Cães morderem

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Depp
Membro Veterano
Registado: quarta mar 09, 2011 9:37 am

sexta mar 18, 2011 6:16 pm

O meu cao que tem 2 meses e uma semana ás vezes morde-me as maos e os braços, ora faz isso, ora lambe-me as maos e a cara..
Nao sei se é a brincar, se é a serio, se é mimo a mais, a menos.. Alguem me pode ajudar a explicar o que é realmente e o que devo fazer para que no futuro nao me morda (sabendo que eu sou o dono)...

Desde já, obrigado :)
Depp - o melhor rafeiro do mundo :)

http://deppdog4ever.blogspot.com/
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 18, 2011 6:17 pm

é não permitir que ele o morda nunca, repreendendo-o e parando com a brincadeira sempre que o faz.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sexta mar 18, 2011 6:20 pm

dinodane Escreveu:é não permitir que ele o morda nunca, repreendendo-o e parando com a brincadeira sempre que o faz.
Precisamente. Ia dizer isto mesmo.

No entanto verifique se os dentes não estarão a cair, acho que é um pouco cedo para isso. Secalhar estão a nascer os dentes de trás. Não sei. Mas mesmo a brincar nunca pode permitir que o Deep morda, comece desde pequenino a repreendê-lo

E então o Deep já deita? :D
Depp
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 6:21 pm

Certo.. Eu faço isso.. Ele morde-me as maos e eu faço: Shhhh (como faço quando quero que ele nao coma flores, plantas ou folhas) e ele para.. Mas nao parava da brincadeira.. passarei a faze-lo.. :)

Quando ele lambe eu digo: Muito bem.. E festejo-o..

Mas é normal ele fazer isso com essa idade?

Outra coisa, quando ele sai de casa, furando o portao da frente (quando está a fazer necessidades ou isso), que devo fazer? dar-lhe um biscoito a cheirar e depois guardar, ou conheçem outro método?

Depp
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 6:24 pm

Certo.. Perguntarei á veterinária se estao a nascer os dentes de trás, quando lá for..

So para dormir, agora, voluntariamente ainda nao (nao tenho tido tempo..)

tiabela
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 6:25 pm

Depp Escreveu:Certo.. Eu faço isso.. Ele morde-me as maos e eu faço: Shhhh (como faço quando quero que ele nao coma flores, plantas ou folhas) e ele para.. Mas nao parava da brincadeira.. passarei a faze-lo.. :)

Quando ele lambe eu digo: Muito bem.. E festejo-o..

Mas é normal ele fazer isso com essa idade?

Outra coisa, quando ele sai de casa, furando o portao da frente (quando está a fazer necessidades ou isso), que devo fazer? dar-lhe um biscoito a cheirar e depois guardar, ou conheçem outro método?
O biscoito será a recompensa de qualquer coisa que ele faça bem, mas não lho dê só a cheirar, coitadinho, dê-lhe o biscoito para ele comer
Depp
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 6:39 pm

Mas a ideia é nao o parabenziar, pois nao quero que ele fuja pelo portao da frente.. A ideia é ele perceber que está mal..

tiabela
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 6:43 pm

Depp Escreveu:Mas a ideia é nao o parabenziar, pois nao quero que ele fuja pelo portao da frente.. A ideia é ele perceber que está mal..
Então diga-lhe não, mas ele ainda é muito pequenino para receber tanta informação. Ele não a vai reter. Tem que pôr uma rede no portão da frente ou não lhe facultar o acesso.
Depp
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 6:52 pm

Sim sim.. ja tem em algumas partes.. nao tive tempo para por o resto, vou tratar disso este fim de semana :)

(actualizei fotos no blog :P)

doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta mar 18, 2011 7:04 pm

dinodane Escreveu:é não permitir que ele o morda nunca, repreendendo-o e parando com a brincadeira sempre que o faz.
NÃO FAÇA ISTO!!!!! (desculpe Dinodane)

o resultado desta medida pode ser muito mau. Os cães mordem para brincar e descobrir o mundo, tal como nós mexemos e levamos tudo à boca em bebés. Para além disso entre os seus congéneres e irmãos é-lhes permitido morder até aos 4 meses de idade, dentro de certos limites. A partir dos 4 meses de idade deixam de ter permissão para morder seja como for. Qual é a importância de seguir este plano enquanto donos? A importância reside em obter uma boa inibição da mordida. A inibição da mordida é a capacidade do cão em controlar a força com que morde numa situação em que recorre a uma dentada numa situação de stress ou de defesa, ou para afugentar alguém. O cão mpode ter uma boa ou má inibição da mordida, um cão com má inibição da mordida faz um furo na mão do vet quando este andar a examiná-lo e ele não gostar, um cão com uma boa inibição nem deixa marca no corpo do vet, apenas faz barulho e o assuta, ou quanto muito deixa uma marca vermelha na pele.

Isto é muito importante, ensinamos o cão a ter uma boca mole, com as brincadeiras que ele teria com os seus irmãos, neste caso com as nossas mãos... ele morde as mãos mas não magoa, está tudo bem, a brincadeira continua, quando magoar diz não, ou ai, ou sfff como disse e coloca-o numa divisão sozinho, ou no quintal, parando a brincadeira por 2 minutos (um intervalo), ao fim de fazer isto 4 ou 5 vezes vai reparar que o seu cachorro terá mais cuidado com a força que aplica na boca... a mesma coisa com a sua roupa... aos 4 meses simplesmente acaba com isso e castiga todas as dentadas (acabou-se a licença da brincadeira), mas até lá aprendeu a inibir a mordida... percebe?!

Bons treinos!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Depp
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 7:09 pm

Sim, percebo perfeitamente amigo.. Ainda na 4ª veio cá uma amiga da minha irma e ele rasgou-lhe a camisola no ombro.. Por acaso foi ela que nos deu o cao xD

Vou educá-lo.. :)

tiabela
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 7:12 pm

Depp Escreveu:Sim sim.. ja tem em algumas partes.. nao tive tempo para por o resto, vou tratar disso este fim de semana :)

(actualizei fotos no blog :P)
Já fui ver, o Deep é uma perdição, tem ar de quem não parte um prato, mas parece que parte a loiça toda :lol:
Depp
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 7:14 pm

Sim.. Tem um ar meigo, mas é uma peste.. Mas ja agora, é normal nesta idade ou nao estes comportamentos de comer folhas e isso? é ele a habituar-se e isso nao é? eu nao sei xD

Vou jantar ja venho ver as respostas..

doglover80
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 7:14 pm

Depp Escreveu:Mas a ideia é nao o parabenziar, pois nao quero que ele fuja pelo portao da frente.. A ideia é ele perceber que está mal..
Uma coisa interessante nos donos de cães é que por qualquer razão acham que os cães veêm o mundo pelos seus olhos e que têm os mesmos interesses que eles próprios. Os cães têm interesses próprios, dê as voltas que der à questão, para o cão não está errado sair pelo portão, na medida em que ele pode desta forma encontrar cães, cheiros, pessoas, etc, toda uma série de coisas interessantes, logo é algo muito divertido e correcto, os cães não têm moral, nem pensam em acidentes.
Ao reprrendê-lo ou dar o biscoito apenas o vai ensinar a manter-se no quintal enquanto você estiver ali por perto ou não hajam coisas mais interessantes que biscoitos no lado de fora... e isso vai acontecer com facilidade, um biscoito só é interessante em comparação com um ambiente entediante, em comparação com outro cão o biscoito não tem interesse, na cabeça de um cachorro e até mesmo de um cão adulto.

Os cães estão sempre a fazer escolhas entre uma punição e uma outra coisa ou entre uma recompensa e uma outra coisa... nesse jogo de interesses só vale a pena investir se sabemos que à partida vamos ter sucesso, caso contrário é melhor estar quieto senão perdemos o controlo por completo... vede o portão de maneira a impedir fisicamente a saida do cão e não pense em solucionar isto através do treino, não vai conseguir.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

sexta mar 18, 2011 7:39 pm

Depp Escreveu:Sim.. Tem um ar meigo, mas é uma peste.. Mas ja agora, é normal nesta idade ou nao estes comportamentos de comer folhas e isso? é ele a habituar-se e isso nao é? eu nao sei xD

Vou jantar ja venho ver as respostas..
Os cães têm duas actividades que gostam acima de tudo como passatempos: morder coisas e escavar buracos.

Qualquer cão adora isto e vai fazê-lo se não canalizarmos esta energia e motivação para algo apropriado que nao seja estragar flores do jardim e fazer buracos na relva.

Por isso é que existem Kongs, bolas dispensadoras de comida, ossos de vitela, borrego, de couro, etc.

Em vez de por a comida do cachorro na taça da comida coloque a comida dele dentro de uma garrafa de água vazia, com uns furos à volta aleatorios, que permitam que os grãos de ração saiam lentamente um ou dois de cada vez.
Responder

Voltar para “Cães”