Dúvida em relação a treino de cão
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm
Boas malta, vistos que vou ter uma canina este fim de semana (com os 2 mesitos) ando a ler e ver muito sobre o treino nos cães para poder ensiná-la o melhor possível e o mais cedo possível.
No entanto, estava a ver uns quantos vídeos do "Encantador de Cães" e vi um gesto que ele diz ser de "domínio" e que ele faz a um Boxer quando este tenta lançar-se ao portão.
O que eu gostava de saber é se, segundo a vossa experiência, se acham os gestos que ele faz neste video: http://www.youtube.com/watch?v=qEwB57LQctg (pouco depois dos 8min) são assim tão correctos. Pergunto isto porque aparentam ser gestos demasiado agressivos e tenho um algumas dúvidas se isso não magoará o cão a pontos de ele começar a ter medo de "levar pancadaria" (forma de dizer).
É óbvio que não tou com ideias de aplicar esses gestos na cadela quando chegar, ainda para mais que a bicha ainda mal vai largar a ninhada. Mas como o saber não ocupa espaço e quanto melhor prevenidos estejamos para as situações melhor, gostava de saber a vossa opinião em relação aos gestos que ele reproduz no canino.
No entanto, estava a ver uns quantos vídeos do "Encantador de Cães" e vi um gesto que ele diz ser de "domínio" e que ele faz a um Boxer quando este tenta lançar-se ao portão.
O que eu gostava de saber é se, segundo a vossa experiência, se acham os gestos que ele faz neste video: http://www.youtube.com/watch?v=qEwB57LQctg (pouco depois dos 8min) são assim tão correctos. Pergunto isto porque aparentam ser gestos demasiado agressivos e tenho um algumas dúvidas se isso não magoará o cão a pontos de ele começar a ter medo de "levar pancadaria" (forma de dizer).
É óbvio que não tou com ideias de aplicar esses gestos na cadela quando chegar, ainda para mais que a bicha ainda mal vai largar a ninhada. Mas como o saber não ocupa espaço e quanto melhor prevenidos estejamos para as situações melhor, gostava de saber a vossa opinião em relação aos gestos que ele reproduz no canino.
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
1.0.0 - Morelia Bredli
Algumas técnicas aplicadas pelo Cesar Millan, não são para ser aplicadas por "leigos", e ele apenas as usa porque está a reabilitar casos graves de agressão e dominância, casos dados como "perdidos" e a um passo do abate, daí a urgência na ruptura do comportamento indesejado.
Não vi o vídeo, mas sei de que vídeo se trata, e é mais um caso com a seringa com Eutasil pronta a ser usada se o cão não recuperasse rapidamente.
Se quer aprender mais sobre treino de cachorros, pode ler o livro do César, chamado "A Paixão de César", pode ler o livro da Jan Fennell "A Encantadora de Cães", e aí obterá dicas valiosas para o treino inicial.
No caso de cachorros não há necessidade de treinos com recurso a técnicas mais "aversivas", o treino de reforço positivo é altamente recomendável, pesquise sobre isso
Não vi o vídeo, mas sei de que vídeo se trata, e é mais um caso com a seringa com Eutasil pronta a ser usada se o cão não recuperasse rapidamente.
Se quer aprender mais sobre treino de cachorros, pode ler o livro do César, chamado "A Paixão de César", pode ler o livro da Jan Fennell "A Encantadora de Cães", e aí obterá dicas valiosas para o treino inicial.
No caso de cachorros não há necessidade de treinos com recurso a técnicas mais "aversivas", o treino de reforço positivo é altamente recomendável, pesquise sobre isso

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Opinião de um leigo que não é ninguém para avaliar o trabalho de Cesar Milan.
Vi este filme na SIC e já reproduzi este «comportamento agressivo» junto de um fila de S. Miguel que já atacou o meu cão....
O movimento resulta mesmo e o fila, obedeceu prontamente á minha ordem.
Por outro lado, com o meu Chow, quando ele teima em puxar e não me obedece, um toque no pescoço com o polegar e o indicador e ele para e olha para o dono.
No filme da SIC o César explicou este gesto como sendo a replicação do que o «alfa» faz na matilha...e uma «ordem do chefe da matilha» e por norma, o outro cão obedece.
Tal como comecei por escrever, esta é a opinião de um leigo......mas que tem um cão « de uma raça difícil».
Vi este filme na SIC e já reproduzi este «comportamento agressivo» junto de um fila de S. Miguel que já atacou o meu cão....
Por outro lado, com o meu Chow, quando ele teima em puxar e não me obedece, um toque no pescoço com o polegar e o indicador e ele para e olha para o dono.
No filme da SIC o César explicou este gesto como sendo a replicação do que o «alfa» faz na matilha...e uma «ordem do chefe da matilha» e por norma, o outro cão obedece.
Tal como comecei por escrever, esta é a opinião de um leigo......mas que tem um cão « de uma raça difícil».

Um Chow Chow é um show !
Se tivesses uma personalidade "fraca" e uma postura pouco assertiva, tinha corrido mal, daí o Cesar avisar que não se devem aplicar estas técnicas sem consultar um profissional7Sansoni Escreveu:Opinião de um leigo que não é ninguém para avaliar o trabalho de Cesar Milan.

Mais uma vez relembro que os episódios e as técnicas que vemos na TV, aplicadas pelo Cesar Millan, são usadas para reabilitar cães já em estado muito "degradado" e com "um pé para a cova" como se costuma dizer, não há espaço temporal para treinos ditos de reforço positivo, ou para tolerância para o mau comportamento, há que cortar o mal pela raíz.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Polainas9...
Por favor, uma Boxer com 2 meses? Técnicas de dominância?
Eu tenho 11 Boxers, em nenhum deles tive de fazer alguma coisa em relação a Dominância, com apenas um "não" firme e alto e uns abanões se educa um Boxer cachorro e mesmo assim, o que descrevo em ultimo, só mesmo em situações necessárias, não é em todas as situações.. E olhe que tenho cá em casa cães com carácter muito forte, muito forte mesmo!
Olhe, um conselho, divirta-se com a sua cachorra, esqueça la os programas que geralmente so retratam casos muito complicados e não causados pelos próprios cães mas sim pelos donos...

Por favor, uma Boxer com 2 meses? Técnicas de dominância?

Eu tenho 11 Boxers, em nenhum deles tive de fazer alguma coisa em relação a Dominância, com apenas um "não" firme e alto e uns abanões se educa um Boxer cachorro e mesmo assim, o que descrevo em ultimo, só mesmo em situações necessárias, não é em todas as situações.. E olhe que tenho cá em casa cães com carácter muito forte, muito forte mesmo!
Olhe, um conselho, divirta-se com a sua cachorra, esqueça la os programas que geralmente so retratam casos muito complicados e não causados pelos próprios cães mas sim pelos donos...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm
Chill out.JoanaGoncalves Escreveu:Polainas9...![]()
Por favor, uma Boxer com 2 meses? Técnicas de dominância?![]()

Só questionei-me sobre aquela forma de dominar o cão.
Tal como referi não estava MINIMAMENTE a ponderar usar isso sobre a pobresinha...

Em relação ao treino da minha cadelita tou a ponderar em usar aquees biscoitos da RC... os "Educ". Alguém já experimentou? Aquilo segundo o que o distribuidor da RC me disse é mesmo muito baixo a nível calórico e é bastante agradável para eles. Algum feedback sobre isto? E já agora, mais coisas que possamos usar como recompensa (o que vocês utilizam "como recompensa")?
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
1.0.0 - Morelia Bredli
1.0.0 - Morelia Bredli
eu compro aqueles biscoitos mais humidos que parecem bifes (eu compro no continente, mas acho que há em todo o lado) e depois corto aos bocadinhos, um biscoito apenas dá-me pra imenso tempo, claro que depende do tamanho do cão, mas a recompensa tem que ser pequena, não é suposto ele parar o treino para ir saborear a recompensa
os da RC nunca experimentei mas acredito que fique bem mais caro.
Também conheço uma pessoa a que o cão não é mt dado a comida e é um pouco distraido e ela usa bocadinhos salsichas de peru quando está a introduzir um truque novo
bons treininhos!

Também conheço uma pessoa a que o cão não é mt dado a comida e é um pouco distraido e ela usa bocadinhos salsichas de peru quando está a introduzir um truque novo

bons treininhos!
-
- Membro
- Registado: quinta mai 24, 2007 10:05 am
Olá
O Nero desde que tem o plano de vaciação completo, começou logo a frequentar a escola, claro que inicialmente era apenas para socilizar porque ainda não tinha sequer o cerebro desenvolvido para começar o treino de obdiência.
Mas para socialização acho que foi uma boa opção, aliás agora passeio com ele na rua e por aqui andam bastentes cães á solta e mesmo presos que nós ao passar eles ladram e ladram quase como se nao houvesse amanhã e eu basta dier ao Nero um "não" que ele segue o seu caminho e não é nada com ele. Entre este cachorro o primeiro que tive noto uma grande diferença nesta parte da socialização.
Começamos já o treino de obdiência e é uma maravilha, muito compensador, mas o reforço positivo que costumamos usar é sempre com mimos e brincadeira, é que claro que em casa por vezes uso uns biscoitos.
Mas lembre-se que se recompensar sempre o cão com biscoito ele vai estar sempre á espera deles, e imagine uma dia vai com o cão para um parque, leva os biscoitos e por sinal eles acabam, e depois.... o cão vai obdecer-lhe da mesma forma????? Á primeira vez que o chame por exemplo e não tem biscoito para dar, o cão "tolera" á segunda já não vai obdecer e depois quem fica mal é o Dono. Opte pelos mimos e brincadeiras os caes agradecem e sentem-se felizes com o Dono.
Na escola do Nero é assim, mas como já disse de vez enquando também usamos o biscoito mas não é regra.
Cãoprimentos
O Nero desde que tem o plano de vaciação completo, começou logo a frequentar a escola, claro que inicialmente era apenas para socilizar porque ainda não tinha sequer o cerebro desenvolvido para começar o treino de obdiência.
Mas para socialização acho que foi uma boa opção, aliás agora passeio com ele na rua e por aqui andam bastentes cães á solta e mesmo presos que nós ao passar eles ladram e ladram quase como se nao houvesse amanhã e eu basta dier ao Nero um "não" que ele segue o seu caminho e não é nada com ele. Entre este cachorro o primeiro que tive noto uma grande diferença nesta parte da socialização.
Começamos já o treino de obdiência e é uma maravilha, muito compensador, mas o reforço positivo que costumamos usar é sempre com mimos e brincadeira, é que claro que em casa por vezes uso uns biscoitos.
Mas lembre-se que se recompensar sempre o cão com biscoito ele vai estar sempre á espera deles, e imagine uma dia vai com o cão para um parque, leva os biscoitos e por sinal eles acabam, e depois.... o cão vai obdecer-lhe da mesma forma????? Á primeira vez que o chame por exemplo e não tem biscoito para dar, o cão "tolera" á segunda já não vai obdecer e depois quem fica mal é o Dono. Opte pelos mimos e brincadeiras os caes agradecem e sentem-se felizes com o Dono.
Na escola do Nero é assim, mas como já disse de vez enquando também usamos o biscoito mas não é regra.

Cãoprimentos
<p>Os Melhores Amigos do Homem foram, são e sempre serão os Cães</p>
claro que obedecem depois sem comida! a comida usa-se ao principio para premiar o comportamento que desejamos, quando o cão já entendeu o que é esperado vai-se espaçando o biscoito, umas vezes damos outras vezes não, até que de facto chegamos ao ponto em que quase não se dá e o cão não deixa de todo de fazer o que lhe pedimos.
"principio da eterna esperança" lol se de vez em quando algo de bom acontece de eu fazer o que a dona manda então eu faço!
(claro que os mimos e dizer que ele é lindo também são importantes, o importante é usar tudo à nossa disposição para ajudar o treino e deixar o cão contente por nos obedecer, alem de carinho, festinhas e comidinha o uso do xurro para cães com elevado instinto de perseguição também faz maravilhas
)
"principio da eterna esperança" lol se de vez em quando algo de bom acontece de eu fazer o que a dona manda então eu faço!

(claro que os mimos e dizer que ele é lindo também são importantes, o importante é usar tudo à nossa disposição para ajudar o treino e deixar o cão contente por nos obedecer, alem de carinho, festinhas e comidinha o uso do xurro para cães com elevado instinto de perseguição também faz maravilhas

-
- Membro
- Registado: quinta mai 24, 2007 10:05 am
Exactamente, eu não disse que não obedecia apenas disse para não fazer o treino só com comida.... que depois é mais dificil deixar de recompensar com comida.
Sim também usa-mos o xurro, é uma mais valia.

Sim também usa-mos o xurro, é uma mais valia.
<p>Os Melhores Amigos do Homem foram, são e sempre serão os Cães</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Apesar de só estar com este Fila ao Fim de Semana, ele é «o meu segundo cão»....é um «doce» para comigo...não suporta é o meu Chow....mas vão ter que se entender e «perceber» que o meu não....é um «não», mesmo.TheOne Escreveu:Se tivesses uma personalidade "fraca" e uma postura pouco assertiva, tinha corrido mal, daí o Cesar avisar que não se devem aplicar estas técnicas sem consultar um profissional7Sansoni Escreveu:Opinião de um leigo que não é ninguém para avaliar o trabalho de Cesar Milan.
Tal como comecei por escrever, esta é a opinião de um leigo......mas que tem um cão « de uma raça difícil»..
Mais uma vez relembro que os episódios e as técnicas que vemos na TV, aplicadas pelo Cesar Millan, são usadas para reabilitar cães já em estado muito "degradado" e com "um pé para a cova" como se costuma dizer, não há espaço temporal para treinos ditos de reforço positivo, ou para tolerância para o mau comportamento, há que cortar o mal pela raíz.
Por tudo isto é que fiz o que fiz ao Fila...

Um Chow Chow é um show !
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Começo por afirmar que sou totalmente contra as técnicas e forma de actuar do Cesar Milan aliás, o programa dele é um hino aos maus tratos a cães... e catalizador do mundial do treino pela imposição fisica que leva a muita agressividade defensiva... aliás já foram discutidos aqui na arca estudos que provam os maleficios de tudo isso.
Ser líder é de facto isto...
http://bomcaopanheiro.blogspot.com/2009 ... -o-co.html
E como está lá escrito e é o meu lema pessoal... por um senhor que é uma entidade mundial em comportamento canino...
O Dr Ray Coppinger, disse em relação ao modelo da dominância: "não posso imaginar muitas situações de aprendizagem onde quero que os meus cães aprendam respondendo ao medo e com falta de motivação. Eu nunca quis que os meus cães estivessem a pensar em hierarquias. Assim que eles comecem a fazê-lo vão passar o tempo a arranjar uma maneira de subir na hierarquia".
Esta afirmação resume tudo relativamente a dominância...
Ser líder é de facto isto...
http://bomcaopanheiro.blogspot.com/2009 ... -o-co.html
E como está lá escrito e é o meu lema pessoal... por um senhor que é uma entidade mundial em comportamento canino...
O Dr Ray Coppinger, disse em relação ao modelo da dominância: "não posso imaginar muitas situações de aprendizagem onde quero que os meus cães aprendam respondendo ao medo e com falta de motivação. Eu nunca quis que os meus cães estivessem a pensar em hierarquias. Assim que eles comecem a fazê-lo vão passar o tempo a arranjar uma maneira de subir na hierarquia".
Esta afirmação resume tudo relativamente a dominância...
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
Ah... eu sou apenas um misero treinador português... não tenho programa de televisão nem nada... mas a Vitoria Stilwell tem e diz o mesmo, como o Ian Dunbar, a Jean Donaldson, e outros.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
Há muito que não o "ouvia" tão radicalista e extremistadoglover80 Escreveu:Começo por afirmar que sou totalmente contra as técnicas e forma de actuar do Cesar Milan aliás, o programa dele é um hino aos maus tratos a cães... e catalizador do mundial do treino pela imposição fisica que leva a muita agressividade defensiva... aliás já foram discutidos aqui na arca estudos que provam os maleficios de tudo isso.

Edit: Estive a ler o link que colocou, aceito que seja um modo de ver as coisas, agora comparar o Cesar Millan ao vídeo do blog... há limites para tudo, e aposto o que quiser, em como se o Cesar visse este vídeo, punha as mãos à cabeça

-
- Membro Veterano
Theone já sabe que eu sofro e sempre sofrerei de Milanite crónica... e sinceramente não vejo grandes diferenças entre o video e a forma de actuar do Cesar Millan (se ouvir a voz por detrás das imagens, um senhor ou senhora incentiva o homem a mostrar ao cão que ele é que manda e que o cão está a ser dominante e a ignorá-lo).