Meu caro, a sua ironia passa-me completamente ao lado. Isto porque já operei duas cadelas a tumores mamários e uma a piómetra [tudo cadelas já na reforma na altura das intervenções]. Acontece que os tumores mamários, e como eu não sou do estilo de ter os cães enfiados num canil, como muita gente por aí, foram 'apanhados' numa fase muito inicial, o que fez com que, muito embora sendo do tipo maligno, não tivessem tido ainda tempo de metastizar [pelo que a sua esperança de vida não foi sequer beliscada por este infortúnio]. Pelo contrário, muitas das cadelas que me passam pelas mãos com tumores mamários [particulares que, em princípio, gostam muito dos seus bichos, mas que, a maioria das vezes, não lhes dão a atenção e a assistencia devidas] já ultrapassaram há muito a fase localizada. Idem para as piómetras. A maior parte dos donos só dão por ela quando a cadela está em toxémia e aí é acender muitas velinhas aos santinhos. Quanto aos muitos 'criadores' que andam por aí, este tipo de coisas é uma benção, já que eliminam sem muito trabalho ou despesa bocas inúteis [as suas cadelas ainda são jovens, não são ?]jcsousa Escreveu:E então as reprodutoras? Não está a condená-las CONSCIENTEMENTE a uma vida menos duradoura e de menor qualidade (a fazer fé neste novo argumento) ?
Se me disserem que sim, mas que, embora com pena, as sacrificam em prol dos elevados interesses da evolução da raça eu, com um bocado de esforço, até talvez consiga acreditar...
Cumprimentos