American Stafforsshire Terrier

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Flavio46
Membro
Registado: terça ago 31, 2010 5:51 pm

domingo mai 08, 2011 1:52 pm

Boas a todos,

Tenhi uma duvida,tendo em cnta o que ja li sobre a raça, e sabendo que se trat de uma raça perigosa, queria saber se na aquisição de um exemplar, poderei ter o cão em minha posse sem problemas, ou seja, a câmara fará o registo do animal sem problemas?

Ja agora se me poderem dizer o que +e necessario para ter o animal em minha posse "legalmente" agradecia muito.

Obrigado
Lucas112
Registado: domingo mai 01, 2011 10:39 am

domingo mai 08, 2011 1:55 pm

Flavio46 Escreveu:Boas a todos,

Tenhi uma duvida,tendo em cnta o que ja li sobre a raça, e sabendo que se trat de uma raça perigosa, queria saber se na aquisição de um exemplar, poderei ter o cão em minha posse sem problemas, ou seja, a câmara fará o registo do animal sem problemas?

Ja agora se me poderem dizer o que +e necessario para ter o animal em minha posse "legalmente" agradecia muito.

Obrigado
Lei-a o Decreto-Lei n.º 312/2003.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo mai 08, 2011 1:57 pm

Não se trata de uma raça perigosa, trata-se de uma raça incluída numa lista de cães de raça POTENCIALMENTE perigosa...que não é a mesma coisa que raça perigosa...ou cão perigoso ;)
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo mai 08, 2011 2:03 pm

Em termos legais os conceitos de cão perigoso e de cão potencialmente perigoso são diferentes e regem-se por normas distintas.
Flavio46
Membro

domingo mai 08, 2011 2:12 pm

Peço desculpa por ter utilizado os termos mais incorrectos, não foi essa a minha intenção.

Vou dar uma vista de olhos no decreto lei referido ;)

Um aparte, abri um anuncio nos classificados, uma vez que procuro um espécie da raça referida, se alguém souber de cachorros ate aos 3 meses, não hesitem em contactar ;)

Obrigado
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 08, 2011 4:12 pm

Obrigado
Olá Flávio.
Antes do mais ignore o lixo.

Quanto à sua questão:
Para estar legal, um cão de qualquer uma das sete raças consideradas potencialmente perigosas como o amstaff tem de:
:arrow: ter um seguro de responsabilidade civil com o capital mínimo de 50000 euros;
:arrow: estar chipado e registado na junta de freguesia como pp;
:arrow: circular na via pública açaimado e atrelado;
:arrow: ser esterilizado se não tiver registo no Livro de Origens Português.

Quanto á compra do exemplar, não cabe aos users deste fórum aconselharem directamente criadores, nem tão pouco as regras do fórum permitem que se publicite directa ou indirectamente qualquer canil ou criador, nem tão pouco este é um fórum onde se vendam animais apesar de alguns tentarem puxar a brasa à sua sardinha via menagem privada.

O que devemos fazer é dar-lhe ferramentas que lhe permitam escolher acertadamente e tirar as suas próprias conclusões.
Para isso permita-me que lhe deixe estes tópicos de interesse:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53372
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53332
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=61210

O seu ponto de partida deve começar aqui:
http://www.cpc.pt/?cpc/contactos/form-criadores2

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo mai 08, 2011 4:20 pm

Obrigado
Como já lhe disseram , o staff faz parte da lista das raças potencialmente perigosas , não é um cão perigoso.
Para o ter legalmente vai ter que:
Dirigir-se á sua junta de freguesia com:
O boletim de saúde do seu cão , em dia.
O documento passado pelo SIRA ( entidade " coordenadora" dos chips) onde figura o nº de chip e os dados do proprietário do cão.
A apólice do seguro do seu cão.
O certificado do seu registo criminal ( se for maior de idade)
E por fim 12 euros.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dinodane
Membro Veterano

domingo mai 08, 2011 4:22 pm

Isso, esqueci-me do registo criminal. E, claro, se for menor não pode ser o detentor legal de um cão destas raças.

Flavio46
Membro

domingo mai 08, 2011 4:23 pm

Muito obrigado pela resposta, alguns desses tópicos mencionados ja tinha conhecimento, nomeadamente o do LOP.

O meu problema é que a resposta do clube de canicultura, quando lhes pedi a lista de criadores da raça foi esta, e paço a citar

"Exmo. Senhor,

Em resposta ao seu e-mail, tendo em conta que não estamos a registar as
ninhadas consideradas potencialmente perigosas nomeadamente a raça
pretendia, em face ao decreto-lei 315/2009, não podemos fornecer a lista que
pretende, dado até à data não há qualquer criador que possua a necessária
licença para criação ao abrigo da nova legislação."

Peço desculpa se infringi as regras do forum, mas tendo ja criado um tópico nos classificados, levei a questões pois não consigo encontrar criados que eu consiga dizer que sao de confiança. Pois neste momento tenho uma ninhada em vista, mas sem LOP, e estou apenas de pé atrás por esses mesmo motivo.

Obgd
dinodane
Membro Veterano

domingo mai 08, 2011 4:29 pm

Pois... as exigências do legislador no que diz respeito á criação destas raças tem provocado esse efeito nefasto, pois o CPC tem de cumprir a lei e não pode aceitar os registos apesar de estar totalmente contra a legislação e de defender que essas exigências vão contra o ideal de muitos criadores que criam os seus animais num ambiente caseiro e encaram a criação como um hobby e não como uma fonte de rendimento.
Talvez o ACaldeira ou o DomSone possam ajudar nesse aspecto, se for a uma expo canina também poderá conversar com donos e criadores e fazer uma boa selecção.

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo mai 08, 2011 4:42 pm

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Flavio46
Membro

domingo mai 08, 2011 4:57 pm

nicasxi Escreveu:flavio tente por aqui

http://amstaffclub.no.sapo.pt/aninhadas.htm
Obrigado, no que toca aninhadas nao ha, pois aquelas ja sao muito antigas, mas deu para ver criadores ;)
DomSOne
Membro
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

domingo mai 08, 2011 7:58 pm

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 1:32 pm, editado 1 vez no total.
Flavio46
Membro

domingo mai 08, 2011 8:05 pm

ja andei por esse clube, e por um outro cujo nome é idêntico:

http://amstaffclub.no.sapo.pt/aclube.htm

Será que me podias indicar o canil em questão?

Cpts
DomSOne
Membro
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

segunda mai 09, 2011 8:58 am

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 1:33 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”