O Kalu anda a "desaprender"...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Batecas
Registado: terça mar 22, 2011 6:13 pm

segunda abr 18, 2011 8:53 am

Amigos aqui estou eu novamente com mais algumas questões sobre as quais gostaria de ter algumas opiniões vossas.

O Kalú fez agora 3 meses e está connosco há exactamente um mês. Aprendeu desde cedo a fazer todas as necessidades no jornal, mas de há uma semana para cá as coisas regrediram um pouco.

Além de agora fazer o xixi (e por vezes o cocó) onde bem lhe apetece, descontrola-se ao ponto de estar deitado (meio de lado) e aliviar-se ali mesmo... já para não dizer que agora sempre que chegam visitas a casa isso também acontece (coisa que nunca aconteceu).

O Kalú veio com tosse de canil quando o comprámos (obviamente só soube disto quando o levei à veterinária) e ainda está a ser medicado, o que fez com que perdesse o reforço da primeira vacina e portanto vai ter de começar tudo novamente... coitado da minha bicheza, só vai andar na rua aos 6 meses :(

Mas fora isto nada mudou. Os hábitos são os mesmos, as rotinas também, simplesmente se descuida por tudo e por nada.

Obviamente que vou abordar esta questão junto da veterinária, mas de qualquer forma gostava que me desse a vossa opinião, caso saibam o que possa ser ou já tenham passado pelo mesmo! Talvez seja porque na verdade ele é ainda muito cachorro, mas ainda assim fico de certa forma preocupado...

Obrigado desde já pela atenção!
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

segunda abr 18, 2011 10:24 am

Olá Batecas, antes de mais tenho que dizer que o Kalú é um cachorrinho muito bonito e que lamenento o sucedido.

Em primeiro lugar, penso que faz muito bem em colocar essa questão ao veterinário, pois pode estar relacionada com váriso factores. O cachorro, quando faz as necessidades fora de sítio aparenta estar assustado ou excitado?
Um cachorro de três meses precisa de fazer necessidades várias vezes ao dia. Às vezes usar o jornal pode confundi-los, pois podem pensar que não faz mal fazer as necessidades em casa.
Visto que o naimal não pode sair de casa, costumam aconselhar a utilização do parque, colocando-o lá durante algum tempo para brincar e retirando-o, para junto do jornal, para que aprenda a satisfazer as suas necessidades ali. No entanto compreendo que não tenha um parque, que pensoque nem se usa muito por cá. eu utilizei com a minha um daqueles parques onde as crianças brincam, antigo. O cão em principio n~~ao suja o parque, desde que este não seja muito grande, pos os c~~aes evitam fazer as necessidades nos próprios aposentos.

Talvez alguém tenha uma sugestão mais prática.
Batecas
Registado: terça mar 22, 2011 6:13 pm

segunda abr 18, 2011 10:38 am

Olá Joana!

O Kalú tem uma cama só dele, mas uma vez decidiu fazer as necessidades dentro da mesma (coisa que achei estranhei e também questionei aqui na arca). Na altura retirei-lhe a cama e passado uma semana voltei a colocá-la, mas ele voltou a fazer o mesmo. Esta situação já se repetiu 4 vezes, sempre que lhe devolvo a cama, ele fica todo contente, mas nesse mesmo dia (ontem fez o mesmo) volta a fazer fazer as necessidades lá dentro.
Confesso que cada vez estou mais confuso com tudo isto... Admito que sou maçarico, pois é o meu primeiro cão, mas realmente estou à nora do porquê destas atitudes :\
Kyara10
Membro
Registado: quarta mar 02, 2011 10:41 am

segunda abr 18, 2011 11:51 am

Olá Batecas.. é preciso calma e paciência.. o seu cão ainda é muito cachorro, é normal ainda ter esses acidentes.. a minha pequena tem quase 4 meses e de vez em quando também lhe escapa um xixi fora do sitio.. Só nos resta a nós (donos) explicar-lhe nem que seja 1000 vezes que não é ali que se faz e com o tempo eles lá irão aprender.. a minha também faz tudo bem numa semana e se for preciso durante um dia inteiro só faz disparates, depois volta a fazer tudo bem.. ainda são cachorros, é preciso paciência.. ainda há pouco tempo publiquei um tópico porque ela desfazia os resguardos onde faz as necessidades.. agora há uns dias que se porta bem mas sei lá, amanhã posso chegar a casa e já ter destruído tudo outra vez.. um dia de cada vez lool

Em relação ao chichi quando chegam visitas, a minha também anda a fazer isso agora.. a forma mais fácil que eu tenho arranjado de controlar isso é, antes de chegarem as visitas levo-a (no meu caso à rua) para ela esvaziar a bexiga e quando chegam as visitas peço para não ligarem nenhuma à cadela no inicio porque se lhe fazem festas, então ainda se descontrola mais.. mesmo assim ás vezes ainda se escapa lool mas sei, por experiência própria que normalmente isso acaba por passar com a idade.. se não passar provavelmente algo estará errado :)

Em ralação ao xixi na cama.. nisso não posso falar da minha experiência pois nesse campo ela só o fez uma vez, deitada e foi só umas pinguinhas de contentamento por me ver chegar.. de resto nunca mais.

Mas aguarde por outras opiniões, de certeza que alguém já passou por situações idênticas e talvez o possa ajudar. Resolvi contar a minha experiência para você ver que com cachorros é mesmo assim.. é preciso paciência.

Boa sorte com o seu canito :D
"O homem nunca poderá ser igual a um animal: ou se eleva e torna-se melhor, ou se precipita e torna-se muito pior" Vladimir Soloviev

Ester, Nelson & Kyara - Happy family :)
Responder

Voltar para “Cães”