Dicas para Educar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

claudioz
Membro Júnior
Registado: segunda ago 24, 2009 11:53 pm

sexta mai 06, 2011 11:32 am

Olá pessoal, estou com um pequeno/grande problema com a minha Schnauzer Miniatura em relação à educação. (normal para quem teve o 1º cão a uns meses).

Actualmente resido num apartamento,com os meus avós, num segundo andar.
O meu problema é que quando alguém abre a porta, nem que seja um "greta", a Jenny dá corda aos "sapatos" e dá um sprint pelas escadas abaixo.
O grande problema é quando a porta do prédio está aberta, em que a Jenny continua a correr para a rua (o que aconteceu hoje) e como a minha avó já não está para corridas é um pouco preocupante esta situação.

Já fiz repreensão com o "NÃO" bem alto e agressivo, já passei por lhe dar palmadas naquele rabo gordo acompanhadas com um "NÃO", mas não está fazendo qualquer efeito.

Gostaria de ajuda.

Muito obrigado e bom resto de Sexta-Feira ;)
Schnauzer Miniatura é uma das melhores criaturas à face da Terra!
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sexta mai 06, 2011 5:31 pm

Tem que a ensinar a não sair sem ser à ordem. Para isso ela tem que aprender primeiro a esperar enquanto o dono abre a porta, sai e lhe dá ordem para sair.
Ponha-lhe a trela, abra a porta para sair e quando ela se adiantar a si encoste a porta de repente, impedindo-a de passar. Ela olhará para si espantada e nessa altura mande-a sentar. Tente de novo sair e se ela voltar a adiantar-se repita o procedimento de fechar a porta.
Eu sou um desastre como treinadora e isto ensinei com a maior das facilidades. Como a recompensa neste caso é sair para o passeio eles aprendem logo à segunda :D .
BangAngel
Membro Veterano
Registado: segunda nov 01, 2010 11:26 am

sexta mai 06, 2011 6:37 pm

Boa tarde
Pois o melhor que tem a fazer é isso, eu por ex desde o 1º passei que ensinei a Angel a nunca sair da porta antes de mim, seja em passeios ou o que for xD
Mas se não conseguir em ultimo caso sempre que tocarem a porta antes de abrir prenda a em outra divisão ate fechar a porta.
Cumps
DomSOne
Membro
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

sexta mai 06, 2011 7:18 pm

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 1:18 pm, editado 1 vez no total.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta mai 06, 2011 7:30 pm

claudioz Escreveu:Olá pessoal, estou com um pequeno/grande problema com a minha Schnauzer Miniatura em relação à educação. (normal para quem teve o 1º cão a uns meses).

O meu problema é que quando alguém abre a porta, nem que seja um "greta", a Jenny dá corda aos "sapatos" e dá um sprint pelas escadas abaixo.
O grande problema é quando a porta do prédio está aberta, em que a Jenny continua a correr para a rua (o que aconteceu hoje) e como a minha avó já não está para corridas é um pouco preocupante esta situação.

Já fiz repreensão com o "NÃO" bem alto e agressivo, já passei por lhe dar palmadas naquele rabo gordo acompanhadas com um "NÃO", mas não está fazendo qualquer efeito.

Gostaria de ajuda.

Eu tenho um assim. Ainda não aprendeu a não tentar sair assim que apanha a porta aberta, mas nós aprendemos a ser muito mais cuidadosos quando abrimos a porta (primeiro prende-se o cão)... Tenho a certeza que se a cadela não aprender, aprendem vocês.
DomSOne
Membro
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

sexta mai 06, 2011 7:34 pm

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 1:19 pm, editado 1 vez no total.
Lucas112
Registado: domingo mai 01, 2011 10:39 am

sexta mai 06, 2011 7:34 pm

claudioz Escreveu:Olá pessoal, estou com um pequeno/grande problema com a minha Schnauzer Miniatura em relação à educação. (normal para quem teve o 1º cão a uns meses).

Gostaria de ajuda.

Algo de muito estranho se está a passar com a sua bixinha. Será que você está a aprisionar ela demasiado? Será que ela não gosta de morar com você?
Ela pode estar carente.
Tente sair mais vezes com ela, pra ver se ela ainda tem essa necessidade de fugir..
claudioz
Membro Júnior

sexta mai 06, 2011 8:09 pm

Obrigado pessoal, começarei a fazer o que vocês disseram já amanhã :D
Quanto a prender o animal quando se abre a porta penso que será pouco ortodoxo, visto que incentivará ainda mais a excitação.
Decerto que ela aprenderá depressa :D
Lucas112 Escreveu: Algo de muito estranho se está a passar com a sua bixinha. Será que você está a aprisionar ela demasiado? Será que ela não gosta de morar com você?
Ela pode estar carente.
Tente sair mais vezes com ela, pra ver se ela ainda tem essa necessidade de fugir..

Pois é, será que deve estar doente por não entender que não pode sair sem mim?!? :o Talvez gostava mais de morar consigo, o que acha? :lol:
Ela sai todos os dias de casa, 3x ao dia. Os passeios duram 15 min e o último do dia é o que dura por volta de 2horas. (assim aproveito para andar e emagrecer :lol: :lol: )
Schnauzer Miniatura é uma das melhores criaturas à face da Terra!
Lucas112
Registado: domingo mai 01, 2011 10:39 am

sexta mai 06, 2011 8:22 pm

claudioz Escreveu:Obrigado pessoal, começarei a fazer o que vocês disseram já amanhã :D
Quanto a prender o animal quando se abre a porta penso que será pouco ortodoxo, visto que incentivará ainda mais a excitação.
Decerto que ela aprenderá depressa :D
Lucas112 Escreveu: Algo de muito estranho se está a passar com a sua bixinha. Será que você está a aprisionar ela demasiado? Será que ela não gosta de morar com você?
Ela pode estar carente.

Pois é, será que deve estar doente por não entender que não pode sair sem mim?!? :o Talvez gostava mais de morar consigo, o que acha? :lol:
Ela sai todos os dias de casa, 3x ao dia. Os passeios duram 15 min e o último do dia é o que dura por volta de 2horas. (assim aproveito para andar e emagrecer :lol: :lol: )
O cachorrinha ande é exausta com tanto passeio... Eu acho que ela quer é fugir de você... 2 horas diárias é muito para o seu tamanho...
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

sexta mai 06, 2011 8:43 pm

Ele ha com cada ave rara por aqui... :o

Quanto mais tempo for o passeio melhor, tira-lhe alguma energia!
Se ela for como os que conheço, tem muita para dar e vender... ou então pode sempre rifa-la!! :lol:

Faço como lhe disseram em cima, dar recompensa por se sentar á espera á porta que resulta!
Boa sorte!
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
claudioz
Membro Júnior

sábado mai 07, 2011 6:41 am

Debora20 Escreveu:Ele ha com cada ave rara por aqui... :o

Quanto mais tempo for o passeio melhor, tira-lhe alguma energia!
Se ela for como os que conheço, tem muita para dar e vender... ou então pode sempre rifa-la!! :lol:

Faço como lhe disseram em cima, dar recompensa por se sentar á espera á porta que resulta!
Boa sorte!
Obrigado Debora20 ;) Por acaso a Jenny é um caso raro de Schnauzer, passa o dia a dormir/descansar, mas claro, fica louquinha quando vai a rua :lol:

Tenho outra dúvida pessoal, consegui a 2ª vez que ela não saísse de casa, ficando sentada no corredor do hall de entrada.
Agora pergunto, sendo eu a educar, ela só receberá ordens minhas ou a minha avó terá que também educa-la da mesma maneira do que eu?
8)
Schnauzer Miniatura &eacute; uma das melhores criaturas &agrave; face da Terra!
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado mai 07, 2011 8:00 am

Sim. A sua avó, terá que a educar exactamente da mesma maneira que o claudioz, será um reforço na aprendizagem da pequena.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado mai 07, 2011 11:46 am

Olá,

As sugestões apresentadas são bastante úteis na minha opinião, apenas gostaria de acrescentar que tem de se certificar que a porta do prédio está fechada antes de iniciar o treino, pode fazê-lo sem trela se tiver essa certeza, mas faça também com trela, vá abrindo a porta lentamente à medida que ela aguenta sentada sem se mexer e por último recompense a cadela se ficar sentada com recompensas de comida que ela goste muito.

Se ela conseguir sair do prédio vai-se recompensar automaticamente... por isso não pode permitir que ela consiga sair de casa e do prédio durante esses treinos.

Para além disto é muito importante simular os rituais de saida, pegar nas chaves, vestir o casaco, agarrar na trela, ir até à porta tocar na fechadura da porta e voltar a por tudo no sitio e sentar-se no sofá a ver televisão... ao fazer isto diminue a espectativa do cão a estes acontecimentos, porque eles deixam de ser preditores de uma saida à rua... faça umas 15 vezes isto para cada saída... comece num fim-de-seman... durante a semana é dificil com o trabalho ter tempo para isto.

Bastará que a sua avó faça a mesma coisa depois da cadela estar treinada para que ela generalize o comportamento para todas as pessoas da casa.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado mai 07, 2011 1:14 pm

Doglover, como já disse acima, não sou o melhor exemplo a seguir como educadora, no entanto, acho que utilizar comida como reforço nesta situação é desnecessário. Notei nos meus que a recompensa por sair é mais que suficiente.
Porque há-de reforçar-se o comportamento com comida para depois ter que desabituar o cão à guloseima? Tenho a certeza que, em geral, os meus insucessos advêm precisamente da incapacidade para ir retirando o "biscoito". Acho até que foi por não ter utilizado biscoito nesta situação que consegui ensiná-los com tanta facilidade.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado mai 07, 2011 2:06 pm

cockinhas Escreveu:Doglover, como já disse acima, não sou o melhor exemplo a seguir como educadora, no entanto, acho que utilizar comida como reforço nesta situação é desnecessário. Notei nos meus que a recompensa por sair é mais que suficiente.
Porque há-de reforçar-se o comportamento com comida para depois ter que desabituar o cão à guloseima? Tenho a certeza que, em geral, os meus insucessos advêm precisamente da incapacidade para ir retirando o "biscoito". Acho até que foi por não ter utilizado biscoito nesta situação que consegui ensiná-los com tanta facilidade.
Pode ser desnecessário se controlar bem a situação, mas acrescenta valor ao ficar sentado, e o retirar o biscoito pode ser um problema mas eu nunca o tive... não tenho complexos em usar comida como instrumento de treino e aconselho a toda a gente, é universal, tal como o dinheiro é universal para as pessoas.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”