Boas
Sem duvida nenhuma que qto mais tempo estiverem com os pais melhor mas há casos e casos e não se deve criticar e ofender quem tem um cachorro com 6 semanas. Qual é o problema??? O cachorro vai dar origem a um animal com problemas psico??? Que garantias têm para afirmar esse tipo de coisas. É isto que não entendo falam como se fosse dado adquirido o que afirmam qdo cada caso é um caso .
Fiquem bem
nome
Moderador: mcerqueira
É um facto que um cachorro deve ser mantido com a mãe e a ninhada até terminar a fase de imprimting, o que ocorre sensivelmente por volta das 12 semanas, mais coisa menos coisa. Nesta fase absorve da mãe o comportamento normal da sua espécie, com o inerente desenvolvimento dos instintos que lhe são próprios. Aprende o seu lugar na hierarquia da ninhada, define-se temperamentalmente como mais ou menos dominante, e isto no seu ambiente específico.
Completar o imprinting fora do ambiente próprio da sua espécie e sem a presença protectora e "pedagógica" da mãe, pode vir a causar conflitos de ordem emocional que o cachorro não saiba resolver, do mesmo modo que o dono, se fôr pessoa inexperiente.
De modo que me parecem perfeitamente correctas as observações que foram feitas. O que não me parece correcto, para utilizar uma linguagem suave, é apodar os outros de otários, isto perante um facto consumado.
Cumprimentos.
José Carlos
Completar o imprinting fora do ambiente próprio da sua espécie e sem a presença protectora e "pedagógica" da mãe, pode vir a causar conflitos de ordem emocional que o cachorro não saiba resolver, do mesmo modo que o dono, se fôr pessoa inexperiente.
De modo que me parecem perfeitamente correctas as observações que foram feitas. O que não me parece correcto, para utilizar uma linguagem suave, é apodar os outros de otários, isto perante um facto consumado.
Cumprimentos.
José Carlos
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Exacto, existem as Otárias, que fazem Arf, Arf e os naturais da Ota que são os...sweetmoni Escreveu: O jcsousa tem toda a razão..![]()

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
- Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
- Contacto:
JCSousa
Brilhante a sua intervenção e bastante e bastante explicita, agradeço e não estou a brincar. MM assim e sendo uma caracteristica tipicamente feminina (a teimosia
) acho que cada caso é um caso. E sobretudo não se deve criticar ninguém por adoptar um cachorro com 6 semanas.
Mais uma vez agradeço o facto de ter explicado o pq da adopção com mais de 8 semanas de forma lógica.
Sandra Albuquerque
Brilhante a sua intervenção e bastante e bastante explicita, agradeço e não estou a brincar. MM assim e sendo uma caracteristica tipicamente feminina (a teimosia

Mais uma vez agradeço o facto de ter explicado o pq da adopção com mais de 8 semanas de forma lógica.
Sandra Albuquerque
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Jcsousa têm toda a razão.
É preciso não esquecer que muita gente lê estes fóruns, não apenas os interessados no tópico, por isso nunca é demais relembrar que um cão não deve ser adquirido com menos de 8 semanas pelos motivos apontados.
Ao contrário do que muita gente pensa os cães menor idade não se ligam mais aos donos do que os mais velhinhos - apenas têm a vantagem de serem mais cães, de darem menos trabalho soa donos.
Mas claro, cada caso é um caso.
Aqui uma das vizinhas ficou com um cão com dias de vida - o coitado estava no contentor de lixo...
Quanto às vacinas - desculpem, mas nunca é demais lembrar.
Pode-se passear um cão ainda sem as vacinas todas, mas atenção aonde e atenção aos contactos com outros animais.
Melhor mesmo é ir ao vet, estabelecer o esquemas das vacinas e ouvir os conselhos dele.
Há lá coisa mais triste do que perder um canito tão novinho por falta de cuidado !!!
É preciso não esquecer que muita gente lê estes fóruns, não apenas os interessados no tópico, por isso nunca é demais relembrar que um cão não deve ser adquirido com menos de 8 semanas pelos motivos apontados.
Ao contrário do que muita gente pensa os cães menor idade não se ligam mais aos donos do que os mais velhinhos - apenas têm a vantagem de serem mais cães, de darem menos trabalho soa donos.
Mas claro, cada caso é um caso.
Aqui uma das vizinhas ficou com um cão com dias de vida - o coitado estava no contentor de lixo...
Quanto às vacinas - desculpem, mas nunca é demais lembrar.
Pode-se passear um cão ainda sem as vacinas todas, mas atenção aonde e atenção aos contactos com outros animais.
Melhor mesmo é ir ao vet, estabelecer o esquemas das vacinas e ouvir os conselhos dele.
Há lá coisa mais triste do que perder um canito tão novinho por falta de cuidado !!!
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>