olá,
Embora me pareça que estou um pouco "atrasado" neste tópico... lá vai...
Nalguns casos a quarentena pode ser evitada se o "Certificado de origem e sanidade" for "reconhecido" pela embaixada do país aqui em Portugal( pelo menos para o Brasil é assim).
Gostaria de alertar também para o risco de enviar um cão não acompanhado para alguns países.
O ano passado enviei 1 cachorra de 3 meses para o Brasil.
Depois de mais de 12 horas de viajem (com os enjoos inerentes á mesma, embora estivesse sob efeito de calmante) a coitada ficou mais 12 horas na alfandega sem beber gota de água( pois não deram nem deixaram dar). Não tinham pessoal veterinário disponível a partir das 20h e o bicho teve que aguentar até ao outro dia de manhã para tratar da burocracia.
Resultado: Disidratação grave com perda de metade do peso!!
Seguiu da alfandega para o internamento durante 1 semana e teve muita sorte em estar hoje viva e de saúde.
Falamos de Portugal, mas nem todos os países têm o mesmo respeito pelos animais (pelo menos aquele é bem pior), e o resultado está á vista!
Com esta fiquei "escaldado": Para o Brasil mais nenhum cachorro meu vai com menos de 6 meses de idade!!! e mesmo assim....
Espero que partilhando este caso convosco, possa ter ajudado ( Eu acho salutar a partilha de experiências, pois estamos sempre a aprender, pelo menos eu estou!...).
Inté