Primeiros passeios de um cachorrinho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Martavences
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 4:36 pm

terça mar 01, 2011 11:11 am

Bom dia Foristas!

O meu cockinhas começou a ir a rua no sábado passado e até agora algumas coisas estão a correr bem e outras nem por isso mas acho que é tudo normal para os primeiros dias de rua de um cachorrinho :)

Tenho algumas dúvidas que talvez me possam ajudar a esclarecer:

- Tempo diário de passeio aconselhável para um cachorrinho de 4 meses;

- Quantas vezes por dia;

- Melhor altura do dia para o passeio do cachorrinho;

- Subir e descer escadas: SIM ou NÃO? (já li muita coisa de que os cachorros bebés não devem subir e descer escadas mas também já li o contrario, o que acham?)

Bem, os cocós já os faz na rua :) Mas o xixi vem fazê-lo a casa quando chega :S Já li que é habitual isto acontecer no inicio mas ainda não sei como fazer com que ele faça o xixi na rua :S

De momentos levo-o a passear 2 vezes por dia uma de manha e outra á tarde. De manha andamos cerca de uma hora e á tarde também. Será muito tempo de passeio?

Porta-se lindamente na rua tirando um pouco de medo dos carrinhas e autocarros pois quando passam ele fica um pouco desorientado mas com os carros também era assim no inicio mas agora já não faz nada pois não desisti de andar nem o peguei ao colo quando ele mostrava medo, continuava a andar e a dizer "anda".

Obrigada desde já pela ajuda,

Com os melhores cumprimentos,

Marta Venceslau.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça mar 01, 2011 12:34 pm

Olá,
A duração do passeio varia de animal para animal e do tipo de passeio que faz, esteja atenta se ele manifesta sinais de cansaço, também pode ser insuficiente se for um cachorro muito enérgico, é uma questão de o observar. Ele vai acabar por se habituar ao barulho das carrinhas como se habituou ao dos carros, continue o passeio.
O número de passeios também depende da disponibilidade do dono, se puder passeá-lo 3 vezes por dia, melhor. Ele também terá que se habituar a passeios nocturnos, no verão, com muito calor não deve sair com ele à tarde.
Martavences Escreveu: - Subir e descer escadas: SIM ou NÃO? (já li muita coisa de que os cachorros bebés não devem subir e descer escadas mas também já li o contrario, o que acham?)
Deve colocar essa questão ao veterinário, eu na dúvida não arriscaria.
Martavences Escreveu: Bem, os cocós já os faz na rua :) Mas o xixi vem fazê-lo a casa quando chega :S Já li que é habitual isto acontecer no inicio mas ainda não sei como fazer com que ele faça o xixi na rua :S
Ele já percebeu que pode fazer na rua, mais fácil será. Se sair com ele de manhã, logo depois de ele acordar, ele aguenta 1h sem fazer xixi?
Martavences
Membro Veterano

terça mar 01, 2011 3:09 pm

O xixi da manha fá-lo em casa no jornal, tenho saído com ele a meio da manha por volta das 10h e depois de almoço. O coco fá-lo de manha.
Ele é um cocker de 4 meses. É bastante energético pois de vez em quando dá-lhe para andar a correr de um lado para o outro. Ele por acaso sobe e desce as escadas muito bem :) E também já consegue saltar para o sofá pois antes de saber subir escadas não subia sozinho para o sofá e agora já sobe :)
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

terça mar 01, 2011 4:30 pm

Se puder leve-o 3 vezes á rua , eles em bébé tem mais necessidade de fazer as necessidades e aguentam menos :wink: A minha sempre desceu e subiu escadas em cachorra até porque viviamos num 4º andar sem elevador :) Aos 6 meses já fazia tudo na rua a não ser uma ou outra vez durante a noite que não aguentava :D
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

terça mar 01, 2011 4:48 pm

Acho que teria mais vantagem se andasse um pouco menos tempo (3omin de cada vez por exemplo) e mais vezes (3 pelo menos). Não nos podemos esquecer que um cachorro não tem a mesma capacidade de se controlar do que um adulto.

Com os meus para eles perceberem rapidamente levantava-me antes de eles acordarem vestia-me e ia busca-los quando chegava a vontade já eles estavam na rua, eu comecei com 4 passeios diários manhã(7h),almoço(12 ou 13h),meio da tarde(4h,5h ou 6h e noite(antes de me ir deitar), mesmo com este esquema no inicio eles durante a noite não aguentavam mas com o passar do tempo começaram a conseguir aguentar-se durante a noite e passado mais algum tempo pude reduzir para 3 passeios diários (manhã (7h), almoço(13h ou 14h) e noite (8:30, 9:00 ou 9:30).

Em relação à duração dos passeios era e é variável mas no mínimo andam sempre 15 min e exceptuando quando está a chover ou muito frio têm sempre um passeio(dentro dos 3 habituais) mais longo(em que os 15 minutos se prolongam e que varia de 30min a 1h30m), dependendo da estação do ano e das nossas(minhas e deles) vontades e disponibilidades.

Em relação às escadas nunca ninguém me disse nada, a Vicky quando veio já tinha 4 meses e subia e descia, o Simba quando começou a tentar deixavamos subir no máximo 4 degraus e depois ia ao colo, quando já dominava a técnica (e a altura do degrau) começou a subir e descer as escadas à vontade.

Boa Sorte ;)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Prophet
Membro
Registado: sexta out 01, 2010 8:10 pm

terça mar 01, 2011 5:35 pm

Porque não levá-los à rua a meio da noite?

É chato ter de acordar, mas acaba por compensar porque reduz o número de acidentes.
Martavences
Membro Veterano

terça mar 01, 2011 6:01 pm

Mas o Chico já não faz xixi durante a noite há muito tempo. Dorme a noite toda e só faz xixi ás 7h da manha no seu jornalinho. Faz isto todos os dias. Os xixis que faz por casa e que não são no jornal são durante o dia e não durante a noite. Ele por vezes vai ao jornal e outras faz sem ser no jornal. Sei que tenho que ir com ele as 7h que é quando faz no jornal mas de momento não me é possível mas a partir de sábado já começarei a fazer isso diariamente e então farei 3 passeios diarios: 7h, + - 11:30h, + - 16h ( e tentarei ir á noite também). E tentarei fazer 30minutos de passeio e pelo menos um de 45minutos.
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

terça mar 01, 2011 7:01 pm

Atenção às horas que eles passam sem ir à rua, mais de 12h (por exemplo durante a noite) normalmente não é aconselhável (isto é a minha opinião)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça mar 01, 2011 8:09 pm

Martavences Escreveu:Mas o Chico já não faz xixi durante a noite há muito tempo. Dorme a noite toda e só faz xixi ás 7h da manha no seu jornalinho. Faz isto todos os dias. Os xixis que faz por casa e que não são no jornal são durante o dia e não durante a noite. Ele por vezes vai ao jornal e outras faz sem ser no jornal. Sei que tenho que ir com ele as 7h que é quando faz no jornal mas de momento não me é possível mas a partir de sábado já começarei a fazer isso diariamente e então farei 3 passeios diarios: 7h, + - 11:30h, + - 16h ( e tentarei ir á noite também). E tentarei fazer 30minutos de passeio e pelo menos um de 45minutos.
E não sai mais entre as 16h e a manhã seguinte? :o Assim, não admira que o pobre tenha de fazer xixi em casa...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça mar 01, 2011 11:39 pm

E nem é só por ser cachorro, ter que aguentar das 16:00 até à manhã seguinte :o

Antes de o deixar a dormir tem que o levar à rua.
Martavences
Membro Veterano

quarta mar 02, 2011 9:09 am

Eu sei disso tudo! Apenas ainda não comecei a fazer os passeios diários com regularidade pois ainda não me foi possível como já disse anteriormente.

A partir de sábado irei á rua com ele as 7h, por volta das 11:30h, por volta das 4h e depois por volta das 9h e farei 30 minutos de passeio e pelo menos um de 45minutos. Ele não faz durante a noite porque não tem vontade ou não quer pois se quiser tem o jornalinho para o fazer. Ele antes de ir para a cama faz.

Eu pedi a vossa opinião para a duração dos passeios e para quantas vezes por dia e não me estava a queixar de ele fazer em casa pois sei que é normal. E também já referi que faz praticamente tudo no jornal, só quando esta mais excitado é que se descuida e faz fora do jornal.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta mar 02, 2011 10:16 am

Aos meus sempre dei três passeios diários, em adultos: um de manhã, outro à hora do almoço e outro à noite, depois de comerem e/ou antes de eu própria ir para a cama.

Em cachorros, dou mais um passeio, a meio da tarde.

A duração depende do tempo que faz, da disposição deles e da minha. Se estão muito agitados e vejo que precisam de mais tempo de passeio, ando mais tempo na rua, mas raramente demoro menos de meia hora.

No Verão, quando faz aqueles grandes calores, o passeio da hora do almoço é breve, para os poupar. Quando chove também abrevio.

Este é o meu ritmo e a rotina a que os habituo, mas cada um estabelece a que mais lhe convém. No seu caso, faria um esforço por dar ao seu cachorro mais um passeio à noite, nem que fosse só de dez minutos, mas a Marta é que sabe se pode.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Kyara10
Membro
Registado: quarta mar 02, 2011 10:41 am

quarta mar 02, 2011 11:37 am

Olá Marta, olhe, eu estou exactamente na mesma situação que você, também tenho uma cachorra e também estou na fase da habituação de fazer as necessidades na rua. Para a minha cachorra, que é uma beagle com uma energia inesgotável, durante a semana, como trabalho, a forma que arranjei melhor de controlar as necessidades da pequena foi, em relação ás fezes, a Veterinária aconselhou-me a dar de comer 3 vezes ao dia, e assim o faço e logo após ela comer levo-a à rua e a coisa tem resultado... em relação ao chichi é natural que ela ainda não aguente mas o melhor mesmo é ser você a acorda-la e leva-la logo à rua... com a minha pequena tem resultado mas mesmo assim ela ainda vai fazendo em casa ás vezes. Tente adiantar-se aos horários dela e seja você a acordá-la. Quanto à duração dos passeios e quantas vezes por dia, na minha situação, levo-a por volta de 3, 4 vezes à rua.. de manhã, almoço, tarde e noite, por volta de 15m/30m... depende da vontade dela... mas quando decidi adquirir esta raça uma das opiniões que eu lia em bastantes lados era que ela devia ter um passeio por dia no minimo de 30m por ser bastante energética e ter necessidade de gastar energias.. então eu escolho o passeio da noite que é quando tenho mais disponibilidade e estou sempre por volta de 1h +- (depende do frio, chuva, etc) para ela correr, brincar, saltar... lool.. aos fins de semana cumpro os horários na mesma para ela não destabilizar mas onde eu vou ela vai e aproveito (se o tempo tiver bom) para passear bastante com ela :)

Espero que tenha sido útil :)

Cumprimentos

:) :)
"O homem nunca poderá ser igual a um animal: ou se eleva e torna-se melhor, ou se precipita e torna-se muito pior" Vladimir Soloviev

Ester, Nelson & Kyara - Happy family :)
AndreiaMCF
Membro Júnior
Registado: terça out 12, 2010 1:07 pm

quarta mar 09, 2011 3:01 pm

Olá!
Eu também tenho uma beagle, que fez recentemente 3 mesinhos! Como já tomou as vacinas todas o vet disse que a partir daí já a poderíamos levar à rua sempre que quisessemos.
Demos o 1º passeio com ela no domingo passado. Andamos 1h/1h30 e o mais estranho é que nem um chichi, nem um cócó ela fez na rua:S Voltamos a levá-la na segunda e mais uma vez nada:S Foram só os primeiras saídas, para ela se ambientar ao exterior, etc. Mas, a partir de hoje, tendo conta que ela não estranhou muito o exterior, os barulhos, etc vamos começar a levá-la à rua de manhã, à hora de almoço e por volta das 20h/21h (sendo esta ida mais prolongada para ela poder brincar e gastar a energia toda), depois das refeições. O vet aconselhou a dar-lhe a ração e passados uns 30min levá-la à rua. Acham que é suficiente 3 idas à rua? E será que ela vai fazer xixi e cócó das próximas vezes na rua?
É que ela está habituada a fazer no jornal, dentro de casa... (vá, só em 10% das vezes é que não faz no jornal:P)
meandyou
Membro
Registado: quarta mar 07, 2007 9:54 pm

quinta mar 10, 2011 4:03 pm

Boas. Eu temabem estou numa situação identica,para a pobrezinha não ficar fechada em casa e ir começando a " conheçer " o exterior liguei a vet e perguntei se podia estar com ela um bocadinho na varanda de casa como é vedada ela disse que podia 30m por dia repartidos em 2x pois como não tem vacinas ainda passeio mesmo na rua não pode ser. Ela tambem se assusta com os barulhos e tudo mais mas é normal. E normal tambem que nem todas a pessoas tenham disponibilidade para levar os animais a passear por exemplo é hora de almoço pois trabalham e o trabalho nem sempre é proximo de casa,ai o dono tem de ser tolerante e perceber que neste caso o animal tera de fazer em algum lado uma vez que a meio do dia nao pode ir a rua. ;) Boa sorte com a pequenina
Responder

Voltar para “Cães”