ola, eu sigo sempre com atençao este forum pois tem sempre coisas uteis e interessantes e pedia a vossa ajuda.
tenho uma nova menina ca em casa com pouco mais de 2 meses rafeirinha que adoptei. ela esta ca ha pouco tempo em casa mas ja esta a vontade. mas quando temos de sair e da deixar sozinha ela chora e ladra muito.
tenho noçao que ela é muito pequena e que nao esta habituada. e que tenho de ter paciencia. ela ainda nao ficou sozinha muito tempo o maximo foi meia hora e quando cheguei a casa ainda estava a uivar.
mas queria dicas para a habituar, porque vai haver dias que vou ter de a deixar um espaço de tempo mais alongado, nao muito porque eu e o meu namorado temos horarios ao contrario, mas gostava que ela n ficasse tão nervosa.
ja andei a pesquisar sobre o tema mas queria opiniões.
obrigada
Mariana
como habituar um cachrro a ficar sozinho?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm
olá mariana.
durante o tempo em que estiver em casa tem de ir habituando o animal, aos pouquinhos, a estar afastado de si.
como calcula se a atenção/companhia for permanente enquanto estão em casa, assim que saiam vai ficar ansioso, é apenas um bebé.
vai chorar, ganir, arranhar e fazer asneirolas!
como fazer:
existem várias formas.
pode usar uma crate (jaula ) existem crates pequeninas para ter em casa, vai servir para o treino básico do cachorrinho.
coloque-o na crate uma meia hora... ele vai chorar, deixe.
aos poucos o tempo pode ir sendo esticado, aos poucos. uma hora... hora e meia
ele vai perceber que a dona acaba por o ir buscar e com isso começará a controlar a ansiedade de separação.
se não quiser usar crate, pode confina-lo a um espaço durante essa meia hora... a cozinha, um quarto... é um processo onde não pode ceder aos chorinhos ou arrisca-se a ter um chorão o resto da vida!
vai ser uma coisa algo demorada como qualquer treino, mas vai compensar quando for sair de casa sem medo que o cão chore uma manha ou uma tarde inteira.
boa sorte.
durante o tempo em que estiver em casa tem de ir habituando o animal, aos pouquinhos, a estar afastado de si.
como calcula se a atenção/companhia for permanente enquanto estão em casa, assim que saiam vai ficar ansioso, é apenas um bebé.
vai chorar, ganir, arranhar e fazer asneirolas!
como fazer:
existem várias formas.
pode usar uma crate (jaula ) existem crates pequeninas para ter em casa, vai servir para o treino básico do cachorrinho.
aos poucos o tempo pode ir sendo esticado, aos poucos. uma hora... hora e meia
ele vai perceber que a dona acaba por o ir buscar e com isso começará a controlar a ansiedade de separação.
se não quiser usar crate, pode confina-lo a um espaço durante essa meia hora... a cozinha, um quarto... é um processo onde não pode ceder aos chorinhos ou arrisca-se a ter um chorão o resto da vida!
vai ser uma coisa algo demorada como qualquer treino, mas vai compensar quando for sair de casa sem medo que o cão chore uma manha ou uma tarde inteira.
boa sorte.
An ye harm none, do what ye will
Também pode ir habituando a cachorrinha à sua ausência:
- De manhã, saia de casa durante um minuto ou dois.
- Passado esse minuto ou dois, volte a entrar, mas não lhe ligue importância nenhuma. Quando ela se calar e acalmar, poderá então fazer-lhe festas, falar-lhe e dar-lhe um miminho qualquer que ela goste.
- À tarde, repita esta operação, demorando um pouco mais. Cinco minutos, por exemplo.
- No segundo dia, saia de manhã por cinco minutos e repita tudo como na véspera.
- À tarde, saia por um quarto de hora, e faça como anteriormente ao reentrar.
E assim por diante, prolongando as ausências de cada vez que sair. E saia sempre com naturalidade, sem grandes conversas nos momentos antes de sair.
- De manhã, saia de casa durante um minuto ou dois.
- Passado esse minuto ou dois, volte a entrar, mas não lhe ligue importância nenhuma. Quando ela se calar e acalmar, poderá então fazer-lhe festas, falar-lhe e dar-lhe um miminho qualquer que ela goste.
- À tarde, repita esta operação, demorando um pouco mais. Cinco minutos, por exemplo.
- No segundo dia, saia de manhã por cinco minutos e repita tudo como na véspera.
- À tarde, saia por um quarto de hora, e faça como anteriormente ao reentrar.
E assim por diante, prolongando as ausências de cada vez que sair. E saia sempre com naturalidade, sem grandes conversas nos momentos antes de sair.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
O problema é que o cachorro fica com medo que o dono nao volte, entao o que se faz é ter uma palavra que faça o cao entender que o dono vai voltar. Eu com o Tosa ensineio com a palavra "wait". Sempre que saío do carro ou de casa digo sempre "Tosa wait". Ele percebeu logo á segunda ou terçeira e agora sempre que lhe digo wait, ele vai deitar-se no quarto, descansado, porque sabe que o dono vai voltar. Foi um truque que apanhei no youtube e nao podia funcionar melhor! O Tosa desde os 2 meses nunca ganiu na nossa ausencia.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
A minha cadela já não é bebé e não chora, mas faço como o ovcharka cada vez que a deixo sozinha e resulta. Sempre que digo "Fica!" ela sabe que vou sair sem ela, mas volto. Pára logo de pedir para ir comigo e vai deitar-se na caminha.
Deixar um cachorro numa crate não pode ser assim, temos que habituar o cão primeiro a gostar de estar lá dentro, dar-lhe coisas para fazer enquanto ele está lá dentro, roer ossos, etc.Netherwing Escreveu:olá mariana.
A crate não deve ser um castigo mas uma forma de controlar o comportamento do cão até ele crescer e enquanto você não o pode supervisionar. Se você não ensinar primeiro o cachorro a gostar da crate e ainda por cima o deixar lá sózinho a chorar desalmadamente ele vai odiar aquilo e com razão.
Sou a favor do uso da crate mas antes de mais habituar o cão à mesma
Subscrevo os conselhos da Lulub
-
- Registado: sexta dez 14, 2001 9:53 pm
obrigada pela ajuda tá a fazer agora uma semana que esta ca em casa e ja esta mais ou menos habituada. tivemos de a deixar sozinha uma manha porque eu tinha de ir pa faculdade e o meu namorado ia trabalhar mas deixamo-la na sua area de conforto e ganiu um bocadinho quando saimos mas entreteu-se bem a brincar com o tapete:) a vizinha diz que nem a ouviu, e quando chegamos nao foi logo ver quem era nem ficou demasiado nervosa:) aos bocadinhos ela vai lá:) ela foi abandonada talvez dai o medo a principio de ficar sozinha... muito obrigada:)