Ter um cão pela primeira vez

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pitia
Membro Júnior
Registado: terça mai 03, 2011 10:47 am

terça mai 03, 2011 10:59 am

Olá,
Precisava que alguém me desse umas dicas acerca de escolher um cão, pois, não tenho experiência nenhuma e muitas duvidas.
Vivo na cidade, mas numa casa que tem um terraço relativamente espaçoso. Tenho uma criança de dois aninhos e gostava de lhe proporcionar a convivência com um animal, pois acho que é importante.
Mas quero fazer opções conscientes e responsáveis face às condições que tenho para oferecer. Queria um cão de temperamento afável e não muito dificil no trato, pois como disse não tenho experiencia. Acho que tambem não pode ser muito grande, porque embora o terraço não seja pequeno não é a mesma coisa que um jardim. E queria que ele, depois de bebe, dormi-se em casota na rua. Este ultimo ponto está-me a deixar confusa, ou seja, não quero por na rua um cão de não se dê lá bem e que vá sofrer com isso. Pode estar em casa quando eu estiver mas para dormir tem de ser na casota.
Já efectuei várias pesquisas e cheguei ao Cooker, ao Beagle e ao Epagnol.
Será que são bons para o que pretendo.
Não tem que ser de raça obviamente.
Se alguem me puder ajudar agradeço.
Obrigada.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça mai 03, 2011 11:01 am

<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça mai 03, 2011 11:16 am

Pitia Escreveu: não quero por na rua um cão de não se dê lá bem e que vá sofrer com isso.
Penso que qualquer cão vai sofrer com isso, mas é só a minha opinião. Os cães são animais sociais, gostam de estar perto da restante família (matilha). Mas qual o motivo que a levou a decidir que será assim? Responde se quiser, claro.

Pitia Escreveu: efectuei várias pesquisas e cheguei ao Cooker, ao Beagle e ao Epagnol.
Cooker é um fogão em inglês, deve estar a referir-se ao Cocker Spaniel...
:D
DiCat
Membro Veterano
Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola

terça mai 03, 2011 11:27 am

bhess Escreveu:
Pitia Escreveu: não quero por na rua um cão de não se dê lá bem e que vá sofrer com isso.
Penso que qualquer cão vai sofrer com isso, mas é só a minha opinião. Os cães são animais sociais, gostam de estar perto da restante família (matilha). Mas qual o motivo que a levou a decidir que será assim? Responde se quiser, claro.

Pitia Escreveu: efectuei várias pesquisas e cheguei ao Cooker, ao Beagle e ao Epagnol.
Cooker é um fogão em inglês, deve estar a referir-se ao Cocker Spaniel...
:D
Sim mas... os cães também têm de saber qual o seu lugar, a sua cama, e se a forista tem essa preferência, desde que na "rua" esteja dentro das condições necessárias, eu penso que o cão viverá bem! De salientar que é só para dormir, porque durante o dia ele poderá estar juntamente com os donos, segundo a forista.

Para a forista: Quanto à raça, se não terá de ser definida, pode procurar no adopta-me ou mesmo em "animais para adopção" aqui na Arca, dará um lar a um patudo que não o tenha e concerteza adaptar-se-á bem às suas condições.

Um conselho: Informe-se bastante antes sobre o que é ter um cão, condições, despesas, trabalho, etc. E boa sorte!!! :wink:
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça mai 03, 2011 12:30 pm

DiCat Escreveu: Sim mas... os cães também têm de saber qual o seu lugar, a sua cama, e se a forista tem essa preferência, desde que na "rua" esteja dentro das condições necessárias, :
O cão tem de saber qual é o seu lugar, sem dúvida, mas na minha opinião não tem de dormir na rua para o saber... E não estou a criticar, perguntei o porquê dessa decisão, porque realmente gostava de saber...
Pitia
Membro Júnior

terça mai 03, 2011 1:48 pm

Olá,
Ter um cão foi uma decisão/acordo de e em familia, e por vezes é preciso estabelecer regras prévias entre as partes para que tudo corra bem. Obviamente regras exequiveis e que não prejudiquem nem a vida do animal nem a nossa e que provoquem bem estar e satisfação a todos.
Ele será o novo membro da familia e será tratado muito bem mesmo sendo nós inexperientes nestas andanças.
Ele deverá dormir na rua e poderá circular por algumas partes da casa.
Dormir numa casota na rua para mim não é o problema eu quero é ter um cão que viva bem com isso.
Sempre vivi em ambiente rural e aí cães dormem em canis/casota.
As familias habitualmente com casas com jardins e tereno em volta, têm cães de porte médio/grande e eles tem a sua casa na rua e não é por isso que não são felizes ou bem tratados.
Obrigada pelas respostas.
Última edição por Pitia em terça mai 03, 2011 1:59 pm, editado 1 vez no total.
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

terça mai 03, 2011 1:57 pm

Os exemplares das 3 raças que refere que conheço pessoalmente são "doentiamente" donodependentes.

Apesar de o Beagle ser o mais aluado, é também o mais exigente.

Eu não optava por essas raças.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Pitia
Membro Júnior

terça mai 03, 2011 2:00 pm

E têm alguma sugestão?
ZeFe
Membro Veterano

terça mai 03, 2011 2:03 pm

Pitia Escreveu:E têm alguma sugestão?
Acredite que estou a pensar nisso, mas como se me afigura um pouco dificil a condição de o cão ter que ficar na rua, as raças de que me lembro não são de todo raças para donos inexperientes.

Se me lembrar de uma solução válida partilho.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Pitia
Membro Júnior

terça mai 03, 2011 2:47 pm

Olá,
Quando diz que os cães são "doentiamente" donodependentes, quer dizer que o melhor seria eles estarem em casa?
Eu estou mesmo baralhada.
Eu não quero biblo lá para casa, quero um amigo para todos inclusivé para o meu filho.
É por isso que estou a tentar verificar a viabilidade de todo o processo que é adoptar consciente e responsavelmente um cão.
Não o quero fazer por instinto.
Como vivi a ver os cães a ficarem na "rua" talvez essa questão para mim não faça confusão, no entanto, e como disse preocupa-me adequar o espaço que tenho ao animal e não o contrário.
Sinceramente sinto-me que só por isso se calhar nem o devo ter.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça mai 03, 2011 3:05 pm

Pitia Escreveu:Olá,
Quando diz que os cães são "doentiamente" donodependentes, quer dizer que o melhor seria eles estarem em casa?
Eu não quero biblo lá para casa, quero um amigo para todos inclusivé para o meu filho.
É por isso que estou a tentar verificar a viabilidade de todo o processo que é adoptar consciente e responsavelmente um cão.
Como vivi a ver os cães a ficarem na "rua" talvez essa questão para mim não faça confusão, no entanto, e como disse preocupa-me adequar o espaço que tenho ao animal e não o contrário.
Não exagere. É normal que pense que os cães devem dormir na rua, pois essa é a sua experiência. No entanto, a maior parte das actuais raças de cães têm sido apuradas para companhia, pois as funções de trabalho que originalmente tinham têm estado a desaparecer. É claro que ter um caniche, originalmente cão de caça aos patos, não é hoje o mesmo que ter um serra-da-estrela ou um pastor alemão, que ainda conservam muito da sua função de guarda - antigamente de rebanhos, hoje de propriedades.

À partida, não há mal nenhum em querer ter o cão a dormir fora, mas, na minha opinião, essa deve ser também uma escolha do próprio cão. As personalidades diferem de indivíduo para indivíduo, e dentro da mesma raça (ou dos sem raça nenhuma) há os que querem dormir numa casota, que tanto pode estar fora de casa como não, e há aqueles para quem a proximidade que tiverem com a família nunca lhes chega, querem sempre mais, estar colado a todos. E se isso não lhes for dado, surgem os problemas de ruídos, com o cão a ladrar e a ganir a noite toda, até o deixarem entrar.

Pessoalmente, nunca poria um cão a dormir "lá fora", arranjasse-lhe casota no terraço ou no quintal ou não. Mas essa é a minha opção e a minha opinião pessoal, mais nada.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
ZeFe
Membro Veterano

terça mai 03, 2011 3:07 pm

Pitia Escreveu:Olá,
Vamos ver se me faço entender:

Generalizando, os cães são animais que se habituam a quase todas as condições que os humanos lhes imponham. O que não quer dizer que todas as condições são correctas no que diz respeito à saude fisica, mental ou a sua dignidade enquanto animais.

Existem raças (como as que referiu por exemplo) que ao longo da sua selecção e desenvolvimento se foram tornando mais dependentes emocionalmente dos donos.

Esta necessidade emocional é notória quando por exemplo o animal é privado da sua integração na familia humana. O que isto pode provocar é uma serie de problemas, como o cão tornar-se depressivo, desiquilibrado, agressivo, destruidor etc.

Quando lhe falei em ser donodependente é o caso de cães que têm que estar sempre ao pé do dono.

Qualquer cão desde que bem habituado está bem sem o dono durante algumas horas enquanto este está fora. Mas dos casos que conheço, ele sabendo que o dono está em casa e ser privado da sua companhia é um desespero.
Dos cockers que conheço esta situação é uma crueldade para a cabeça dos peludos.

A questão do terraço é também em muitos casos ( não sei se será o seu) uma boa desculpa para a preguiça.
Os cães precisam de rua, de correr, de saltar, de conhecer coisas , de pensar, de arejar, de desafios mentais e fisicos, o cão vê o terraço como a sua casa, como veria se estivesse confinado ao interior de 1 T1.

Só para acrescentar que um dos sacrificios de ter cães é encontrar o equilibrio entre adequar o espaço ao cão e o cão ao espaço. Por ex. desde que tenho esta cadela já não há velas ou livros a menos de 1,5m de altura do chão e mesmo assim...
<strong>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Pitia
Membro Júnior

terça mai 03, 2011 3:21 pm

É exactamente essa tentativa de adequação de espaço que me preocupa e me leva a relectir e perguntar sobre o assunto.
Não me quero arrepender, pois esta é uma viagem só de ida e não de volta. Não pode haverugar para agora já não quero, agora não dá jeito, tou farta, cansei-me.
Se isso não fosse um problema para mim já teria um cão lá em casa. E se fosse por instinto e querer tinha logo um São Bernardo que é a minha paixão. Mas tenho noção que o espaço que tenho não permite proporcionar uma vida digna a um animal desse porte.
Dai tentar perceber o melhor para ele.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça mai 03, 2011 3:29 pm

Depois de ler o que pretende do animal, aconselho a esquecer os cockers!
São donodependentes e verdadeiras colas. Ficam bem sozinhos em casa durante o dia, mas a partir do momento que sentem os donos em casa, colam e não descolam mais, tornam-se verdadeiras sombras dos donos.
Eu costumo dizer que a nivel de espaço, um T0 chega para viver com um cocker, claro que tem é que se fazer passeios diários na rua :wink:
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
ZeFe
Membro Veterano

terça mai 03, 2011 3:30 pm

Pitia Escreveu:É exactamente essa tentativa de adequação de espaço que me preocupa e me leva a relectir e perguntar sobre o assunto.
Não me quero arrepender, pois esta é uma viagem só de ida e não de volta. Não pode haverugar para agora já não quero, agora não dá jeito, tou farta, cansei-me.
Se isso não fosse um problema para mim já teria um cão lá em casa. E se fosse por instinto e querer tinha logo um São Bernardo que é a minha paixão. Mas tenho noção que o espaço que tenho não permite proporcionar uma vida digna a um animal desse porte.
Dai tentar perceber o melhor para ele.
Repare que o espaço não é o mais importante, o espirito que a forista tem é sim o que vai fazer a diferença em ter uma vida feliz com um cão e ele consigo.

Há varios exemplos de foristas aqui da Arca com cães de raças gigantes em apartamentos e alguns nem terraços têm. Mas nós como donos temos que ter a consciencia que temos que proporcionar tudo o que for necessário para que as coisas corram bem. De que é que vale ter um abat-jour junto à porta da cozinha se eu sei que o meu trovão às vezes passa por ali à frente da gata a 200km's /h e só com a deslocação do ar o enfeite vai ao chão? Mudei-o de sitio para um sitio que eu sei que eles não passam lá. Por outro lado ainda continuo a guerra de a tentar ensinar como pode e não pode andar dentro de casa.
<strong>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”