Hábito mal cheiroso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

terça dez 16, 2003 10:19 pm

De há uma semana para cá a Shiva começou a ter o mal cheiroso hábito de se rebolar em cima das fezes dos outros cães
Isto acontece principalmente quando a erva do jardim está humida e as fezes dos outros cães já estão misturadas com a terra (por causa da chuva)...estão a imaginar o cheiro e o estado em que ela fica
Algumas pessoas já me tinham avisado que por vezes os cães têm esta mania...o meu problema é como tirar-lhe esta mania pois além de nada higiénico acabo por ter que dar-lhe banho muitas vezes - o que não é aconselhável para o pelo - ou limpá-la com produtos secos mas que quanto a mim também não devem ser usados todos os dias.

Gostava de saber se isto já aconteceu com algum dos vossos cães, e se me podem dar alguma dica
:roll:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sandrape
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 cadelas, 4 gatas, 1 tartaruga

quarta dez 17, 2003 10:04 am

olá nynf :)

Eu desisti...a minha cadela Gala sempre fez isso com fezes, com animais mortos, marisco e peixe podre (na costa de caparica era uma desgraça, acontecia com frequencia :roll: )
Levo-as sempre para sitios onde as possa soltar e fico a ver o que elas andam a fazer, quando vejo a Gala a cheirar muito qualquer coisa e a preparar-se para se rebolar vou a correr ao pé dela e ralho-lhe (é cada figurinha ), a maior parte das vezes consigo chegar a tempo, ela percebe e afasta-se ou tiro-a eu do local, outras vezes...não chego a tempo...e só o banho resolve, acabam por tomar banho uma vez por mês mais ou menos...de qualquer forma isto acontece cada vez com menos frequência porque agora em lisboa parece-me que os jardins onde vou são mais limpos e encontro menos sacos de lixo no chão e coisas do género...

Sandra p
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quarta dez 17, 2003 10:47 am

Olá Nynf

Isso já me aconteceu várias vezes e em duas delas a situação foi bem complicada. Até fico enjoado só de pensar no episódio. Foi o Guga (o branco) que escolheu um daqueles montinhos bem moles e "cheirosos" e regalou-se todo a esfregar-se lá. Quando dei conta era demasiado tarde. Eu ia a passear com eles à beira-mar e estava muito longe de casa. A solução era lavá-lo com água do mar, mas a maré estava cheia e ainda por cima as marés eram vivas. Lá consegui descobrir uma poçazita de água onde lhe tirei o maior. Mas entretanto o Fozzy tinha-se encostado ao Guga e ficou com o mesmo perfume. Mas isto não acaba aqui, é que eu tambén fiquei com as calças num lindo estado.
Isto hoje dá para recordar e para levar para a galhofa, mas na altura quase fiquei em pânico.

Este hábito é normal. Outras pesoas aqui no fórum saberão justificá-lo melhor do que eu. Já ouvi dizer que eles fazem isso, por instinto herdado dos seus remotos antepassados, para despistar os predadores ou disfarçar o seu cheiro em relação a outros cães... Há quem diga também que eles se perfumam assim para atrair as donzelas...
:lol: Hummmm... cheira-me a falso esta última hipótese, para não dizer que me cheira a outra coisa :lol:
...acabo por ter que dar-lhe banho muitas vezes - o que não é aconselhável para o pelo...
Só um reparo, não é tão prejudicial como se pensa dar banhos frequentes aos cães. Isto realmente está a passar a mito. Eu sempre dei muitos banhos aos meus cães por força das circunstâncias. Como os levo quase diariamente para a praia, eles na brincadeira enviam-se na água. Então, para não ficarem com aquele salitre, que remédio, tenho que lhes dar banho (uma trabalheira...). Ficava cheio de problemas de consciência, sem contudo verificar que o pêlo acusasse algo de especial, muito pelo contrário, até ficam com o pêlo mais sedoso. Um dia falei ao veterinário nessa "fatalidade" e ele descansou-me e disse que não me preocupasse.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Dalilah
Membro Veterano
Mensagens: 451
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

quarta dez 17, 2003 11:04 am

O Bond (Fox) também tinha imenso essa mania, era cá um nojo! Chegava a casa e lá tinha de ir ao banho!... A solução foi tentar estar sempre atentos, e ao ver o que ele se preparava para fazer, dar-lhe uma palmadas e ralhar-lhe. Acabou por desistir. :)
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

quarta dez 17, 2003 1:40 pm

Olá Nynf,


Na minha família de quatro patas, apenas a Tripé tem esse terrível gostinho de se esfregar na porcaria...
Para mim, é um pouco dificil de controlar, pois quando os vou passear, costuma ser para uma zona onde há ervas altas e a Tripé como é minorca não se vê muito bem.
Aconteceu-me algumas situações em que ela me aparecia à frente tipo mousse de chocolate (isto para não pensar em nada pior...ai que nojo). Claro que aqui a solução era a de lhe dar um valente banho (que por sinal ela detesta) e repreende-la no momento.
Agora, o que costumo fazer é ter mais atenção por onde ela anda, e se noto que se está a preparar para algo, chamo-a imediatamente.
Já a Sasha tem é a mania de comer......arrrrrrghhhhhh.
Enfim, uma come, outra esfrega-se...grandes porcalhonas!

Penso que a única solução será estar mais atenta e repreender quando a apanhar em flagrante.

Saudações,
Filipa
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

quarta dez 17, 2003 3:17 pm

Obrigada a todos! Vamos lá ver se ela perde a mania. Deq ualquer forma já comprei um shampo natural á base de chá verde (ou coisa parecida) para lavagens frequentes...mais vale prevenir ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nelsonk
Membro Veterano
Mensagens: 853
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta dez 17, 2003 3:34 pm

olá .
eu pessoalmente tenho outra explicação para os cães se rebolarem na bosta de outros animais . como sabe o cão nos seus primórdios era um predador assim a melhor maneira de se acercar das suas presas sem ser detectado era elas ñ lhe sentirem o cheiro , e que melhor maneira que cheirar ás fezes das presas para ñ ser detectado , aliás por norma os cães mais semelhantes ao lobo como o pastor alemão tem mais tendência a fazê-lo ,
embora seja verdade que quando há cadelas com cio eles o fazem com bastante frequencia por outro lado as cadelas tb se rebolam na bosta o que ñ é concerteza para atraír outras fêmeas .

Abraço

Nelson
AndLemos
Membro Veterano
Mensagens: 1060
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Localização: Dogue Bordéus, Husky Siberiano, Siamesa

quarta dez 17, 2003 4:59 pm

Realmente é um hábito muito malcheiroso, o Uhly tinha o péssimo hábito de se rebolar em fezes de ovelha :!:
estrelas
Mensagens: 3
Registado: domingo dez 14, 2003 9:37 pm
Localização: 1 cadela de raça indeterminada

sexta dez 19, 2003 7:31 pm

;) Ainda bem que a minha cadela nunca fez nada do genero, deve ser bem desagradavel
Responder

Voltar para “Cães”