Vacina contra Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MattHopkins
Membro
Registado: terça mai 31, 2011 10:19 am

quarta jun 01, 2011 11:13 pm

MattHopkins
Membro
Registado: terça mai 31, 2011 10:19 am

quarta jun 01, 2011 11:22 pm

Babaorum Escreveu:A eficácia das vacinas contra virus é sempre muitíssimo maior que para bactérias ou parasitas. De qualquer forma, o valor que está publicado relativamente à eficácia desta vacina contra a leish é de 92%. O ensaio envolveu apenas algumas centenas de cães e numa zona onde a incidência da doença é mais pequena que cá, pelo que é provável que na prática a eficácia ande na casa dos 80%. De qualquer forma, é muito bom, se compararmos com o que é comparável, que são as vacinas contra a Lepto e a Bordetella, que andam na casa dos 50 - 75%.

P.S. vendo os esquemas vacinais que são feitos por aí o que me admira é não haver (ainda) mais casos de parvovirose :lol:
Eu nem falo dos esquemas vacinais...há certas vacinas como foi aqui referido que no caso da parvovirose eu nunca aceitaria que fosse dado a um cachorro meu, como primo-vacinação.
JosephM
Membro Júnior
Registado: terça mai 31, 2011 6:34 am

quarta jun 01, 2011 11:32 pm

MattHopkins Escreveu:
Babaorum Escreveu:A eficácia das vacinas contra virus é sempre muitíssimo maior que para bactérias ou parasitas. De qualquer forma, o valor que está publicado relativamente à eficácia desta vacina contra a leish é de 92%. O ensaio envolveu apenas algumas centenas de cães e numa zona onde a incidência da doença é mais pequena que cá, pelo que é provável que na prática a eficácia ande na casa dos 80%. De qualquer forma, é muito bom, se compararmos com o que é comparável, que são as vacinas contra a Lepto e a Bordetella, que andam na casa dos 50 - 75%.

P.S. vendo os esquemas vacinais que são feitos por aí o que me admira é não haver (ainda) mais casos de parvovirose :lol:
Eu nem falo dos esquemas vacinais...há certas vacinas como foi aqui referido que no caso da parvovirose eu nunca aceitaria que fosse dado a um cachorro meu, como primo-vacinação.
Não sei onde as pessoa vão buscar estas ideias. O Babourum sabe do que está a falar? no que se baseia?
JosephM
Membro Júnior

quarta jun 01, 2011 11:53 pm

Os testes laboratoriais (chama-se a técnica de imunofluorescencia) são ainda considerados mais sensiveis e mais específicos para o diagnóstico que os teste rápidos (tecnica ELISA). A virbac desenvolveu estes testes com uma técnica nova que segundo eles consegue ter niveis de especificidade muito elevados,e que dentro dos testes rápidos apresentam-se como dos melhores. Técnicamente não é errado vacinar com base num teste rápido, se este por exemplo for duvidoso deve ser enviado para laboratorio para confirmação. Existem ainda outras tecnicas ainda mais sensiveis (PCR medula/baço/pele) mas estaria a ser muito técnico. A verdade é que a leishmaniose é uma doença muito complexa, aquilo que eu acho que as pessoas devem perceber e não devem especular é acerca da credibilidade das pessoas que durante 20 anos investigaram uma patologia a criaram uma ferramenta util para o combate desta doença terrível, não digo que devemos perder o nosso espirito critico mas devemos tentar ser construtivos. Os testes de "campo" decorreram em itália e Espanha, em zonas endémicas de mosquito, com animais sem protecção (coleiras, etc) por isso vir aqui dizer que os testes foram em locais de pouca indicencia é um erro)
Estou disponivel para esclarecer as duvidas que quiser e não considero um abuso de forma alguma.
Cumpimentos
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta jun 02, 2011 12:06 am

JosephM Escreveu:Os testes laboratoriais (chama-se a técnica de imunofluorescencia) são ainda considerados mais sensiveis e mais específicos para o diagnóstico que os teste rápidos (tecnica ELISA). A virbac desenvolveu estes testes com uma técnica nova que segundo eles consegue ter niveis de especificidade muito elevados,e que dentro dos testes rápidos apresentam-se como dos melhores. Técnicamente não é errado vacinar com base num teste rápido, se este por exemplo for duvidoso deve ser enviado para laboratorio para confirmação. Existem ainda outras tecnicas ainda mais sensiveis (PCR medula/baço/pele) mas estaria a ser muito técnico. A verdade é que a leishmaniose é uma doença muito complexa, aquilo que eu acho que as pessoas devem perceber e não devem especular é acerca da credibilidade das pessoas que durante 20 anos investigaram uma patologia a criaram uma ferramenta util para o combate desta doença terrível, não digo que devemos perder o nosso espirito critico mas devemos tentar ser construtivos. Os testes de "campo" decorreram em itália e Espanha, em zonas endémicas de mosquito, com animais sem protecção (coleiras, etc) por isso vir aqui dizer que os testes foram em locais de pouca indicencia é um erro)
Estou disponivel para esclarecer as duvidas que quiser e não considero um abuso de forma alguma.
Cumpimentos
Muitíssimo obrigada pelo seu esclarecimento. :wink: Infelizmente de leish "sou obrigada" a perceber um pouco pois tenho dois canitos com esta terrível doença, sendo que um deles já tem a parte renal afectada. :cry: :cry:

Mais uma vez muito obrigada. :wink:
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta jun 02, 2011 12:11 am

Muito obrigada JosephM, tenho seguido o tópico em silêncio, finalmente sinto-me um pouco mais esclarecida...

Agora só gostava de saber mais uma coisa, se alguém (com conhecimentos para tal) puder esclarecer. A vacina traz alguns "riscos"? Efeitos secundários etc?

Se não, vou contactar o meu vet em breve para saber preços, já que parecem ser tão díspares conforme a clínica / zona do país.
JosephM
Membro Júnior

quinta jun 02, 2011 12:17 am

Ola marianamar. Essa questão é para mim das mais dificeis de responder. os testes de segurança da virbac apenas apresentaram como efeitos secundários pequenos nodulos no local de administração, diarreias e vomitos em percentagens moderadas e todos transotorios. Mas a verdade é que provavelmente so daqui a 4/5 anos quando tivermos experiencia de milhares de animais vacinados é que poderemos ter a certeza de todos os efeitos secundários (se é que existem), ou seja, ser o primeiro pais a receber a vacina tem este senão.
No momento os dados de segurança do fabricante dão bons indicadores, mais não sabemos no momento..
Cumprimentos
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta jun 02, 2011 12:19 am

Obrigada pela informação! ;)
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta jun 02, 2011 12:23 am

Muito obrigada pela resposta. :wink: Deve ser em tudo idêntica à que vou ouvir amanhã do meu vet. :wink:

Quando o Martim apareceu com leish, o milt*** tinha aparecido há muito pouco tempo pelo que o que se sabia eram os estudos laboratoriais. Assim sendo o meu vet aconselhou o tratamento com glu***, exactamente por não haver experiência "no terreno".

O Martim teve de repetir o tratamento em Março e desta vez já aconselhou o Milt*** só que, ele teve de parar o tratamento
PERAPADO2
Membro Veterano
Registado: segunda mai 02, 2011 7:24 am

quinta jun 02, 2011 1:05 am

Voltando ao tema: VACINA!

Será possível que agora, os veterinários (alguns), arranjem relações-públicas para oferecerem vacinação ao domicílio? :o Já comecei a receber propostas por e-mail. Tudo mais ou menos sumado, dá quase 200,00€. :lol:

Bem, na informação adjacente, alguma coisa aprendi sobre a vacinação anual (posterior às primeiras três doses iniciais): se ultrapassar os 15 meses, terá de se iniciar tudo de novo (voltar às 3 doses iniciais).
Última edição por PERAPADO2 em quinta jun 02, 2011 6:03 am, editado 2 vezes no total.
JosephM
Membro Júnior

quinta jun 02, 2011 7:29 am

Bom Dia a Todos,
Babaorum, não sei qual a sua profissão nem me interessa, mas se é médico veterinário está mal informado, se não é médico veterinário, está mal informado e com presunção que sabe algo que não sabe. Aquilo que eu afirmo é apos ter ido à apresentação da vacina, ter lido o manual técnico e toda a documentação sobre a vacina. É assim que eu trabalho, eu só comecei a ter a vacina na minha clinica há 2 dias porque queria ler tudo sobre ela antes de a recomendar.
Em relação a tudo o restante que se passou a seguir, É RUIDO apenas. Ruido ao qual eu não faço parte nem farei pelo que a minha intervenção neste forum acaba neste momento. Não tenho tempo nem vida para dicussões vãs e estereis.
Cumprimentos
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quinta jun 02, 2011 7:56 am

eu também já li toda a documentação da vacina MAIS os estudos que estão publicados na literatura científica e que foram precisamente os que você não leu e que eram os únicos disponíveis à data do lançamento oficial da vacina, por isso se alguém está mal informado não sou certamente eu.

Cumprimentos
BlueBear
Membro Júnior
Registado: segunda jul 12, 2010 10:14 am

quinta jun 02, 2011 10:26 am

Já percebi porque certos users me enviaram msgs privadas a perguntar qual era clínica e contactos, que vendia a vacina a 27.5€/29.5€
..porque são veterinários.. e querem saber onde "pára" a concorrência!
e eu a julgar no príncipio que era um user normal que pretendia dar as vacinas a um preço mais em conta.

Vou aprendendo!
bernas_setter
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm

quinta jun 02, 2011 5:37 pm

Boa tarde

Acho muito bem que encontrem novas vacinas para isto e para aquilo, nada contra, como é óbvio. Agora se formos a ver bem as coisas, daqui a muito pouca tempo será completamente incomportável ter cães, será considerado bem de luxo, pela Troika :lol:
Mas agora, se fizermos as contas de: veterinário (custos previstos + imprevistos) + comida + a coleirinha + a pipeta + isto + aquilo ...
Claro que ninguém é obrigado a dar tudo isto ao seu animal, mas se for de lei ter tudo direitinho, pouca gente vai ter cães. Bem, isto tudo para dizer que cá em casa os cães não vão sentir no pelo a picada desta nova vacina.

Cumprimentos
Whiteblade29
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 7:21 pm

quinta jun 02, 2011 6:36 pm

Eu achei elogioso que um veterinário se desse ao trabalho de vir aqui dar-nos a conhecer o seu ponto de vista sem qualquer tipo de ironias. Foi directo e objectivo, e eu gostei da sua participação, pena que já tenham afugentado o homem, que muita falta nos faria ter por aqui estes conhecimentos técnicos de vez em quando...
Esta vacina até mesmo que só tivesse 50% de eficácia, eu optava por dar. Quem teve um cão que acabou por morrer de leishmaniose, sabe do que falo e, só se vai dar mesmo ao trabalho de regatear preços se estiver a passar por dificuldades financeiras, sei que isto está mau, mas não está mau para todos, muitos dizem que está mau, porque de facto nos tempos que correm é uma óptima desculpa para se baldarem, porque um animal não é mais importante que um automóvel topo de gama, ou do que o tv led de não sei quantas polegadas... :evil:
O meu antigo veterinário, levava caro, ao fim de 3 anos entendi que ele não só levava caro, como também era arrogante, mal educado e pouco profissional, mudei, acho que o que pago está na média, e considero-o excelente profissional, com uma humildade e educação acima da média.
Responder

Voltar para “Cães”