Cão novo, alguma ajuda?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quarta mar 09, 2011 8:47 pm

Tiago, no teu primeiro post pareceste-me tão entusiasmado, não pensei que desistisses assim... :(
Se impores-te não está a funcionar tenta transmitir-lhe calma e não grites com ele!

Descreve o que é que ele faz para teres que te impor e o que fazes para o contrariar... temos que compreender bem o que está a acontecer para te poder propor outra solução! :?
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
TigoX
Registado: quarta mar 09, 2011 5:55 am

quarta mar 09, 2011 8:54 pm

como ir para cima da cama deitar.se e dar cabo dos lençois, roer almofadas... sempre aos saltos qnd ve alguem principalmente a minha irma...sei qe é normal mas ela tem 10 anos e ele ja por varias vezes qe a aleijou...
para vir a rua mal pego na trela leva tudo a frente.... ate a mim quase me manda ao chao, qnd tamos a comer fica vidrado em nos a pedir comida se o ignorarmos pior...

tudo coisas qe ja tentei desde virar.lhe as costas.. ignorar.lo.... dizer "NAO"... nada nem com o nome antigo ele vai la lolol

:( a minha ideia foi salvar o cao, salvei.. a ideia era ficar com ele mas penso qe vai ser uma missao quase impossivel visto qe se eu n o controlo a minha mae cada vez qe ve uma cena dessas fica pelos cabelos... :X
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mar 09, 2011 9:03 pm

Calma.
Um cão não nasce ensinado...
Para establecer a liderança comece por mostrar ao cão que comer está na sua mão - sirva a horas certas, sómente você.
Em pouco tempo ele vai perceber.

Depois com ajuda de biscoitos comece a ensinar o sentar, deitar, quieto, etc.
Com o tempo ele vai obedecer sem biscoitos, só com uma festa.

Essencial é não ter medo dele.
Eles cheiram o medo.
Quando rosnar ou ladrar como disse, feche-o numa sala, sózinho, por algum tempo, até estar normal (lição : se se portar mal é "exilado" da "matilha").

È preciso tempo.
Tem de lhe dar algum tempo para perceber que o mundo mudou...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 09, 2011 10:03 pm

Esses comportamentos não se resolvem de um dia para outros. Tem de ter muita paciência e sobretudo, vontade senão nada feito.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

anasabreu
Membro Veterano
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quarta mar 09, 2011 10:08 pm

É isso... tens que ter calma mas acima de tudo, têm todos que querer adoptar o Farrusco! Não é um esforço que possa ser feito apenas por um apesar de ter que haver um lider na "matilha"!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
TigoX
Registado: quarta mar 09, 2011 5:55 am

quarta mar 09, 2011 11:13 pm

vou ver se consigo falar com a minha mae...
ent voces dizem.me qe se lhe começar a ensinar coisas como sentar,deitar... ele começa a perceber qe eu sou o lider?

e qe eu penso qe ele so me obedece pq tem o biscoito dps :X pois sem nada na mao nem adianta tentar :(

é mt inteligente e aprendeu logo a sentar.se mas.. so se houver brinde... tb vem ter cmg ao dar palmadas na perna se tiver la biscoito na mao lol

acho qe sera mais interesse qe obediencia...

:(

p.s: em qestao ao passeio, eu acho qe o defeito esta na trela... pois alguns dizem qe é a melhor mas eu penso qe nao, mas n percebo nada disso... a trela qe o dono me deu com o cao é uma trela curta com uma mola e tem um corpete ou seja tou a 10-15cm do cao... o maximo qe posso fazer é puxar o cao ou ser puxado, penso qe um enforcador pelo qe li seria adequado ou um Gentle Leader mas nem sei se se vende ca.... :X
anasabreu
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 10, 2011 8:37 am

Tiago, se ele já se senta e vem ter contigo quando chamas estás em muito bom caminho!!! :D
Quanto ao biscoito, não é do dia para a noite que vais conseguir que ele faça o que pedes sem biscoito mas consegues largar... assim que ele fizer o que pedes sem pensar 2 vezes porque já sabe que tem um biscoito à espera deves começar a não o dar, uma vez ou outra, aos poucos e poucos vais largando mas mesmo quando ele já estiver bem ensinado e já estiveres no teu dia a dia normal com ele, de vez em quando será bom recorda-lo com um biscoitinho (um refresh...) :wink:

Quanto à trela... um peitoral ou arnês é do pior para o cão puxar! Ele puxa com toda a sua força com o corpo... no entanto para já, se usares uma coleira estranguladora e ele tem o vicio de puxar, ele vai puxar na mesma até ficar roxo... :| começa por uma coleira normal com uma trela normal, faz como foi dito atrás e a meu ver, usa novamente os biscoitos! Não tenhas medo de o fazer porque assim que ele souber fazer as coisas podes começar a deixar os biscoitos!!! :D

Depois tens muitas coisas que lhe podes ensinar... só tens que te deixar levar pelo bichinho da educação canina... há muitas brincadeiras que podes ensinar-lhe e que será uma optima forma de ele gastar as energias... :D
<p>Ana Abreu</p>
<p>Sorrir sempre...</p>
Responder

Voltar para “Cães”