Tenho vários cães e todos eles foram treinados. Sabem o "senta", o "deitado", o "fica", o "aqui" e o "junto". Tenho um horário péssimo, e raramente pratico as ordens mas, agora que o bom tempo chegou, é o que tenho feito nos tempos livres.
Tenho uma cadela Pastora Alemã notavelmente inteligente. Distingue-se dos outros e é muito obediente. Basta olhar para ela: é mais esperta, mais atenta e tem boa memória (foi a única que se lembrou de todas as ordens quando treinei os cães na semana passada). Também é uma grande saltadora e, como é obediente, torna-se fácil fazê-la percorrer os meus campos de agilidade "personalizados". Decidi, então, ensinar-lhe ordens novas e mais difíceis: o "rebola" e o "em pé". Procurei artigos na internet, mas não encontrei nada de interessante. Vocês ensinaram alguma destas ordens aos vossos cães? Sabem como posso fazê-lo?
Eu tenho feito assim:
1. Para o em pé: começo pela ordem "senta". Ela deve estar sentada à minha frente. Depois, seguro uma guloseima na mão. Ela salta e tenta agarrá-la. Digo "não!" e ela volta a sentar-se. Espero. Isto repete-se. Quando ela se acalma, digo "em pé!" com uma voz motivadora. Ela agarra o biscoito.
Com o passar dos treinos, já consegui com que ela salte em direcção a uma mão aberta sem guloseima, ao comando de voz "em pé", com uma voz imponente, e não motivadora (como deve ser).
O meu grande problema é ela saltar demasiado, isto é, em vez de levantar as patas dianteiras e deixá-las voltar a cair no chão, dá um salto gigante na minha direcção e volta a sentar-se...

2. Para o rebola: começo pela ordem "deitada". Ele deve estar deitada à minha frente. Com uma guloseima na mão, encosto o punho no lado direito do corpo da cadela e, à medida que a faço rodar 180 graus, digo "rebola". Depois, dou-lhe o biscoito. Ela já se vira de pernas para o ar quando coloco o punho junto dela e digo "rebola", sem a minha ajuda. Está a ir bem, mas não sei como fazer a transição para que ela se rebole só ao me ouvir dar o comando de voz, estando eu de pé e não de joelhos junto a ela.
Obrigado