collie adoptada mto assustadissa =(

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

xtina_xm
Membro Veterano
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

sábado mar 26, 2011 12:14 pm

Ola,

precisava de ajuda com uma situaçao..
Adoptei ha 1 mes uma rough collie que estava num canil em Beja... Foi achada presa a uma vedaçao no meio de nenhures e ja la estava a pelo menos 1 semana sem comer ou agua....
Final feliz, ta aqui comigo em casa :D
Agora o senao... Ela é super assustadissa quando vai a rua, adora pessoas e outros animais mas MORRE de medo de carros!
So faz as necessidades numa zona onde n se ouve carros e é tipo mato... portanto a noite nao me dá mto jeito ir para la...... Conclusao, ha sempre xixis e cocos de noite.....
Que faço? Levo-a pa rua para ao pé dos carros ate ela perceber que nao ha problema ou evito que ela se assuste e ando sempre a fugir de carros e barulhos? :?

É a minha bicha:
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/ivy/57625

:D
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sábado mar 26, 2011 12:44 pm

Olá!
Vi que tb tem a Scarlett. Porque não leva as duas a passear juntas? Quem sabe não ajuda. Para enfrentar o medo devagar, na minha humilde opinião de dona (nao sou treinadora nem nada disso, é só 1 ideia), ia para um local com carros, mas não confusão, uma rua com 1 trânsito calmo, rua de bairro. Se ela se sente assustada, não a abrace na rua nem nada disso, fique calma e ande firme, penso que ela sentirá o que você sente. Se a sua Scarlett também anda na rua na boa, axo k pode ajudar. Mas vamos esperar por mais opiniões. Ah e até de dia, devia ir tb para ruas, porque senão habitua-a a matos e assim aumenta a insegurança dela, fazendo com que só se sinta segura em locais como matas e afins...

Boa sorte
Jocas caninas
xtina_xm
Membro Veterano

sábado mar 26, 2011 12:49 pm

Obrigada tweeny :D
Sim, elas vao sempre as duas a rua.... e a Scarlett n se podia importar menos com carros... Mas n tem ajudado...
De manha antes de ir po trabalho levo-as sempre a dar aqui a volta aos predios (na parte de tras tem relvinha tambem mas como passam carros é inutil....) mas nunca deu sequer em xixi..... :(
Ja fiz ate um sabado a passear a manha toda ate a hora de almoço aqui pla urbanizaçao e sei que ela tava aflita pq n tinha feito nada de noite.... E nada!! Teve-se a guardar pa quando chegou a casa..... :cry:
fjpfernandes
Membro
Registado: segunda ago 23, 2010 11:22 am

sábado mar 26, 2011 2:12 pm

quanto mais enfrentar o seu medo melhor (acho eu :roll:)
Tweenie
Membro Veterano

sábado mar 26, 2011 2:16 pm

Axo que deve continuar os passeios sempre com calma, paciência e você própria sentir-se segura e fazer como se nada fosse.
Se tiver um espaço livre para a soltar e brincarem um pouco era bom,mas tinha de ser 1 espaço sem saída ou vedado para ela não fugir em caso de se assustar com algo.

Já experimentou levá-la a passear de carro? Como reage quando anda de carro?

Jocas caninas
xtina_xm
Membro Veterano

sábado mar 26, 2011 2:24 pm

Sim eu faço sempre como se nada fosse e continuo a andar a passo lento..
Estive agora ali na rua com elas, e estive uns 15 min sentada num banco relativamente perto duma rotunda onde passam carros.... sempre em panico mas po fim ja tava a correr atras fuma folhinha :D mas mm assim ao subir a rua voltou a encolher-se e acelerar em direcçao a casa...
Soltei-a outro dia na praia e deus que medo :? Ela ate do nome se esquece e continua a andar... Por enquanto esta fora de questao e sitios vedados n tenho acesso agora.... no verao sim.
Sim ja andamos de carro, custa a entrar mas depois la dentro deita-se e porta-se bem, dorme, olha pla janela....
Última edição por xtina_xm em sábado mar 26, 2011 2:34 pm, editado 1 vez no total.
fjpfernandes
Membro

sábado mar 26, 2011 2:26 pm

Tweenie Escreveu:Axo que deve continuar os passeios sempre com calma, paciência e você própria sentir-se segura e fazer como se nada fosse.
Se tiver um espaço livre para a soltar e brincarem um pouco era bom,mas tinha de ser 1 espaço sem saída ou vedado para ela não fugir em caso de se assustar com algo.

Já experimentou levá-la a passear de carro? Como reage quando anda de carro?

Jocas caninas

boa ideia tambem
fjpfernandes
Membro

sábado mar 26, 2011 2:44 pm

você passea-va com ela e ao mesmo tempo alguém para levar o carro à sua beira no vosso passo ate ela ficar mais à vontade.
talves ate resulte

aos sabados e domingos de manha dá o encantador de caes.havia um cao que mordia qualquer coisa que tivesse rodas(sentia-se ameaçado e atacava).
entao ele levou alguem de bicicleta para andar á beira deles e resutou.no fim o senhor já andava de skate com o cao :lol: :lol:
xtina_xm
Membro Veterano

sábado mar 26, 2011 2:46 pm

Pois tenho de começar a tentar coisas...... Quando vier o tempo melhor será mais facil suponho....

Esse sr da SIC eu conheço bem o trabalho dele, é à pala de mta porradinha no lombo :? que nalguns casos ate acredito que ajude, mas n em todos..
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado mar 26, 2011 2:53 pm

Ninguém sabe a história de vida dela. Mais importante que enfrentar os medos dela é deixá-la adaptar-se e sentir que faz parte da casa. Muitos medos vão desaparecer nesse processo.
Se poder evitar para já o que lhe mete medo, mais segura e confiante fica, para depois expô-la ao que lhe inspira receio.
Soltar um animal que ainda não criou laços connosco nem de carinho nem de obediência é pedir acidentes.
Dê tempo ao tempo e para já poupe-a ao que lhe mete medo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
xtina_xm
Membro Veterano

sábado mar 26, 2011 3:13 pm

Pois, tenho plena noçao disso, o dia na praia foi mesmo um teste. Assustei-me mas correu tudo bem e divertino-nos imenso :D
Entretanto em casa ela ja ta perfeitamente a vontade, ou tanto quanto seria de esperar, aprendeu a subir pas camas, coisa q nunca devia ter sequer visto, brinca o dia inteiro ca Scarlett, e ate ja vem a correr pa porta quando é pa ir passear, so na rua é q pronto, mas ate la no mato ela farta-se de brincar ca mana..
Obrigada LuMaria :)
Tweenie
Membro Veterano

sábado mar 26, 2011 5:20 pm

Olá!

LuMaria, só quero esclarecer que quando falei em soltá-la, escrevi em espaços vedados, onde ela não possa fugir que nem louca, claro que isso seria perigoso para todos. Eu escrevi em espaços vedados/seguros, apenas no sentido de soltar para brincar com a dona e a amiga Scarlett, correrem e sentirem-se livres e seguras atrás de bolas, etc...como uma parte de exercício e treino, já que os passeios são menos no caso dela de momento.
Não acho que ela deva ser "poupada" ao que lhe mete medo, mas também não precisa de ser constantemente testada, nem 8 nem 80. :)
A minha Kyara ficou com medo do mar. Aos 7 meses, fomos pa praia pela 1ª vez, ela gostou molhando as patas e correndo,mas nada de entrar no mar feita louca. Quando fez 1 ano e pouco, voltamos.Ora qual quê,nem pensar chegar perto da água e porquê? O mar estava mais "agitado" e o barulho das ondas, a espuma, etc...assustam-na. Piscina ainda não deu pa experimentar e rios na minha zona são de evitar. Na Páscoa do ano passado,voltamos a dar 1 passeio, estava sol 15ºC, temperatura da água morna (e falamos de Aveiro, ehehe) ela não foi feita louca, mas ia comigo molhar as patas, sem a puxar claro, vinha a água, ela afasta-se,ia para trás, ela ia molhar as patas.Viu outro cão entrar e foi molhar as patas. De repente uma mini onda, molhou-nos a todos. Pronto, ainda não se sente segura para entrar no mar, mas spe tem menos medo :) Mas lá está, estamos a 45min. da praia e não dá para ir spe enfrentar os medos.

Jocas caninas
xtina_xm
Membro Veterano

sábado mar 26, 2011 5:29 pm

sim sim, eu plo menos percebi o que quis dizer :P
Tadinha, a minha Scarlett tambem so molhava as patinhas mas ha uns tempos fomos a praia com mais 4 labradores e desde que os viu entrar n quer outra coisa xD ehehehhe
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado mar 26, 2011 6:07 pm

Tweeny, não me estava a referir ao seu comentário. Como é obvio. Não confunda também a aprendizagem de um cachorro e seus receios com a aprendizagem de um animal que foi mal tratado. O 1o está apto a enfrentar desafios com moderação, o 2o não.
O que a cadela menos precisa agora é ser sujeita a desafios, ainda para mais não sabendo qual o historial dela. Mas esta é somente a minha opinião.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tweenie
Membro Veterano

sábado mar 26, 2011 7:21 pm

Claro, Lu. Concordo com o escreveu. Até porque em pequena, tive um rafeiro com 9 anos com muitos traumas e nem todos ultrapassou, sendo adulto, resgatado dum canil e tendo sido de uma idoso que lhe batia por tudo e mais alguma coisa porque bebia todos os dias.. Foi difícil para os meus pais ajudar o animal. Eu só tinha 6 anos.

Só pensei que como a collie da forista é nova, poderia ser mais fácil ultrapassar o trauma.
Ela até poderia ter medo do mato ou de correntes por ter ficado presa como a encontraram... mas se calhar, é isso, onde estava presa era sossego e se calhar encara os carros como seres estranhos que fazem 1 estrondo monstruoso ao passar...nao sei, ideia tonta se calhar o que digo.
Quando vamos em passeios estreitos e passa um camião, a Kyara até pará. Bom, confesso que eu também porque faz impressão...

Pelo menos, a menina está bem adaptada na sua casa nova e isso já é um grande passo :) Felicidades para todas :)

Jocas caninas
Responder

Voltar para “Cães”