Leishmaniose, tratar ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo mar 20, 2011 5:03 pm

Outra coisa que as pessoas perguntam frequentemente, por desconhecimento do ciclo de contágio da leish, é se um cão contaminado pode passar a doença a uma pessoa.

Por contacto directo, não passa. As leishmanias são sempre passadas através do mosquito vector, um determinado flebótomo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

domingo mar 20, 2011 5:07 pm

LuluB Escreveu:
patanisca123 Escreveu:Segundo me informou o vet do tico, qualquer doença, leishamiose ou dirofilariose, detectadas na fase de inicial, são controláveis, O que acontece é que quando levam os animais ao vet, já pouco há a fazer.
Deixo o meu testemunho: O meu cão foi picado pelo mosquito que transmite a dirofilariose há 4 anos,( o tratamento durou 2 anos), tem agora 7 anos. O sintoma que tinha era morder-ser. Como foi tratado logo no inicio, tem uma vida normal, embora com sequelas e controlado com medicação e exames periódicos.

Mas para que isso suceda é preciso agir de imediato, procurar quem realmente saiba do assunto e gastar muito, durante e após o tratamento que será para toda a vida e sem distracções na toma de medicação.

Quando os animais já estão em fase de não comer, peladas e magros, pouco há a fazer, segundo informação do vet.
No Brasil e embora a ordem seja para abater há muita boa gente que os trata e vem cá comprar a medicação.

Eu não abateria o meu cão sem esgotar todas as possibilidades.
O meu cão vive dentro de casa e ainda hoje não sei como pôde ter sido picado.

patanisca
Acho estranho que morder-se tenha sido classificado como sintoma de dirofilariose, pois tal não consta de nenhuma lista de sintomas desta zoonose...

Os cães que se mordem fazem-no em geral por tensão, ou então por terem qualquer infestação externa incomodativa, que lhes dá prurido, mas mantêm-se activos e normais.

Pelo contrário, os cães infestados pela dirofilária ficam apáticos, deixam de se mexer e apresentam uma tosse característica dos problemas cardíacos, como afinal a dirofilariose acaba por ser. Isto entre outros
sintomas, mas entre os quais não figura esse de se morderem.
Estranho ou não foi assim que começou. Mordia as patas e a barriga até sangrar e comia demasiado, além de gemer.
Foi a uma clinica que me disseram que era mimo. Fui a outro vet que fez análises e eu vi as filárias no microscopio. E foi mto bem tratado, acredite.
E sim tinha a tal tosse

patanisca
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo mar 20, 2011 5:15 pm

Claro que acredito, tanto nas suas palavras como que o cão foi muito bem tratado, ora essa! :) Só estranhei esse morder-se porque nunca ouvi os veterinários referi-lo como sintoma da dirofilariose, mais nada.

Mas a verdade é que ele tinha a tal tosse, e esse é que deve ter sido o sintoma principal que alertou o médico.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

domingo mar 20, 2011 8:46 pm

patanisca123 Escreveu:
Arguida Escreveu:Patanisca o tratamento para a dirofilariose do seu canito demorou 2 anos??? :o :o

Pergunto isto porque tenho a Estrelita que para além de leishmaniose também tinha dirofilariose e fez o progr*** durante 3 meses, seguido de uma injecção num mês, passado outro mês levou outra e 24 depois levou outra. Este tratamento é muito arriscado pois há o risco de tromboembolias mas, segundo tudo leva a crer, a doença foi totalmente erradicada sem sequelas. Actualmente faz a prevenção assim como os outros canitos que tenho de um comprimido de prog**** por mês.

Em fins de Abril irá fazer exames para ver se tudo ficou resolvido ... o que sinceramente esperamos que sim. :wink: :wink:
Tratamento completo, levou sim 2 anos. Existe uma bactéria que vive em simbiose com o verme que é preciso eliminar antes e de modo a chegar as filárias. E para que não haja acidentes é preciso muito tempo.
Nem sempre o medicamento consegue eliminar totalmente a bactéria. Mas é controlável.
O meu levou várias injeções com intervalos de 30 dias, 60 dias 6 meses etc. além de antibióticos, vitaminas, proteção gástrica, hepática etc.
Um longo percurso.
Nunca o deixei internado. Cuidei sempre dele em casa e sedado até certa altura.
Quando começa a ter olhos inflamados toma um medicamento durante 7 dias, para e volta a tomar mais 7 dias. Além de dois que toma mensalmente.
Posso dar-lhe indicação do vet que o tratou.

patanisca
Patanisca não é preciso muito obrigada. :wink: Acredito no que diz ... só achei estranho ter demorado tanto tempo o tratamento do seu canito.

Bem sei que se descobriu que a Estrelita tinha dirofilariose e leishmaniose por um excesso de zelo meu que lhe quis fazer os testes pois felizmente não tinha nenhum dos sintomas destas doenças. :wink: Talvez por isso (por as doenças ainda estarem bem no início) tenha sido mais fácil a Estrelita tratar-se em relação à dirofilariose e o problema deve ter ficado definitivamente resolvido, sendo que, tem de fazer a prevenção todos os meses como os meus outros canitos. :wink:
claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

domingo mar 20, 2011 9:20 pm

Boas!

O meu cachorro já o rastreio da Leishmaniose, pois as análises indicavam uma infecção e o veterinário considerou prudente fazer o teste que felizmente deu negativo. Sou sincera, fiquei com o coração nas mãos, até porque aconselharam a repetir o teste dentro de uns meses.

Ambos os meu cães passeiam muito connosco, praia, campo, e mesmo no quintal durante o dia se o tempo estiver bom, logo o risco é acrescido, pomos a coleira da Ex... e a Pipeta Ad... mas como todos sabemos por experiência própria não é 100% eficaz, mas é a prevenção que existe de momento!

Pelo que li da doença fiquei com algumas dúvidas, mas percebo que a solução não é abater os cães infectados, uma vez que não erradica a doença, e o risco de um cão ser infectado convivendo ou não com outro cão infectado é semelhante, ainda para mais a transmissão ao humano da estirpe que existe em Portugal é raríssima.

Era incapaz de abater um cão meu se soubesse que havia uma hipótese por pequena que fosse de desfrutar da vida por mais tempo.
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

domingo mar 20, 2011 9:38 pm

Os meus dois cães têm leishmaniose. Se os tivesse mandado abater até hj não teriam vivido mais 3 e 2 anos, respectivamente e com uma vida perfeitamente normal.
1º a doença qdo diagnosticada a tempo pode ser controlada. Cura não tem mas desde que tratado inicialmente e dps sendo vigiado (análises sangue e urina com regularidade, 1x/ano) o cão vive como outro cão qualquer.
A doença manifesta-se de 2 formas:
- Problemas cutâneos: feridas em algumas partes do corpo que não saram
- Problemas em orgãos internos: como insuficiência renal crónica, fígado afectado, etc.

A minha Lady teve problemas cutâneos e qdo tratada o organismo reagiu bem 30 às injecções (1/dia) que teve de levar. Não necessitou de internamento.
O meu Tomás ficou para toda a vida com rins afectados através duma insuficiência renal crónica. Esteve internado na altura e os rins ainda funcionam em parte.

Portanto, abater um cão só por ter uma doença incurável (NÃO CONTAGIOSA para outros animais e humanos) mas que sendo controlada permite ao animal ter a sua vida acho uma atrocidade.
Nota: sou a favor da eutanásia se o animal está a sofrer, se esse sofrimento vai aumentado a cada dia e a doença não tem cura.
Whiteblade29
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 7:21 pm

terça mar 22, 2011 8:33 pm

Boas, eu acho que depende...no meu cão quando descobri que ele tinha leish foi quando o levei ao veterinário por andar com um olho inchado a algum tempo...nunca deu a parte fraca...e sintomas visíveis normais da doença nem vê-los...ele tinha lá estado uns 4 meses antes para o check-up e o medico de serviço na altura disse que ele estava bem...nem 2 meses durou...medicamentos, specific kidney support, sei lá quantos € ...mas os valores já eram muito maus...ureia - 217...anemia metade do normal...estava perfeitamente normal no dia antes de morrer...a única coisa anormal que lhe apanhei foi que no ultimo mês já vomitava muitas vezes. Cheguei do trabalho fui vê-lo e já estava tão mal que a clínica é a 10m de casa e já nem lá chegou...Foi "coisa forte"...complicada de digerir. Sempre disse que nunca teria coragem de o abater...mas sei lá, também deixava-o sofrer até ao fim? Se calhar foi isso que fiz por ter estado a trabalhar e não poder ter estado com ele...mas se já sabia que nada podia ser feito porque o levei então ao veterinário? Provavelmente o meu sub-consciente disse-me que era melhor acabar com o sofrimento dele...é um misto de ideias...todos nós temos os nossos ideais, " se fosse comigo fazia cozido, fazia assado, etc" mas quando estamos nelas...ás vezes até ficamos confusos entre a direita e a esquerda...

Obrigado, cumprimentos

Rodrigo Ferreira
laracunha
Membro
Registado: segunda nov 22, 2010 6:54 pm

quarta mar 23, 2011 9:47 pm

Boa noite,
No Sábado fui com o Buddy ao Vet. para a vacina da raiva, claro que aproveitei a consulta para expor todas as minhas dúvidas.
A Leishmaniose é uma das minhas grandes preocupações porque passo férias perto da ria Formosa. A Vet. disse-me que está para breve a saída de uma vacina contra esta doenças. Alguém já ouviu falar desta vacina?
Pelo que percebi a clínica onde vou assinou uma espécie de protocolo e assim que a vacina chegar notificam os donos para, se desejarem, vacinarem os seus cães.
:) Lara
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
quarta mar 23, 2011 10:49 pm

laracunha Escreveu: Pelo que percebi a clínica onde vou assinou uma espécie de protocolo e assim que a vacina chegar notificam os donos para, se desejarem, vacinarem os seus cães.
Nâo estou a ver que protocolo é esse..a vacina quando for colcoada no mercado está disponível em todo o lado.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta mar 24, 2011 4:40 pm

laracunha Escreveu:A Vet. disse-me que está para breve a saída de uma vacina contra esta doenças. Alguém já ouviu falar desta vacina?
Já se fala nisso há algum tempo, não sei se entretanto houve algum avanço concreto, mas também gostava de saber.
chaverde
Registado: domingo mar 20, 2011 11:01 am

quinta mar 24, 2011 10:50 pm

olá a todos!

tenho feito pesquisa acerca da doença e, desde que soube que em janeiro estava a receber um feedback positivo da associaçao europeia de medicina, tenho estado a seguir o desenvolvimento.

a empresa que a está a fabricar é a virbac e a vacina já tem nome, CANILEISH.

esta semana recebeu a aprovaçao oficial da EMA e vai entrar no mercado (pensa-se por meados de junho) e vai começar com portugal!
depois de portugal, vai entrar no mercado frances, espanhol, italiano, grego e britanico, que sao os paises europeus que mais sofrem de leishmaniose.

deixo-vos o link:

http://www.euronext.com/news/companypre ... e&cha=1721

:)
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado mar 26, 2011 4:50 pm

chaverde Escreveu:olá a todos!

tenho feito pesquisa acerca da doença e, desde que soube que em janeiro estava a receber um feedback positivo da associaçao europeia de medicina, tenho estado a seguir o desenvolvimento.

a empresa que a está a fabricar é a virbac e a vacina já tem nome, CANILEISH.

esta semana recebeu a aprovaçao oficial da EMA e vai entrar no mercado (pensa-se por meados de junho) e vai começar com portugal!
depois de portugal, vai entrar no mercado frances, espanhol, italiano, grego e britanico, que sao os paises europeus que mais sofrem de leishmaniose.

deixo-vos o link:

http://www.euronext.com/news/companypre ... e&cha=1721

:)
:D
Excelente notícia, obrigada por partilhar chaverde.
amelitazinha
Registado: quinta mar 24, 2011 6:40 pm

segunda abr 11, 2011 3:52 pm

Não sei se já sabem, mas vai chegar em Junho a 1ª vacina contra a LEISHMANIOSE, dsenvolvida para combater a estirpe ue existe na Europa. Nçao tem nada a ver com a vacina que existe há uns anos no Brasil. Esta é para a Europa e foi criada pela Virbac. Esta notícia é oficial, embora a maior parte dos veterinários ainda não tenham conhecimento.
Partilhem esta boa nova!
E falem com o vosso vet a partir de Junho. Toca a vacinar os cães que não estão infectados!
amelitazinha
Registado: quinta mar 24, 2011 6:40 pm

segunda abr 11, 2011 3:55 pm

laracunha Escreveu:Boa noite,
No Sábado fui com o Buddy ao Vet. para a vacina da raiva, claro que aproveitei a consulta para expor todas as minhas dúvidas.
A Leishmaniose é uma das minhas grandes preocupações porque passo férias perto da ria Formosa. A Vet. disse-me que está para breve a saída de uma vacina contra esta doenças. Alguém já ouviu falar desta vacina?
Pelo que percebi a clínica onde vou assinou uma espécie de protocolo e assim que a vacina chegar notificam os donos para, se desejarem, vacinarem os seus cães.
É verdade, a vacina vai chegar em Junho. Partilhem esta boa notícia! Finalmente, muitos cães não vão apanhar esta terrível doença.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda abr 11, 2011 4:41 pm

E até Junho, qual é a melhor maneira de prevenir?

Eu sempre usei as pipetas Frontline Combo nos meus cães, partindo do princípio que os protegia contra todos os tipos de parasitas externos, incluindo o mosquito que transmite a leishmaniose. Mas agora não vejo referi-las. Quer dizer que afinal não dá?
Responder

Voltar para “Cães”