Bom dia
Venho aqui pedir ajuda ou conselhos para resolver uma situação:
Há 3 anos e meio que tenho um gato, o Garfield. Durante quase 2 anos foi gato unico com os mimos só para ele. Há ano e meio encontrei um cão abandonado e acabei por ficar com ele, foi o Lost. Na altura a adaptação foi fácil , ao principio era o Lost que tinha medo do Garfield, depois habituaram-se a conviver os dois. Passados uns tempos o Lost começou a perder o medo e devez em quando faz umas corridas atrás do garfield , mas este defende-se (tem unhas cortadas) com a pata e o Lost recuava. Entretanto fiquei com mais um gatinho que tirei do motor dum carro há um ano, o Binoche. Durante um ano conviveram os três aqui em casa, em paz de espirito, todos à vontade pela casa mesmo quando eu não estou. Às vezes o Lost faz marcação cerrada ao Garfield mas como disse nada de grave pois de vez em quando até já faziam festas um ao outro.
Mas agora tudo mudou. Apareceu-me à porta de casa em fins de Novembro outro cãozinho pequeno abandonado, que ficou cá protegido com vista a ser adoptado. Mas eu sou uma lamechas e passou-se um mes, e já me afeicoei a ele e ele a mim. É uma ternurinha, muito meiguinho, pequenininho de trazer por casa, pus-lhe o nome de Piruska. Na vespera de Natal telefonaram-me para o adoptar, e foi aí que vi que já não o conseguia dar, e que mal eu sabia mas ele já estava adoptado por mim. Decidi então adoptá-lo definitivamente.
Este, como todos os cães da rua, tb corre atrás dos gatos. Mas eu não deixo.
Mas aqui em casa, agora todos soltos, tem sido complicado. Se até à data o Garfield não tinha medo do Lost e impunha respeito (foi sempre o SR cá de casa), agora tem medo. Isto porque ao principio ele bufava ao Piruska, o Piruska recuava e até aí tudo bem pois eu percebi que ele apenas lhe estava a mostrar quem mandava. O problema é que agora ele afasta o Piruska, e o Lost vai logo a correr defender o Piruska e já são dois atrás do Garfield. Eu estou sempre atenta mas não estou segura pois dois cães não é a mesma coisa que um e já aconteceu irem os dois a correr atrás o Garfield, e ele ficar aflito no meio deles os dois e por muito que dê "chapadas" fica em panico.
Por isso quando não estou em casa tenho-os separados. De um lado da casa os cães do outro os gatos. Mas faz-me pena pois todos estavam habituados a estar juntos e à vontade pela casa.
E é aqui que peço ajuda/conselhos a quem já passou por esta fase de integração (que penso seja apenas uma fase). O que poderei fazer para que os cães deixem de actuar tipo matilha? Eu sei que eles não pretendem fazer mal só brincar, mas se apanham o Garfield tenho medo que o magoem ou algo mais. E o Garfield agora já não anda à vontade pela casa, anda aterrorizado e não se consegue impor. Como já disse eu estou sempre atenta, e tenho estado em casa pois tirei ferias no Natal mas na segunda feira volto à velha vidinha. O Garfield sozinho com um cão impoe-se. Com dois fica com medo.
Agradeço desde já as vossas sugestoes.
Ana C
Ajuda para resolver uma situação - cães/gatos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
- Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul
Licia realmente é uma situação ingrata. Por que é que só vão atrás do Garfield e não do Binoche?
Talvez o melhor seja visitar um treinador de cães que pode ajudar o Piruska a ter outro comportamento. Torna-os pelo menos mais disciplinados.
Tem é que ter cuidado porque o Garfield pode desaparecer de casa com medo e não voltar.
Talvez o melhor seja visitar um treinador de cães que pode ajudar o Piruska a ter outro comportamento. Torna-os pelo menos mais disciplinados.
Tem é que ter cuidado porque o Garfield pode desaparecer de casa com medo e não voltar.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
pode tentar com que o Piruska fique sozinho com o Garfield para o gatito se impor ao cachorro, depois sozinho com o Lost para ele "reafirmar" a sua dominância sobre o cão, e depois tentar "impedir" as correrias atrás do gatito, afinal o chefe supremo é você, e os cachorros têm de lhe obedecer, e pelos vistos ao gato também... e o que fazem eles ao outro gatito?
-
- Membro
- Registado: domingo jul 07, 2002 12:09 pm
- Localização: Um gato comum europeu amarelo (Garfield), um cão rafeiro encontrado abandonado (Lost&Found)
O problema não é o Piruska. Nem o Lost.
O garfield só tem medo quando estão os dois juntos, porque sozinhos (um de cada vez) com o Garfield, não há problema nenhum.
O Garfield não sai de casa nem foge pois aqui em casa tenho sempre tudo fechado, não há janelas abertas quando eles estão por perto.
Deve ser por ter medo que o Garfield reage assim. Quanto ao Binoche não lhes liga nenhuma e passa à frente deles sem problema algum.
O garfield só tem medo quando estão os dois juntos, porque sozinhos (um de cada vez) com o Garfield, não há problema nenhum.
O Garfield não sai de casa nem foge pois aqui em casa tenho sempre tudo fechado, não há janelas abertas quando eles estão por perto.
Deve ser por ter medo que o Garfield reage assim. Quanto ao Binoche não lhes liga nenhuma e passa à frente deles sem problema algum.
-
- Membro
- Localização: Um gato comum europeu amarelo (Garfield), um cão rafeiro encontrado abandonado (Lost&Found)
Sportinguista
Já fiz isso que me disse. O Piruska com o Garfield tudo na paz. Até já adormeci um dia no sofá com o Garfield e Binoche ao meu lado e quando acordei estava o Piruska a sonhar aos meus pés.
Com o Lost tb estava sempre tudo bem. Conviviam os tres.
Tb impeço que os cães corram atrás dos gatos, e se estou presente ralho com eles, e eles param logo e ficam quietos. Nisso estão ensinados e são obedientes. Mas quando não estou? Qual seria a minha segurança? É por isso que os tenho agora/por enquanto separados quando não estou em casa. E era isso que gostava de deixar de fazer, que convivessem todos.
Ana C
Já fiz isso que me disse. O Piruska com o Garfield tudo na paz. Até já adormeci um dia no sofá com o Garfield e Binoche ao meu lado e quando acordei estava o Piruska a sonhar aos meus pés.
Com o Lost tb estava sempre tudo bem. Conviviam os tres.
Tb impeço que os cães corram atrás dos gatos, e se estou presente ralho com eles, e eles param logo e ficam quietos. Nisso estão ensinados e são obedientes. Mas quando não estou? Qual seria a minha segurança? É por isso que os tenho agora/por enquanto separados quando não estou em casa. E era isso que gostava de deixar de fazer, que convivessem todos.
Ana C
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
pois... tem aí um problema bicudo, de três bicos
fale com o seu VET, pode ser que ele lhe indique anlguém experiente e especializado que a ajude...
Boa Sorte

fale com o seu VET, pode ser que ele lhe indique anlguém experiente e especializado que a ajude...
Boa Sorte

-
- Membro
Pois é.... muito bicudo....
Ontem passei o dia todo em casa e aproveitei para ir apaziguando a situação. O Piruska esteve imenso tempo sozinho com o Garfield e nada de mal aconteceu à parte o Piruska lhe querer roubar os brinquedos.
Depois com o Lost.... a mesma coisa todos juntos e nada acontece.
Só mesmo quando se juntam os dois cães é que há correria ou melhor tentativa de correria atrás do Garfield pois eu estava por perto.
Continuam a dormir separados, para evitar confusões.
Ana C
Ontem passei o dia todo em casa e aproveitei para ir apaziguando a situação. O Piruska esteve imenso tempo sozinho com o Garfield e nada de mal aconteceu à parte o Piruska lhe querer roubar os brinquedos.
Depois com o Lost.... a mesma coisa todos juntos e nada acontece.
Só mesmo quando se juntam os dois cães é que há correria ou melhor tentativa de correria atrás do Garfield pois eu estava por perto.
Continuam a dormir separados, para evitar confusões.
Ana C
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
eu nem sei se estou com um problema parecido. até à data, cães e gatos davam-se bem. ou antes. mantinham as distâncias se o queriam. agora, que mudei de casa, começo a ver, por vezes, os cães a correrem atrás dos gatos. ontem, o pinóquio queria vir para o meu colo. o max estava por perto. ia ferrá-lo. como ele se desviou, quem levou a dentada, fui eu. e não era pequena. neste caso, era ciúmes. das outras vezes, penso que seja brincadeira. mas é à bruta. a carlota, então, passa-se. tem alturas de fazer verdadeoiras tropelias com os gatos. quanto a mim, é falta de espaço e de exercício