o REX ainda é bébé, mas parece agressivo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

REX2011
Membro Júnior
Registado: quinta mai 12, 2011 10:04 am

terça mai 31, 2011 8:44 am

aisd Escreveu:Pode experimentar um método de castigo : se ele se portar mal, isole-o num quarto durante alguns minutos.
Baseia-se na ideia que a coisa mais penosa para o cão é ser excluído da matilha (neste caso a sua família humana).
Também lhe dá tempo para se acalmar, caso esteja muito excitado.

Premeie-o sempre que se portar bem (um biscoito, umas festinhas).
Mantenha-se calma - evite a ira (por grande que seja o disparate, é um bébé...)
Seja coerente.
O que não pode fazer hoje, não pode fazer amanhã.(ex. se não pode subir nos sofás, nunca pode subir nos sofás)
Dê-lhe brinquedos e ossos (grandes, fémur e joelho de vaca) para roer - poupe a sua mobília.

Espero ter ajudado.
OBRIGADA PELA AJUDA. TENHO FEITO ISSO, MAS NÃO ESTÁ A SER FÁCIL, ESTOU COM MUITO RECEIO DE NÃO CONSEGUIR, ELE É MUITO TEIMOSO. ROER NÃO TEM SIDO MUITO PROBLEMA, O PIOR É FERRAR, SEMPRE QUE SE LHE VAI POR A MÃO ELE ABRE LOGO A BOCA, PARA LHE FAZER FESTINHAS TENHO QUE LHE POR O OSSO NA BOCA E MESMO ASSIM ELE SE CONSEGUIR PREFERE AS MINHAS MÃOS
mistyfog
Membro
Registado: segunda out 25, 2010 1:54 pm

terça mai 31, 2011 9:18 am

A minha cadela também é assim, vai ter que ter muita paciência...
Tentei vários métodos: pôr a lingua para dentro, um esticão no cachaço, fechar o focinho, isolá-la... mas o que parece estar a ter mais resultados (embora não se note no imediato) é depois do NÃO virar costas e ignorá-lo completamente durante uns 20 segundos. Ele tem que perceber que mal morda perde toda a atenção e pára a brincadeira.
Última edição por mistyfog em quinta jun 02, 2011 10:58 pm, editado 1 vez no total.
REX2011
Membro Júnior

terça mai 31, 2011 9:23 am

mistyfog Escreveu:A minha cadela também é assim, vai ter que ter muita paciência...
Tentei vários métodos: pôr a lingua para dentro, um esticão no cachaço, fechar o focinho, isolá-la... mas o que parece estar a ter mais resultados (embora não se note no imediato) é depois do NÃO virar costas e ignorá-lo completamente durante uns 20 segundos. Ele tem que perceber que mal morda perde toda a atenção e pára a brincadeira.
Mas estou na mesma situação: com receio que isto não páre.
Também já tentei todos estes métodos, e também não está a resultar. Vamos tentar ter paciência e ser persistentes, porque dizem que eles são muito teimosos mas nós temos que ser mais do que eles. O REX agora só quer estar no sofá e quando o tiro de lá fica possuído, até se atira a mim.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça mai 31, 2011 10:19 am

REX2011 Escreveu:Também já tentei todos estes métodos, e também não está a resultar. Vamos tentar ter paciência e ser persistentes, porque dizem que eles são muito teimosos mas nós temos que ser mais do que eles. O REX agora só quer estar no sofá e quando o tiro de lá fica possuído, até se atira a mim.
Pois a mim parece-me que são precisamente todas essas tentativas, que com certeza têm sido feitas sem persistência nem coerência, que estão a estragar tudo. :?

E se o cão "fica possuído" quando querem tirá-lo do sofá é precisamente porque os donos são fracos e lho permitem. Agora começa a tornar-se difícil educá-lo, penso que o melhor será pedir a ajuda de um treinador.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
REX2011
Membro Júnior

terça mai 31, 2011 4:15 pm

LuluB Escreveu:
REX2011 Escreveu:Também já tentei todos estes métodos, e também não está a resultar. Vamos tentar ter paciência e ser persistentes, porque dizem que eles são muito teimosos mas nós temos que ser mais do que eles. O REX agora só quer estar no sofá e quando o tiro de lá fica possuído, até se atira a mim.
Pois a mim parece-me que são precisamente todas essas tentativas, que com certeza têm sido feitas sem persistência nem coerência, que estão a estragar tudo. :?

E se o cão "fica possuído" quando querem tirá-lo do sofá é precisamente porque os donos são fracos e lho permitem. Agora começa a tornar-se difícil educá-lo, penso que o melhor será pedir a ajuda de um treinador.
Ainda só tem 3 meses... Vou com calma...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 31, 2011 4:28 pm

Possuído...? com 3 meses...?

Bahhh

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuluB
Membro Veterano

terça mai 31, 2011 4:43 pm

REX2011 Escreveu:
LuluB Escreveu:

Ainda só tem 3 meses... Vou com calma...
Então não abuse da calma, senão qualquer dia, e um dia muito próximo, não conseguirá controlá-lo, de todo em todo.

Três meses num cachorro já é uma idade bem avançada para ser educado. Se não consegue nem sabe aplicar com ele um único método, consistente, coerente e persistentemente, não haverá conselhos nem relatos de experiências neste fórum que lhe valham.

Por isso mesmo é que lhe disse para pedir ajuda a um treinador, e não para o pôr numa escola de treino.

Mas é consigo, claro. Se prefere andar aqui a descrever refilices de cachorro mal educado em vez de o educar, o proveito é seu.

Desculpe se estou a ser dura, mas por vezes a paciência fraqueja quando se sente que as pessoas não querem mesmo aceitar as culpas que lhes cabem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
REX2011
Membro Júnior

terça mai 31, 2011 5:03 pm

Não precisa pedir desculpa, acredito que a culpa seja minha, porque com o meu marido ele é melhor comportado. Eu adoro-o e se calhar deixo-o abusar até me tirar do sério, mas não consigo estar zangada com ele. Vou fazer esforços para melhor a minha atitude.
LuluB
Membro Veterano

terça mai 31, 2011 5:22 pm

Também penso que deverá ser mais "tesa" na educação do Rex. Não se esqueça de quem dá o pão dá a educação, uma atitude firme e mais ríspida faz mais pelo cachorro do que todos os miminhos do mundo.

Costuma-se dizer aqui que não há comparação entre animais e crianças, mas em relação à educação, a comparação é inteiramente justificada: o que não se admite que uma criança faça, também não se pode admitir a um cachorro. Se não se souber educar um, não se saberá educar os outros.
<p>&nbsp;</p>
HellB
Membro Veterano
Registado: terça mai 10, 2011 6:04 pm

terça mai 31, 2011 6:06 pm

Para sair do sofá é simples, um belo jornal enrolado vá até ao pé dele e bata com força numa mesa ou chão para fazer muito barulho e diga sai, ele num estante aprende. Quanto ao morder o melhor é sempre um ai ai ai de dor, virar as costas e mostrar que está chateada. Durante algum tempo não lhe ligar patavina, algum tempo é tipo 5 ou 10 minutos ou mais e não 20 segundos.

Não se esqueça de uma coisa, o jornal é o melhor amigo do homem e do cão! Levar uma bela nalgada com o jornal, não se bate com as mãos, não lhe faz mal nenhum eu também levei e não sou um problem child.
<strong>Zorro: ( http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/zorro/59670 ) Stop BSL.</strong>
mistyfog
Membro

terça mai 31, 2011 7:12 pm

HellB Escreveu:Durante algum tempo não lhe ligar patavina, algum tempo é tipo 5 ou 10 minutos ou mais e não 20 segundos.
Pode justificar?

Outra coisa: a maior parte das pessoas não sabe realmente o que é um cão dominante. Ou seja, ter um border collie super educado porque o educou de forma X... não significa que essa forma X chegue para um cão dominante e que estejamos a falar de um "dono fraco".
HellB
Membro Veterano
Registado: terça mai 10, 2011 6:04 pm

terça mai 31, 2011 8:58 pm

mistyfog Escreveu:Pode justificar?
Os cães entendem quando estamos chateados com eles!

Outra coisa que resulta para parar de morder é quando eles estão a morder as mãos enfiar 2 dedos nas goelas (com juizo, não é para o meter a vomitar, é só para causar desconforto) vai ver que ele num instante desiste!
<strong>Zorro: ( http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/zorro/59670 ) Stop BSL.</strong>
mistyfog
Membro

terça mai 31, 2011 9:50 pm

HellB Escreveu:
mistyfog Escreveu:Pode justificar?
Os cães entendem quando estamos chateados com eles!

Outra coisa que resulta para parar de morder é quando eles estão a morder as mãos enfiar 2 dedos nas goelas (com juizo, não é para o meter a vomitar, é só para causar desconforto) vai ver que ele num instante desiste!
Pois, ok, não justificou. É que contrariou uma opinião com tanta convicção...
A verdade é que o periodo máximo recomendável para os "timeouts" é de 2 minutos para que a mensagem seja clara: "este comportamento = isolamento". Menos será eficaz e no meu caso vejo-o perfeitamente.

E mais uma vez digo: não subestime um cão dominante, extremamente resistente à dor. Esse método "infalível" que fala, por exemplo na minha cadela não resulta.
Responder

Voltar para “Cães”