Não consigo calar a minha cadela!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
maps84
Registado: quinta mai 12, 2011 12:14 am

quinta mai 12, 2011 12:24 am

Boa noite.
Desde sempre que tive cães e nunca tive qualquer problema com eles. Em Janeiro adquiri uma pequena caniche, que neste momento está com 6 meses, mas que está a ser extremamente difícil de a educar. É bastante teimosa, desconfiada e "eléctrica".
O problema é que irei mudar-me para um apartamento, e tenho vindo a tentar habituá-la, mas das visitas que ela fez mostrou-se muuuiiiito vocal! Não a consigo calar por nada deste mundo! Qualquer barulho que ouça é motivo para ladrar sem parar. Palmadita no focinho, um 'não' bem firme, segurá-la.. tudo parece irritá-la ainda mais!
Estou a ficar preocupada, porque uma vida num apartamento não é o mesmo do que numa vivenda (ao que está habituada) e tenho receio das reacções dos vizinhos, em especial quando estiver sozinha!
Ela já está a frequentar treino de sociabilização/obediência, mas no caso do ladrar parece não estar a resultar muito bem, porque basicamente só reage a barulhos "baixos".
Já começo a desesperar!
O que devo fazer?! :?
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta mai 12, 2011 8:46 am

Olá,

Os cães não são teimosos... nem as pessoas... se o seu patrão lhe pedir para executar algo de forma diferente e que lhe desagrada e lhe disser... "pago-lhe o dobro do ordenado se fizer desta forma"... onde fica a sua teimosia?

Os cães procuram fazer o que lhes traz beneficio, se lhe traz beneficio fazer o que você quer que faça então ele fará... recompense os comportamentos desejados.

Se é eléctrico poderá necessitar de mais exercicio diário... esse pode ser também o motivo das vocalizações, esse exercicio pode ser em casa sob a forma de estimulação mental, com brinquedos de encher de comida.

A desconfiança quer dizer o quê? Não percebo... guarda a comida, os brinquedos, etc?

Isso pode ser das palmadas... se você é uma dona imprevisivel e incoerente que utiliza o castigo fisico como forma de treino é normal que a desconfiança na sua pessoa exista...
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
maps84

quinta mai 12, 2011 10:57 am

Agradeço a sua resposta e vou tentar explicar-me melhor..
Antes do mais, não sou inconsistente em relação à sua educação, nem aplico castigos físicos. A 'palmadita' de que falei, é aplicada com um dedo no focinho acompanhado de um 'não', tal como foi indicado.
2º a desconfiança dela é mesmo em relação a barulhos. Vivo perto de uma via rápida, existem outros cães na vizinhança, e como tal há sempre barulho de dia e de noite, e ela normalmente já não reage a isso. Reage sim a barulhos tipo: elevador, portas a bater, passos no andar de cima, frigorífico, etc.. já se experimentou 'mostrar' o barulho para que não tenha medo, e não desatar a ladrar sem parar, mas não parece funcionar..
3º há sim cães teimosos, assim como outros animais e pessoas.. uns mais, outros menos.
Última edição por maps84 em sexta mai 13, 2011 11:10 am, editado 1 vez no total.
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

quinta mai 12, 2011 11:24 am

Há caes naturalmente teimosos, como o são a maior parte dos terrier.
Eu tenho um bem teimoso cá em casa :wink:
Temos que saber dar a volta por cima.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta mai 12, 2011 12:03 pm

maps84 Escreveu:Agradeço a sua resposta e vou tentar explicar-me melhor..
Antes do mais, não sou inconsistente em relação à sua educação, nem aplico castigos físicos. A 'palmadita' de que falei, é aplicada com um dedo no focinho acompanhado de um 'não', tal como o treinador que ela frequenta indicou.2º a desconfiança dela é mesmo em relação a barulhos. Vivo perto de uma via rápida, existem outros cães na vizinhança, e como tal há sempre barulho de dia e de noite, e ela normalmente já não reage a isso. Reage sim a barulhos tipo: elevador, portas a bater, passos no andar de cima, frigorífico, etc.. já se experimentou 'mostrar' o barulho para que não tenha medo, e não desatar a ladrar sem parar, mas não parece funcionar..
3º há sim cães teimosos, assim como outros animais e pessoas.. uns mais, outros menos.
e foi só esta a única sugestão?
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
maps84

quinta mai 12, 2011 12:51 pm

[quote e foi só esta a única sugestão?[/quote]

basicamente foi essa a sugestão, insistir no 'não' e confrontá-la com esses barulhos, mas sinceramente, acho que ainda a enerva mais
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta mai 12, 2011 1:14 pm

maps84 Escreveu:
basicamente foi essa a sugestão, insistir no 'não' e confrontá-la com esses barulhos, mas sinceramente, acho que ainda a enerva mais
Possivelmente sim...

Em vez de obrigá-la a ir ao pé do frigorifico... abra a porta e dê-lhe uma recompensa de comida... logo de seguida... 30 vezes e veja se resulta... se isso acontecer faça o mesmo para tudo o resto... em vez de ladrar vai ficar calada à espera de recompensa... assim que ficar calada recompense apenas aleatoriamente e dpois deixe de recompensar com comida e faça apenas uma caricia.

Não quero iniciar nenhum juizo de valor da sua pessoa... apenas respondi pela minha experiência pessoal destas situações... e em relação à teimosia os terries são muito eficazes em ficar obcecados com comportamentos auto reforçantes... por isso precisam de donos que saibam controlar os reforços do ambiente e centrá-los em si próprio, tudo o que é bom para o cão tem de passar pelo dono.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta mai 12, 2011 2:28 pm

faça minhas as palavras do doglover.... comportamento gera comportamento. ;)
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

quinta mai 12, 2011 2:33 pm

doglover80 Escreveu:
maps84 Escreveu:
... e em relação à teimosia os terries são muito eficazes em ficar obcecados com comportamentos auto reforçantes... por isso precisam de donos que saibam controlar os reforços do ambiente e centrá-los em si próprio, tudo o que é bom para o cão tem de passar pelo dono.
:wink: é isso mesmo
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mai 12, 2011 8:14 pm

Desculpe meter o bedelho mas...você é algo nervosa, não é ?
Se fôr como eu, o ladrar da cadela deixa-a ainda mais nervosa e irritada.

Isto para dizer que o cão olha para nós como condutores do próprio comportamento.
A nossa atitude tem enorme influência neles.
Uma atitude calma e controlada da sua parte pode influenciar positivamente.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
maps84

sexta mai 13, 2011 11:15 am

aisd Escreveu:Desculpe meter o bedelho mas...você é algo nervosa, não é ?
Se fôr como eu, o ladrar da cadela deixa-a ainda mais nervosa e irritada.
habitualmente sou uma pessoa calma, mas confesso que esta situação me deixa algo nervosa, devido à pressão dos vizinhos :?
Infelizmente alguns dos vizinhos (dos + influentes) são do tipo "faz o que eu digo, não faças o que eu faço", pois a "miniatura" deles pode ladrar à vontade, mas a minha nem por isso!
Por isso sinto-me um pouco pressionada para que ela não faça barulho..
Responder

Voltar para “Cães”