Ter um cão pela primeira vez

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Kyara10
Membro
Registado: quarta mar 02, 2011 10:41 am

terça mai 03, 2011 3:46 pm

Como dona de uma beagle e sendo você inexperiente como diz, também não aconselho essa raça.. são (pelo menos a minha é) muito agarrados ao dono, onde o dono está, eles têm que estar e se você está em casa e ele não está com vocês é um chinfrim que nunca mais acaba para além que é uma raça que é preciso que nos dediquemos a eles 100%..

São muito energéticos, mesmo muito.. quando vamos passear, os donos já estão cansados e ela parece que está no inicio do passeio.. adoro a minha pequena de coração mas é preciso ter estaleca para os acompanhar.. :D Ela simplesmente não pára.. Não é aquele tipo de cão que sossegue 5m.. é cachorra mas th uma colega que, por ex, tem um epagneul um pouco mais velho (1 mes ou 2) que já sossega mais junto dela..

Mas lá está.. eu já sabia para o que ia.. tente informar-se melhor sobre as raças para ver realmente qual a que tem um personalidade mais ao seu gosto.

Zefe: "Dos cockers que conheço esta situação é uma crueldade para a cabeça dos peludos"... para os beagles é igual :)

Boa sorte e escolha o que escolher o que interessa é que sejam ambos felizes :D
"O homem nunca poderá ser igual a um animal: ou se eleva e torna-se melhor, ou se precipita e torna-se muito pior" Vladimir Soloviev

Ester, Nelson & Kyara - Happy family :)
Pitia
Membro Júnior
Registado: terça mai 03, 2011 10:47 am

terça mai 03, 2011 4:39 pm

Em relação a cães de grande porte, nunca os teria num apartamento, e aliás acho que tinha de disponibilizar uma divisão (que não tenho) só para eles, por muita atenção e amor que tivesse para lhes dar.
Como também acho um bocado violento ter animais tipicamente de clima frios no nosso país(em algumas regiões) onde cada vez mais o verão é muito quente.
Mas pronto é opinião de uma leiga no assunto.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 03, 2011 4:49 pm

Tamanho não é sinónimo de actividade e necessidade de espaço.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça mai 03, 2011 5:12 pm

dinodane Escreveu:Tamanho não é sinónimo de actividade e necessidade de espaço.
De todo! :lol: :lol: :lol:
Há cães que só para estarem perto do dono até moravam numa dispensa... e arrumavam-se, muito arrumadinhos, na prateleira, ao lado das batatas e das cebolas... e era capaz de ainda sobrar espaço.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça mai 03, 2011 5:19 pm

mil vezes um matulão sereno... 8) ou matulona...
An ye harm none, do what ye will
princessa
Membro Veterano
Registado: sábado mar 13, 2010 11:46 pm

terça mai 03, 2011 5:22 pm

O meu Dálmata entra e sai quando quiser de casa. Mas à noite dorme na sua casota e acho que não se importa nada porque ele próprio vai para a casota quando quer dormir. Quando não estamos em casa fica no jardim. Mas acho que esta raça não é muito donodependente. Deve ser por isso
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça mai 03, 2011 7:58 pm

Da minha experiência digo-lhe que dá muito mais trabalho ter animais na rua que dentro de casa.
Na rua eu tinha de lavar as instalações deles à mangueirada, esfregar tudo e desinfectar tudo muito bem, muitas horas passei de vassora e rodo na mão mais o frasco da creolina.
Os meus eram de grande porte e durante o dia andavam fora e dentro, de noite dormiam numa adega onde tinham as camas. Tinha de lavar também semanalmente o local onde dormiam. E escovar os cães.
Quando comecei a ter animais dentro de casa até me admirei como é mais fácil.
Um cão que acho muito aconselhável para 1º cão, é bonito, não se improta de dormir na rua (mas prefere casa) e não é complicado de temperamento: o epagneul breton. É um animal meigo. Mas se escolher esta raça, avise que não quer para caça mas para companhia. É um excelente animal de companhia e muito bom a lidar com crianças.
JoanaAlmeida
Membro Veterano
Registado: sábado fev 27, 2010 3:42 pm

terça mai 03, 2011 10:49 pm

dinodane Escreveu:Tamanho não é sinónimo de actividade e necessidade de espaço.
Subscrevo.

Pois eu tenho um Dogue Alemão, são 90kg de cão...e vivo num apartamento! Acontece que a casa é bastante grande (tem 5 quartos) e é um duplex...no entanto, para ele está reservado o andar de cima, onde também passo maior parte do tempo. Equivale a um T2+1 com terraço e chega perfeitamente! Este está o dia todo aberto, excepto quando faz muito frio no inverno, e também reservei um dos quartos para o meu menino. Tem um sofá e um colchão só para ele. O resto do 2º andar está desprovido de mobília, tenho tudo amplo para que possa andar à vontade, mas foi opção minha.
Claro está que nestes casos não se pode abdicar dos passeios diários! Seja que cão for, precisa de socializar, exercitar, apanhar sol, dar umas corridas, etc.

Faz-me um pouco de confusão deixar os animais a dormir na rua/terraço, ao frio, ainda que em casota...a meu ver, são autênticos membros da família, gostam de conforto e quando estão habituados a conviver com a restante "matilha" (neste caso, nós), sofrem bastante quando os donos resolvem adoptar estas medidas. Uma caminha na cozinha por exemplo, parece-me bem mais sensato do que o exterior. Bem, mas eu sou suspeita, pois até há bem pouco tempo o meu gigante dormia comigo.......na cama, até esta ter deixado de aguentar com o peso dele e se partiu! :oops:

É uma decisão que deve ser ponderada, no entanto garanto-lhe que não se vai arrepender. São óptimas companhias para as crianças e a devoção ao dono é enorme. Deve é ter algum cuidado para que o seu filhote não moleste em demasia o cão, pois com apenas 2 anos não tem noção das brincadeiras que deve ou não ter, e não se trata propriamente de um peluche :wink:

Aqui fica um link que pode dar jeito, quanto ao relacionamento cão/criança, com uma lista das raças mais adequadas:
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/convive ... aninas/404

Não se esqueça que são precisos alguns cuidados veterinários e o pequenote só deverá sair à rua depois de ter levado todos os reforços das vacinas. Mas fale com o veterinário, pois quanto a isso é quem melhor a pode aconselhar.
E já agora.....prepare-se para alguns chinelos roídos e uns estragos aqui ou ali, são bebés, não se pode esquecer! Compre muitos brinquedos para ele se entreter e não ter tanta tendência para as asneiras.
Os xixis em sítios inapropriados também fazem parte, é preciso alguma paciência para os ensinar, mas acredite que vale a pena...

Se resolver gastar dinheiro num cão, procurando um criador, certifique-se que é pessoa séria, caso contrário tem imensos cachorros negligenciados a precisar de donos responsáveis :wink:

Muito boa sorte!
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>
Pitia
Membro Júnior

quarta mai 04, 2011 9:07 am

Obrigada pelas dicas.
Tenho uma amiga que é Veterenária e ela tinha me falado no Epagneul como um bom cão para mim.
Ontem por acaso, falei com um amigo que vai ter cãezinhos brevemente e que vai dar.
São filhos de pai Perdigueiro e mãe Epagneul.
Vou vê-los quando nascerem.
Quanto ao facto de ser cão de raça é completamente indiferente, como disse também pode ser um rafeirinho.
Muitas vezes estes até são mais fáceis do que os de raça.
Eu não quero comprar. De raça ou rafeiro têm de ser oferecido ou que esteja para adopção.
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

quarta mai 04, 2011 9:17 am

Pitia Escreveu:Obrigada pelas dicas.
Tenho uma amiga que é Veterenária e ela tinha me falado no Epagneul como um bom cão para mim.
Ontem por acaso, falei com um amigo que vai ter cãezinhos brevemente e que vai dar.
Quanto ao facto de ser cão de raça é completamente indiferente, como disse também pode ser um rafeirinho.
Muitas vezes estes até são mais fáceis do que os de raça.
Eu não quero comprar. De raça ou rafeiro têm de ser oferecido ou que esteja para adopção.
Tenha a noção que se esse canitos forem de criação de caçador vão ser super,hiper,mega activos, são cães de trabalho. Penso que já a tinham alertado para o facto de escolher linhagens de companhia uns posts atrás.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 9:24 am

Pitia Escreveu:(...)
(...)
Ou seja: uma mistura um nadinha complicada.
Se estiver a pensar fazer exercicio fisico, vai ter aí , de certeza, um bom companheiro e personal trainer. :lol:
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
Pitia
Membro Júnior

quarta mai 04, 2011 9:24 am

Sim, já tinha referido esse facto.
Mas no caso não se trata de caçadores.
O que me disseram foi que por exemplo, o Epagneul, sendo um cão de caça, também seria um bom animal de companhia, desde que se mantenha alguma actividade fisica.
nicasxi
Membro Veterano

quarta mai 04, 2011 9:27 am

No seu terraço vão deixar de aparecer pássaros, gatos e tudo o que mexa. :lol: :lol: :lol:

— Emily Dickinson

ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

quarta mai 04, 2011 9:31 am

Pitia Escreveu:Sim, já tinha referido esse facto.
Mas no caso não se trata de caçadores.
O que me disseram foi que por exemplo, o Epagneul, sendo um cão de caça, também seria um bom animal de companhia, desde que se mantenha alguma actividade fisica.
Alguma num cão de caça é muitissima para um humano.
Como a Nicasxi disse, vai ter aí um personal trainer de altissima qualidade.
Se puxar mais ao lado do perdigueiro será menos irrequieto mas com tamanho,obstinencia e resistência.
Mas são por outro lado muito inteligentes e morfológicamente o perdigueiro é lindo, podem chegar aos 30kg's e é um excelente companheiro de caminhadas. (lá está a componente exercicio fisico para os donos :lol: )
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Pitia
Membro Júnior

quarta mai 04, 2011 9:36 am

Eu já vi os pais e não são muito grandes.
Também não sei se eles são puros.
Responder

Voltar para “Cães”