Vantagens e desvantagens na esterilização de uma cadela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jun 03, 2011 6:17 pm

Babaorum Escreveu:Oui
Que tiro no pé.

Há alguma forma de descobrir ou desconfiar, se determinado animal pode vir a ter este problema?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

sexta jun 03, 2011 6:17 pm

A minha irmã tem uma cadela que foi esterilizada o ano passado, e ocorreu uma situação praticamente igual à sua.
Era muito doce com animais e pessoas, mas depois de ter sido operada ficou mais refilona e zangada com tudo e todos :| .
Isto arrastou-se durante 1 mês e tal e depois voltou à normalidade. Voltou a ser a Daisy melada e fofinha que conhecíamos.

Pode ser que seja só uma fase, esperemos...
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
PERAPADO2
Membro Veterano
Registado: segunda mai 02, 2011 7:24 am

sexta jun 03, 2011 6:43 pm

Um dos meus cães (macho), com 8 anos, foi castrado aos 3. O único senão a assinalar, foi o aumento de peso,
que está a ser combatido com dieta especial.

Uma das minhas cadelas, adoptada também, (terá agora, uns 10 anos) foi esterilizada aos 4 anos. Engordou um pouco e continua brincalhona, meiga e cheia de energia. Nem parece ter a idade que tem.

Os restantes (macho e fêmea), o macho foi castrado há um mês e ainda não me apercebi de nada em especial. Parece-me sim, muito mais calmo embora ainda seja cedo.
A fêmea. resgatada com uma piómetra, não a conheci antes da esterilização mas de agressividade... nada de nada.

Antes de castrar o primeiro macho e pouco percebia de cães, ouvi várias opiniões de veterinários. Decidi-me e até hoje não me arrependi.
DomSOne
Membro
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

sexta jun 03, 2011 7:27 pm

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 3:16 pm, editado 1 vez no total.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sexta jun 03, 2011 8:57 pm

Muito obrigado pelos vossos relatos! Vou aguardar mais algum tempo para ver se ela volta ao normal.
Mas acreditem que quando pesquisei sobre o assunto não esperava que fosse encontrar os artigos que encontrei. O mais ridiculo é que só os encontrei quando pesquisei desta forma, porque quando pesquisava sobre vantagens e desvantagens, isto nunca me apareceu.
Agradeço que continuem a colocar aqui as vossas experiencias, até porque pode servir para outras pessoas que, como eu, pensem que a agressividade pode baixar e em vez disso pode aumentar.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

sexta jun 03, 2011 9:26 pm

LuMaria Escreveu:A minha Kika teve de ser operada de urgência. Tinha uma piometra. Veio a saber-se depois que foi causada por um batom do cieiro que tinha na vagina.
Desculpe a curiosidade, mas como é que o batom de cieiro lá foi parar? :o
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta jun 03, 2011 9:28 pm

Imagino que alguma besta se tenha divertido a fazê-lo. :cry:
LuMaria
Membro Veterano

sexta jun 03, 2011 10:01 pm

mi_xen Escreveu:
LuMaria Escreveu:A minha Kika teve de ser operada de urgência. Tinha uma piometra. Veio a saber-se depois que foi causada por um batom do cieiro que tinha na vagina.
Desculpe a curiosidade, mas como é que o batom de cieiro lá foi parar? :o
Deduzo que pelas mãos de um anormal qualquer :evil:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Wentty
Membro Veterano
Registado: domingo fev 17, 2008 1:00 am

sexta jun 03, 2011 10:04 pm

Em relação à esterilização # agressividade, a minha cadela mais velha (é uma cocker) foi esterilizada aos 4anos (agora tem 6) e nada mudou no comportamento dela , continua muito sociável com tudo o que mexe, teimosa e refilona com o que lhe apetece, nada alterou, a mais nova (rafeira - agora tem 2anos)), foi esterilizada com 9meses (+/-) e tambem não alterou qualquer comportamento nela, medrosita mas uma querida... Ambas continuam carinhosas e sociáveis.

Lido com vários cães e cadelas que posteriormente são castrados/esterilizadas, nunca nenhum manifestou qualquer agressividade após nem connosco nem com outros animais, muito pelo contrário

Recentemente foi castrado um cão de porte pequeno que se encontra num canil que apesar de sociável provocava todos os machos quando lhe dava (maiores do que ele então..), o que não resulta muito bem com machos menos tolerantes, foi castrado e não que o bicho aprendeu? Agora foge deles a sete pés quando eles não querem brincadeira ... mas continua brincalhao.

Houve um episodio de uma cadela com dono que foi esterilizada, antes portava-se lindamente em casa sem estragar nada, quando foi esterilizada, começou a destruir e a ficar mais exaltada, conclusão: mimos, atenção, preocupação, tolerancia a mais nos dias de recuperação e ela ficou ainda mais mimada e a exigir mais. Voltando à rua rotina, voltou ao normal... agora ja é novamente a cadela "perfeita".

Ahh... lembro-me agora de um canito que não tolerava cães de porte grande tentando atacar, desde que castrado aceita todos os cães, mantendo a sua postura.

Deixe passar mais um tempo para tirar "conclusões"... eles as vezes são manhosos e sabem aproveitar-se da situação para reinarem... :roll:
Wentty
Membro Veterano
Registado: domingo fev 17, 2008 1:00 am

sexta jun 03, 2011 10:12 pm

Ah.. uma cadela ao qual fui FAT dos seus 2 meses até aos 7meses foi esterilizada ainda em minha casa, por si só era muito assustada com tudo o que ouvia e mexia, na primeira semana o medo piorou, estava sempre a esconder-se atrás do sofa e cabisbaixa, para passear estava ela pronta... depois voltou ao normal e continua refilona... mas desta vez em casa da sua dona.

Até ao momento as vantagens têm superado qualquer desvantagem.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta jun 03, 2011 10:24 pm

1 semana após a esterilização, as alterações hormonais que existem são precisamente do organismo a "reorganizar-se" hormonalmente falando, é normal que o comportamento possa estar alterado.

O organismo só está estabilizado a nível hormonal, após cerca de 1 mês ou mais da esterilização, e aí já se pode avaliar o comportamento, se piorou ou não. A norma é não piorar, mas eu não fazia já um bicho de 7 cabeças deste comportamento.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Housedog
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2009 12:02 am

sexta jun 03, 2011 10:36 pm

A minha Tuca foi esterilizada antes de ter o 1.º cio, a conselho da veterinária e também porque eu já tinha um cão e a nível de comportamento sempre foi um doce, muito mimenta e meiga e assim continua.
Quanto ao peso penso que está dentro do normal, até porque ela fáz pouco exercicio.
A nível de pelo, depois de ver as possíveis alterações, penso que com a minha cadela se passou um pouco isso. Ela tinha um pelo lindo e agora quando está maior, fica mais lanoso, ondulado e espesso.
Na realidade já me tinha interrogado, mas nunca tinha associado uma coisa à outra.
<p>" Os c&atilde;es s&atilde;o anjos que Deus colocou na Terra para aperfei&ccedil;oar o car&aacute;cter humano, ensinar&nbsp;a amar, a ser sincero e humilde"</p>
DomSOne
Membro
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

sábado jun 04, 2011 10:02 am

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 3:17 pm, editado 1 vez no total.
misslatika
Registado: quinta jul 16, 2009 6:35 pm

sábado jun 04, 2011 7:07 pm

Bem os meus meninos foram castrados e estrelizados o ano passado... A kizza que tem 7 anos continua com o mesmo peso, a mesma mimada e brincalhona.. O Clayde engordou :o agora anda com uma dieta , mas continua a nivel de comportamento igual.. Já a Latika a mais novinha com 2 anos, ficou mais "revoltada" com as pessoas de fora, antigamente deixava darem lhe festas e tudo mais agora é um pouco receosa encolhe se toda ou entao ladra... Quando a fui buscar ao veterinario para vir para casa, quando o veterinario abriu a porta onde ela estava deitada ela mijou se toda com medo dele e comecou a ladrar e a querer morder lhe ainda meio a "dormir", tive que ser eu a tira la e a levá la logo para o carro, porque ela tava passada com o veterinário, o que eu penso que possa ter acontecido, foi que a anestesia foi mal dada ou algo assim, e ela sentiu as dores que nao deveria ter sentido na hora da operação... Quando vai há veterinaria começa a querer fugir e quando é para a por em cima da "marquesa" ela comeca a encolher se e a querer fugir... O que nao acontecia, porque ela ia e sossegava a tomar as vacinas... Só vi alterações de comportamento na Latika mais nenhum deles, e ambos foram estrelizados e castrados na mesma semana e no mesmo Veterinário...
LuMaria
Membro Veterano

sexta jun 10, 2011 4:14 pm

Como está a Minuxa? Mais calma?
Responder

Voltar para “Cães”