Negligência médica, como proceder?
Moderador: mcerqueira
A ntidade a quem tem de fazer queixa é à OMV.Note no entanto que necessita de ter provas do que diz..a palavra per si não basta e pode ser poor sua vez processado por quem acusar.
<strong>As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância </strong>
Contrate um bom advogado.Esqueça os restantes organismos.mytic Escreveu:Boa tarde
A minha cadela morreu devido a clara negligencia médica, como tal, quero fazer uma participação do ocorrido.
Alguém sabe quais os passos a dar nesta situação?
Obrigada!

vai ser giro esse bom advogado nao ter entidade. A quem reclamar...caso nao saiba as queixas sobre negligencia sao feitas a omvWhoIs Escreveu:Contrate um bom advogado.Esqueça os restantes organismos.mytic Escreveu:Boa tarde
A minha cadela morreu devido a clara negligencia médica, como tal, quero fazer uma participação do ocorrido.
Obrigada!
<strong>As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância </strong>
VascoV2 Escreveu:vai ser giro esse bom advogado nao ter entidade. A quem reclamar...caso nao saiba as queixas sobre negligencia sao feitas a omvWhoIs Escreveu:Contrate um bom advogado.Esqueça os restantes organismos.mytic Escreveu:Boa tarde
Obrigada!
A Ordem pode receber queixas e instaurar processos disciplinares, mas concerteza que será outra entidade (a direcção geral de veterinária?) a investigar os procedimentos (se houve ou não negligência ou erro), e um tribunal a decidir medidas compensatórias no caso de haver direito a elas.
Não sei se serão assim os procedimentos, mas não me parece lógico que a ordem seja a primeira instância a quem fazer uma queixa, já que esta é uma entidade "associativa" que regula o acesso à profissão...
É também uma entidade disciplinar. Não é a DGV que vai avaliar o comportamento em termos de negligência médica e muito menos o tribunal..é a OMV.
Quando faz queixa do comportamento de um advogado a quem faz ?
À Ordem dos Advogados.
Quando faz queixa do comportamento de um advogado a quem faz ?
À Ordem dos Advogados.

Eu não sei como é que as coisas funcionam na medicina veterinária. Mas negligência e erro médico não são apenas apenas passíveis de procedimento disciplinar, são passíveis de procedimento legal civil e criminal.
Se quiser fazer uma queixa de um médico por negligência ou erro, a queixa é apresentada à Direcção Geral de Saúde e não à Ordem dos Médicos. Só depois de haver uma investigação pela DGS e de a coisa estar nos tribunais é que a Ordem dos Médicos avança com o processo disciplinar, com os dados que lhes são fornecidos pela DGS.
Se quiser fazer uma queixa de um médico por negligência ou erro, a queixa é apresentada à Direcção Geral de Saúde e não à Ordem dos Médicos. Só depois de haver uma investigação pela DGS e de a coisa estar nos tribunais é que a Ordem dos Médicos avança com o processo disciplinar, com os dados que lhes são fornecidos pela DGS.
POis ziggy, com o devido respeito, falamos de medicina veterinária e eu sei como se processa uma queixa.Já a fiz no passado e conheço bem os procedimentos.
Pois VascoV2, com o devido respeito, acho que sendo esse o procedimento, é um descrédito para a profissão, e uma injustiça para os utentes, se mais não podem esperar que uma "palmadinha na mão" por parte da OMV ao profissional. Eu sei que medicina veterinária e medicina humana são muito diferentes, e a gravidade do erro e da negligência nas duas profissões não pode ser equiparada; mas a medicina veterinária também lida com casos que podem pôr em risco a saúde pública, e portanto deveria ter um organismo independente que controlasse as boas práticas. Se isto em vez de um cão que morreu numa clínica fosse a um caso de não se terem tomado as medidas necessárias para evitar a propagação de uma infecção numa exploração pecuária a queixa também deveria ser apresentada à OMV?
Ru estou a falar deste caso que me parece ser o que interessa para a forista em causa...nao vou falar fora do concreto...E nem venha falar por exemplo do licenciamento de clinicas medicas versus clinicas veterinarias..pois as segundas estão muito mais bem reguladas. 

E diz isto com conhecimento de causa porque conhece ambas as legislações ou porque ouviu dizer?VascoV2 Escreveu:Ru estou a falar deste caso que me parece ser o que interessa para a forista em causa...nao vou falar fora do concreto...E nem venha falar por exemplo do licenciamento de clinicas medicas versus clinicas veterinarias..pois as segundas estão muito mais bem reguladas.
Porque conheço ambas as legislações..não costumo mandar bocas para o ar.
Quanto a duvidar do que eu digo tem bom remédio...contacte a OMV.Não espero que acredite em mim..é-me indiferente.
Alias o que me interessou foi esclarecer as pessoa que abriu o topico
Quanto a duvidar do que eu digo tem bom remédio...contacte a OMV.Não espero que acredite em mim..é-me indiferente.
Alias o que me interessou foi esclarecer as pessoa que abriu o topico
Mas eu não disse que não acreditava em coisa nenhuma, disse que me fazia uma certa confusão a promiscuidade de ser a ordem a abrir os procedimentos contra um membro, sem antes haver avaliação do mérito da queixa por uma entidade imparcial (e as ordens, a meu ver, não são nem podem ser imparciais em relação aos seus membros). Já percebi que é assim que as coisas se processam, o que a meu ver não abona em nada a credibilidade da profissão.
Vamos a ver...num processo de negligencia, quem é que trata disso em medicina humana ?ziggy Escreveu:Mas eu não disse que não acreditava em coisa nenhuma, disse que me fazia uma certa confusão a promiscuidade de ser a ordem a abrir os procedimentos contra um membro, sem antes haver avaliação do mérito da queixa por uma entidade imparcial (e as ordens, a meu ver, não são nem podem ser imparciais em relação aos seus membros). Já percebi que é assim que as coisas se processam, o que a meu ver não abona em nada a credibilidade da profissão.
Estamos a falar de negligencia..não da deco ou da asae ou da dgv, sendo que cada um tem as suas responsabilidades especificas. assim sendo a OMV é a responsavel. OU achava logico ser a asae a ver processos de negligencia medica ?