Primeiros passeios de um cachorrinho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AndreiaMCF
Membro Júnior
Registado: terça out 12, 2010 1:07 pm

quinta mar 10, 2011 4:29 pm

Pois, bem sei que nem sempre existe possibilidade de passeá-los na hora de almoço. Nós, como trabalhamos perto de casa e vimos sempre almoçar a casa, dá sempre tempo de a levar nem que seja 10 ou 15min para ela fazer as necessidades.
Ainda assim, desde que a trouxemos tentamos habituá-la a fazer sempre no mesmo sítio, numa caixinha. Bem sei que os cães não são "gatos", nem são como os gatos! é óbvio que a tentamos habituar por uma questão de ser mais prático para nós!!! Para não termos que andar a lavar o chão da cozinha todos os dias. Assim, desde que a trouxemos adoptamos o seguinte esquema: sempre que a viamos fazer xixi no chão ralhavamos com ela, batiamos com um jornal no chão para ela ouvir o barulho e ter medo e quando fazia xixi no jornal recompensavamos com festinhas e miminhos e palavras encorajadoras. Neste momento, como já referi só cerca de 10% das vezes é que faz fora do jornal.
Agora quero é habituá-la a nunca fazer no jornal! Mas, mesmo quando ela estiver habituada a fazer na rua, vou deixar... Para o caso de urgências, que ela não consiga aguentar. Se não tem disponibilidade para levar a sua na hora de almoço à rua, opte por habituá-la a fazer num jornal!É uma solução! Ah, na varanda não prblema de andar com ela, mesmo sem as vacinas!
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quinta mar 10, 2011 4:43 pm

Os horários só precisam de ser bem fixos nos primeiros tempos, depois podem introduzir-se variações por exemplo em vez de ser à hora do almoço ser a meio da tarde...
Hoje por exemplo cheguei mais tarde a casa à hora do almoço e portanto o passeio do almoço foi mais tardio (atrasou umas 2h)... sem qualquer problema porque apesar de ter horários mais ou menos definidos eles são um pouco flexíveis.
O importante é percebermos o nosso animal e as necessidades dele! (Isso depende de cão para cão!) Por exemplo a Vicky aguenta perfeitamente 2 idas à rua mas noto que lhe é mais "confortável" ir 3 vezes por isso vou as 3 vezes!

PS: A Vicky tem 2 anos e o Simba tem 9 meses
Nesta questão das idas à rua penso sempre que EU não aguentava só ir à casa de banho 2 vezes por dia mas que conseguia aguentar-me a ir 3...
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quinta mar 10, 2011 6:31 pm

Eu levo a Teffie 3 vezes/dia a passear.
De manhã, durante os dias úteis o passeio é de 10-15min, com excepção da 3ªfeira e do fim de semana, aí levo-a as 8:30-9:00 e damos um passeio longo de 45-90min.
De tarde, as 15:00(depois de eu almoçar), nos dias úteis, no fim de semana a hora vária um pouco, a duração é de 45-90min.
De noite, às 22:00-22:30 saio com ela durante 10min, ela já sabe que é só para aliviar a bexiga.
Depois vamos todos dormir! :D
O horário dos passeios está adaptado ao meu horário escolar. :)

Boa sorte com o menino Marta! :wink:
Martavences
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 4:36 pm

sexta mar 11, 2011 10:27 am

Já posso actualizar as informações em relação aos passeios do Chiquinho de 4 mesinhos :)

De momento já faz xixi e cocó na rua :D E em casa so faz mesmo no jornal quando está arrasquinha ou quando não quer fazer na rua e chega a casa e vai logo direito ao jornal para fazer ;) lol As vezes até me dá nervos porque estamos 40minutos na rua e vem fazer a casa o xixi :P lol

Então é assim:

1ª saida á rua - entre as 6:30h e 7h ( mais ou menos 20 minutos de passeio) e a esta hora faz o primeiro xixi na rua e o cocó da manha também :) Depois chega a casa e come a sua ração da manha e fica feliz da vida :)

2ª saida á rua - por volta das 11h (45minutos de passeio) e normalmente não faz o xixi na rua a esta hora mas chega a casa e f-lo no jornal :S mas pronto, há-de chegar o dia que há-de fazer na rua sempre :)

3ª saida á rua - por volta das 16h (30 minutos de passeio) e também vem fazer o xixi a casa :S

4ª saida á rua - por volta das 21:30h (3o minutos de passeio) e faz o cocó da noite e por vezes xixi também mas nem sempre.

Ou seja, estou a ir com ele á rua 4 vezes por dia e ao todo são cerca de 2 h de passeio por dia e mesmo assim ainda quer andar a correr em casa a brincar com a bola ;) lol

Já sabe que pode fazer as necessidades na rua mas é teimoso e as vezes o xixi vem faze-lo a casa :S
AndreiaMCF
Membro Júnior

sexta mar 11, 2011 10:42 am

Bem, a minha cachorrinha de 3 meses também é igual... Já cheguei a dar um passeio de 1h30 e ela não fez na rua! Mas mal chegou a casa, lá foi fazer no jornal:S
Neste momento vamos com ela 3 vezes à rua, que é as vezes que lhe damos comer. Se ela entretanto quiser fazer xixi (porque ainda não se aguenta muito tempo) faz no jornal.
Mas basicamente, de manhã ela costuma fazer no jornal. A 1ª coisa que faço logo de manhã é pôr-lhe a ração por volta das 7h30/8h. Depois dela comer, levo à rua (20-25min), mas ainda não tive a sorte de ela fazer cócó na rua:S
à hora de almoço, quando chego ponho-lhe logo o comer. depois de almoçar levo-a outra vez à rua (20-25min). Mas também ainda não tive sorte que ela fizesse na rua:S
Ao final da tarde (19h +/-) ponho-lhe a ração a última vez. E lá para as 20h/20h30 vou passeá-la, faço um passeio mais longo (entre 1h a 1h30). Cócó também nunca fez!:s Mas xixi já costuma fazer... mas só mesmo quando estamos a vir para casa:S
Só a comecei a levar à rua esta quarta feira... Espero que ela se habitue depressa a fazer o xixi e o cócó na rua:S
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

sexta mar 11, 2011 11:41 am

Aos poucos eles vão lá e passam a fazer só na rua, não se esqueça de fazer uma festa cada vez que fizer as necessidades na rua :D :D
Martavences
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 4:36 pm

sexta mar 11, 2011 12:19 pm

Bem, venho actualizar outra vez a situação do chiquinho na rua :D Fui com ele á rua á pouco e hoje fez xixi duas vezes e uma delas levantou um pouquinho a patinha coisa que nunca fez pois ainda fazia xixi agaichado como as cadelas mas hoje levantou um pouco a patinha :D E já fez xixi duas vezes coisa que nunca tinha feito na rua :) Já deve começar a querer marcar territorio pois a segunda vez que fez xixi foi depois de passar por um outro cão e de estar um pouco a socializar com ele. Eu já vou com ele á rua vai fazer amanha uma semana e já tou a ver bastantes progressos por isso não se preocupe que vai lá com o tempo :) Faça uma coisa, corra um pouco com ele quando vai a rua para estimular os intestinos e vai ver que o seu cachorrinho faz logo :) Pelo menos com o meu cachorrinho funciona, basta dar umas corriditas com ele que faz logo coco tanto de manha como á noite :)
Kyara10
Membro
Registado: quarta mar 02, 2011 10:41 am

sexta mar 11, 2011 3:38 pm

Acham que é suficiente 3 idas à rua? E será que ela vai fazer xixi e cócó das próximas vezes na rua?
É que ela está habituada a fazer no jornal, dentro de casa... (vá, só em 10% das vezes é que não faz no jornal:P)[/quote]

Olá Andreia.. amante de beagles :) lool Olhe, em relação à sua pergunta, eu acho que sim.. é o que eu faço durante a semana, de manha, almoço e noite.. há noite faço sempre um passeio maior para ela brincar e correr lool Em relação ao chichi.. é complicado.. a minha faz na rua mas não é sempre e ao principio eu andava imenso tempo na rua, ela nada e a 1ª coisa que ela fazia mal chegava a casa era ir ao jornal fazer xixi lool.. em relação ao cocó, se for depois das refeições ela normalmente faz, e há-de chegar a uma altura que ela começa a pedir para ir... paciência é o que recomendo ;)

bjis e boa sorte :)
"O homem nunca poderá ser igual a um animal: ou se eleva e torna-se melhor, ou se precipita e torna-se muito pior" Vladimir Soloviev

Ester, Nelson & Kyara - Happy family :)
AndreiaMCF
Membro Júnior

sexta mar 11, 2011 4:25 pm

Os beagles são simplesmente fantásticos!:) Bem, a Luna parece que adivinha os meus planos...:P hoje de manhã deixei-a fazer xixi em casa, de manhã. mal acordou pus-lhe o comer, fui só vestir-me... voltei à cozinha para pegar nela e levá-la à rua e a "sacanita" já tinha feito cócó... ela costuma demorar sempre uns 20 a 30 min depois de comer a fazer... mas hoje de manhã foi quase automático! Na hora de almoço, o mesmo procedimento... pus o comer, enquanto fiz umas coisitas que não demoraram mais do que 10 min, quando a fui buscar à varanda para a levar à rua, a pestinha já tinha feito outra vez:S hoje trocou-me as voltas. Agora à tarde, vou pôr-lhe o comer e ficar de olho nela! Mal acabe de comer vai logo dar o passeio! Pode ser que desta consiga que ela faça cócó na rua! Pensava eu que era anormal o facto de ela passear durante tanto tempo e a 1ª coisasq fazia quando chegava a casa era o xixi ou o cócó... afinal, é normal:P Nada que uma boa dose de paciência e amor não resolvam!:)
Responder

Voltar para “Cães”