Idosos com cães de companhia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça fev 22, 2011 3:49 pm

Gallaecia Escreveu:quem toma conta do meu cão se...???

ou...

quem toma conta de mim se o meu cão...???

pois é.... :wink:

a simbiose entre dono e cão ( gato ou outro ) é muito mais complexa do que aparenta.
senão vejamos:

Mozart morre jovem e o seu cão deita-se em cima da campa até sucumbir.

Pequeno exemplo caricato de como a idade per se não assegura absolutamente nada.

quem tem condições, vontade e afecto para dar a um animal , deve faze-lo sem projectar o futuro.

o que tiver que ser será e a morte não escolhe idades.

ok... existe a probabilidade mais elevada de ....

mas ainda assim, por essa perspectiva a partir dos xpto anos já não valia a pena investir em nada, ficavamos sentados no alpendre há espera do homem da foice!

nem pensar...
Pronto, quando a Rita partir (o que já não deve tardar muito), vou adoptar um cachorro, e quando eu própria partir (o que também pode muito bem não tardar) deixo-lhe o cão a si, pode ser? :D

A decisão cabe sempre à pessoa, claro está, e é sabido que os animais são a melhor companhia para um idoso - e não só. Mais ainda: muitos médicos recomendam-nos em muitos casos de idosos demasiado isolados, física e afectivamente. Em geral, cães, para os obrigar a sair e conviver.

Mas também temos de pensar "neles" e no seu futuro, não é só adoptar e seja o que o Grande Peru Luminoso quiser quando batermos a bota ou ficarmos confinados à cama. De maneira nenhuma prego que um idoso não deve ter cão, gato ou o animal que for, pelo contrário. Mas que se deve sempre pensar no que lhes poderá acontecer se se ficar impossibilitado de tomar conta deles, isso sim. E tomar medidas, consoante as possibilidades que se tiver, para lhes assegurar pelo menos o lar que deixarmos de lhes poder dar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

terça fev 22, 2011 5:40 pm

Ok eu supostamente sou muito nova para pensar nestas coisas, mas também penso! Se me acontecesse alguma coisa os meus pais ou o meu irmão (que apesar de nem sequer ir com os cães à rua não aguentaria certamente separar-se deles a menos que estivessem MUITO bem entregues) tomariam conta deles, às vezes penso e se morrermos todos e só ficarem os cães??? Se isso acontecesse numa data próxima os familiares faziam filetes dos cães para os distribuir (como são pequeninos e novos são ainda muito desejáveis) mas e daqui a alguns anos? Será assim? Eu sou bastante nova mas acho que se fosse um pouco mais velha (e quando digo mais velha é daqui a meia dúzia de anos quando for viver sozinha) os deixava delegados em testamento aos cuidados de alguém...
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
nikoekico
Membro Veterano
Registado: quinta nov 04, 2010 6:39 am

terça fev 22, 2011 7:24 pm

Recordo-me de uma notícia na TV: uma senhora que faleceu e deixou a herança aos cães, e quem tratasse dos cães recebia a herança. Acho que toda a aldeia onde a senhora morava ,cuidou dos cães.
Se não me engano foi no norte já foi á uns anos se não estou em erro.

Viver um dia de cada vez, e gozar o dia em pleno.
Se me zango depresa me liberto ,do mau humor.(se for com os filhos digo muitas vezes que os amo)
E corro a abraçar,porque a vida é muito curta .
Podemos adormecer e não acordar mais
<p>"O s&aacute;bio n&atilde;o &eacute; o homem que fornece as verdadeiras respostas; &eacute; o que formula as verdadeiras perguntas."
</p>
CarpemDiem
Membro Veterano
Registado: sexta set 09, 2005 1:36 pm

terça fev 22, 2011 7:55 pm

Uma questão interessante e pertinente esta que colocam.

Vários estudos de zooterapia comprovam que ter animais em qualquer idade só traz benefícios e este caso é ainda mais evidente na 3.ª idade.

Ajuda a combater a solidão e o isolamento e melhora o nosso estado mental e também físico.

Podia citar vários estudos mas acho que todos nós já sabemos disso :)

A questão de "e se eu partir 1.º o que será dos meus animais" é que pode ser um problema, especialmente a quem não tem família :(

Eu confesso que não conseguiria viver sem mas compreendo quem toma essa decisão.

Segundo a vergonhosa lei portuguesa os animais são "coisas" pelo que, em testamento não podem herdar nada mas se nos formos informar talvez haja alguma forma de contornar esta situação de forma a garantir a segurança deles.

Histórias tristes hà às centenas infelizmente mas quero pensar que, em caso do idoso ter familia, ela não iria agir contra o desejo do idoso, não sei.

Sou ainda nova mas pensei várias vezes nisso e digo sempre à minha familia para cuidarem bem deles caso me aconteça algo.

Vou deixar algo escrito um dia mais tarde mas é complicado termos certezas do que poderá acontecer.
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

terça fev 22, 2011 7:57 pm

A propósito de heranças e de animais, os vizinhos da casa em frente à dos meus pais adoravam animais e tinham bastante dinheiro. Lembro-me do Senhor dizer que, como não tinham filhos, quando morressem o dinheiro iria reverter a favor duma Associação bastante conhecida.

Coitado ... bem se "lixou" pois morreu uns 5 ou 6 anos antes da mulher (ele já tinha 80 e poucos e ela setenta e muitos) e ela arranjou um fulano bem mais novo que lhe "derreteu" o dinheirinho todo. :cry: :cry: :cry:

Pobre do Senhor e dos animais ... :cry: :cry:
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

terça fev 22, 2011 8:11 pm

Se não houver herdeiros directos - e mesmo que haja - pode-se sempre deixar a quota disponível da herança a alguém que, por sua vez, se comprometa a tomar conta e a tratar condignamente dos animais. A estes, directamente, é que não se pode fazer legados porque são considerados "coisas". Penso eu que será assim.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça fev 22, 2011 8:16 pm

Por muito que nos custe e por muito cruel que seja (porque um cão ou um gato são por vezes a única alegria destas pessoas), acho que pessoas idosas devem ter animais se tiveram préviamente planeado e deixado bem claro o que fazer do animal caso lhes aconteça algo (morte, internamento, incapacidade).
De contrário, é criar mais um grande problema.

Quem tenha hipótese de confiar num familiar ou amigo que se comprometa a tomar conta do animal, quem possa deixar escrito que deseja que o animal seja abatido para ser poupado a um destino pior, ou planear previamente com um hotel uma verba para um internamento caso seja necessário, não sei, algo que preveja o pior.

Tive uns vizinhos idosos sem filhos com uma história tristissima. Tinham um cão pequeno que era a grande alegria deles. O senhor adoeceu gravemente com diabetes e morreu. Ficou ela só. Era a grande preocupação da senhora morrer antes do cão.
Fui-me embora ainda ela era viva mas aquela história ficou-me sempre. Nunca me esqueci de nenhum deles.

O mal dos portugueses: nunca querer planear o que fazer perante o pior cenário.
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quarta fev 23, 2011 4:15 pm

LuluB Escreveu:
Gallaecia Escreveu:quem toma conta do meu cão se...???

ou...

quem toma conta de mim se o meu cão...???

pois é.... :wink:

a simbiose entre dono e cão ( gato ou outro ) é muito mais complexa do que aparenta.
senão vejamos:

Mozart morre jovem e o seu cão deita-se em cima da campa até sucumbir.

Pequeno exemplo caricato de como a idade per se não assegura absolutamente nada.

quem tem condições, vontade e afecto para dar a um animal , deve faze-lo sem projectar o futuro.

o que tiver que ser será e a morte não escolhe idades.

ok... existe a probabilidade mais elevada de ....

mas ainda assim, por essa perspectiva a partir dos xpto anos já não valia a pena investir em nada, ficavamos sentados no alpendre há espera do homem da foice!

nem pensar...
Pronto, quando a Rita partir (o que já não deve tardar muito), vou adoptar um cachorro, e quando eu própria partir (o que também pode muito bem não tardar) deixo-lhe o cão a si, pode ser? :D

A decisão cabe sempre à pessoa, claro está, e é sabido que os animais são a melhor companhia para um idoso - e não só. Mais ainda: muitos médicos recomendam-nos em muitos casos de idosos demasiado isolados, física e afectivamente. Em geral, cães, para os obrigar a sair e conviver.

Mas também temos de pensar "neles" e no seu futuro, não é só adoptar e seja o que o Grande Peru Luminoso quiser quando batermos a bota ou ficarmos confinados à cama. De maneira nenhuma prego que um idoso não deve ter cão, gato ou o animal que for, pelo contrário. Mas que se deve sempre pensar no que lhes poderá acontecer se se ficar impossibilitado de tomar conta deles, isso sim. E tomar medidas, consoante as possibilidades que se tiver, para lhes assegurar pelo menos o lar que deixarmos de lhes poder dar.
LULI B
Não me considero com 60 anos, idosa, mas mesmo assim preocupo-me sim com o meu cão como já referi.

Sofreu uma doença grave a que obriga a uma despesa, direi mesmo avultada. Não pode ter parasitas, toma vitaminas, faz exames primavera e outono. O seu sistema imunitário é frágil, pelo que faz inflamações frequentes e claro com várias ídas ao vet.

No que refere a a ser bom para nós, isso nem se discute, ele é a melhor coisa do mundo e ajuda muito, dando afecto.

É o segundo que tenho, sendo que o anterior viveu 16 anos.
A minha preocupação maior é se nós faltar-mos, será que haverá quem queira gastar tanto com ele? É que nas ídas ao vet o que verifico, infelizmente, é quase sempre, e quando aparece uma doença grave que obrigue a tratamentos, pedem para os "adormecerem".

Não é tão fácil como algumas pessoas pensam. Testamentos? Quem nos garante que serão cumpridas as vontades.

O meu cão é um membro da familia e como tal preocupo-me com o seu futuro SIM.

Obrigada pelas suas mensagens sempre bem ponderadas, como aliás quase todas.

patanisca
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta fev 23, 2011 5:04 pm

Patanisca, como aqui já foi dito, ninguém está livre de desaparecer deste mundo, tenha a idade que tiver e seja por que motivo for. Portanto, a preocupação por aqueles dependentes de nós e pelos quais nos responsabilizámos que cá podemos deixar de maneira nenhuma é ilegítima nem anormal numa pessoa responsável.

Claro que no caso de cães como o seu as coisas serão ainda mais difíceis. Ninguém nos garante que quem cá ficar e tomar o compromisso de tratar e cuidar dos nossos animais vá cumprir o prometido. Mas também penso que só podemos confiar na palavra dessas pessoas, que se foram escolhidas por nós foi porque reconhecemos nelas qualidades confiáveis. É que assim não for, torturamo-nos e envenenamos a nossa vida e a do animal, ou animais, e o melhor será procurar outras.

E é aqui que entra a posição de algumas pessoas: "Quando eu morrer, quero que os meus animais sejam abatidos." Da qual discordo, diga-se. Mesmo que consideremos que ninguém trata melhor o nosso animal do que nós, se encararmos a realidade pelo ponto de vista do animal logo chegaremos à conclusão de que ele quer e merece viver, mesmo que entre em depressão com a nossa falta ou ausência ou seja tratado com menos mimo. E não tenho solução para a parte financeira. A menos que se seja rico e se possa deixar um fundo especial...

É por todas estas razões que eu, pessoalmente, prefiro não deixar para trás de mim tais problemas para sobrecarregar os outros nem pôr em risco a existência ou a sobrevivência de um ser que amo.

É apenas uma questão de previsão, mais nada.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Cães”