Em relação à esterilização # agressividade, a minha cadela mais velha (é uma cocker) foi esterilizada aos 4anos (agora tem 6) e nada mudou no comportamento dela , continua muito sociável com tudo o que mexe, teimosa e refilona com o que lhe apetece, nada alterou, a mais nova (rafeira - agora tem 2anos)), foi esterilizada com 9meses (+/-) e tambem não alterou qualquer comportamento nela, medrosita mas uma querida... Ambas continuam carinhosas e sociáveis.
Lido com vários cães e cadelas que posteriormente são castrados/esterilizadas, nunca nenhum manifestou qualquer agressividade após nem connosco nem com outros animais, muito pelo contrário
Recentemente foi castrado um cão de porte pequeno que se encontra num canil que apesar de sociável provocava todos os machos quando lhe dava (maiores do que ele então..), o que não resulta muito bem com machos menos tolerantes, foi castrado e não que o bicho aprendeu? Agora foge deles a sete pés quando eles não querem brincadeira ... mas continua brincalhao.
Houve um episodio de uma cadela com dono que foi esterilizada, antes portava-se lindamente em casa sem estragar nada, quando foi esterilizada, começou a destruir e a ficar mais exaltada, conclusão: mimos, atenção, preocupação, tolerancia a mais nos dias de recuperação e ela ficou ainda mais mimada e a exigir mais. Voltando à rua rotina, voltou ao normal... agora ja é novamente a cadela "perfeita".
Ahh... lembro-me agora de um canito que não tolerava cães de porte grande tentando atacar, desde que castrado aceita todos os cães, mantendo a sua postura.
Deixe passar mais um tempo para tirar "conclusões"... eles as vezes são manhosos e sabem aproveitar-se da situação para reinarem...
