Falsos veterinários
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Julgo que há aqui um mal entendido.
Para começar, não sei se um veterinário homeopata é reconhecido pela Ordem dos médicos veterinários (julgo que é assim que se chama) em Portugal. Também não sei se o é noutros países. Também não vou emitir juízos de valor sobre homeopatia porque não tenho competência para tal.
Postas assim as coisas com a máxima clareza e humildade, o que penso sobre o assunto e me deu azo a escrever a primeira mensagem, foi existir uma vaga de oportunistas sem crédito nem preparação nem conhecimentos, que se valem da ignorância do nosso povo.
Os tempos evoluiram em muitos sentidos, mas ainda se continua a vender a banha da cobra. Esta é uma triste realidade.
Eu não estou a meter no mesmo saco técnicos eventualmente competentes e honestos, embora fora do sistema tradicional, com estes aldrabões. Eu por enquanto prefiro recorrer ao sistema tradicional, pese embora o facto de saber que poderei vir a encarar um incompetente. Mas, apesar de tudo, o risco é sempre menor.
Eu com esta minha observação não estou a excluir a possibilidade de a homeopatia ou quaisquer outras especialidades não tradicionais virem a fazer parte do curriculo académico. Não excluo porque não sei.
Em face do exposto e respondendo mais concretamente à sua questão, um falso veterinário é uma pessoa que exerce as funções de veterinário sem o reconhecimento oficial e esta situação estende-se a outras profissões.
Julgo que há aqui um mal entendido.
Para começar, não sei se um veterinário homeopata é reconhecido pela Ordem dos médicos veterinários (julgo que é assim que se chama) em Portugal. Também não sei se o é noutros países. Também não vou emitir juízos de valor sobre homeopatia porque não tenho competência para tal.
Postas assim as coisas com a máxima clareza e humildade, o que penso sobre o assunto e me deu azo a escrever a primeira mensagem, foi existir uma vaga de oportunistas sem crédito nem preparação nem conhecimentos, que se valem da ignorância do nosso povo.
Os tempos evoluiram em muitos sentidos, mas ainda se continua a vender a banha da cobra. Esta é uma triste realidade.
Eu não estou a meter no mesmo saco técnicos eventualmente competentes e honestos, embora fora do sistema tradicional, com estes aldrabões. Eu por enquanto prefiro recorrer ao sistema tradicional, pese embora o facto de saber que poderei vir a encarar um incompetente. Mas, apesar de tudo, o risco é sempre menor.
Eu com esta minha observação não estou a excluir a possibilidade de a homeopatia ou quaisquer outras especialidades não tradicionais virem a fazer parte do curriculo académico. Não excluo porque não sei.
Em face do exposto e respondendo mais concretamente à sua questão, um falso veterinário é uma pessoa que exerce as funções de veterinário sem o reconhecimento oficial e esta situação estende-se a outras profissões.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Na Holanda existem medicos veterinarios homeopatas. O medico homeopata e um medico veterinario que fez outros estudos para alem do curso de medico veterinario.
Ha regulamentacao e fiscalizacao. O homeopata tem de ser sempre um medico veterinario ou um medico de familia e so depois e que pode exercer homeopatia!
Ha regulamentacao e fiscalizacao. O homeopata tem de ser sempre um medico veterinario ou um medico de familia e so depois e que pode exercer homeopatia!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am
Dou a minha resposta com uma citação proveniente de um site informativo que consultei há uns dias:
VETERINÁRIOS A MAIS
Há cada vez mais veterinários a exercer. Neste momento cerca de 2.500 e entre 60 a 70 por cento destes fazem-no em clínicas de animais de companhia. Dentro de pouco tempio, vai produzir-se a saturação do mercado de trabalho, com base numa estimativa de quintuplicação do número de profissionais. Tal crescimento resulta do surgimento indiscriminado de faculdades privadas de veterinária, que aliciam as pessoas para entregá-las ao desemprego, porque a oferta não suporta tal aumento.
É preciso alertar para esta situação que a curto prazo pode tornar-se incomportável.
Os veterinários ficam sem fazer nada e passam, por exemplo, em último recurso a exercer a clínica porta a porta. Mesmo porque a saída profissional alternativa, dado o recuo da produção pecuária em Portugal, vai limitar-se, porventura, ao controlo de alimentos.
Afinal, nem todos os vets, no fim de contas, se ficam a rir!
Saudações
Filipa
VETERINÁRIOS A MAIS
Há cada vez mais veterinários a exercer. Neste momento cerca de 2.500 e entre 60 a 70 por cento destes fazem-no em clínicas de animais de companhia. Dentro de pouco tempio, vai produzir-se a saturação do mercado de trabalho, com base numa estimativa de quintuplicação do número de profissionais. Tal crescimento resulta do surgimento indiscriminado de faculdades privadas de veterinária, que aliciam as pessoas para entregá-las ao desemprego, porque a oferta não suporta tal aumento.
É preciso alertar para esta situação que a curto prazo pode tornar-se incomportável.
Os veterinários ficam sem fazer nada e passam, por exemplo, em último recurso a exercer a clínica porta a porta. Mesmo porque a saída profissional alternativa, dado o recuo da produção pecuária em Portugal, vai limitar-se, porventura, ao controlo de alimentos.
Afinal, nem todos os vets, no fim de contas, se ficam a rir!
Saudações
Filipa
-
- Membro
- Registado: terça jul 02, 2002 10:46 pm
Felipa, quando tira um artigo não se esqueça de colocar anota do local senão podem ficar zangados consigos como o cindelp. Esse arigo estava m um site www.jornaldosanimais~.com e a parte final foi você que escreveu mas as pessoas não percebem isso.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am
Obrigada pela advertência. Realmente não tinha reparado como estava tudo encadeado.
Terei mais cuidado nas próximas.
Ah, a propósito, o meu nome é FIlipa e não FElipa.
Também não reparou né
Terei mais cuidado nas próximas.
Ah, a propósito, o meu nome é FIlipa e não FElipa.

Também não reparou né

-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
As pessoas de que falo não são sequer veterinárias. Um veterinário homeopata existe mas para exercer tem de ser reconhecido pela OMV.
Por outro lado, um homeopata que não é veterinario e decide tratar animais estará a infringir a lei.
A título de curiosidade, no japão a acupunctura é muito usada em clinica de animais de companhia.
Por outro lado, um homeopata que não é veterinario e decide tratar animais estará a infringir a lei.
A título de curiosidade, no japão a acupunctura é muito usada em clinica de animais de companhia.
Isso das homeopatias e meds alternativas tem muito que se lhe diga...
A questão é que em Veterinária cheira a charlatice. Sinceramente até em med Humana...mas enfim
Num país em que as pessoas se queixam e acham caro cobrar 10€ por análises clínicas ou 100€ por uma cirurgia...duvido que haja lugar a "homeopatias"...se houver, acho que alguma coisa está seriamente mal...
A questão é que em Veterinária cheira a charlatice. Sinceramente até em med Humana...mas enfim

Num país em que as pessoas se queixam e acham caro cobrar 10€ por análises clínicas ou 100€ por uma cirurgia...duvido que haja lugar a "homeopatias"...se houver, acho que alguma coisa está seriamente mal...
E se há uns chicos espertos a fazerem-se passar por veterinários homeopatas (logo por ai se ve que é uma coisa muito cientifica) quase que dá vontade de dizer aos seus clientes que cada um tem o que merece...para o animal não faz diferença, é um passeio...e o dono fica com menos dinheiro na carteira.
Para a próxima fosse ao um veterinário.
Para a próxima fosse ao um veterinário.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Boas,VascoV Escreveu: As pessoas de que falo não são sequer veterinárias. Um veterinário homeopata existe mas para exercer tem de ser reconhecido pela OMV.
Tb foi isso que entendi. Nada contra tratamentos alternativos. Aliás, a minha mãe, depois de 20 anos de sofrimento na cervical por causa de um acidente de carro, encontra alivio (atenção, não curou) na acumpunctura.
Se forem veterinários e quiserem enverdar pelas medicinas alternativas, nada contra...agora um idiota qq a dizer que percebe mto de plantas e agulhas a tratar os animais...calma lá....

Catarina
A questão é que as medicinas alternativas em humanos já são muito empíricas...em animais então deve ser uma alegria. Com a agravante de não haver efeitos placebo nem se poder perguntar se se sente melhor.
Em resumo...acho que no ponto em que está a Med Veterinária actual, em grande evolução, não faz sentido partir para coisas tão incertas como as meds alternativas...
E já nem estou a falar nos alveitares...
Em resumo...acho que no ponto em que está a Med Veterinária actual, em grande evolução, não faz sentido partir para coisas tão incertas como as meds alternativas...
E já nem estou a falar nos alveitares...
Há uma na minha zona, onde eu fui cliente.
Faltava-lhe muito, mas muito para veterinária, apesar de estar inscrita na Ordem dos Médico Vet.
Agora faz homeopatia e acumpunctura, não a recomendo ao meu maior inimigo
.... pelo amor aos animais.

Faltava-lhe muito, mas muito para veterinária, apesar de estar inscrita na Ordem dos Médico Vet.

Agora faz homeopatia e acumpunctura, não a recomendo ao meu maior inimigo