Ajuda - cadela rafeira com índicios de agressividade.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
tb13
Membro Júnior
Registado: sexta jun 03, 2011 10:46 am

sexta jun 03, 2011 10:53 am

Boa tarde,
Agradecia ajuda/ sugestões para a seguinte questão:
No início desta semana, o meu marido foi buscar uma cadela rafeira ao canil, com características "simpática e meiga" com pessoas.
Embora só esteja connosco há quatro dias, e connosco seja muito muito dócil, só querendo festas, mimos e brincadeiras, quando a passeio na rua (com trela claro), ela rosna e ladra à maioria das pessoas. Julgo que se pudesse atacaria mesmo, pois ontem o meu pai veio a nossa casa e ela virou-se mesmo a ele, tendo-o mordido na mão e no pé sem qualquer razão. Quando ele chegou fez-lhe festinhas, mas passado pouco tempo ela começou a olhar para ele fixamente e atirou-se a ele. Prendemo-la sozinha numa divisão da casa. Com algumas pessoas é extremamente dócil.
O outro problema é com os restantes cães. Vê um cão do outro lado da rua e começa a rosnar a a ladrar furiosamente, só não ataca porque está de trela.
A cadela é alta e magra, pesa cerca de 20 kg. Quando a levei ao veterinário, na sala de espera com outros cães foi uma loucura, queria morder em todos eles.
Alguém tem algum conselho para me dar?
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

sexta jun 03, 2011 1:06 pm

Tem três opções:
1.Já ganhou afinidade à cadela e quer mesmo ficar com ela, estando disposta a investir numa escola de treino para ser feita a correcção desses comportamentos;

2.Já ganhou afinidade à cadela e quer mesmo ficar com ela, mas não quer/não pode investir numa escola de treino, mas no entanto está disposta a arriscar a passar pelos problemas daí decorrentes. Designadamente que a cadela morda alguma pessoa , com as consequências que daí possa advir;

3.Ainda não ganhou afinidade à cadela e devolve-a ao canil onde a foi buscar e traz outra cadela, desta feita à experiência e com mais garantias de que é efetivamente meiga para toda a gente.

Pela minha parte gostava se optasse pela opção 1, mas da sua vida e daquilo que pode ou está disposta a fazer só você mesma sabe.

Boa sorte
tb13
Membro Júnior

sexta jun 03, 2011 1:16 pm

Muito obrigada pela rápida resposta.

Por acaso tem ideia de quanto poderá ficar o investimento numa escola de treino?
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

sexta jun 03, 2011 1:18 pm

tb13 Escreveu:Muito obrigada pela rápida resposta.

Por acaso tem ideia de quanto poderá ficar o investimento numa escola de treino?
Varia de escola para escola e do que pretende como resultado, fale com o amigo Google e procure, há muitas escolas, umas mais baratas e outras mais caras. Vá visita.las e assista aos treinos e veja as condições e os métodos.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
tb13
Membro Júnior

terça jun 07, 2011 10:39 am

Olá bom dia, apenas para informar que optámos pela solução 1.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça jun 07, 2011 10:46 am

tb13 Escreveu:Olá bom dia, apenas para informar que optámos pela solução 1.
Como está a correr?
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
tb13
Membro Júnior

terça jun 07, 2011 10:54 am

Ainda não começou as aulas. Mas já contactámos uma treinadora que acha que é corrigível, pois considera que se trata essencialmente de excitação e desconfiança. Não se sabe pelo que terá passado, coitada. Vamos também levá-la a outro treinador para pedir outra opinião.
E no fim de semana vamos levá-la a um criador de Border Collies (porque a treinadora nos disse que a nossa cadela é arraçada desses cães) que se prontificou a ajudar-nos a socializá-la e deixá-la correr à solta no meio dos seus muitos cães. Vamos ver como corre.
Mas já a ensinei a sentar e deitar e não faz necessidades dentro de casa, pelo que me parece bastante esperta.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça jun 07, 2011 11:00 am

tb13 Escreveu:Ainda não começou as aulas. Mas já contactámos uma treinadora que acha que é corrigível, pois considera que se trata essencialmente de excitação e desconfiança. Não se sabe pelo que terá passado, coitada. Vamos também levá-la a outro treinador para pedir outra opinião.
E no fim de semana vamos levá-la a um criador de Border Collies (porque a treinadora nos disse que a nossa cadela é arraçada desses cães) que se prontificou a ajudar-nos a socializá-la e deixá-la correr à solta no meio dos seus muitos cães. Vamos ver como corre.
Mas já a ensinei a sentar e deitar e não faz necessidades dentro de casa, pelo que me parece bastante esperta.
Se assim for, tem genes de um dos cães considerados mais inteligentes! :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça jun 07, 2011 11:01 am

Muito bom, espero que corra tudo pelo melhor.

Parabéns e felicidades :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
tb13
Membro Júnior

segunda ago 22, 2011 3:03 pm

Boa tarde, venho dar novidades.
A Luna já está bem melhor, já consegue passear na rua e passar por várias pessoas e outros animais sem ter um ataque de fúria. Claro que às vezes tem os seus ataques, mas julgo que a seu tempo ficará ainda melhor. Agora tem a mania de às vezes se atirar para os calcanhares das pessoas, mas é matreira, pois deixa-as passar e depois vai por trás - no outro dia valeu-me um insulto...
Está numa escola de treino e já sabe alguns comandos básicos.
Está a ser difícil ensiná-la a andar junto e ensiná-la a olhar quando a chamamos pelo nome pois é muito irrequieta. Já sabe sentar e deitar e já começa a ficar (um bocadinho).
Mas ainda tem (e temos) um longo longo caminho pela frente.
Já brinca com alguns cães da vizinhança e não gosta de outros. Ao final do dia costumamos levá-la à praia para poder correr à vontade (é super super super activa, nunca vi tal coisa) e fica toda contente. Andamos um ou dois km a pé e ela não fica cansada. É impressionante. Mas já se começa a habituar a viver num apartamento, e à noite já vai ficando quieta ao nosso lado. Deve ser bem mais nova do que nos disseram, pois está claramente na fase do rói tudo o que pode, escava canteiro do terraço e espalha a roupa do cesto da roupa suja.
É muito mimalha e carente e já começa a não ladrar às visitas, inclusivé querendo brincadeira com as pessoas que têm aquele jeito natural com os animais.
Disseram-nos que precisa de ser estimulada e, de facto, nota-se que quer aprender.
Embora não seja uma cadela nada fácil (a minha anterior tinha sido uma labrador retriever, que morreu com 15 anos, e que foi tão fácil de educar), e embora muitas vezes fique desesperada e me arrependa de a ter adoptado, julgo que já valeu a pena quando vejo a sua focinhola toda contente.
Sushy55
Membro Veterano
Registado: quinta ago 25, 2011 8:59 pm

quinta ago 25, 2011 11:36 pm

tb13 Escreveu:Está a ser difícil ensiná-la a andar junto e ensiná-la a olhar quando a chamamos pelo nome pois é muito irrequieta. Já sabe sentar e deitar e já começa a ficar (um bocadinho).
Se tiver alguns bons conselhos a dar para isso agradecia, porque o meu também é bastante irrequieto, parece que não consegue concentrar-se mais do que 1 segundo e por isso torna-se difícil ensiná-lo a passear ao meu lado em vez de a rebocar-me xD

Já tentei com guloseimas mas ele nem me liga e só fixa a guloseima, ou joga-se para a minha mão para ma roubar... E passado um bocado ele aborrece-se e vira-me as costas, vai brincar sozinho ou deitar-se debaixo da cama :/ É tão dificil fazê-lo concentrar-se !
tb13
Membro Júnior

sexta ago 26, 2011 9:20 am

Olá bom dia.
Tenho seguido os conselhos do treinador e tenho andado a pesquisar adestramento na net, o que tem sido bastante útil.
O senta, deita e fica fui eu que lhe ensinei, com recurso ao clicker. Primeiro começa por clicar e dar recompensa (eu uso uma bolinha da ração) várias vezes seguidas para ela associar o click com recompensa. Depois ensina a sentar (pega numa guloseima, segura bem a guloseima e mostra-lha junto ao nariz em direcção aos olhos, ele vai acabar por sentar pois quer a guloseima), mal senta clica e dá recompensa. Faço sempre com o comando gestual e verbal, às vezes só com o gestual e outras só com o verbal. Quando aprendeu a sentar bem, passei para o deita. Com uma bolinha de ração na mão (e ela também tentava roubá-la), não a largue e junte-a ao focinho em direcção ao chão, ele como quer comer a bolinha, acaba por deitar. Nesse momento clica e dá a bolinha de ração. Se for preciso ajude a pôr-lhe as patas da frente no chão. Com muitas repetições, passa a mandar o comando com o gesto da mão e comando verbal sem ração na mão, mal ele deita clica e dá recompensa. O mesmo com o senta, mandar sentar sem ter nada na mão, ele senta, clica e dá recompensa. Eu ando com ração numa bolsa na cintura... Se não obedecer não leva recompensa. Se mandar sentar e ele deitar não leva recompensa.
O olhar foi mais difícil, porque a minha nem sabia como se chamava. Chamar-lhe Luna ou cenoura era igual. O que fiz foi sentada no sofá ia chamando, sempre que ela olhava clicava e recompensa. Depois passei a fazê-lo várias vezes por dia (andava com bolinhas de ração no bolso), nos momentos mais inesperados, tipo ela estar a cheirar algo, eu chamo, ela olha, clico e recompensa. Também mando-a sentar ou deitar, e fico ali a olhar para ela, ela como naturalmente não se passa nada começa a distrair-se, mal olha para o lado eu chamo, ela olha, eu clico e recompensa.
Com o fica, tem que se ir avançando muito devagarinho, para não cair no erro de querer que ela fique muito tempo e ela não obedecer e estragar tudo. O treinador disse-me que mais vale ela ficar 1 segundo, clicar e recompensa do que mandá-la ficar 1 minuto ela fartar-se e ir-se embora. É assim que tenho feito. Mandava sentar, deitar, ficar, esperava uns segundos ao pé dela, clicava e recompensa. Depois o mesmo mas afastava-me um passo para trás, esperava um bocadinho, clicava e recompensa. E por aí fora, dois passos para trás, três, quatro, neste momento ando na fase de sair da divisão da casa e voltar de seguida, clico e recompensa. E devagarinho vamos lá chegando.
Isto tudo dentro de casa e no terraço. Fora de casa é mais difícil. Mas tenho treinado o chamar e ela olhar e o senta na rua, com todos os barulhos e movimentos à volta e já começa mais ou menos a responder. Tem que ser um passo de cada vez. Na rua insisto menos, tipo 10 minutos de manhã e dez minutos à noite, às vezes está tão histérica que não consigo que se concentre e aí não faço nada e prefiro esperar para uma altura em que esteja mais calma e que o treino tenha mais probabildiade de sucesso.
O que lhe sugiro é tenha muita muita muita paciência (mesmo muita, é infernal), faça treinos pequeninos de cada vez. Se vir que o cão está distraído, mais vale não treinar e fazê-lo passado algum tempo. O que eu faço para captar a atenção para o treino é fazê-lo antes de lhe dar as refeições, pois está esfomeada e faz tudo o que for preciso para ter comida. Se o seu cão for esfomeado esta é uma boa estratégia. Se não for é mais difícil. Segure a guloseima na mão e não o deixe tirar de maneira nenhuma. Outra coisa que me disseram, se manda sentar uma, duas três vezes e não senta, vai-se embora e não lhe liga, ele virá ter consigo pois quer atenção e volta a mandar sentar até que sente.
Quanto ao andar junto ainda não consigo muito bem, tenho optado por ir a passo rápido e vou dando puxões quando ela puxa e digo não puxa, quando exagera paro e fico à espero que ela relaxe e olhe para mim e aí digo vamos. Quando exagera mesmo paro e mando sentar e não saio dali enquanto ela não sentar, masmo que demore cinco minutos. Uso trela curta, ao princípio ia com trela extensível porque tinha pena dela por não poder cheirar, mas é impossível controlá-la com essa trela, por isso vai de trela de 1 metro e muitas vezes vai mesmo junto a mim. Quando souber andar de trela, tenciono passar a usar a extensível presa no mínimo durante a caminhada e extendê-la quando for para cheirotar.
Concluindo, tem que ter muita paciência e dar um passinho pequeno de cada vez. Se o seu cão foi novinho é mais fácil, esta nós fomos buscá-la supostamente com dois anos (acho que tem menos) e mesmo assim tem aprendido devagarinho. Boa sorte e espero ter ajudado.
Ah, e aprendi que a melhor forma de um cão histérico se acalmar é ignorá-lo por completo até que se acalme, não olhe para ele nem fale com ele até se acalmar. Quando o fizer, faça-lhe festas ou algo, se ele voltar a ficar histérico ignore-o outra vez e por aí fora. Vai ver que se acalma (um bocadinho pelo menos).
tb13
Membro Júnior

sexta ago 26, 2011 9:26 am

Outra coisa que me esqueci de lhe dizer, o que faço quando chego a casa depois do trabalho, é dar-lhe atenção: escovo-a, brinco ao busca a bola um bocado, treino um quarto de hora, comida, passeio de meia hora. Depois quando chegamos a casa do passeio tiro-lhe os brinquedos (que é a bola e pinhas que vai apanhando na rua) e acabou a brincadeira. Ao princípio ficava a andar de um lado para o outro sozinha, agora deita-se e dorme. Tem que perceber que há horas da brincadeira e horas para ficar quieta. É isso que lhe sugiro, brinque bastante mas quando quiser que esteja quieto tire-lhe os brinquedos, para ele perceber que os brinquedos são seus e que só brinca quando você quiser, e que fora isso tem que se acalmar.
Responder

Voltar para “Cães”