Olá! Sou nova aqui no Fórum e vim aqui parar porque tenho a tarefa muito importante de educar um cachorrinho que chegou à nossa casa há exactamente uma semana... e que hoje faz 2 meses.
A minha experiência com cães é muito diferente daquela que vou ter, pois moro num apartamento.
Dúvidas:
1. Passeios: tenho ido com ele à rua uma vez por dia, por volta das 16h30, durante uns 10 minutos, para ver se ele se habitua a estar na rua, com as pessoas, carros e outros animais.
O que aconselham para um cachorro desta idade?
2. Necessidades: não faz nada ainda na rua, faz várias vezes as necessidades em casa, muitas vezes em cima de um jornal na cozinha. Por vezes não é muito disciplinado, mas com esta idade julgo que é normal.
Quando é que devo começar a treiná-lo para fazer as necessidades na rua?
3. Ele tem acessos de energia umas 2 a 3 vezes por dia. Fica excitado, corre, rói a corda/osso, brinco com ele um bocado com a corda, "esgatafunha" a mantinha dele e a caixa dele, rói a almofada da caminha dele, rouba o jornal onde é suposto fazer chichi..., e depois dorme até quase à próxima refeição (como estou desempregada, estou em casa e come 3x/dia).
Serão normais? Será que devo fazer alguma coisa para que ele se acalme?
Obrigada pela vossa atenção!
Claudia Casal
Passeios e afins
Moderador: mcerqueira
Com dois meses e provavelmente ainda sem vacinas, eu não arriscaria levá-lo à rua. O treino das necessidades na rua só deve começar depois de completada a vacinação.
Mas ele necessita de socialização e de se habituar a pessoas e ruídos de rua e de trânsito, sim. Portanto, continue a levá-lo à rua, mas ao colo, não o ponha no chão.
O que relata no seu ponto 3 é absolutamente normal num cachorro dessa idade. Mas pode começar já a treiná-lo no "Não", no reconhecimento do nome e em regras e rotinas. Deixe-o ser cachorro enquanto pode.
Mas ele necessita de socialização e de se habituar a pessoas e ruídos de rua e de trânsito, sim. Portanto, continue a levá-lo à rua, mas ao colo, não o ponha no chão.
O que relata no seu ponto 3 é absolutamente normal num cachorro dessa idade. Mas pode começar já a treiná-lo no "Não", no reconhecimento do nome e em regras e rotinas. Deixe-o ser cachorro enquanto pode.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

-
- Registado: sábado mar 05, 2011 10:49 pm
Obrigada pela sua resposta!
Pois de facto ele ainda não tem a vacinação, vai ter no próximo sábado, já que só hoje fez 2 meses. Levo-o muitas vezes ao colo de volta para casa porque ele ainda se distrai com tudo e às vezes parece-me mais seguro para ele estar na rua, mas ao meu colo. Ainda assim, a volta é sempre muito pequena e não o deixo aproximar-se das ervas.
Aproveito por vezes para correr com ele, para ele se exercitar, uma vez que li que é muito importante o exercício (o sr encantador de cães é o meu herói agora!).
Treino-o com o Não e ele reconhece perfeitamente e sabe quando está a fazer mal. Procuro ainda só tratá-lo pelo nome quando o quero chamar para situações positivas. Li várias vezes que não o devia confundir ao chamá-lo pelo nome para reforço positivo e negativo.
Obrigada mais uma vez!
Pois de facto ele ainda não tem a vacinação, vai ter no próximo sábado, já que só hoje fez 2 meses. Levo-o muitas vezes ao colo de volta para casa porque ele ainda se distrai com tudo e às vezes parece-me mais seguro para ele estar na rua, mas ao meu colo. Ainda assim, a volta é sempre muito pequena e não o deixo aproximar-se das ervas.
Aproveito por vezes para correr com ele, para ele se exercitar, uma vez que li que é muito importante o exercício (o sr encantador de cães é o meu herói agora!).
Treino-o com o Não e ele reconhece perfeitamente e sabe quando está a fazer mal. Procuro ainda só tratá-lo pelo nome quando o quero chamar para situações positivas. Li várias vezes que não o devia confundir ao chamá-lo pelo nome para reforço positivo e negativo.
Obrigada mais uma vez!
O problema de ele andar na rua antes da vacinação completa é menos as ervas do que os sítios por onde passam outros cães, muitos dos quais podem estar doentes. Por isso é que se recomenda que antes da segunda ou terceira dose de vacinas (consoante o protocolo seguido pelo veterinário) não deixemos os cachorros andar pelo chão fora de casa.
Quando o levar à vacina fale com o veterinário, para que lhe explique todos esses procedimentos e as razões que os determinam.
Quanto ao treino básico, o meu conselho, se não se importa que lho dê, é o de que ligue menos às teorias do que ao seu bom senso: educar um cachorro é muito semelhante a ensinar uma criança pequena.
Agarrar-se muito a teorias é muito bom para criar confusão nas nossas cabeças e levar-nos a cometer erros crassos.
Quando o levar à vacina fale com o veterinário, para que lhe explique todos esses procedimentos e as razões que os determinam.
Quanto ao treino básico, o meu conselho, se não se importa que lho dê, é o de que ligue menos às teorias do que ao seu bom senso: educar um cachorro é muito semelhante a ensinar uma criança pequena.
Agarrar-se muito a teorias é muito bom para criar confusão nas nossas cabeças e levar-nos a cometer erros crassos.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

-
- Registado: sábado mar 05, 2011 10:49 pm
Obrigada LuluB pela sua resposta! Foi bastante esclarecedora e fiquei mais ciente ainda do que deveria fazer.
Quando o adoptei não me deram qualquer indicação relacionando vacinas e passeio! E portanto, estava com dúvidas mas sem saber que estava a fazer mal.
Claudia Casal
Quando o adoptei não me deram qualquer indicação relacionando vacinas e passeio! E portanto, estava com dúvidas mas sem saber que estava a fazer mal.
Claudia Casal
Ainda bem que pude ser útil! Tudo de bom para o seu cachorrinho e para si! 

</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>