dinodane Escreveu:Tamanho não é sinónimo de actividade e necessidade de espaço.
Subscrevo.
Pois eu tenho um Dogue Alemão, são 90kg de cão...e vivo num apartamento! Acontece que a casa é bastante grande (tem 5 quartos) e é um duplex...no entanto, para ele está reservado o andar de cima, onde também passo maior parte do tempo. Equivale a um T2+1 com terraço e chega perfeitamente! Este está o dia todo aberto, excepto quando faz muito frio no inverno, e também reservei um dos quartos para o meu menino. Tem um sofá e um colchão só para ele. O resto do 2º andar está desprovido de mobília, tenho tudo amplo para que possa andar à vontade, mas foi opção minha.
Claro está que nestes casos não se pode abdicar dos passeios diários! Seja que cão for, precisa de socializar, exercitar, apanhar sol, dar umas corridas, etc.
Faz-me um pouco de confusão deixar os animais a dormir na rua/terraço, ao frio, ainda que em casota...a meu ver, são autênticos membros da família, gostam de conforto e quando estão habituados a conviver com a restante "matilha" (neste caso, nós), sofrem bastante quando os donos resolvem adoptar estas medidas. Uma caminha na cozinha por exemplo, parece-me bem mais sensato do que o exterior. Bem, mas eu sou suspeita, pois até há bem pouco tempo o meu gigante dormia comigo.......na cama, até esta ter deixado de aguentar com o peso dele e se partiu!
É uma decisão que deve ser ponderada, no entanto garanto-lhe que não se vai arrepender. São óptimas companhias para as crianças e a devoção ao dono é enorme. Deve é ter algum cuidado para que o seu filhote não moleste em demasia o cão, pois com apenas 2 anos não tem noção das brincadeiras que deve ou não ter, e não se trata propriamente de um peluche
Aqui fica um link que pode dar jeito, quanto ao relacionamento cão/criança, com uma lista das raças mais adequadas:
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/convive ... aninas/404
Não se esqueça que são precisos alguns cuidados veterinários e o pequenote só deverá sair à rua depois de ter levado todos os reforços das vacinas. Mas fale com o veterinário, pois quanto a isso é quem melhor a pode aconselhar.
E já agora.....prepare-se para alguns chinelos roídos e uns estragos aqui ou ali, são bebés, não se pode esquecer! Compre muitos brinquedos para ele se entreter e não ter tanta tendência para as asneiras.
Os xixis em sítios inapropriados também fazem parte, é preciso alguma paciência para os ensinar, mas acredite que vale a pena...
Se resolver gastar dinheiro num cão, procurando um criador, certifique-se que é pessoa séria, caso contrário tem imensos cachorros negligenciados a precisar de donos responsáveis
Muito boa sorte!
<strong><strong><strong><strong>"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>