Vacina contra Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Whiteblade29
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 7:21 pm

quinta jun 02, 2011 10:46 pm

Aliás eu afirmei no meu último comentário que o meu cão morreu de leishmaniose, o que segundo o meu parco conhecimento de "algibeira", nenhum cão morre de leishmaniose...leish é a doença que afecta os rins, fígado e etc...é a insuficiência renal que vai provocar a morte ao animal...Os rins tem como função não só retirar as toxinas do sangue, mas é também responsável pela criação da Eritropoietina é enviada para a espinal medula e a sua função é acelerar a criação de glóbulos vermelhos...sem estes a anemia acentua-se e a partir daqui já é correr contra o tempo...
MattHopkins
Membro
Registado: terça mai 31, 2011 10:19 am

quinta jun 02, 2011 10:52 pm

Whiteblade29 Escreveu:Aliás eu afirmei no meu último comentário que o meu cão morreu de leishmaniose, o que segundo o meu parco conhecimento de "algibeira", nenhum cão morre de leishmaniose...leish é a doença que afecta os rins, fígado e etc...é a insuficiência renal que vai provocar a morte ao animal...Os rins tem como função não só retirar as toxinas do sangue, mas é também responsável pela criação da Eritropoietina é enviada para a espinal medula e a sua função é acelerar a criação de glóbulos vermelhos...sem estes a anemia acentua-se e a partir daqui já é correr contra o tempo...
Eu já tive dois cães que morreram de Leish... e usavam ambos coleira anti flebótomo...um ainda durou 15 anos.
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

sexta jun 03, 2011 12:16 am

Depois de me ter sido explicado TUDO decidi aguardar mais uns tempos para vacinar a Maria que é a única dos meus 5 canitos que o pode ser.

Por muitos pareceres favoráveis que possam existir em relação à vacina, a realidade é que ainda não existe "feed-back" sobre a sua aplicação no "terreno" e, como por outro lado ela também não é considerada um animal de grande risco uma vez que vive num apartamento e não anda na rua nem ao princípio da manhã nem ao fim da tarde ... faz a prevenção com scalibor e pipetas ... decidi aguardar.

O mesmo já não digo em relação à Xiquinha pois é uma cadelita que se encontra em hotel, na zona de Setúbal que, como todos sabemos é uma zona muito complicada. Assim sendo, falei com a dona do hotel onde ela se encontra, irá fazer o teste da leish e, se tudo estiver em condições conforme o espero, irá ser vacinada. :wink:

Obviamente que me custa dispender a soma avultada que custa a vacina mas, como dona de dois canitos com leish TUDO farei para proteger os animais que estão sob a minha "alçada" e, acreditem que custa muito mais "tratar" um animal com leish. :cry:
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

sexta jun 03, 2011 12:32 am

Regressando ao tema do tópico pois há algo que ainda não percebi embora tivesse questionado hoje uma médica. Fiquei com a ideia ( posso estar errada) que o teste do kit novo que apareceu em simultâneo com a vacina não é precisamente igual ao teste rápido que se tem vindo a utilizar desde há já anos. O que percebi é que seria apenas válido o kit de teste que surgiu em simultâneo com a vacina ou então o teste de laboratório.

Obs : quando afirmo que o Kit que acompanha a vacina não é igual ao teste rápido já tão utilizado...poderá ser por testar (sei lá!) variante (mutações) da doença? Pergunto pois, do que li na net, a vacina utilizada no Brasil não é igual à lançada agora ela Virbac, o que poderia explicar um teste agora lançado apenas e exclusivamente para alguma variante da doença com incidência nos países do sul da Europa, isto incluindo como segunda opção válida o teste de laboratório.
Agradecia uma resposta, se alguém souber explicar pois, não sendo o mencionado correcto, não percebo porque é que existe um novo kit de teste rápido se já existia um teste rápido.
(não sei explicar numa linguagem mais adequada pois não sei muito (aliás pouco) sobre leishmaniose.
Obg
Arguida
Membro Veterano

sexta jun 03, 2011 12:33 am

Muito obrigada pelos conselhos. :wink: Quanto aos elogios, muito sinceramente não considero que faça nada demais pelos meus animais. Faço aquilo que a meu ver qualquer dono responsável deve/deveria fazer. :wink:

A partir do momento que os escolhi, passaram a ser responsabilidade minha para o bom e para o mau. ADORO-OS e por eles farei TUDO quanto estiver ao meu alcance.

No meio de tanto "off-topic" penso que não fará mal dizer aqui que hoje estou muito feliz pois o Martim dentro do quadro clínico que apresenta, ESTABILIZOU. :wink: :wink: Para alguns pode ser uma ninharia ... para mim foi o meu euromilhões pois, segundo palavras do vet, ele não ter piorado e ter estabilizado é EXCELENTE. :D :D :D Já levou tantas beijocas naquele focinhote ... que já revirava os seus olhitos azuis. :D :D
MattHopkins
Membro
Registado: terça mai 31, 2011 10:19 am

sexta jun 03, 2011 12:37 am

seguiu pm
Taro Escreveu:Regressando ao tema do tópico pois há algo que ainda não percebi embora tivesse questionado hoje uma médica. Fiquei com a ideia ( posso estar errada) que o teste do kit novo que apareceu em simultâneo com a vacina não é precisamente igual ao teste rápido que se tem vindo a utilizar desde há já anos. O que percebi é que seria apenas válido o kit de teste que surgiu em simultâneo com a vacina ou então o teste de laboratório.

Obs : quando afirmo que o Kit que acompanha a vacina não é igual ao teste rápido já tão utilizado...poderá ser por testar (sei lá!) variante (mutações) da doença? Pergunto pois, do que li na net, a vacina utilizada no Brasil não é igual à lançada agora ela Virbac, o que poderia explicar um teste agora lançado apenas e exclusivamente para alguma variante da doença com incidência nos países do sul da Europa, isto incluindo como segunda opção válida o teste de laboratório.
Agradecia uma resposta, se alguém souber explicar pois, não sendo o mencionado correcto, não percebo porque é que existe um novo kit de teste rápido se já existia um teste rápido.
(não sei explicar numa linguagem mais adequada pois não sei muito (aliás pouco) sobre leishmaniose.
Obg
Whiteblade29
Membro

sexta jun 03, 2011 12:47 am

Arguida Escreveu:Muito obrigada pelos conselhos. :wink: Quanto aos elogios, muito sinceramente não considero que faça nada demais pelos meus animais. Faço aquilo que a meu ver qualquer dono responsável deve/deveria fazer. :wink:

A partir do momento que os escolhi, passaram a ser responsabilidade minha para o bom e para o mau. ADORO-OS e por eles farei TUDO quanto estiver ao meu alcance.

No meio de tanto "off-topic" penso que não fará mal dizer aqui que hoje estou muito feliz pois o Martim dentro do quadro clínico que apresenta, ESTABILIZOU. :wink: :wink: Para alguns pode ser uma ninharia ... para mim foi o meu euromilhões pois, segundo palavras do vet, ele não ter piorado e ter estabilizado é EXCELENTE. :D :D :D Já levou tantas beijocas naquele focinhote ... que já revirava os seus olhitos azuis. :D :D
É excelentemente bem respondido :wink: , e já agora são excelentes notícias e, espero que tão cedo o quadro clínico não se altere!!
Arguida
Membro Veterano

sexta jun 03, 2011 8:42 am

Whiteblade29 Escreveu:
Arguida Escreveu:Muito obrigada pelos conselhos. :wink: Quanto aos elogios, muito sinceramente não considero que faça nada demais pelos meus animais. Faço aquilo que a meu ver qualquer dono responsável deve/deveria fazer. :wink:

É excelentemente bem respondido :wink: , e já agora são excelentes notícias e, espero que tão cedo o quadro clínico não se altere!!
Muito obrigada. Eu sinceramente também o espero. Desde Janeiro que pela 1ª vez vou estar 2 semanas sem ir ao vet ... até parece que estou de férias e, despistada como sou, se calhar ainda vou lá ter para a semana. :D :D :D
PERAPADO2
Membro Veterano
Registado: segunda mai 02, 2011 7:24 am

sexta jun 03, 2011 11:20 am

[quote="Taro
Fiquei com a ideia ( posso estar errada) que o teste do kit novo que apareceu em simultâneo com a vacina não é precisamente igual ao teste rápido que se tem vindo a utilizar desde há já anos. O que percebi é que seria apenas válido o kit de teste que surgiu em simultâneo com a vacina ou então o teste de laboratório.

Obg[/quote]

Também percebi que: o teste que acompanha o kit novo, não é igual ao teste rápido já existente. Foi agora lançado, especialmente, para ser utilizado antes de vacinar. Deram-me a explicação técnica mas, não fixei e não quero errar.
O teste de laboratório também é válido, segundo informação obtida.
Whiteblade29
Membro

sexta jun 03, 2011 12:18 pm

9
PERAPADO2 Escreveu:[quote="Taro
Fiquei com a ideia ( posso estar errada) que o teste do kit novo que apareceu em simultâneo com a vacina não é precisamente igual ao teste rápido que se tem vindo a utilizar desde há já anos. O que percebi é que seria apenas válido o kit de teste que surgiu em simultâneo com a vacina ou então o teste de laboratório.

Obg
Também percebi que: o teste que acompanha o kit novo, não é igual ao teste rápido já existente. Foi agora lançado, especialmente, para ser utilizado antes de vacinar. Deram-me a explicação técnica mas, não fixei e não quero errar.
O teste de laboratório também é válido, segundo informação obtida.[/quote]Boas, quando foi do meu cão o veterinário pediu-me autorização para enviar uma das amostras para um laboratório local para exames de sangue normais, no entanto pediu-me para enviar a outra amostra para Lisboa para um laboratório nacional de "qualquer coisa" (já não me lembro mas depois posso perguntar) que aí sim, era um pouco mais caro, mas era de uma grande eficácia e por esses resultados até conseguia saber se a leishmaniose já se encontrava em formato avançado ou não...e a verdade é que aquilo veio-se mesmo a provar bastante eficaz, infelizmente...
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta jun 03, 2011 12:31 pm

Whiteblade, é capaz de ter sido para o Laboratório Nacional de Investigação Veterinária. Também fui lá levar sangue de uma cadelinha que é minha afilhada para análise, que infelizmente foi positiva também.

Não penso é que fique mais caro, pelo contrário: vou pagar 20,91 euros, já com IVA a 23%. O teste foi de pesquisa de anticorpos de leishmaniose (reacção de imunofluorescência indirecta).
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Whiteblade29
Membro

sexta jun 03, 2011 12:51 pm

Tassebem Escreveu:Whiteblade, é capaz de ter sido para o Laboratório Nacional de Investigação Veterinária. Também fui lá levar sangue de uma cadelinha que é minha afilhada para análise, que infelizmente foi positiva também.

Não penso é que fique mais caro, pelo contrário: vou pagar 20,91 euros, já com IVA a 23%. O teste foi de pesquisa de anticorpos de leishmaniose (reacção de imunofluorescência indirecta).
Correctissimo, é isso mesmo! Sim, eu lembro-me que ficou à volta de 25/26€, mas neste caso devo ter pago o transporte, uma vez que ainda vivo um pouco longe de lisboa...
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta jun 03, 2011 3:03 pm

Pois, é natural. No meu caso, fui lá eu mesma entregar directamente a amostra.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sexta jun 03, 2011 3:43 pm

Tassebem Escreveu:Whiteblade, é capaz de ter sido para o Laboratório Nacional de Investigação Veterinária. Também fui lá levar sangue de uma cadelinha que é minha afilhada para análise, que infelizmente foi positiva também.

Acho que estas coisas, embora para os bichos, deviam ser completamente isentas de IVA ou então 6%
claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

sexta jun 10, 2011 10:45 pm

Olá a todos!

Quis dar as novidades relativamente à vacina, na 2ªf vou vacinar os meus dois amigos de 4 patas, no nosso veterinário é 50€/dose que inclui o teste.

Vou perguntar também se é necessário ter algum cuidado especial após a vacina.

iremos manter a coleira para salvaguardar e também porque a prevé necessário para prevenção às pulgas/carraças e o Program Plus para prevenção da dirofilariose.

Se os meus cães vivessem em apartamento optaria por aguardar mais algum tempo, mas ando sempre preocupada com o fleubótomo! Damos passeios diários e semanais no campo/praia e passam algum tempo no exterior.

Acho que a informação já está desenvolvida no tópico, mas o veterinário indicou que os testes foram feitos em ambientes bastante propícios e que a fiabilidade e eficácia é elevada (superior a 90%), fiquei entusiasmada sou sincera e não vejo a hora de ter os meus canitos protegidos se correr tudo dentro do previsto!
Responder

Voltar para “Cães”