Pedido de Ajuda - Cão só durante muito tempo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JosueRod
Membro Júnior
Registado: terça out 07, 2008 8:11 am

quarta mai 04, 2011 11:08 am

Bom dia.

Gostava de pedir uma opinião a quem pudesse e tivesse experiencia similar.

Temos um cão que infelizmente têm passado muito tempo só.
Devido aos horários apertados tanto meu como da minha esposa, facilmente o cão fica só das 07:00 as 23:00 horas ...

Escusado será dizer que chegando a casa aquela hora ... não há força para passear o que quer que seja ... muito menos um cão com 35Kg.

Sendo assim, e acredito que o animal sinta a necessidade de gastar energias, tenho constantemente o jardim a precisar de "obras".
Ora são arvores arrancadas ou buracos que me dão pelo joelho ... sei lá ... ele faz de tudo naquele jardim ...

Tempo para passeios , infelizmente só ao fim de semana ...

a minha questão era ... ( por mais estranha que pareça )

será que um outro cão ( companhia ) iria acalma-lo?

ou seja gastavam as energias um com o outro ... ou estarei a duplicar os meus problemas ?

Alguém têm experiencia que possa partilhar ?

Obrigado.

Josué Rodrigues
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta mai 04, 2011 12:22 pm

uma companhia faz sempre bem a toda a gente - e canitos incluidos! enquanto se entreteem os dois na paródia, não fazem asneiras! :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 04, 2011 12:42 pm

... ou aliam-se na destruição.

Só queria dar a minha opinião... embora muita gente ache que dois entretêem-se um ao outro, na minha opinião se não tem tempo para um pior será com dois.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quarta mai 04, 2011 12:45 pm

dinodane Escreveu:... ou aliam-se na destruição.

Só queria dar a minha opinião... embora muita gente ache que dois entretêem-se um ao outro, na minha opinião se não tem tempo para um pior será com dois.
pois, tb poderá acontecer :?
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quarta mai 04, 2011 12:54 pm

Isso é muito complicado.. São mesmo muitas horas.. Não consegue arranjar ninguém que tome conta dele na vossa ausência? Uma vizinha, familiar. Ou mesmo contratar um Pet Sitter, que o poderia levar a passear uma ou duas vezes por dia.
A ideia de arranjar outro cão é um pouco um tiro no escuro, porque não sabe o que poderá acontecer quando estiverem juntos. Podem até ficar calmos e brincarem um com o outro ou como a dino disse, aliarem-se na destruição. :|
Silbita
Membro
Registado: terça jul 20, 2010 2:34 pm

quarta mai 04, 2011 4:15 pm

Assim, nessas condições tem um cão infeliz.... :(
Uma companhia faria com que tivesse brincadeira e alegrias durante a ausencia dos donos... :D
Os buracos no jardim têm solução fácil, certo?
O Problema é mesmo se passam a sofrer os 2... O que dúvido!

Há uns meses que decidimos dar uma companhia à nossa Basset, ela está muito feliz. Toda a revolta que encontro quando chego a casa é sinal que brincaram, antes, estava sempre tudo no mesmo sítio, o que me provava que ela se limitava a dormir durante a nossa ausencia...

Boa sorte nesta delicada decisão!!!!
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quarta mai 04, 2011 4:37 pm

Arranjar uma companhia também tem um inconveniente terá de lhes dar tempo para se conhecerem e para se aceitarem com supervisão... e se o seu cão não aceitar a companhia???... fica com um problema ainda maior.

Não digo que seja má ideia, digo apenas para ter algum cuidado para tudo correr bem ;)

Boa Sorte;)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
palex65
Membro Veterano
Registado: quinta abr 16, 2009 4:16 pm

quarta mai 04, 2011 5:08 pm

Vou partilhar a minha experiência: embora ausente menos horas (normalmente entre as 8.30H e as 19H), a minha Indy enquanto foi "filha" unica sofria de solidão, não destruía nada, mas roía as patas dianteiras num gesto que se tornou compulsivo (tinha peladas nas patas nunca chegou a fazer feridas) e quando chegávamos a casa era a loucura total.
Tentei o petsitting mas nem sempre era possível..
A conselho do vet e após pensar bem, arranjámos-lhe um companheiro de brincadeiras...chegou bebé a nossa casa e foi de imediato "adoptado" pela Indy, passados dois anos trouxémos mais uma "amiguinha" e agora são três cães felizes e muito mais calmos.
Esta experiência correu bem, claro está que nem todos os animais são iguais, mas para nós valeu mesmo a pena. :)
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

quarta mai 04, 2011 6:08 pm

Os caes têm que ser analisados conforme a sua personalidade. Tal como nos seres humanos existem pessoas que nao se importam de estar sozinhos, há caes que tambem nao se importam de estar muito tempo sem os donos. Caes independentes, que gostem de pastorear, vivem felizes se tiverem a companhia de um outro animal. Caes que sao dependentes de estar com o dono, como por exemplo os BRT ou os Cane Corso, podem tornar-se extremamente perigosos, até mesmo para os donos, se nao passarem tempo suficiente com eles.
Agora caes sozinhos, esses de certeza que nao sao felizes, independentemente da raça, pois os caes vivem em matilha e nao isolados como alguns felinos.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mai 04, 2011 6:35 pm

Tenho uma sugestão : que tal contactar uma associação e adoptar um cão adulto ?
As associações conhecem os seus cães - pode escolher um cão calmo, que se dê bem com os outros.
Pode combinar as condições com eles para minimizar riscos.
É só uma sugestão - não tenho experiência neste campo...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta mai 04, 2011 7:16 pm

Tive uns vizinhos que eram donos de duas cadelas e era um terror o barulho que aqueles animais faziam!
O problema é que elas queriam ambas estar com os donos e ambas sofriam de ansiedade de separação. Estavam no jardim, tinham espaço mas choravam imenso. Foi um alívio quando eles se mudaram.
Introduzir um novo animal implica acompanhar e supervisionar os 1ºs tempos. Nem sempre corre bem, ou nem sempre corre bem ao inicio por isso os animais não podem estar sózinhos.
Também sei de um caso em que se comprou uma cadela para fazer companhia a outra cadela e ambas destruiram alegremente o jardim. Desmontaram todo um sistema de rega. Em conjunto foi mais fácil!
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

quarta mai 04, 2011 7:45 pm

Ao nosso Pablo fez-lhe maravilhas... Por um lado está um bocado mais parvo com outros cães machos quando vêm cheirar a Pipa. Fica em modo "anda cá meter-te com a minha família que vais ver...". Também pensa que pode levar colo como ela... Por outro noto-o relaxado. É o dono do pedaço e se ela estiver longe dele muito tempo fica a chorar. Desde que tenha a Pipa ou uma das gatas a dormir com ele a coisa dá-se. Se fica sozinho anda parvo...

Com as gatas também resultou a companhia. Mas os gatos são gatos. Mas sim são estragos a dobrar. Tanto caninos como felinos.

Eu ponderava muito bem se acham que conseguem! Quando se quer um animal e pouco tempo se tem, um gato ou dois safam-se durante bastante mais horas do que um cão. Mais que não seja não precisam de ir à rua. De qualquer forma boa sorte! :wink:
Gato escaldado bebe agua da sanita...Ou aprende a usar a torneira da agua fria!
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta mai 04, 2011 7:58 pm

Em vez de arranjar outro cão faça enriquecimento do ambiente, para que o que já tem possa estar entretido nas muitas horas que passa sozinho.

Se pesquisar no maior motor de busca na internet por "environmental enrichment" vai encontrar muitas ideias que poderá aplicar sem gastar dinheiro.

Este enriquecimento é realizado com muita freuqência em zoológicos e parque stemáticos com animais, no caso dos animais domésticos espera-se que os donos possam estimulá-los o suficiente, o que não é o seu caso.

Por isso resta-lhe fazer o que se preconiza para os canis de associações... enriquecer o ambiente, porque no caso desses cães também passam muitas horas na solidão do canil... não se faz em Portugal, mas em termos de associações de cães abandonados o nosso país não é exemplo para nada.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 04, 2011 8:00 pm

São mais de 15 horas sózinhos... é muito. Eu esforçava-me por lhe dar um passeio diário todos os dias, ou de manhã ou à noite, sei que é complicado quando se tem esses horários... Mas a verdade é que os cães podem ter quintais, terraços e jardins mas precisam de andar, explorar outros cheiros, é uma actividade importante para eles. Corre o risco de ter outro cão entediado e de ter o dobro da destruição.
é complicado aconselhar... tanto pode funcionar lindamente como ser um backfire de todo o tamanho.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

JosueRod
Membro Júnior
Registado: terça out 07, 2008 8:11 am

quinta mai 05, 2011 10:27 am

Pois ... feliz ou infelizmente tenho consciência disso ... são muitas horas só ... e embora tenha espaço para brincar ... sei que não chega ...
E também sei ver a necessidade que ele têm de atenção , pois quando chegamos a casa é um não parar de correr , saltar e ladrar ...

Sei também que quando estou de férias , ou mais folgado nos horários e tenho tempo para os passeio diários ... ele porta-se lindamente ... mas 30 min de manha e 30 minutos de tarde ... é algo que com pena, nesta fase não posso dispensar ...

A minha dúvida sobre a companhia... pois ...

Já reparei que há as duas experiencias...

Sinceramente não queria adoptar um outro animal, para lhe dar o mesmo "tratamento" que dou actualmente ao meu... por outro lado ... Podia ser que se “ocupassem " um ao outro ... ou então tinha dois cães deprimidos em casa ... e o dobro da preocupação ....

nem sei ... mas obrigado na mesma pelas respostas/opiniões ...

Josué Rodrigues
Responder

Voltar para “Cães”