mim chega desta conversa sem sentido e de desvio ao tópico, que é interessante e não merece ser abandalhado.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda fev 21, 2011 1:52 am

VascoV2 Escreveu:
chinchilavis Escreveu:Também não percebi a ligação LuluB.... :roll:
Tem uma certa logica, se bem que não perfeita...

O que ele refere seria adopção dos animais idosos nos canis pois supostamente durariam menos e havia menos possibilidade de um idoso morrer e deixar o cão sozinho.

No entanto continua a não haver garantias de nada...eu sou a favor não só dos idosos terem direito a animais como, em certo casos de solidão absoluta de serem apoiados pelo estado.
E não só. Com a adopção de animais séniores, seriam reduzidos os abates, e haveria mais espaço nas boxes, para que pudessem ficar confortavelmente acondicionados outros animais, e assim evitar a sobrelotação, que conduz a epidemias e... mais abates. Já sabemos que raramente se "investe" nos animais em CROs, mas os idosos são sempre os primeiros a abater, mesmo que estejam saudáveis... :( e costumam ser animais q sempre viveram numa casa, ali deixados pelos donos... pq nenhum cão o gato chegam a velhos num canil de abate.

Faz sentido, sim!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda fev 21, 2011 2:39 am

Chamarrita, "mais espaço nas boxes para os animais, para que pudessem ficar confortavelmente acondicionados outros animais, e assim evitar a sobrelotação, que conduz a epidemias e... mais abates"?

Como diz a Nicasxi algures, é isso e o Coelhinho da Páscoa ter ido com o Pai Natal ao circo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda fev 21, 2011 3:23 am

Ora leia lá a minha assinatura... 8)

ok, é uma utopia. Mas não deixa de ser uma boa ideia! ;)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda fev 21, 2011 8:42 am

Eu conheço uma senhora de alguma idade que vive sózinha com 4 cães e não tem descendência.

Ela dispôs (no testamento) que, no caso de morte ou incapacidade permanente, os animais deveriam ser abatidos.
Fiquei um bocado chocada.
Mas ela quer evitar sofrimento aos seus animais visto que não confia nos herdeiros...

As pessoas de idade são os melhores donos, pois tem tempo e, muitos, vontade e dedicação para isso.
Mas a questão é muito pertinente.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

segunda fev 21, 2011 9:58 am

Uma vizinha minha (a única além de mim que aqui na rua, realmente gostava e respeitava os animais), tinha 3 gatos, um deles já com 14 anos. A Senhora estava a morrer com uma doença terminal, e os animais ficaram com ela até ao último momento, depois foram adoptados por familiares: as 2 gatas ficaram com a filha e o gato com a irmã. Mas lá está, a Senhora estava tranquila pois sabia que alguém de confiança iria tratar deles.
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda fev 21, 2011 4:03 pm

Talvez muitas pessoas haviam de fazer como estas, deixarem uma heranca para os seus animais em caso de falecerem.
http://www.thisislondon.co.uk/standard/ ... to-pets.do
<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda fev 21, 2011 4:14 pm

Parece-me que este é um assunto difícil de generalizar.
Cada caso pode ter uma solução diferente, mas no geral penso que sim, que tanto idoso como animal só têm benefícios a tirar da companhia um do outro. Há que fazer planos para o futuro sim... mas isso não é algo que aconteça apenas com os animais.

Conheço um caso de uma idosa com um filho com oligofrenia média... são a companhia um do outro. Quando a senhora partir, serão os outros filhos ou netos a tomar conta deste irmão mais especial.
Mas e se ela não tivesse família disposta a isso? O filho seria abandonado pelo estado numa qualquer instituição, em condições não muito diferentes dos cães deixados num canil. Por isso penso que a comparação é legítima, porque os meus animais também são família como esse rapaz querido. Sejam animais de estimação ou familiares dependentes, há-de se arranjar uma solução... mas é preciso deixá-la bem assente antes da hora.
Chamarrita
Membro Veterano

segunda fev 21, 2011 5:54 pm

chillisauce Escreveu:Talvez muitas pessoas haviam de fazer como estas, deixarem uma heranca para os seus animais em caso de falecerem.
http://www.thisislondon.co.uk/standard/ ... to-pets.do
Acho que em Portugal não é permitido, Chilli. Bens não podem herdar bens.
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

segunda fev 21, 2011 6:31 pm

LuluB Escreveu:A LuluB não perde tempo nem feitio com ódios de estimação, embora seja alvo de alguns, que para ela tanto lhe fazem e não a afectam por serem demasiado mesquinhos.

Basta ler o post citado pelo Tommy e o que este escreveu em resposta para se ver que não "liga" com a citação a que supostamente se dirige.

E por mim chega desta conversa sem sentido e de desvio ao tópico, que é interessante e não merece ser abandalhado.
Muito obrigada
patanisca
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

segunda fev 21, 2011 7:08 pm

Excelente tópico. :wink:

Realmente é um pouco difícil emitir uma opinião no entanto vou falar no meu caso.

Neste momento tenho uma cadelita à espera dum DONO e, confesso que se aparecesse um dono idoso para a adoptar (o que é pouco provável pois ela é jovem e estroina :D :D ) só a daria caso esta pessoa tivésse alguém que assegurasse o bem-estar da Xiquinha caso lhe acontecesse algo, ou esse alguém não podendo ficar com ela, entrasse em contacto comigo para arranjar uma solução. :cry: Pode parecer cruel pois bem sei os "milagres" que a convivência com os animais fazem aos nossos idosos mas ... não poderia sequer imaginar que a Xiquinha corresse o risco de ser abandonada e/ou entregue num canil. :cry: :cry: :cry:

Tenho o caso dos meus pais com 80 e 70 anos que ficaram com a Estrelita que tem 3 anitos. Foi muito ponderada esta adopção exactamente por causa da idade deles e a idade da cadelita, que ainda é jovem. No caso deles, como é óbvio, a segurança da cadelita assim como dos outros dois velhotes que eles têm, está assegurada pois a minha irmã mora perto dos meus pais e cuidará dos canitos como aliás já o faz hoje em dia em termos de medicações e idas ao vet e eu, se bem que não more perto deles, como é óbvio também nunca lhes faltaria com nada. :wink: :wink:
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

segunda fev 21, 2011 8:11 pm

Realmente é uma questão complicada... Todos sabemos que os nossos animais fazem milagres connosco e estão ao nosso lado nos bons e maus momentos, tal como nós, enquanto donos temos o dever de fazer tudo por eles, nos bons e maus momentos. Nem é uma questão relacionada com a idade ou o tipo de animal.
Acho que a decisão deve partir do idoso/a e deve ser ponderada. Realmente é importante saber com quem ficará o animal caso falte o dono/a (seja por doença ou falecimento). Relembro que há casos em que os animais são de tal forma agarrados aos donos que ao falecer o dono, o animal acaba por falecer pouco depois de tristeza, saudade (já assisti a um caso assim :cry: ).
Acho que há animais que amam mais os seus donos do que alguns dos que depois reclamam as heranças. Neste caso, não era descabido a criação de uma associação que, com donativos dos donos que partem, pudessem acolher e mimar estes animais, se esta for a vontade expressa pelo dono. Esta hipótese seria viável sob inspecção intensa, para evitar aproveitamentos ilícitos.
No caso de donos que sabendo que vão partir, pretendem levar os seus pequenos em vez de os abandonar, por muito que custe ver um animal partir, se calhar é o melhor... :roll:

Uma coisa importante: falo de idosos mas qualquer um de nós pode estar bem agora e daqui a pouco não... :| A idade já não quer dizer nada.
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

terça fev 22, 2011 12:48 pm

quem toma conta do meu cão se...???

ou...

quem toma conta de mim se o meu cão...???

pois é.... :wink:

a simbiose entre dono e cão ( gato ou outro ) é muito mais complexa do que aparenta.
senão vejamos:

Mozart morre jovem e o seu cão deita-se em cima da campa até sucumbir.

Pequeno exemplo caricato de como a idade per se não assegura absolutamente nada.

quem tem condições, vontade e afecto para dar a um animal , deve faze-lo sem projectar o futuro.

o que tiver que ser será e a morte não escolhe idades.

ok... existe a probabilidade mais elevada de ....

mas ainda assim, por essa perspectiva a partir dos xpto anos já não valia a pena investir em nada, ficavamos sentados no alpendre há espera do homem da foice!

nem pensar...
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

terça fev 22, 2011 2:47 pm

Gallaecia compreendo o seu ponto de vista e acho que até tem razão mas, apesar de eu não ser idosa, como já alguns foristas aqui disséram é um assunto em que às vezes penso pois ninguém tem a vida nas mãos ... e se me acontecesse alguma coisa? Os meus cães? Tenho a certeza absoluta de que a minha família iria tomar conta deles ... por eles e obviamente por mim pois sabem bem o amor que lhes tenho. :wink:

Ao longo da minha vida só durante 9 anos é que não tive canitos e, muito sinceramente, não me imagino a viver sem eles ... mesmo quando já for bem velhinha :D :D mas tenho a segurança de saber que ... o que quer que aconteça estarão sempre protegidos. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”