Olá Nynf
Isso já me aconteceu várias vezes e em duas delas a situação foi bem complicada. Até fico enjoado só de pensar no episódio. Foi o Guga (o branco) que escolheu um daqueles montinhos bem moles e "cheirosos" e regalou-se todo a esfregar-se lá. Quando dei conta era demasiado tarde. Eu ia a passear com eles à beira-mar e estava muito longe de casa. A solução era lavá-lo com água do mar, mas a maré estava cheia e ainda por cima as marés eram vivas. Lá consegui descobrir uma poçazita de água onde lhe tirei o maior. Mas entretanto o Fozzy tinha-se encostado ao Guga e ficou com o mesmo perfume. Mas isto não acaba aqui, é que eu tambén fiquei com as calças num lindo estado.
Isto hoje dá para recordar e para levar para a galhofa, mas na altura quase fiquei em pânico.
Este hábito é normal. Outras pesoas aqui no fórum saberão justificá-lo melhor do que eu. Já ouvi dizer que eles fazem isso, por instinto herdado dos seus remotos antepassados, para despistar os predadores ou disfarçar o seu cheiro em relação a outros cães... Há quem diga também que eles se perfumam assim para atrair as donzelas...

Hummmm... cheira-me a falso esta última hipótese, para não dizer que me cheira a outra coisa
...acabo por ter que dar-lhe banho muitas vezes - o que não é aconselhável para o pelo...
Só um reparo, não é tão prejudicial como se pensa dar banhos frequentes aos cães. Isto realmente está a passar a mito. Eu sempre dei muitos banhos aos meus cães por força das circunstâncias. Como os levo quase diariamente para a praia, eles na brincadeira enviam-se na água. Então, para não ficarem com aquele salitre, que remédio, tenho que lhes dar banho (uma trabalheira...). Ficava cheio de problemas de consciência, sem contudo verificar que o pêlo acusasse algo de especial, muito pelo contrário, até ficam com o pêlo mais sedoso. Um dia falei ao veterinário nessa "fatalidade" e ele descansou-me e disse que não me preocupasse.