Ter um cão pela primeira vez
Moderador: mcerqueira
Olá,
Precisava que alguém me desse umas dicas acerca de escolher um cão, pois, não tenho experiência nenhuma e muitas duvidas.
Vivo na cidade, mas numa casa que tem um terraço relativamente espaçoso. Tenho uma criança de dois aninhos e gostava de lhe proporcionar a convivência com um animal, pois acho que é importante.
Mas quero fazer opções conscientes e responsáveis face às condições que tenho para oferecer. Queria um cão de temperamento afável e não muito dificil no trato, pois como disse não tenho experiencia. Acho que tambem não pode ser muito grande, porque embora o terraço não seja pequeno não é a mesma coisa que um jardim. E queria que ele, depois de bebe, dormi-se em casota na rua. Este ultimo ponto está-me a deixar confusa, ou seja, não quero por na rua um cão de não se dê lá bem e que vá sofrer com isso. Pode estar em casa quando eu estiver mas para dormir tem de ser na casota.
Já efectuei várias pesquisas e cheguei ao Cooker, ao Beagle e ao Epagnol.
Será que são bons para o que pretendo.
Não tem que ser de raça obviamente.
Se alguem me puder ajudar agradeço.
Obrigada.
Precisava que alguém me desse umas dicas acerca de escolher um cão, pois, não tenho experiência nenhuma e muitas duvidas.
Vivo na cidade, mas numa casa que tem um terraço relativamente espaçoso. Tenho uma criança de dois aninhos e gostava de lhe proporcionar a convivência com um animal, pois acho que é importante.
Mas quero fazer opções conscientes e responsáveis face às condições que tenho para oferecer. Queria um cão de temperamento afável e não muito dificil no trato, pois como disse não tenho experiencia. Acho que tambem não pode ser muito grande, porque embora o terraço não seja pequeno não é a mesma coisa que um jardim. E queria que ele, depois de bebe, dormi-se em casota na rua. Este ultimo ponto está-me a deixar confusa, ou seja, não quero por na rua um cão de não se dê lá bem e que vá sofrer com isso. Pode estar em casa quando eu estiver mas para dormir tem de ser na casota.
Já efectuei várias pesquisas e cheguei ao Cooker, ao Beagle e ao Epagnol.
Será que são bons para o que pretendo.
Não tem que ser de raça obviamente.
Se alguem me puder ajudar agradeço.
Obrigada.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
- Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, “Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Penso que qualquer cão vai sofrer com isso, mas é só a minha opinião. Os cães são animais sociais, gostam de estar perto da restante família (matilha). Mas qual o motivo que a levou a decidir que será assim? Responde se quiser, claro.Pitia Escreveu: não quero por na rua um cão de não se dê lá bem e que vá sofrer com isso.
Cooker é um fogão em inglês, deve estar a referir-se ao Cocker Spaniel...Pitia Escreveu: efectuei várias pesquisas e cheguei ao Cooker, ao Beagle e ao Epagnol.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola
Sim mas... os cães também têm de saber qual o seu lugar, a sua cama, e se a forista tem essa preferência, desde que na "rua" esteja dentro das condições necessárias, eu penso que o cão viverá bem! De salientar que é só para dormir, porque durante o dia ele poderá estar juntamente com os donos, segundo a forista.bhess Escreveu:Penso que qualquer cão vai sofrer com isso, mas é só a minha opinião. Os cães são animais sociais, gostam de estar perto da restante família (matilha). Mas qual o motivo que a levou a decidir que será assim? Responde se quiser, claro.Pitia Escreveu: não quero por na rua um cão de não se dê lá bem e que vá sofrer com isso.
Cooker é um fogão em inglês, deve estar a referir-se ao Cocker Spaniel...Pitia Escreveu: efectuei várias pesquisas e cheguei ao Cooker, ao Beagle e ao Epagnol.
Para a forista: Quanto à raça, se não terá de ser definida, pode procurar no adopta-me ou mesmo em "animais para adopção" aqui na Arca, dará um lar a um patudo que não o tenha e concerteza adaptar-se-á bem às suas condições.
Um conselho: Informe-se bastante antes sobre o que é ter um cão, condições, despesas, trabalho, etc. E boa sorte!!!

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
O cão tem de saber qual é o seu lugar, sem dúvida, mas na minha opinião não tem de dormir na rua para o saber... E não estou a criticar, perguntei o porquê dessa decisão, porque realmente gostava de saber...DiCat Escreveu: Sim mas... os cães também têm de saber qual o seu lugar, a sua cama, e se a forista tem essa preferência, desde que na "rua" esteja dentro das condições necessárias, :
Olá,
Ter um cão foi uma decisão/acordo de e em familia, e por vezes é preciso estabelecer regras prévias entre as partes para que tudo corra bem. Obviamente regras exequiveis e que não prejudiquem nem a vida do animal nem a nossa e que provoquem bem estar e satisfação a todos.
Ele será o novo membro da familia e será tratado muito bem mesmo sendo nós inexperientes nestas andanças.
Ele deverá dormir na rua e poderá circular por algumas partes da casa.
Dormir numa casota na rua para mim não é o problema eu quero é ter um cão que viva bem com isso.
Sempre vivi em ambiente rural e aí cães dormem em canis/casota.
As familias habitualmente com casas com jardins e tereno em volta, têm cães de porte médio/grande e eles tem a sua casa na rua e não é por isso que não são felizes ou bem tratados.
Obrigada pelas respostas.
Ter um cão foi uma decisão/acordo de e em familia, e por vezes é preciso estabelecer regras prévias entre as partes para que tudo corra bem. Obviamente regras exequiveis e que não prejudiquem nem a vida do animal nem a nossa e que provoquem bem estar e satisfação a todos.
Ele será o novo membro da familia e será tratado muito bem mesmo sendo nós inexperientes nestas andanças.
Ele deverá dormir na rua e poderá circular por algumas partes da casa.
Dormir numa casota na rua para mim não é o problema eu quero é ter um cão que viva bem com isso.
Sempre vivi em ambiente rural e aí cães dormem em canis/casota.
As familias habitualmente com casas com jardins e tereno em volta, têm cães de porte médio/grande e eles tem a sua casa na rua e não é por isso que não são felizes ou bem tratados.
Obrigada pelas respostas.
Última edição por Pitia em terça mai 03, 2011 1:59 pm, editado 1 vez no total.
Os exemplares das 3 raças que refere que conheço pessoalmente são "doentiamente" donodependentes.
Apesar de o Beagle ser o mais aluado, é também o mais exigente.
Eu não optava por essas raças.
Apesar de o Beagle ser o mais aluado, é também o mais exigente.
Eu não optava por essas raças.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia é alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong> by Ponky. </p>
<p><strong>"A única criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado é a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong> By Vandocasmm</p>
<p> Às vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido) Terugkeren e o (dentro em breve corrido) xPauloSantos.</p>
<p> </p>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia é alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p><strong>"A única criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado é a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong> By Vandocasmm</p>
<p> Às vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido) Terugkeren e o (dentro em breve corrido) xPauloSantos.</p>
<p> </p>
Acredite que estou a pensar nisso, mas como se me afigura um pouco dificil a condição de o cão ter que ficar na rua, as raças de que me lembro não são de todo raças para donos inexperientes.Pitia Escreveu:E têm alguma sugestão?
Se me lembrar de uma solução válida partilho.
<strong>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p> </p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p> </p>
Olá,
Quando diz que os cães são "doentiamente" donodependentes, quer dizer que o melhor seria eles estarem em casa?
Eu estou mesmo baralhada.
Eu não quero biblo lá para casa, quero um amigo para todos inclusivé para o meu filho.
É por isso que estou a tentar verificar a viabilidade de todo o processo que é adoptar consciente e responsavelmente um cão.
Não o quero fazer por instinto.
Como vivi a ver os cães a ficarem na "rua" talvez essa questão para mim não faça confusão, no entanto, e como disse preocupa-me adequar o espaço que tenho ao animal e não o contrário.
Sinceramente sinto-me que só por isso se calhar nem o devo ter.
Quando diz que os cães são "doentiamente" donodependentes, quer dizer que o melhor seria eles estarem em casa?
Eu não quero biblo lá para casa, quero um amigo para todos inclusivé para o meu filho.
É por isso que estou a tentar verificar a viabilidade de todo o processo que é adoptar consciente e responsavelmente um cão.
Como vivi a ver os cães a ficarem na "rua" talvez essa questão para mim não faça confusão, no entanto, e como disse preocupa-me adequar o espaço que tenho ao animal e não o contrário.
Não exagere. É normal que pense que os cães devem dormir na rua, pois essa é a sua experiência. No entanto, a maior parte das actuais raças de cães têm sido apuradas para companhia, pois as funções de trabalho que originalmente tinham têm estado a desaparecer. É claro que ter um caniche, originalmente cão de caça aos patos, não é hoje o mesmo que ter um serra-da-estrela ou um pastor alemão, que ainda conservam muito da sua função de guarda - antigamente de rebanhos, hoje de propriedades.Pitia Escreveu:Olá,
À partida, não há mal nenhum em querer ter o cão a dormir fora, mas, na minha opinião, essa deve ser também uma escolha do próprio cão. As personalidades diferem de indivíduo para indivíduo, e dentro da mesma raça (ou dos sem raça nenhuma) há os que querem dormir numa casota, que tanto pode estar fora de casa como não, e há aqueles para quem a proximidade que tiverem com a família nunca lhes chega, querem sempre mais, estar colado a todos. E se isso não lhes for dado, surgem os problemas de ruídos, com o cão a ladrar e a ganir a noite toda, até o deixarem entrar.
Pessoalmente, nunca poria um cão a dormir "lá fora", arranjasse-lhe casota no terraço ou no quintal ou não. Mas essa é a minha opção e a minha opinião pessoal, mais nada.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Vamos ver se me faço entender:Pitia Escreveu:Olá,
Generalizando, os cães são animais que se habituam a quase todas as condições que os humanos lhes imponham. O que não quer dizer que todas as condições são correctas no que diz respeito à saude fisica, mental ou a sua dignidade enquanto animais.
Existem raças (como as que referiu por exemplo) que ao longo da sua selecção e desenvolvimento se foram tornando mais dependentes emocionalmente dos donos.
Esta necessidade emocional é notória quando por exemplo o animal é privado da sua integração na familia humana. O que isto pode provocar é uma serie de problemas, como o cão tornar-se depressivo, desiquilibrado, agressivo, destruidor etc.
Quando lhe falei em ser donodependente é o caso de cães que têm que estar sempre ao pé do dono.
Qualquer cão desde que bem habituado está bem sem o dono durante algumas horas enquanto este está fora. Mas dos casos que conheço, ele sabendo que o dono está em casa e ser privado da sua companhia é um desespero.
Dos cockers que conheço esta situação é uma crueldade para a cabeça dos peludos.
A questão do terraço é também em muitos casos ( não sei se será o seu) uma boa desculpa para a preguiça.
Os cães precisam de rua, de correr, de saltar, de conhecer coisas , de pensar, de arejar, de desafios mentais e fisicos, o cão vê o terraço como a sua casa, como veria se estivesse confinado ao interior de 1 T1.
Só para acrescentar que um dos sacrificios de ter cães é encontrar o equilibrio entre adequar o espaço ao cão e o cão ao espaço. Por ex. desde que tenho esta cadela já não há velas ou livros a menos de 1,5m de altura do chão e mesmo assim...
<strong>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p> </p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p> </p>
É exactamente essa tentativa de adequação de espaço que me preocupa e me leva a relectir e perguntar sobre o assunto.
Não me quero arrepender, pois esta é uma viagem só de ida e não de volta. Não pode haverugar para agora já não quero, agora não dá jeito, tou farta, cansei-me.
Se isso não fosse um problema para mim já teria um cão lá em casa. E se fosse por instinto e querer tinha logo um São Bernardo que é a minha paixão. Mas tenho noção que o espaço que tenho não permite proporcionar uma vida digna a um animal desse porte.
Dai tentar perceber o melhor para ele.
Não me quero arrepender, pois esta é uma viagem só de ida e não de volta. Não pode haverugar para agora já não quero, agora não dá jeito, tou farta, cansei-me.
Se isso não fosse um problema para mim já teria um cão lá em casa. E se fosse por instinto e querer tinha logo um São Bernardo que é a minha paixão. Mas tenho noção que o espaço que tenho não permite proporcionar uma vida digna a um animal desse porte.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Depois de ler o que pretende do animal, aconselho a esquecer os cockers!
São donodependentes e verdadeiras colas. Ficam bem sozinhos em casa durante o dia, mas a partir do momento que sentem os donos em casa, colam e não descolam mais, tornam-se verdadeiras sombras dos donos.
Eu costumo dizer que a nivel de espaço, um T0 chega para viver com um cocker, claro que tem é que se fazer passeios diários na rua
São donodependentes e verdadeiras colas. Ficam bem sozinhos em casa durante o dia, mas a partir do momento que sentem os donos em casa, colam e não descolam mais, tornam-se verdadeiras sombras dos donos.
Eu costumo dizer que a nivel de espaço, um T0 chega para viver com um cocker, claro que tem é que se fazer passeios diários na rua

<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos cães iriam para o céu, e poucas pessoas também." - James Thurder</p>
Repare que o espaço não é o mais importante, o espirito que a forista tem é sim o que vai fazer a diferença em ter uma vida feliz com um cão e ele consigo.Pitia Escreveu:É exactamente essa tentativa de adequação de espaço que me preocupa e me leva a relectir e perguntar sobre o assunto.
Há varios exemplos de foristas aqui da Arca com cães de raças gigantes em apartamentos e alguns nem terraços têm. Mas nós como donos temos que ter a consciencia que temos que proporcionar tudo o que for necessário para que as coisas corram bem. De que é que vale ter um abat-jour junto à porta da cozinha se eu sei que o meu trovão às vezes passa por ali à frente da gata a 200km's /h e só com a deslocação do ar o enfeite vai ao chão? Mudei-o de sitio para um sitio que eu sei que eles não passam lá. Por outro lado ainda continuo a guerra de a tentar ensinar como pode e não pode andar dentro de casa.
<strong>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p> </p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p> </p>