Claro que deve continuar a fazer isso, a usar as coleiras e pipetas e tudo o que houver. Ajudam a prevenir mas eficácia não é por aí além. Mas é melhor do que nada. Mas Junho está à porta, espero que até lá o maldito mosquito não se cruze com os seus cães.... Mas a vacina é, de facto, uma excelente notícia!marianamar Escreveu:E até Junho, qual é a melhor maneira de prevenir?
Eu sempre usei as pipetas Frontline Combo nos meus cães, partindo do princípio que os protegia contra todos os tipos de parasitas externos, incluindo o mosquito que transmite a leishmaniose. Mas agora não vejo referi-las. Quer dizer que afinal não dá?
Leishmaniose, tratar ou não?
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: quinta mar 24, 2011 6:40 pm
-
- Registado: quinta mar 24, 2011 6:40 pm
Um cão infectado não contagia o homem. Mas um mosquito que pique um cão infectado com Leishmaniose e que depois vá picar o ser humano, pode transmitir. Por isso se diz que é uma doença zoonótica, o que torna esta doença numa questão de saúde pública (e sendo Portugal um país endémico da doença.....). Cuidado com os passeios no campo, na praia, porque Abril é um mês com pico da doença. os mosquitos andam aí..... Por isso, use coleiras até que a vacina chegue.LuluB Escreveu:Outra coisa que as pessoas perguntam frequentemente, por desconhecimento do ciclo de contágio da leish, é se um cão contaminado pode passar a doença a uma pessoa.
Por contacto directo, não passa. As leishmanias são sempre passadas através do mosquito vector, um determinado flebótomo.

Não, o frontline é essencialmente para pulgas e carraças. Eu prefiro as pipetas advantix ou pulvex.marianamar Escreveu:E até Junho, qual é a melhor maneira de prevenir?
Eu sempre usei as pipetas Frontline Combo nos meus cães, partindo do princípio que os protegia contra todos os tipos de parasitas externos, incluindo o mosquito que transmite a leishmaniose. Mas agora não vejo referi-las. Quer dizer que afinal não dá?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Sempre pensei que sim... culpa minha por não me informar melhor
Obrigada acena, vou mudar já pra um dos dois!

Obrigada acena, vou mudar já pra um dos dois!